Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Game of Thrones: A Última Vigília (HBO, 2019): as verdadeiras noites longas

Documentário sobre a produção da última temporada da série foca no trabalho por trás das câmeras, ilustrando o trabalho hercúleo e cheio de sacrifícios que é necessário para uma obra dessa proporção sair do papel.

  sábado, 01 de junho de 2019

Crítica | Fim do Mundo (Netflix, 2019): a parte ruim da Sessão da Tarde

Misturando gêneros, nova aventura da Netflix se apoia em citações à cultura pop em meio a piadas ruins e um CGI duvidoso

  sábado, 01 de junho de 2019

Crítica | Good Omens (Prime Video, 1ª temporada): obra inefável [SÉRIE]

Mesmo sem contar com o tempo que um livro permite para desenvolver seus personagens, Neil Gaiman assina um roteiro que foca no que mais importa para tornar esta série acessível aos fãs e aos novos consumidores.

  sexta-feira, 31 de maio de 2019

Crítica | Rocketman (2019): espetacular como Elton John

Buscando momentos específicos e importantes da carreira do artista, o filme é um espetáculo visual belíssimo, que mesmo oferecendo um olhar carinhoso, não o poupa de alguns dos seus piores momentos.

  sexta-feira, 31 de maio de 2019

Crítica | Godzilla II: Rei dos Monstros (2019): grandioso como um kaiju

Se distanciando um pouco do drama humano e focado no embate entre kaijus, estamos diante de um filme que abre o universo dos monstros, cria pontes para as próximas sequências e não cansa de mostrar o quão insignificante nós somos quando comparados com eles.

  terça-feira, 28 de maio de 2019

Crítica | Resgate em Malibu (Netflix, 2019): melhor ficar no fundo do mar

Filme da Netflix sobre adolescentes que treinam para ser guarda-vidas juniores na praia de Malibu escorrega num roteiro preguiçoso e apressado, atuações canastras e piadas sofríveis.

  terça-feira, 28 de maio de 2019

Crítica | Nosso Último Verão (Netflix, 2019): a superficialidade da estação

Num mundo cada vez mais desconstruído, novo romance da Netflix ainda pensa pequeno e dentro da caixinha.

  segunda-feira, 27 de maio de 2019

Crítica | Gente Que Vai e Volta (Netflix, 2019): família meio louca

Comédia romântica espanhola conta a história de desilusão amorosa e recomeço no interior junto à família. Apesar de abusar do senso comum, o filme diverte.

  segunda-feira, 27 de maio de 2019

Crítica | Quem Você Levaria para uma Ilha Deserta? (Netflix, 2019): jogo destrutivo

Uma brincadeira inocente leva a atritos complexos nessa obra da Netflix, cuja força está no carisma de seus personagens e a fraqueza na simplicidade de sua narrativa.

  segunda-feira, 27 de maio de 2019

Crítica | Pelo Amor de Spock (2016): vida longa e próspera para todos

Com um documentário bastante pessoal, o diretor Adam Nimoy busca reconciliação e presta tributo à carreira de seu pai, Leonard Nimoy, e a um dos personagens mais icônicos de todos os tempos.

  segunda-feira, 27 de maio de 2019

Crítica | Heróis do Rio de Janeiro (2019): a guerra de todos contra todos

Documentário encomendado pelos 120 anos da Policia Militar do Rio de Janeiro revela a dura realidade dos policiais militares, mas escorrega no panfletismo ideológico.

  domingo, 26 de maio de 2019

Crítica | Tudo o Que Tivemos (2018): agridoce retrato de família

Uma família disfuncional tem de lidar com o Mal de Alzheimer que acomete a matriarca enquanto seus membros encaram seus próprios problemas pessoais.

  domingo, 26 de maio de 2019

Crítica | A Gente Se Vê Ontem (Netflix, 2019): fantasia com conflitos sociais

Uma aventura sci fi que mostra como a ficção científica cresce ainda mais quando se entrelaça com questões sociais. A viagem no tempo é apenas um recurso para falar da situação dos negros nos EUA.

  domingo, 26 de maio de 2019

Crítica | Gladiador (2000): ecoando na eternidade [CLÁSSICO]

Obstáculos e imprevistos atrapalham o roteiro, que perde a qualidade conforme o filme avança. Entretanto, Ridley Scott e sua equipe fazem uma construção magnífica de mundo e de personagens que, com fortes interpretações, entregam um memorável épico.

  domingo, 26 de maio de 2019

Crítica | Lucifer (Netflix, 4ª Temporada): simpatia pelo diabo [SÉRIE]

A grande redução de 26 para 10 episódios praticamente anula a enrolação que era comum a série e dá espaços para seus atores trabalharem, resultando numa temporada enxuta, charmosa e divertida.

  sexta-feira, 24 de maio de 2019

Crítica | Game of Thones (HBO, 8ª temporada): política como vocação [SÉRIE]

Apresentando seu último ano com altos e baixos, série da HBO termina com a sensação de que poderia ter explorado melhor seus personagens tão bem construídos nos oito anos anteriores.

  sexta-feira, 24 de maio de 2019

Crítica | Brightburn – Filho das Trevas (2019): não estamos mais no Kansas que conhecíamos

Interessante premissa desperdiça chances de se tornar um filme realmente marcante e memorável, mas consegue entregar um longa de horror competente e divertido.

  sexta-feira, 24 de maio de 2019

Crítica | O Caravaggio Roubado (2018): mirabolante pé na realidade

Girando em torno de um dos roubos mais criativos da história italiana, a obra tem um desenrolar lento, mas entrega um resultado cheio de charme.

  quinta-feira, 23 de maio de 2019

Crítica | Aladdin (2019): releitura que funciona

O live-action cumpre o papel de homenagem e ainda consegue divertir por méritos próprios, graças a um elenco afiado e carismático e às músicas clássicas bem encaixadas na narrativa.

  quarta-feira, 22 de maio de 2019

Crítica | O Homem que Matou Dom Quixote (2018): fantasia real

Misturando a história da produção de dois filmes sobre o cavaleiro espanhol, esta obra que levou trinta anos para ser concluída apresenta roteiro conciso e história interessante.

  quarta-feira, 22 de maio de 2019

Crítica | Tolkien (2019): bem longe da Terra Média

Este filme constrói uma bela história de superação, sobretudo para quem sobreviveu à Primeira Guerra Mundial, mas está muito aquém do que uma cinebiografia de Tolkien merecia.

  segunda-feira, 20 de maio de 2019

Crítica | O Mundo Sombrio de Sabrina (Netflix, 2ª Temporada): poder corrompe [SÉRIE]

Segunda temporada retorna com o ótimo elenco e uma trama que busca explorar a importância de liberdade e respeito, além de discorrer sobre os efeitos do controle exacerbado na sociedade.

  segunda-feira, 20 de maio de 2019

Crítica | Last Breath (2019): prendendo a respiração

Tenso do início ao fim, o documentário conta a história real e inacreditável de um mergulhador que se acidenta nas profundezas do oceano.

  sexta-feira, 17 de maio de 2019

Crítica | As Panteras (2000): divertido, mas ordinário [CLÁSSICO]

Esta colorida aventura bem-humorada sobre espionagem e ação levou três mulheres ao empoderamento em um tempo em que isso nem era levado a sério.

  sexta-feira, 17 de maio de 2019

Crítica | Um Tira no Jardim de Infância 2 (2016): nostalgia barata e vazia

Filme tenta trazer a fórmula do original de 1990, mas atira no próprio pé ao apostar num modelo que jamais funcionaria com Dolph Lundgren e um roteiro raso e forçado.

  quinta-feira, 16 de maio de 2019

Crítica | Aurora – O Resgate das Almas (Netflix, 2018): construção e quebra de expectativa

Com uma fotografia fria e precisa, o terror filipino constrói muito bem a atmosfera e se equivoca no final por não justificar a proposta e o subtítulo.

  quinta-feira, 16 de maio de 2019

Crítica | Nada Santo (Netflix, 2019): ascensão no mundo do crime

Filme retrata trajetória de gângster italiano que, de simples ladrão, se transformou em um dos maiores traficantes do país nos anos 90.

  quinta-feira, 16 de maio de 2019

Crítica | Entre Vinho e Vinagre (Netflix, 2019): grande elenco, grande decepção

O primeiro filme de Amy Poehler como diretora para a Netflix fica preso aos clichês e aos estereótipos.

  quinta-feira, 16 de maio de 2019