Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | O X do Natal (Netflix, 2020): simplicidade de outro mundo

Curta-metragem de animação stop-motion não tem grandes pretensões, mas entrega para as crianças a importância da bondade e da gentileza, fruto do espírito natalino.

  sábado, 21 de novembro de 2020

Crítica | Hamilton (Disney Plus, 2020): a vibrante sinfonia dos silenciados

Criado, composto, escrito e protagonizado pelo magnético Lin-Manuel Miranda, "Hamilton" é uma linda ode aos verdadeiros arquitetos da nação americana, que durante séculos foram condenados ao silêncio.

  quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Crítica | Destruição Final – O Último Refúgio (2020): o apocalipse na medida certa

Mesmo não apostando em grandes novidades e sem contar com um orçamento inchado, o longa é o suco do bom e velho escapismo.

  quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Crítica | Através da Sombra (2015): funciona pouco como suspense e como terror

Realização de Walter Lima Jr. se inspira no clássico "A Volta do Parafuso", mas se sustenta pouco como obra derivada ou produção de visão própria.

  quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Crítica | Convenção das Bruxas (2020): grandes nomes também podem errar

Adaptação não consegue equilibrar seu tom, sofre com roteiro que apressa resoluções, atuações exageradamente caricatas e CGI de baixa qualidade.

  quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Crítica | The Crown (Netflix, 4ª temporada): colorindo a História com o poder da dramatização

Entregando a melhor temporada da série desde a primeira, Peter Morgan mostra que é possível sim contar uma história já tão bem conhecida pelo público de forma a ainda despertar interesse e emoção.

  terça-feira, 17 de novembro de 2020

Crítica | A Extraordinária Garota Chamada Estrela (Disney Plus, 2020): história boba com roteiro bobo

Roteiro confuso e desconexo desperdiça uma boa premissa nessa história de amadurecimento e autoafirmação.

  segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Crítica | Black Is King (Disney Plus, 2020): rico festival de simbolismo e autoafirmação negra

Beyoncé se inspira na trama de "O Rei Leão" para produzir uma obra de visual riquíssimo que homenageia a História da população negra ao mesmo tempo que procura elevá-la e inspirá-la.

  segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Crítica | A Verdadeira História de Paris Hilton (YouTube Originals, 2020): propaganda ou denúncia?

Com uma vida regada a controvérsias e escândalos, a ícone dos anos 2000 Paris Hilton retorna para mostrar um lado que afirma ter escondido de todos por muitos anos. 

  domingo, 15 de novembro de 2020

Crítica | Togo (Disney Plus, 2019): poderoso conto sobre perseverança e amizade

Sobre a impressionante história real de um time de cachorros de trenó se arriscando para conseguir remédios durante uma pesada tempestade, esta adaptação é precisa em cativar e emocionar, com ótima atuação de Willem Dafoe e bom roteiro.

  domingo, 15 de novembro de 2020

Crítica | Noelle (Disney Plus, 2019): a beleza das adaptações natalinas

Roteiro tem suas conveniências exageradas, mas acerta no tempero natalino que dá aquela gostosa sensação de esperança.

  domingo, 15 de novembro de 2020

#RapaduraRecomenda – O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei (2003): épico que não se curva a nenhum outro

Peter Jackson encerra a trilogia de forma magistral, num épico carregado de qualidade técnica que serve como pano de fundo para personagens cativantes.

  domingo, 15 de novembro de 2020

Crítica | Terra e Luz (2017): eficaz conto de sobrevivência neorrealista sobre vampiros

Poucos recursos são transformados em ótima realização de um terror reflexivo e de estética e ambientação marcantes, inspiradas no mito dos vampiros e na natureza brasileira.

  sábado, 14 de novembro de 2020

Crítica | O 3º Andar – Terror na Rua Malasaña (2020): desrespeitoso e formulaico

Dirigido por Albert Pintó, este terror sobre um lar assombrado não faz jus às grandes obras deste subgênero, nem à tradição espanhola de produção apesar de sua qualidade visual.

  sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Crítica | Dash & Lily (Netflix, 1ª Temporada): adorável comédia romântica natalina

Série da Netflix é um simpático conto natalino que, apesar de previsível, nos presenteia com atuações carismáticas, personagens atuais e uma história reconfortante.

  quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Crítica | Condado Macabro (2015): homenagem tupiniquim aos slashers

André de Campos Mello e Marcos DeBrito se inspiram nos filmes slashers e no cinema B dos anos 1970 e 1980 para criar uma versão nacional do Leatherface.

  quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Crítica | Terminal Praia Grande (2019): um projeto desnorteado com elementos que não se falam

"Terminal Praia Grande" tenta combinar estilos diversos em uma história de terror enigmática, que ao fim se revela mais frustrante do que misteriosa.

  quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Crítica | O Clube dos Canibais (2018): sexo, sangue e sátira à moda brasileira

Realizado por Guto Parente, este ousado terror brasileiro traça uma boa mistura de horror e sátira através de um inesperado casal de protagonistas.

  terça-feira, 10 de novembro de 2020

Crítica | O Caseiro (2016): mistério para explodir a mente e poupar emoções

Suspense investigativo dirigido por Julio Santi traz Bruno Garcia como um professor de psicologia chamado para investigar uma manifestação paranormal.

  terça-feira, 10 de novembro de 2020

Crítica | The Crown (Netflix, 1ª, 2ª e 3ª temporadas): retrato brilhante de uma instituição supérflua

Criação de Peter Morgan acompanha a Família Real britânica desde a ascensão de Elizabeth II ao trono, e tal qual o símbolo que retrata, a série deslumbra ao mesmo tempo que causa questionamento sobre sua relevância.

  segunda-feira, 09 de novembro de 2020

Crítica | Vestido Maldito (Prime Video, 2018): as texturas e camadas da maldade

Filme de Peter Strickland se aproveita das convenções do horror italiano e de seu próprio estilo para criar uma obra estranha, com humor sombrio e uma estética singular.

  domingo, 08 de novembro de 2020

Crítica | Sem Conexão (Netflix, 2020): leve dose de slasher clássico para um novo público

Terror adolescente polonês somente repete a fórmula norte-americana de slashers para um possível público novato do gênero.

  domingo, 08 de novembro de 2020

Crítica | Bill & Ted – Encare a Música (2020): uma nostalgia fantástica

Sem medo de abraçar a inocência e a paixão de seus (agora) quatro protagonistas, esta não é apenas uma continuação que honra seus antecessores, também acaba sendo o filme certo para esses tempos incertos.

  sábado, 07 de novembro de 2020

Crítica | Christabel (2018): doce poesia que transgride imposições sociais

Inspirado em um clássico poema narrativo da literatura inglesa, "Christabel" conquista nossa atenção com o mistério provocativo em torno da personagem Geraldine.

  sábado, 07 de novembro de 2020

Crítica | #ninfabebê (2016): despretensiosa brincadeira que dá certo no final

Terror brasileiro com ar de amadorismo faz muito com pouco, entregando uma discussão relevante com direito à sobremesa.

  sábado, 07 de novembro de 2020

Crítica | Transtorno Explosivo (2019): sensível, selvagem e com uma incrível protagonista

Drama enérgico sobre uma violenta criança desajustada com problemas para controlar sua raiva, que apresenta sua rara personagem com dinamismo e autoralidade.

  sexta-feira, 06 de novembro de 2020

Crítica | Bob Esponja – O Incrível Resgate (Netflix, 2020): o carisma é a fórmula secreta

Animação dirigida por Tim Hill tem roteiro um pouco perdido, mas recompensa com muito carisma, humor nonsense e Keanu Reeves.

  sexta-feira, 06 de novembro de 2020

Crítica | O Nó do Diabo (2018): mergulho assustador pela História do Brasil

A Vermelho Profundo e Gabriel Martins criam uma obra de terror assustadoramente real por conta dos horrores da escravidão no Brasil de ontem e de hoje.

  quinta-feira, 05 de novembro de 2020

Crítica | Os Jovens Baumann (2018): found footage experimental difícil de digerir

A estética de vídeos encontrados levanta expectativas sobre este mistério brasileiro, mas sua proposta não está próxima às que este gênero de filmes costuma entregar.

  quinta-feira, 05 de novembro de 2020

Crítica | Cabrito (2020): conjunto de apelos vazios

"Cabrito" é um terror que busca gerar choque e repulsa em muitos aspectos, embora sua execução nem sempre produza tais efeitos expressivamente.

  quarta-feira, 04 de novembro de 2020

Crítica | Jovens Bruxas – Nova Irmandade (2020): magia sem personalidade

Com um impressionante número de tramas sumariamente abandonadas, continuação do longa de 1996 não deve angariar novos fãs à franquia.

  quarta-feira, 04 de novembro de 2020

Crítica | A Mata Negra (2018): caprichosa obra inspirada no sombrio folclore nacional

Realização de Rodrigo Aragão, este horror brasileiro pratica cinema de alto nível para entregar um filme trash costurando lendas do folclore.

  terça-feira, 03 de novembro de 2020

Crítica | Crianças do Sol (2020): a infância no Irã sob olhos amargos

Uma história sobre maturidade, infância e pobreza para mostrar que crianças são sempre crianças.

  domingo, 01 de novembro de 2020

Crítica | Spree (2020): sátira desenfreada contra a cultura dos influenciadores digitais

Estrelado por Joe Keery, este horror do tipo found footage traça uma crítica divertida e mordaz ao fenômeno da supervalorização das personalidades na rede.

  sábado, 31 de outubro de 2020

Crítica | A Casa do Terror (2019): pode entrar que vale a pena

Dos mesmos criadores de "Um Lugar Silencioso", esta obra parte de uma proposta clássica e genérica, mas entrega boas sequências que justificam sua existência.

  sábado, 31 de outubro de 2020

Crítica | Verônica – Jogo Sobrenatural (2017): nada mais assustador que ser adulto

Do mesmo criador da cultuada franquia "REC", este horror espanhol aborda possessões demoníacas para representar o medo das responsabilidades que chegam com a maturidade.

  sábado, 31 de outubro de 2020

Crítica | Mate-Me Por Favor (2015): visão crua e sombria da adolescência

Coprodução entre Brasil e Argentina encabeçada por Anita Rocha da Silveira flerta com o suspense e o terror surrealista para traçar um perfil da adolescência feminina no contexto da classe média brasileira.

  sábado, 31 de outubro de 2020

Crítica | O Que Ficou Para Trás (Netflix, 2020): poderoso e impactante conto de terror

Horror psicológico britânico retrata a tormenta de um casal de refugiados enfrentando fantasmas sem distinguir o que é pesadelo e o que é realidade.

  sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Crítica | Vampiros X The Bronx (Netflix, 2020): excelente twist no universo vampiresco

Esta leve produção da Netflix entrega uma ótima mistura de terror e humor para entreter a família e construir uma crítica social em torno da gentrificação que acontece em Nova York.

  sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Crítica | A Noite Amarela (2019): reflexões existenciais cósmicas e brasileiras

Do diretor paraibano Ramon Porto Mota, este drama adolescente metafísico se aproveita de sua atmosfera de estranheza para provocar reflexões sobre a maturidade.

  sexta-feira, 30 de outubro de 2020