Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | O Confeiteiro (2018): entre biscoitos, tortas e segundas intenções

O filme israelense sobre as consequências da perda de um amor cruza as vidas de um confeiteiro e uma viúva num delicado e atrevido estudo de personagens.

  quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Crítica | O Resgate do Soldado Ryan (1998): um clássico moderno de guerra [CLÁSSICO]

Spielberg leva às trincheiras da Segunda Guerra Mundial os seus melhores homens e entrega uma vitória inquestionável.

  quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Crítica | Simplesmente Amor (2003): o amor e o Natal em todo lugar [NATAL]

Richard Curtis consegue entregar um filme cativante. Mesmo com grande quantidade de personagens e histórias que se cruzam de alguma forma, o roteiro não se perde e flui bem, resultando numa ótima obra natalina sobre as várias formas de amor.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | Revivendo o Natal (2011): o feitiço do tempo de Natal [NATAL]

Uma natalina comédia romântica de loop temporal sobre escolhas e consequências, onde a protagonista descobre que o que está destinado para ser, será.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | A Felicidade Não Se Compra (1946): descobrindo as maravilhas da vida [CLÁSSICO]

Em uma das mais clássicas histórias do cinema, o diretor Frank Capra nos mostra lições preciosas, capazes de emocionar e nos fazer enxergar o melhor dentro de cada um.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | Milagre na Rua 34 (1994): você acredita em Papai Noel? [NATAL]

Milagres acontecem. E, se for preciso, Papai Noel em pessoa pode aparecer para mudar tudo o que você acredita, fazendo os sonhos mais improváveis se tornarem realidade.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | Gremlins (1984): não os alimente após a meia-noite [CLÁSSICO]

Sucesso de bilheteria e crítica, a obra é um divertido filme assustador, que mistura bem os elementos de terror e comédia sem deixar de ser um agradável filme natalino

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | Um Herói de Brinquedo (1996): clichê heroico [NATAL]

Longa trabalha com clichês clássicos dos anos 1990, mas passa forte mensagem que permanece atual.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | Um Duende em Nova York (2003): um Feliz Natal e boas risadas [NATAL]

Filme de estreia de Will Ferrell como protagonista transmite a importância do espírito natalino através de muitas risadas e uma adorável excentricidade.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | O Estranho Mundo de Jack (1993): o peculiar Natal de Tim Burton [NATAL]

Uma viagem aos porquês do espírito natalino ser tão celebrado em todo o mundo em uma divertida e musical incursão.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | Crônicas de Natal (Netflix, 2018): o Natal em novos tempos

O filme sabe como explorar os clichês a seu favor para construir uma narrativa envolvente. Pode não ser nem o melhor filme natalino, mas consegue atingir sua proposta de diversão com pitadas de novidade.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | O Natal do Charlie Brown (1965): o desenho que se tornou tradição norte-americana [NATAL]

A jornada de Charlie Brown para encontrar o verdadeiro significado do Natal é o primeiro desenho animado dos queridos personagens de Charles M. Schulz e um símbolo clássico de referência à data comemorativa.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | Esqueceram de Mim (1990): esqueça Macaulay Culkin por um instante [CLÁSSICO]

Faça uma experiência: deixe de lado o protagonista e fique atento ao trabalho de Chris Columbus, John Williams e John Hughes.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | Homem-Aranha no Aranhaverso (2018): os privilégios da animação

Buscando levar uma nova versão do Homem-Aranha para o grande público, a Sony investe numa animação competente e divertida, reforçada por personagens carismáticos e, se depender da qualidade, tem tudo para dar certo.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | O Grande Circo Místico (2018): a magia do circo ofuscada pela pobreza narrativa

O longa de Cacá Diegues é como um palhaço triste ou um mágico sem cartola. Há sempre um incômodo de algo que parece não funcionar direito e o mundo do espetáculo se resume a um show sem emoção.

  sábado, 22 de dezembro de 2018

Crítica | Minha Vida em Marte (2018): uma dupla dinâmica em ação

Mônica Martelli e Paulo Gustavo salvam a ida ao cinema com sua química espetacular, que consegue fazer com que um filme muito desconexo ainda seja prazeroso de assistir.

  sábado, 22 de dezembro de 2018

Crítica | Chá com as Damas (2018): confissões e memórias de quatro grandes mulheres

Íntimas conversas entre Judi Dench, Eileen Atkins, Joan Plowright e Maggie Smith numa aconchegante casa de campo se tornam um documentário acessível a todos os fãs e interessados na história dessas honrosas atrizes.

  sábado, 22 de dezembro de 2018

Crítica | Superman – O Filme (1978): a luz para mostrar o caminho [CLÁSSICO]

Com uma escalação de protagonista perfeita, trilha sonora memorável e respeito ao material original, o longa supera a problemática produção para se tornar uma das obras mais marcantes e longevas do cinema.

  sábado, 22 de dezembro de 2018

Crítica | A Hora do Rush (1998): Jackie Chan, de Hong Kong à Hollywood [CLÁSSICO]

A hilária e carismática comédia de ação com Chris Tucker marca o crossover de Jackie Chan desde artista cult oriental para estrela internacional.

  sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Crítica | Bird Box (Netflix, 2018): o que tem dentro da caixa?

Apostando em uma mescla de suspense pós-apocalíptico com drama materno, o filme acaba pendendo para o lado mais trivial e desperdiça uma ótima oportunidade de se destacar pelo original.

  sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Crítica | Bumblebee (2018): um presente para os fãs e um novo gás para a franquia

Com transformações, explosões e tiroteios na medida certa, o longa renova a franquia "Transformers" e mostra que robôs podem ser mais do que apenas maquinas de guerra.

  quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Crítica | Hostis (2018): um faroeste moderno que brilha por conta das atuações

Brincar de faroeste era algo comum para as crianças nas décadas passadas, com os vaqueiros como mocinhos e os índios como vilões. Mas o filme mostra que as coisas não eram exatamente assim.

  quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Crítica | Juliet, Nua e Crua (2018): comédia romântica sobre amadurecimento tardio

Nova adaptação do escritor de "Alta Fidelidade" supera os problemas de tom e entrega uma aventura íntima e despretensiosa.

  quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Crítica | D.P.A. 2 – O Mistério Italiano (2018): enigmas, aventura e muita magia

A nova adaptação da série infantil conquista os pequenos espectadores levando os heróis até o outro lado do oceano numa aventura cheia de mágica e diversão.

  quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Crítica | Rain Man (1988): irmãos como o cinema nunca mostrou [CLÁSSICO]

Um clássico repleto de autodescobertas cujo magnetismo de Tom Cruise casa perfeitamente com o irrefutável talento de Dustin Hoffman.

  quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Crítica | Crimes em Happytime (2018): sexo, drogas e fantoches

Com piadas péssimas do começo ao fim, o filme é uma fracassada tentativa de subverter o gênero de fantoches.

  quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Crítica | A Primeira Noite de Crime (2018): raízes de um futuro próximo?

O filme une suspense, terror e ação para contar a origem do Expurgo, com fortes pinceladas de crítica social sem perder a unidade da franquia "The Purge".

  quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Crítica | A Justiceira (2018): vingança sem profundidade

Filme acerta ao mostrar problemas sociais de Los Angeles, mas erra ao desenvolver histórias de maneira superficial, sem abordar motivações dos seus protagonistas.

  quarta-feira, 19 de dezembro de 2018