Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Deadwood – O Filme (HBO, 2019): ofuscado pelo formato

Dez anos após os acontecimentos finais da série "Deadwood", retornamos à pequena cidade e reencontramos velhos conhecidos. Mas até que ponto uma das melhores produções da HBO precisava de uma sequência?

  terça-feira, 23 de julho de 2019

Crítica | Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal (2019): o rei do show

Levada pelo carisma de seu protagonista, a produção mantém-se equilibrada em retratar a figura de um dos serial killers mais infames dos Estados Unidos sem expor suas vítimas.

  segunda-feira, 22 de julho de 2019

Crítica | O Contador de Auschwitz (2018): precedente para o futuro

O documentário parte do julgamento de Oskar Gröning na cidade de Lüneburg para discutir a relação do povo alemão com o nazismo e com o Holocausto.

  domingo, 21 de julho de 2019

Crítica | Superação – O Milagre da Fé (2019): amor fraternal

Drama melancólico e empático mostra que o conceito de humanidade é o verdadeiro milagre.

  sábado, 20 de julho de 2019

Crítica | Mal Nosso (2017): joia sem polimento

Mesmo com o baixo orçamento para desculpar falhas estéticas, a obra independente nacional mistura drama psicológico, medos existenciais e terror gráfico com honrarias.

  sexta-feira, 19 de julho de 2019

Crítica | Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy (Netflix, 2019): fascínio pelo crime

Documentário é uma viagem tortuosa e impactante sobre violência, mistério, falsas aparências e o mórbido encanto da humanidade pela barbárie.

  quinta-feira, 18 de julho de 2019

Crítica | À Queima-Roupa (Netflix, 2019): emulando os anos 80

Entre altos e baixos, novo filme de ação da Netflix vale pelo carisma dos seus protagonistas Anthony Mackie e Frank Grillo.

  quarta-feira, 17 de julho de 2019

Crítica | 4L (Netflix, 2019): jornada vazia

As viagens geográficas e intimistas pretendidas pelo longa são freadas por um roteiro deficiente que fica muito abaixo das intenções do filme.

  quarta-feira, 17 de julho de 2019

Crítica | A Pequena Travessa (2018): aventura infantil despretensiosa

Uma boa protagonista, diversos clichês e uma importante lição de moral dividem espaço no longa.

  segunda-feira, 15 de julho de 2019

Crítica | Espírito Jovem (2018): muito estilo, pouco conteúdo

Com um visual estilizado, "Espírito Jovem" traz uma narrativa simples e ordinária.

  sábado, 13 de julho de 2019

Crítica | Hip-Hop Beats (Netflix, 2019): um tom acima da receita

Pelo painel da violenta periferia de Chicago, o drama de maturidade e superação conta uma típica história de mentor e talento descoberto com toques inspirados da direção.

  sexta-feira, 12 de julho de 2019

Crítica | O Legado Kennedy (2017): maldição familiar

Segredos e manipulações movem a narrativa de "O Legado Kennedy", mesmo que lentamente.

  quarta-feira, 10 de julho de 2019

Crítica | Shaft (Netflix, 2019): passos para trás

Longa vai contra o cerne da franquia e entrega personagens ultrapassados num texto cheio de piadas ofensivas.

  segunda-feira, 08 de julho de 2019

Crítica | Ghost in the Shell – O Fantasma do Futuro (1995): marco da filosofia cyberpunk [CLÁSSICO]

Clássico anime de 1995 oferece discussões atemporais sobre a humanidade e influenciou obras gigantescas da cultura pop num universo cyberpunk de encher os olhos.

  sábado, 06 de julho de 2019

Crítica | Estranha Presença (2018): estranheza que dá errado

Ao invés de conseguir retirar o melhor de cada um dos estilos utilizados, a mistura de gêneros feita por Lenny Abrahamson entrega um filme enfadonho e frio que mais afasta do que envolve o espectador.

  sexta-feira, 05 de julho de 2019

Crítica | O Pai da Black Music (Netflix, 2019): poder da igualdade

Documentário original da Netflix acompanha a vida de Clarence Avant, empresário que atuou nos bastidores para lançar inúmeras lendas da música, do cinema, da televisão e da política.

  quinta-feira, 04 de julho de 2019

Crítica | Calibre (Netflix, 2018): sobre omissão e paternalismo

O thriller aposta em uma narrativa convencional e sem inovações, mas seu mérito está no suspense que cadencia os acontecimentos, tratando de culpa e consequências de estar no lugar errado e na hora errada.

  quarta-feira, 03 de julho de 2019

Crítica | Graças a Deus (2018): silêncio da dor, silêncio da impunidade

Os crimes de pedofilia dentro da Igreja Católica são o tema de "Graças a Deus", um filme que comprova como a simplicidade da linguagem pode potencializar a discussão.

  terça-feira, 02 de julho de 2019

Crítica | O Olho e a Faca (2018): o desenraizamento

História conduzida pelo talentoso Paulo Sacramento nos leva por uma jornada metafórica entre o mar e a terra para falar de solidão e pertencimento.

  segunda-feira, 01 de julho de 2019

Crítica | A Princesa e o Robô (1983): vozes marcantes da Turma da Mônica [CLÁSSICO]

Primeiro longa totalmente animado da "Turma da Mônica" é recheado de nostalgia e carinho. Embora não tenha envelhecido bem, foi a estreia das marcantes vozes dos personagens num filme inspirado por "Star Wars".

  segunda-feira, 01 de julho de 2019

Crítica | Divino Amor (2019): Brasil futurista e conservador

Crítico, ácido, sensual e criativo. Novo filme de Gabriel Mascaro apresenta um Brasil em um futuro ditado por evangélicos e por uma sociedade tecnológica e conservadora.

  sábado, 29 de junho de 2019

Crítica | Pets – A Vida Secreta dos Bichos 2 (2019): repetir fórmulas não é o bastante

Longa mostra avanços na animação em si e acerta em algumas piadas, mas peca com roteiro raso que pouco acrescenta ao universo e aos personagens.

  sexta-feira, 28 de junho de 2019

Crítica | Annabelle 3 – De Volta Para Casa (2019): terror para a família

Novo capítulo para a famosa e temida boneca do universo de "Invocação do Mal" traz divertidas novidades em roteiro inteligente para uma fórmula já consolidada.

  sexta-feira, 28 de junho de 2019

Crítica | Homem-Aranha: Longe de Casa (2019): o fim da Fase 3 da Marvel

Com Peter Parker relutante em sua missão heroica e com a aparição do novo herói Mystério, o longa fecha o terceiro ciclo do MCU de maneira divertida e - acredite - inesperada.

  quinta-feira, 27 de junho de 2019

Crítica | Rock My Heart (Netflix, 2017): bom elenco faz filme funcionar

Filme sobre a amizade entre uma garota com problemas cardíacos, um cavalo e seu treinador é extremamente previsível e cheio de inconsistências, mas consegue transparecer real emoção com seu bom elenco.

  terça-feira, 25 de junho de 2019

Crítica | Juntos para Sempre (2019): difícil de defender

Sequência de “Quatro Vidas de um Cachorro” consegue ser menos ruim, mas ainda está a largos passos da qualidade de outros filmes do gênero.

  sábado, 22 de junho de 2019

Crítica | A Espiã Vermelha (2018): uma heroína incompreendida… no mau sentido

Drama britânico sobre uma espiã descoberta já no fim de sua vida reconta suas origens em busca de explicações. Apesar de boa ambientação e ótimas atuações, a obra não consegue construir envolvimento do público.

  sexta-feira, 21 de junho de 2019

Crítica | Democracia em Vertigem (Netflix, 2019): a arquitetura do caos

Documentário de Petra Costa combina suas memórias familiares com o turbilhão político brasileiro dos últimos anos, buscando respostas para a atual situação do país.

  sexta-feira, 21 de junho de 2019

Crítica | Gauguin – Viagem ao Taiti (2017): solidão primitiva

Retratando uma passagem incomum da vida do pintor Paul Gauguin, o filme de Edouard Deluc fala sobre solidão, natureza e traços selvagens e primitivos da humanidade com altos e baixos.

  sexta-feira, 21 de junho de 2019

Crítica | Deslembro (2018): memórias e autoconhecimento

Inspirada por suas próprias experiências, a diretora Flávia Castro comanda uma sensível jornada de autognose durantes os últimos anos do regime militar no Brasil.

  quinta-feira, 20 de junho de 2019

Crítica | Casal Improvável (2019): a exótica e agradável mistura entre romance e política

Roteiro bem articulado e dupla formada por Seth Rogen e Charlize Theron proporcionam agradável e divertida comédia romântica.

  quarta-feira, 19 de junho de 2019

Crítica | Está Tudo Certo (Netflix, 2018): a dor do silêncio

Drama alemão da Netflix usa da violência silenciosa para contar uma história de imposição e reflexão.

  quarta-feira, 19 de junho de 2019

Crítica | Mistério no Mediterrâneo (Netflix, 2019): brincando de detetive

Nova comédia estrelada por Adam Sandler e Jennifer Aniston na Netflix se destaca pela paródia com os filmes de mistério.

  terça-feira, 18 de junho de 2019

Crítica | A Casa É dos Cachorros (2018): com grande amor, vem grande sacrifício

Com uma bela e admirável história, um casal se dedica a salvar e reabilitar cães para que tenham vidas dignas. No lar transformado em centro de resgate, eles compartilham suas vidas pessoais numa obra emocionante.

  terça-feira, 18 de junho de 2019

Crítica | O Abrigo (2011): enigmático e marcante

Michael Shannon com uma atuação poderosa transforma uma trama modesta em um intenso distúrbio obsessivo. É um daqueles raros casos que o protagonista faz das perguntas suas ferramentas para conduzir a atenção.

  segunda-feira, 17 de junho de 2019

Crítica | The Night Of (HBO, 1ª Temporada): culpado ou inocente? [SÉRIE]

Com a história de jovem estudante de origens paquistanesas acusado de um crime, minissérie da HBO investe em peculiar olhar sobre o sistema prisional americano.

  segunda-feira, 17 de junho de 2019

Crítica | She-Ra e as Princesas do Poder (Netflix, 2ª Temporada): o peso de relacionamentos

Temporada mais curta repete alguns erros da primeira, mas acerta em cheio ao discutir temas relevantes num ambiente de fantasia com tom certo para público mais jovem.

  segunda-feira, 17 de junho de 2019

Crítica | Pachamama (Netflix, 2018): uma história inca

Produção de parceria França-Luxemburgo-Canadá apresenta um visual apurado e conteúdo didático, embora ostente alguns diálogos infantis e personagens pouco desenvolvidos.

  segunda-feira, 17 de junho de 2019

Crítica | Lilo & Stitch (2002): nunca abandonar ou esquecer [CLÁSSICO]

Deixando de lado uma campanha de marketing que levou o público a acreditar que o filme era sobre algo completamente diferente, nota-se um belo trabalho sobre a importância e o peso de relações familiares.

  domingo, 16 de junho de 2019

Crítica | Elisa y Marcela (Netflix, 2019): um conto de amor em meio ao caos

Baseado no livro “Elisa e Marcela – Além dos Homens” de Narciso de Gabriel, novo longa da Netflix é bonito, mas feito sob medida.

  domingo, 16 de junho de 2019