Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Dumbo (2019): triste homenagem a um clássico

Uma grande premissa desperdiçada, repleta de ótimos efeitos visuais e um desenho de produção espetacular. Mas a frieza de Tim Burton deixa muito aquém do original.

  terça-feira, 26 de março de 2019

Crítica | Gloria Bell (2018): dançando à beira do abismo

Refilmagem plano-a-plano do original chileno, a versão americana vale o ingresso por mais uma atuação comovente de Julianne Moore.

  terça-feira, 26 de março de 2019

Crítica | The Umbrella Academy (Netflix, 1ª Temporada): superfamília disfuncional [SÉRIE]

Uma disfuncional família de pessoas com poderes especiais precisa resolver suas diferenças e unir forças para salvar o mundo de um desconhecido apocalipse iminente.

  terça-feira, 26 de março de 2019

Crítica | Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral (2019): cinema regional de primeira

A rica experiência em assistir a este filme é a descoberta de diretor e atores talentosos, além de mergulhar na cultura cearense e se divertir com isso.

  terça-feira, 26 de março de 2019

Crítica | Asfalto de Sangue (Netflix, 2017): rotina extenuante

Acertando nas questões técnicas e subjetivas do enredo, filme mostra percalços de piloto de moto que busca se firmar na carreira, mas antes precisa conciliar o sonho com o cansativo trabalho de entregador de drogas.

  sábado, 23 de março de 2019

Crítica | Andar Montar Rodeio – A Virada de Amberley (Netflix, 2019): feito para a Sessão da Tarde

Nova cinebiografia da Netflix usa uma história real de superação para seguir uma fórmula convencional e melodramática.

  sábado, 23 de março de 2019

Crítica | Durante a Tormenta (Netflix, 2018): montando um quebra-cabeças

Diretor espanhol Oriol Paulo mistura o suspense com viagem no tempo com um roteiro cheio de reviravoltas.

  sábado, 23 de março de 2019

Crítica | Desventuras em Série (Netflix, 1ª Temporada): morbidamente engraçada [SÉRIE]

Tecnicamente perfeita, a série é um raro caso de adaptação literária de alta qualidade. Divertindo com diálogos irônicos e personagens excêntricos muito bem construídos, a obra é material rico para adultos e crianças.

  sábado, 23 de março de 2019

Crítica | 3% (Netflix, 1ª Temporada): distopia à brasileira [SÉRIE]

Primeira série brasileira produzida pela Netflix, esta distopia traz uma ótima crítica social que, mesmo com um roteiro que não acerte em alguns importantes aspectos, cria personagens complexos interpretados por um ótimo elenco.

  sábado, 23 de março de 2019

Crítica | Imagem e Palavra (2018): a língua não é o mesmo que a linguagem

Com mais um estudo sobre os limites e potência das formas comunicativas, Godard segue sendo o principal pensador da imagem num mundo repleto delas.

  quinta-feira, 21 de março de 2019

Crítica | A Cinco Passos de Você (2019): lágrimas em uma boa história de amor

Um romance repleto de emoção, cuja química e história garantem boas lágrimas ao espectador sem cair em um dramalhão.

  quinta-feira, 21 de março de 2019

Crítica | Um Ato de Esperança (2019): história polêmica e personagens marcantes

Emma Thompson rouba a cena em um “drama de tribunal” que discute liberdade e religião.

  quinta-feira, 21 de março de 2019

Crítica | Nós (2019): Jordan Peele, um novo gênio do terror

Depois de um começo muito elogiado, Jordan Peele retorna ao terror com uma obra livre de autorreferências e explorando o que há de melhor no gênero, num filme que consegue se destacar com facilidade dentro da atual safra.

  quinta-feira, 21 de março de 2019

Crítica | O Retorno de Ben (2018): árduo limite entre amar e confiar

Julia Roberts e Lucas Hedges apresentam um filme sem grandes méritos sobre os impactos sociais da dependência química, mas com uma boa tese em prol da família.

  quarta-feira, 20 de março de 2019

Crítica | Chorar de Rir (2019): desperdiçando uma premissa

Leandro Hassum tenta homenagear a comédia e a transição de atores entre o dramático e o cômico, mas tudo fica apenas em uma premissa.

  quarta-feira, 20 de março de 2019

Crítica | Juventude Assassina (Netflix, 2018): adolescência sem firulas

Dramas, sexo e adolescência em uma adaptação dos mangás que foge dos personagens das franquias japonesas mais famosas.

  segunda-feira, 18 de março de 2019

Crítica | O Parque dos Sonhos (2019): desperdício de boas metáforas

Com um primeiro ato metaforicamente grandioso, esta é uma animação que engana ao não parecer tão inocente logo de começo. Mas, no fim das contas, não passa disso.

  sexta-feira, 15 de março de 2019

Crítica | Operação Fronteira (Netflix, 2019): ética no campo de batalha

Novo longa original da Netflix discute sobre lealdade e ganância em meio a ótimas cenas de ação.

  sexta-feira, 15 de março de 2019

Crítica | One Day at a Time (Netflix, 3ª Temporada): respeito é bom e todo mundo gosta [SÉRIE]

Série da Netflix sobre a família de origem cubana Alvarez mergulha em assuntos difíceis sem medo de defender que respeito e aceitação é o básico com que os seres humanos deveriam se tratar. Mesmo discorrendo sobre temas espinhosos, o excelente elenco e o bom roteiro entregam uma obra divertida e engraçada.

  quarta-feira, 13 de março de 2019

Crítica | Sex Education (Netflix, 1ª Temporada): vamos falar sobre sexo? [SÉRIE]

Leve e divertida, a série acerta em cheio ao propor uma discussão aberta e sob várias perspectivas sobre sexo e outros conflitos que afligem grande parte dos adolescentes.

  quarta-feira, 13 de março de 2019

Crítica | Titãs (Netflix, 1ª Temporada): violenta história sobre Robin e seus amigos [SÉRIE]

Uma grande evolução com relação às séries da DC Comics, "Titans" trata-se de uma série sobre uma equipe de super-heróis que se unem às sombras de seu líder para combater uma ameaça desconhecida por razões ainda mais desconhecidas.

  quarta-feira, 13 de março de 2019

Crítica | One Punch Man (1ª Temporada): viva o shonen [SÉRIE]

Incrível mistura de sátira e homenagem aos animes shonen, "One Punch Man" é uma obra única que empolga e faz rir.

  quarta-feira, 13 de março de 2019

Crítica | Histórias Que Nosso Cinema (não) Contava (2018): revisitando nossa história

O documentário de Fernanda Pessoa propõe um olhar diferente sobre as pornochanchadas feitas no Brasil da década de 1970, deixando de lado as visões mais comuns.

  terça-feira, 12 de março de 2019

Crítica | Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994): o prazer cinematográfico [CLÁSSICO]

A ternura, a simplicidade e a trajetória de Forrest Gump são ingredientes mais que suficientes para deixar os espectadores com um contínuo sorriso no rosto e a sétima arte mais bela.

  terça-feira, 12 de março de 2019

Crítica | Antes Que Eu Me Esqueça (2018): um belo sabor agridoce

Tendo a sensibilidade como ponto chave da história, "Antes Que Eu Me Esqueça" retrata o Mal de Alzheimer com o cuidado necessário.

  terça-feira, 12 de março de 2019

Crítica | Gaga: Five Foot Two (Netflix, 2017): humanidade e muito talento

Uma bela homenagem ao lado humano de uma das artistas mais relevantes e completas dos últimos anos.

  terça-feira, 12 de março de 2019

Crítica | Firebrand (Netflix, 2019): uma voz contra o assédio sexual

O desafio de falar abertamente sobre o estupro tem resultados ambíguos em "Firebrand". Por um lado, é sempre importante que o tema seja abordado com um olhar crítico e sem querer culpar a vítima. Por outro, a tentativa de não transformar o filme num drama muito pesado prejudica a narrativa. O resultado é um meio termo que oscila entre ótimos momentos com a protagonistas e cenas que beiram um besteirol mal-intencionado.

  terça-feira, 12 de março de 2019

Crítica | Capitã Marvel (2019): a mulher pelos olhos de uma mulher

Primeiro filme solo de uma heroína da Marvel acerta em cheio ao contar a história de Carol Danvers descobrindo quem verdadeiramente é sem artifícios ultrapassados usados em longas sobre protagonistas femininas.

  segunda-feira, 11 de março de 2019