Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Velozes e Furiosos – Hobbs & Shaw (2019): delicioso absurdo estúpido

Filme tem roteiro desconexo, estúpido e não trata bem suas tramas. Entretanto, entende o espírito da franquia de brincar com o absurdo e, com uma dupla em ótima química, entrega diversão absoluta.

  quinta-feira, 01 de agosto de 2019

Crítica | Memórias da Dor (2017): fantasmas do presente

Drama se utiliza da triste espera da escritora Marguerite Duras para contar um relato conceitual.

  quinta-feira, 01 de agosto de 2019

Crítica | Privacidade Hackeada (Netflix, 2019): por trás dos crimes da Cambridge Analytica

A partir dos crimes cometidos pela Cambridge Analytica, o documentário tenta expor os riscos que existem ao compartilhar dados tão íntimos em redes sociais que pertencem às maiores empresas do mundo.

  quarta-feira, 31 de julho de 2019

Crítica | Metallica – Some Kind of Monster (2004): monstros do rock, monstros no rock

Documentário mergulha nos relacionamentos tóxicos da banda para ilustrar uma jornada de autoconhecimento e cura, enriquecida pela coragem de permitir que momentos pessoais e íntimos entre eles fossem filmados.

  quarta-feira, 31 de julho de 2019

Crítica | Parchís – O Documentário (Netflix, 2019): consequências do sucesso infantil

Produção reúne registros e relatos sobre os anos de sucesso do fenômeno Parchís, conjunto espanhol de cantores mirins que também conquistou a América Latina nos anos 80.

  terça-feira, 30 de julho de 2019

Crítica | Saint Seiya – Os Cavaleiros do Zodíaco (Netflix, 1ª Temporada – Parte 1): a pressa é inimiga da perfeição [SÉRIE]

Apesar de revisitar a franquia com dinamismo e uma competente animação, episódios desperdiçam chances de melhorar roteiro, apressam-se demais e perdem o que a obra original tinha de destaque: emoção.

  terça-feira, 30 de julho de 2019

Crítica | Em Busca da Felicidade (Amazon Prime, 2019): sentido fora do cinema

Dez anos após a separação dos Jonas Brothers, o documentário disponibilizado pela Amazon Prime Video tem mais valor para os fãs do que para o cinema.

  segunda-feira, 29 de julho de 2019

Crítica | Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese (Netflix, 2019): músico ou ator?

Ainda que a restauração das imagens nos aproxime da presença do músico, o mockumentary de Martin Scorsese nos distancia da pessoa de Bob Dylan e enaltece sua figura.

  segunda-feira, 29 de julho de 2019

Crítica | Jornada da Vida (2018): é tempo de descolonizar

Co-produção entre França e Senegal traz o debate da descolonização imposta sobre países africanos para uma Europa que hoje se sente invadida por estrangeiros.

  domingo, 28 de julho de 2019

Crítica | La Casa de Papel – Parte 3: (Netflix, 2019): agora é guerra!

Sucesso espanhol da Netflix retorna mais novelão do que nunca, com um atraco absurdamente envolvente, discursos femininos empoderados e indícios de que o fim pode estar próximo.

  domingo, 28 de julho de 2019

Crítica | Gelo em Chamas (HBO, 2019): hora de agir

Documentário mostra os impactos do aquecimento global e se destaca por apresentar alternativas possíveis para salvar o mundo.

  domingo, 28 de julho de 2019

Crítica | O Monstro do Monstro de Frankenstein (Netflix, 2019): mocumentário metalinguístico

Apoiado no carisma de David Harbour, curta-metragem é criativo e possui um humor pontual.

  quinta-feira, 25 de julho de 2019

Crítica | Big Little Lies (HBO, 2ª Temporada): excelente continuação [SÉRIE]

Com aperfeiçoamento dos arcos das cinco personagens principais, esta temporada traz novos questionamentos, mantendo a excelência técnica e narrativa.

  quinta-feira, 25 de julho de 2019

Crítica | No Coração do Ouro: O Escândalo da Seleção Americana de Ginástica (HBO, 2019): ciclo perverso

Documentário mostra como a cultura americana do esporte foi abalada com o caso do médico que abusava de jovens ginastas olímpicas e também toda a negligência em torno da modalidade.

  quarta-feira, 24 de julho de 2019

Crítica | O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel (2001): um épico para a todos governar [CLÁSSICO]

O longa que iniciou a trilogia fantástica de Peter Jackson é um gigantesco acerto de adaptação de obra literária, épico aventuresco, atuações precisas, visuais de tirar o fôlego, trilha sonora emocionante e avanços tecnológicos.

  quarta-feira, 24 de julho de 2019

Crítica | Deadwood – O Filme (HBO, 2019): ofuscado pelo formato

Dez anos após os acontecimentos finais da série "Deadwood", retornamos à pequena cidade e reencontramos velhos conhecidos. Mas até que ponto uma das melhores produções da HBO precisava de uma sequência?

  terça-feira, 23 de julho de 2019

Crítica | Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal (2019): o rei do show

Levada pelo carisma de seu protagonista, a produção mantém-se equilibrada em retratar a figura de um dos serial killers mais infames dos Estados Unidos sem expor suas vítimas.

  segunda-feira, 22 de julho de 2019

Crítica | O Contador de Auschwitz (2018): precedente para o futuro

O documentário parte do julgamento de Oskar Gröning na cidade de Lüneburg para discutir a relação do povo alemão com o nazismo e com o Holocausto.

  domingo, 21 de julho de 2019

Crítica | O Escolhido (Netflix, 1ª Temporada): premissa desperdiçada [SÉRIE]

Ao construir um arco de suspense baseado no folclore e regionalismo brasileiros, a série desperdiça seu potencial com roteiro e direção fracos.

  domingo, 21 de julho de 2019

Crítica | Superação – O Milagre da Fé (2019): amor fraternal

Drama melancólico e empático mostra que o conceito de humanidade é o verdadeiro milagre.

  sábado, 20 de julho de 2019

Crítica | Wig (HBO, 2019): uma ode à liberdade

Com o apanhado histórico de quase quatro décadas, o mundo precisou ouvir o que é a libertação sexual para compreender a importância do festival Wigstock.

  sábado, 20 de julho de 2019

Crítica | Mal Nosso (2017): joia sem polimento

Mesmo com o baixo orçamento para desculpar falhas estéticas, a obra independente nacional mistura drama psicológico, medos existenciais e terror gráfico com honrarias.

  sexta-feira, 19 de julho de 2019

Crítica | Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy (Netflix, 2019): fascínio pelo crime

Documentário é uma viagem tortuosa e impactante sobre violência, mistério, falsas aparências e o mórbido encanto da humanidade pela barbárie.

  quinta-feira, 18 de julho de 2019

Crítica | Amanda (2018): o poder do luto

Um drama repleto de detalhes sobre o que a vida pode oferecer nos momentos de luto e dor, com dois protagonistas carismáticos em uma incursão intimista.

  quinta-feira, 18 de julho de 2019

Crítica | À Queima-Roupa (Netflix, 2019): emulando os anos 80

Entre altos e baixos, novo filme de ação da Netflix vale pelo carisma dos seus protagonistas Anthony Mackie e Frank Grillo.

  quarta-feira, 17 de julho de 2019

Crítica | 4L (Netflix, 2019): jornada vazia

As viagens geográficas e intimistas pretendidas pelo longa são freadas por um roteiro deficiente que fica muito abaixo das intenções do filme.

  quarta-feira, 17 de julho de 2019

Crítica | Cine Holliúdy (Globoplay, 1ª Temporada): uma viagem inventiva e hilária [SÉRIE]

Com produção impecável e roteiro hilário, esta incursão de Halder Gomes à televisão só tem a acrescentar à produção nacional.

  terça-feira, 16 de julho de 2019

Crítica | A Pequena Travessa (2018): aventura infantil despretensiosa

Uma boa protagonista, diversos clichês e uma importante lição de moral dividem espaço no longa.

  segunda-feira, 15 de julho de 2019