Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Rampage – Destruição Total (2018): um filme de The Rock que não sabe por onde vai

Se a escolha por focar em Dwayne "The Rock" Johnson não é um erro por si só, o roteiro indeciso e o visual genérico certamente o são, tornando o longa uma série de filmes ruins concentrados em uma hora e quarenta minutos.

  quarta-feira, 11 de abril de 2018

Crítica | Suburbicon: Bem-vindos ao Paraíso (2017): Clooney quis ser Coen

Em uma sátira de humor negro escrita pelos Irmãos Coen, George Clooney peca na falta de originalidade na direção de uma trama com boas intenções, mas pouco carismática.

  segunda-feira, 09 de abril de 2018

Crítica | A Luta do Século (2016): amigos e rivais

Recuperando a contenda de duas figuras históricas do boxe nacional, documentário também diverte pelo carisma dos protagonistas

  quinta-feira, 05 de abril de 2018

Crítica | 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968): a genuína obra-prima da ficção científica no cinema

Uma experiência audiovisual impecável. Complexo e polêmico, o mais relevante dos trabalhos de Stanley Kubrick ainda é um enigma cinematográfico. Estamos diante de um filme que extrapola qualquer limite ou convenção pré estabelecida. Uma obra que não iria resistir às demandas comerciais (e assassinas) do mercado atual. Mas que permanecerá eternamente como um dos maiores legados já produzidos pela sétima arte.

  quarta-feira, 04 de abril de 2018

Crítica | Um Lugar Silencioso (2018): não faça barulho

Sentir medo é a primeira relação do público com um filme de terror, mas dificilmente será a única se o trabalho for bom. John Krasinski coloca seu filme neste seleto grupo e faz isso com muita classe.

  quarta-feira, 04 de abril de 2018

Crítica | Torquato Neto – Todas as Horas do Fim (2017): a geleia geral brasileira

Documentário nacional sofre com as limitações orçamentárias e de arquivo para desenhar um retrato melhor do biografado, mas ainda assim faz um trabalho significativo de recuperação de sua importante obra artística.

  sexta-feira, 30 de março de 2018

Crítica | Uma Dobra no Tempo (2018): de boas intenções, o inferno está cheio

Com escolhas visuais discutíveis, edição bisonha e personagens irritantes, o novo longa da diretora Ava DuVernay é uma surpresa bastante desagradável.

  quinta-feira, 29 de março de 2018

Crítica | Jogador N° 1 (2018): Spielberg jogando com o coração

Uma viagem sensorial, nostálgica e emotiva, que traz de volta à luz a veia cativante suprema do mestre Steven Spielberg.

  quarta-feira, 28 de março de 2018

Crítica | Soldados do Araguaia (2017): máquina de moer brasileiros

No segundo filme da Trilogia do Silenciamento, iniciada com o premiado "Menino 23", o diretor Belisário Franca continua a empreitada de lançar luz às múltiplas violências que marcaram nossa história.

  segunda-feira, 26 de março de 2018

Crítica | Medo Profundo (2018): faltou mais imersão

Repetitivo e superficial, o longa traz pouco mais do que uma diversão descompromissada de fim de noite.

  quinta-feira, 22 de março de 2018

Crítica | Piripkura (2017): espíritos da floresta

Documentário brasileiro premiado internacionalmente conta a expedição de busca por dois índios que, embrenhados na mata, sobrevivem às agressivas investidas dos empreendimentos extrativistas.

  quinta-feira, 22 de março de 2018

Crítica | Por Trás dos Seus Olhos (2017): pouca coisa para ver

Apesar de tratar a cegueira de uma forma eficiente, o longa peca pela história fraca e pelos personagens desinteressantes, perdendo a oportunidade de marcar os espectadores de uma forma positiva.

  quinta-feira, 22 de março de 2018

Crítica | Círculo de Fogo: A Revolta (2018): limitado por ser genérico

Em um filme esquecível, temos a volta da boa e velha luta entre monstros e robôs gigantes. Sem o cuidado e a mágica de Guillermo del Toro, infelizmente quase tudo que era icônico no filme anterior se perde nesta continuação desnecessária.

  quinta-feira, 22 de março de 2018

Crítica | Com Amor, Simon (2018): pouco a pouco

Drama de amadurecimento sobre um adolescente em processo de se assumir gay, aborda uma questão urgente sem grandes pretensões, mas nem por isso deixa de ser revolucionário.

  quinta-feira, 22 de março de 2018

Crítica | Tomb Raider: A Origem (2018): uma aventura interessante, mas pouco memorável

Entre erros e acertos, o filme se destaca pela tentativa dedicada de se aproximar da franquia, mas perde-se com uma direção confusa e mal executada.

  quarta-feira, 14 de março de 2018

Crítica | Em Pedaços (2017): os cacos da Europa

Drama familiar denso explora, em sua subcamada fortemente política, o impasse europeu frente à diversificação de suas sociedades.

  quarta-feira, 14 de março de 2018

Crítica | Aniquilação (Netflix, 2018): a angustiante beleza do incompreensível

Com visuais ousados e temáticas impactantes, o novo longa de Alex Garland promete ficar muito tempo reverberando na mente dos espectadores.

  segunda-feira, 12 de março de 2018

Crítica | Os Farofeiros (2018): comédia simples mas funcional

Um filme que se apoia no humor físico e no excesso de piadas para conquistar o público sem se preocupar em desenvolver demais a trama.

  quarta-feira, 07 de março de 2018

Crítica | O Passageiro (2018): o básico para entreter

Apesar da direção mediana (com alguns acertos e um erro grosseiro) e do roteiro fraco, esta continuação espiritual de “Busca Implacável” conta com Liam Neeson, uma estrela que nunca decepciona.

  quarta-feira, 07 de março de 2018

Crítica | Além da Morte (2017): quando um remake definitivamente não é necessário

Desperdiçando potencial, o longa reconta uma história que já era mediana de forma ainda mais incompetente.

  quinta-feira, 01 de março de 2018

Crítica | Fullmetal Alchemist (2017): carência de valor e inovação

Embora tenha a missão cruel de tentar condensar uma história extensa em pouco mais de duas horas, o longa é preguiçoso quando tenta adaptar o que já existe, e passa longe de ter a ousadia necessária para trazer uma história inédita.

  quinta-feira, 01 de março de 2018

Crítica | A Maldição da Casa Winchester (2018): terror previsível não é terror

O filme que consegue desrespeitar o terror gótico dos anos 1970 e, ao mesmo tempo, falha em ser uma novidade para obras com mansões mal-assombradas.

  quinta-feira, 01 de março de 2018

Crítica | Projeto Flórida (2017): empatia pelos rejeitados

Novamente enfocando as pessoas marginalizadas, Sean Baker retrata crianças travessas que não sabem, mas batalham todos os dias pela sobrevivência – mesmo morando, paradoxalmente, ao lado de um lugar “mágico”.

  quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Crítica | Mudo (2018): sem roteiro não há visual que salve

Numa Berlim futurística, um potencial é jogado no lixo pelo roteiro incoerente e pela direção, que não decide qual história deseja contar.

  quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Crítica | Cinquenta Tons de Liberdade (2018): uma desculpa medíocre para o softporn

A saga de Anastasia termina pouco diferente de como teve início. Com uma trama rasa, o filme apela para cenas de sexo que não tem função alguma, talvez a prova fatal de que esta franquia não tinha muito o que dizer.

  quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Crítica | Operação Red Sparrow (2018): despudor, poder, sedução e sadismo

Parecendo mais reluzente do que efetivamente é na prática, o suspense de espionagem tem boas atuações e um roteiro que acerta tanto quanto erra. Enquanto produção, há ambição e ousadia fora dos padrões hollywoodianos.

  quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Crítica | Trama Fantasma (2017): a fábula do grande artista que não quer crescer

Paul Thomas Anderson traz à luz as excentricidades e pirraças do artista, ao mesmo tempo que explora as relações abusivas e o quanto as partes estão dispostas à ceder para preservá-las.

  quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Crítica | Pequena Grande Vida (2017): nem só de premissas vive o cinema

Com uma ideia inicial e uma apresentação de universo deslumbrantes, o novo longa de Alexander Payne tenta se equilibrar entre méritos e problemas, mas acaba se perdendo demais na tentativa de forçar uma reflexão sobre a sociedade atual.

  quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018