Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | No Coração da Escuridão (2018): desespero e esperança

Ethan Hawke entrega a atuação de uma vida nesse filme sombrio, pesado e cheio de culpa do diretor e roteirista Paul Schrader.

  segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Crítica | High Flying Bird (Netflix, 2019): buscando uma revolução na NBA

Filmado com um iPhone 7 Plus, novo longa-metragem de Steven Soderbergh usa de uma negociação entre atletas e cartolas para criticar os bastidores do basquete nos Estados Unidos.

  segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Crítica | Escape Room (2019): tente sair e resistir ao jogo

Inspirado pelas famosas salas de fuga e combinando elementos de diversos thrillers de sucesso, "Escape Room" é um filme imperdível para o grande público jovem.

  segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Crítica | Sem Rastros (2018): cinema em prol da sutileza

Aproveitando todo o potencial da linguagem cinematográfica, Debra Granik conta a sensível história de uma garota e seu pai buscando encontrar seus lugares no mundo.

  domingo, 10 de fevereiro de 2019

Crítica | Sauvage (2018): o retrato cru da solidão

O estreante Camille Vidal-Naquet faz de "Sauvage" um conto cruel e desolador sobre liberdade e busca por amor.

  sábado, 09 de fevereiro de 2019

Crítica | Alita: Anjo de Combate (2019): Hollywood no caminho certo

Mesmo falhando no principal relacionamento, o filme é provavelmente a melhor adaptação de um mangá em Hollywood e entrega uma forte protagonista em um mundo visualmente deslumbrante.

  sábado, 09 de fevereiro de 2019

Crítica | She-Ra e as Princesas do Poder (Netflix, 1ª Temporada): uma heroína mais humana [SÉRIE]

Com a missão de trazer a personagem para o século XXI, a série traz uma She-Ra mais jovem e com mais conflitos, numa boa jornada de amadurecimento e aceitação.

  quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019

Crítica | Dear Ex (Netflix, 2019): velhos amantes, novos amores

Drama taiwanês usa de uma história absurda para trabalhar assuntos sérios como luto e aceitação.

  quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019

Crítica | Querido Menino (2018): nos trilhos da vida

Entre altos e baixos, "Querido Menino" revela-se uma obra cuja sensibilidade ao tratar do vício em drogas destaca-se, mesmo dentre diversos equívocos técnicos.

  quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019

Crítica | Papillon (2017): refém da arte

Remake toma decisões diferentes do filme original, chegando a melhorar alguns aspectos, mas passa despercebido pelo público.

  quarta-feira, 06 de fevereiro de 2019

Crítica | Cora Coralina: Todas as Vidas (2017): da casa velha da ponte para o Brasil

Nascida na Cidade de Goiás, a pequena Ana retratou através das suas poesias a vida simples e bela do povo interiorano, integrando o universo da literatura brasileira com seu vigor e simplicidade.

  quarta-feira, 06 de fevereiro de 2019

Crítica | Canastra Suja (2018): excelente jogo de azar

Com a excelência em sua montagem, este é um baralho repleto de possibilidades que deixam o espectador transtornado em cada cartada.

  quarta-feira, 06 de fevereiro de 2019

Crítica | Uma Aventura LEGO 2 (2019): diversão para pais e filhos

Os bonequinhos amarelos estão de volta numa divertidíssima sequência do "universo cinematográfico LEGO", feita tanto para os pequenos quanto para os grandões.

  terça-feira, 05 de fevereiro de 2019

Crítica | No Portal da Eternidade (2018): o gênio com índole duvidosa

Sob a batuta de Julian Schnabel, este é um verdadeiro filme sobre questionamento do que a genialidade pode encobrir por conta do julgamento social. Ou vice-versa.

  terça-feira, 05 de fevereiro de 2019

Crítica | Se a Rua Beale Falasse (2018): sobre amor e compaixão

Um profundo drama familiar e racial, que não deixa de retratar todas as dimensões importantes de sua temática, porém sem abrir mão da poesia que lhe confere a aura de uma dança.

  terça-feira, 05 de fevereiro de 2019

Crítica | Clímax (2018): fervo e delírio numa sangria desatada

Gaspar Noé ameniza as polêmicas em seu novo longa e faz uma incrível homenagem à "Possessão" e "Suspiria" ao acompanhar a descida ao inferno de um grupo de dançarinos que toma um drink batizado com LSD.

  segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019

Crítica | Brexit (HBO, 2019): dentro ou fora?

Apesar de ser complexo para quem não é britânico, a produção da HBO mostra como o plebiscito sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia abriu as portas para as fake news e mudou o mundo.

  segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019

Crítica | Velvet Buzzsaw (Netflix, 2019): arte, comédia e terror

Crítica a superficialidade dos museus, galerias e mídia especializada que trata da arte contemporânea, “Velvet Buzzsaw” é uma consciente obra de terrir que mescla o terror e o humor como ferramenta para debochar desse universo.

  domingo, 03 de fevereiro de 2019

Crítica | A Sereia: Lago dos Mortos (2018): água parada

Uma série de clichês amontoados que remetem a filmes e séries de suspense ou terror sem alcançar o patamar de nenhuma das referências usadas.

  sexta-feira, 01 de fevereiro de 2019

Crítica | Carmen Sandiego (Netflix, 1ª Temporada): muito mais do que uma roupa estilosa [SÉRIE]

Animação elegante traz de volta um ícone numa obra cheia de estilo e informação.

  quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Crítica | Poderia Me Perdoar? (2018): inimaginável sem a maravilhosa Melissa McCarthy

Ao interpretar uma espinhosa autora desiludida com a vida, Melissa McCarthy presenteia o público com uma personagem multifacetada num drama instigante e envolvente.

  quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Crítica | The Catcher Was a Spy (2018): segredos e decisões de Moe Berg

Filme mostra a história do jogador de beisebol que se torna espião durante uma missão americana na Segunda Guerra Mundial, na disputa pela produção da primeira bomba nuclear.

  quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Crítica | Apenas um Garoto em Nova York (2017): repetindo a velha receita

De volta às suas origens, Marc Webb decepciona ao contar apenas mais uma história sobre relacionamentos em Nova York.

  quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Crítica | Vingança (2018): thriller autoral, feminino e encharcado de sangue

Contra as expectativas de mais um filme de "estupro e vingança", o longa é um excelente exercício artístico de suspense nervoso e angustiante com uma rara pegada feminista.

  quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Crítica | Mãe e Pai (2018): terror, comédia e adultos surtados

Com uma roupagem violenta e bem humorada, a obra é uma hilária sátira sobre a vida adulta dedicada a filhos e recompensa pela inspirada escalação de Nicolas Cage.

  quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Crítica | Polar (2019): nem Mads Mikkelsen salva

Longa baseado na HQ homônima se perde num roteiro desconexo, violência e nudez gratuitas e desperdício de seus protagonistas.

  terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Crítica | Você (Netflix, 1ª Temporada): a pior forma de amor [SÉRIE]

Novo hit da Netflix investe em uma narrativa sedutora e muitas carinhas bonitas para discutir os perigos de um amor tóxico nos tempos da tecnologia.

  segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Crítica | Uma Nova Chance (2018): autoconfiança às vezes não basta

A simpatia e o encanto de Jennifer Lopez e Vanessa Hudgens buscam sustentar uma comédia improvável com elementos de farsa e uma trama difícil de convencer.

  segunda-feira, 28 de janeiro de 2019