Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Elisa y Marcela (Netflix, 2019): um conto de amor em meio ao caos

Baseado no livro “Elisa e Marcela – Além dos Homens” de Narciso de Gabriel, novo longa da Netflix é bonito, mas feito sob medida.

  domingo, 16 de junho de 2019

Crítica | I Am Mother (Netflix, 2019): os questionamentos da ficção científica

Enervante, longa com poucos personagens levanta questões interessantes de filosofia, moral e ética, mas escorrega ao tentar debater maternidade.

  domingo, 16 de junho de 2019

Crítica | Terra à Deriva (Netflix, 2019): blockbuster chinês

Sucesso de bilheteria na China, longa tem premissas científicas absurdas, bom elenco e efeitos especiais de alto nível, pecando apenas no roteiro previsível que escorrega com itens bobos e fora de tom.

  sábado, 15 de junho de 2019

Crítica | Um Trapaceiro do Bem (Netflix, 2019): sofrência asiática

Mamão com açúcar indiano não oferece nada de novo e surge apenas como mais uma obra para preencher a lista de filmes da Netflix.

  sábado, 15 de junho de 2019

Crítica | Dor e Glória (2019): uma mensagem de amor à arte

Pedro Almodóvar combina emoção, nostalgia, sensibilidade, melancolia, ternura e beleza estética em uma narrativa que valoriza o poder transformador da arte.

  sexta-feira, 14 de junho de 2019

Crítica | Fora de Série (2019): brilhante toque feminino para um gênero de sucesso

O primeiro longa de Olivia Wilde como diretora redefine o gênero teen com novos valores da geração millennial, tons autorais e um elenco afinadíssimo.

  sexta-feira, 14 de junho de 2019

Crítica | Obsessão (2019): fixação pelo banal

Sem assumir riscos, o novo filme de Neil Jordan não sai do trivial para entregar uma obra que agrade seu público cativo, mas que ainda assim ganha pontos pela excelente atuação de Isabelle Huppert.

  quinta-feira, 13 de junho de 2019

Crítica | MIB: Homens de Preto – Internacional (2019): novos ares para a franquia

Com uma abordagem muito eficiente na comédia e na ação, o filme se apoia no carisma dos dois protagonistas para não perder a atenção do público com a fragilidade do roteiro.

  quinta-feira, 13 de junho de 2019

Crítica | Pyewacket – Entidade Maligna (2017): terror de sugestão

"Pyewacket - Entidade Maligna" pode ter algumas limitações na construção dramática de suas personagens, mas acerta em cheio na atmosfera de suspense crescente em torno delas.

  quarta-feira, 12 de junho de 2019

Crítica | Ma (2019): terror que não assusta

Filme de Tate Taylor esquece o terror e aposta todas as suas fichas em Octavia Spencer. Atriz carrega a obra nas costas, mesmo com alguns problemas no roteiro.

  quarta-feira, 12 de junho de 2019

Crítica | A Lenda de Golem (2018): onde está a monstruosidade?

Filme não acerta no equilíbrio entre terror e drama, mas acerta na construção de mundo e oferece oportunidades para importantes discussões.

  quarta-feira, 12 de junho de 2019

Crítica | Patrulha Canina: Super Filhotes (2019): deveria ter ficado na televisão

Sem oferecer qualquer novidade em relação à série animada, este compilado de episódios pode agradar o público infantil, mas não apresenta justificativas para ser exibido numa tela grande.

  quarta-feira, 12 de junho de 2019

Crítica | X-Men 2 (2003): a hipocrisia do ódio [CLÁSSICO]

Sequência do longa de 2000 consegue fantástico êxito em balancear inúmeras camadas fornecidas pela trama e pelos personagens.

  quarta-feira, 12 de junho de 2019

Crítica | Joy (Netflix, 2018): discreto, mas impactante

Um alerta da sempre necessária denúncia da exploração sexual de mulheres ao redor do mundo, a obra sabe fazer o público se importar com a realidade de suas personagens.

  terça-feira, 11 de junho de 2019

Crítica | Chernobyl (HBO, 1ª Temporada): o custo da mentira [SÉRIE]

Com apenas cinco episódios, produção se notabiliza ao mostrar os dramas pessoais com a negligência estatal por trás de um dos maiores acidentes nucleares da história.

  segunda-feira, 10 de junho de 2019

Crítica | 1994 (Netflix, 1ª Temporada): para que tudo mude, tudo deve permanecer igual [SÉRIE]

Minissérie mexicana da Netflix reconta um dos episódios mais dramáticos da histórica política daquele país que, com toques surreais, parece saído de uma trama de novela.

  segunda-feira, 10 de junho de 2019

Crítica | MiB – Homens de Preto (1997): carisma galático [CLÁSSICO]

Primeiro longa da franquia acerta na mosca com o tom leve e despreocupado para abordar um gênero normalmente sisudo, e com uma dupla de atores afiadas na comédia buddy cop

  segunda-feira, 10 de junho de 2019

Crítica | The Perfection (Netflix, 2018): nada é o que parece

Busca pela perfeição, empatia e muito girl power são os temas do mais novo thriller gore bizarro da Netflix.

  domingo, 09 de junho de 2019

Crítica | Meu Eterno Talvez (Netflix, 2019): aula de química

Comédia romântica escorrega em algumas piadas, mas com um casal de protagonistas claramente à vontade, acaba entregando o sentimento certo.

  domingo, 09 de junho de 2019

Crítica | 3% (Netflix, 3ª Temporada): série dona dos próprios méritos [SÉRIE]

Ainda que apresente certas inconstâncias, a primeira série brasileira original da Netflix ainda é capaz de agradar, especialmente ao nicho que já aprendeu a conviver com seus defeitos.

  sexta-feira, 07 de junho de 2019

Crítica | X-Men: Fênix Negra (2019): limitado mas honesto

O mais novo título dos mutantes no cinema é um filme sem grande expressividade narrativa, podendo tanto agradar quanto desagradar ao público.

  quarta-feira, 05 de junho de 2019

Crítica | Baseado em Fatos Raciais (Netflix, 2019): legalize já!

Especialistas, músicos famosos, empresários e vítimas da guerra contra as drogas falam abertamente nesse documentário que expõe a relação conturbada dos EUA com a cannabis.

  sábado, 01 de junho de 2019

Crítica | Game of Thrones: A Última Vigília (HBO, 2019): as verdadeiras noites longas

Documentário sobre a produção da última temporada da série foca no trabalho por trás das câmeras, ilustrando o trabalho hercúleo e cheio de sacrifícios que é necessário para uma obra dessa proporção sair do papel.

  sábado, 01 de junho de 2019

Crítica | Fim do Mundo (Netflix, 2019): parte ruim da Sessão da Tarde

Misturando gêneros, nova aventura da Netflix se apoia em citações à cultura pop em meio a piadas ruins e um CGI duvidoso.

  sábado, 01 de junho de 2019

Crítica | Good Omens (Prime Video, 1ª temporada): obra inefável [SÉRIE]

Mesmo sem contar com o tempo que um livro permite para desenvolver seus personagens, Neil Gaiman assina um roteiro que foca no que mais importa para tornar esta série acessível aos fãs e aos novos consumidores.

  sexta-feira, 31 de maio de 2019

Crítica | Rocketman (2019): espetacular como Elton John

Buscando momentos específicos e importantes da carreira do artista, o filme é um espetáculo visual belíssimo, que mesmo oferecendo um olhar carinhoso, não o poupa de alguns dos seus piores momentos.

  sexta-feira, 31 de maio de 2019

Crítica | Godzilla II: Rei dos Monstros (2019): grandioso como um kaiju

Se distanciando um pouco do drama humano e focado no embate entre kaijus, estamos diante de um filme que abre o universo dos monstros, cria pontes para as próximas sequências e não cansa de mostrar o quão insignificante nós somos quando comparados com eles.

  terça-feira, 28 de maio de 2019

Crítica | Resgate em Malibu (Netflix, 2019): melhor ficar no fundo do mar

Filme da Netflix sobre adolescentes que treinam para ser guarda-vidas juniores na praia de Malibu escorrega num roteiro preguiçoso e apressado, atuações canastras e piadas sofríveis.

  terça-feira, 28 de maio de 2019

Crítica | Nosso Último Verão (Netflix, 2019): a superficialidade da estação

Num mundo cada vez mais desconstruído, novo romance da Netflix ainda pensa pequeno e dentro da caixinha.

  segunda-feira, 27 de maio de 2019

Crítica | Gente Que Vai e Volta (Netflix, 2019): família meio louca

Comédia romântica espanhola conta a história de desilusão amorosa e recomeço no interior junto à família. Apesar de abusar do senso comum, o filme diverte.

  segunda-feira, 27 de maio de 2019

Crítica | Quem Você Levaria para uma Ilha Deserta? (Netflix, 2019): jogo destrutivo

Uma brincadeira inocente leva a atritos complexos nessa obra da Netflix, cuja força está no carisma de seus personagens e a fraqueza na simplicidade de sua narrativa.

  segunda-feira, 27 de maio de 2019

Crítica | Pelo Amor de Spock (2016): vida longa e próspera para todos

Com um documentário bastante pessoal, o diretor Adam Nimoy busca reconciliação e presta tributo à carreira de seu pai, Leonard Nimoy, e a um dos personagens mais icônicos de todos os tempos.

  segunda-feira, 27 de maio de 2019

Crítica | Heróis do Rio de Janeiro (2019): a guerra de todos contra todos

Documentário encomendado pelos 120 anos da Policia Militar do Rio de Janeiro revela a dura realidade dos policiais militares, mas escorrega no panfletismo ideológico.

  domingo, 26 de maio de 2019

Crítica | Tudo o Que Tivemos (2018): agridoce retrato de família

Uma família disfuncional tem de lidar com o Mal de Alzheimer que acomete a matriarca enquanto seus membros encaram seus próprios problemas pessoais.

  domingo, 26 de maio de 2019

Crítica | A Gente Se Vê Ontem (Netflix, 2019): fantasia com conflitos sociais

Uma aventura sci fi que mostra como a ficção científica cresce ainda mais quando se entrelaça com questões sociais. A viagem no tempo é apenas um recurso para falar da situação dos negros nos EUA.

  domingo, 26 de maio de 2019

Crítica | Gladiador (2000): ecoando na eternidade [CLÁSSICO]

Obstáculos e imprevistos atrapalham o roteiro, que perde a qualidade conforme o filme avança. Entretanto, Ridley Scott e sua equipe fazem uma construção magnífica de mundo e de personagens que, com fortes interpretações, entregam um memorável épico.

  domingo, 26 de maio de 2019

Crítica | Lucifer (Netflix, 4ª Temporada): simpatia pelo diabo

A grande redução de 26 para 10 episódios praticamente anula a enrolação que era comum à série e dá espaços para seus atores trabalharem, resultando numa temporada enxuta, charmosa e divertida.

  sexta-feira, 24 de maio de 2019

Crítica | Game of Thones (HBO, 8ª temporada): política como vocação [SÉRIE]

Apresentando seu último ano com altos e baixos, série da HBO termina com a sensação de que poderia ter explorado melhor seus personagens tão bem construídos nos oito anos anteriores.

  sexta-feira, 24 de maio de 2019

Crítica | Brightburn – Filho das Trevas (2019): não estamos mais no Kansas que conhecíamos

Interessante premissa desperdiça chances de se tornar um filme realmente marcante e memorável, mas consegue entregar um longa de horror competente e divertido.

  sexta-feira, 24 de maio de 2019

Crítica | O Homem que Matou Dom Quixote (2018): fantasia real

Misturando a história da produção de dois filmes sobre o cavaleiro espanhol, esta obra que levou trinta anos para ser concluída apresenta roteiro conciso e história interessante.

  quarta-feira, 22 de maio de 2019