Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Um Ato de Esperança (2019): história polêmica e personagens marcantes

Emma Thompson rouba a cena em um “drama de tribunal” que discute liberdade e religião.

  quinta-feira, 21 de março de 2019

Crítica | Nós (2019): Jordan Peele, um novo gênio do terror

Depois de um começo muito elogiado, Jordan Peele retorna ao terror com uma obra livre de autorreferências e explorando o que há de melhor no gênero, num filme que consegue se destacar com facilidade dentro da atual safra.

  quinta-feira, 21 de março de 2019

Crítica | O Retorno de Ben (2018): árduo limite entre amar e confiar

Julia Roberts e Lucas Hedges apresentam um filme sem grandes méritos sobre os impactos sociais da dependência química, mas com uma boa tese em prol da família.

  quarta-feira, 20 de março de 2019

Crítica | Juventude Assassina (Netflix, 2018): adolescência sem firulas

Dramas, sexo e adolescência em uma adaptação dos mangás que foge dos personagens das franquias japonesas mais famosas.

  segunda-feira, 18 de março de 2019

Crítica | Operação Fronteira (Netflix, 2019): ética no campo de batalha

Novo longa original da Netflix discute sobre lealdade e ganância em meio a ótimas cenas de ação.

  sexta-feira, 15 de março de 2019

Crítica | One Day at a Time (Netflix, 3ª Temporada): respeito é bom e todo mundo gosta [SÉRIE]

Série da Netflix sobre a família de origem cubana Alvarez mergulha em assuntos difíceis sem medo de defender que respeito e aceitação é o básico com que os seres humanos deveriam se tratar. Mesmo discorrendo sobre temas espinhosos, o excelente elenco e o bom roteiro entregam uma obra divertida e engraçada.

  quarta-feira, 13 de março de 2019

Crítica | Sex Education (Netflix, 1ª Temporada): vamos falar sobre sexo? [SÉRIE]

Leve e divertida, a série acerta em cheio ao propor uma discussão aberta e sob várias perspectivas sobre sexo e outros conflitos que afligem grande parte dos adolescentes.

  quarta-feira, 13 de março de 2019

Crítica | Titãs (Netflix, 1ª Temporada): violenta história sobre Robin e seus amigos [SÉRIE]

Uma grande evolução com relação às séries da DC Comics, "Titans" trata-se de uma série sobre uma equipe de super-heróis que se unem às sombras de seu líder para combater uma ameaça desconhecida por razões ainda mais desconhecidas.

  quarta-feira, 13 de março de 2019

Crítica | One Punch Man (1ª Temporada): viva o shonen [SÉRIE]

Incrível mistura de sátira e homenagem aos animes shonen, "One Punch Man" é uma obra única que empolga e faz rir.

  quarta-feira, 13 de março de 2019

Crítica | Histórias Que Nosso Cinema (não) Contava (2018): revisitando nossa história

O documentário de Fernanda Pessoa propõe um olhar diferente sobre as pornochanchadas feitas no Brasil da década de 1970, deixando de lado as visões mais comuns.

  terça-feira, 12 de março de 2019

Crítica | Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994): o prazer cinematográfico [CLÁSSICO]

A ternura, a simplicidade e a trajetória de Forrest Gump são ingredientes mais que suficientes para deixar os espectadores com um contínuo sorriso no rosto e a sétima arte mais bela.

  terça-feira, 12 de março de 2019

Crítica | Antes Que Eu Me Esqueça (2018): um belo sabor agridoce

Tendo a sensibilidade como ponto chave da história, "Antes Que Eu Me Esqueça" retrata o Mal de Alzheimer com o cuidado necessário.

  terça-feira, 12 de março de 2019

Crítica | Firebrand (Netflix, 2019): uma voz contra o assédio sexual

O desafio de falar abertamente sobre o estupro tem resultados ambíguos em "Firebrand". Por um lado, é sempre importante que o tema seja abordado com um olhar crítico e sem querer culpar a vítima. Por outro, a tentativa de não transformar o filme num drama muito pesado prejudica a narrativa. O resultado é um meio termo que oscila entre ótimos momentos com a protagonistas e cenas que beiram um besteirol mal-intencionado.

  terça-feira, 12 de março de 2019

Crítica | Capitã Marvel (2019): a mulher pelos olhos de uma mulher

Primeiro filme solo de uma heroína da Marvel acerta em cheio ao contar a história de Carol Danvers descobrindo quem verdadeiramente é sem artifícios ultrapassados usados em longas sobre protagonistas femininas.

  segunda-feira, 11 de março de 2019

Crítica | Deixando Neverland (HBO, 2019): marcas indeléveis de uma história de abusos

Dividido em duas partes, o longo e contundente documentário expõe detalhes sobre os abusos sexuais cometidos por Michael Jackson segundo duas vítimas e suas famílias.

  segunda-feira, 11 de março de 2019

Crítica | Sociedade dos Poetas Mortos (1989): sugando o tutano da vida [CLÁSSICO]

Num de seus primeiros papéis dramáticos, Robin Williams entrega um personagem absolutamente cativante num filme inspirador.

  segunda-feira, 11 de março de 2019

Crítica | Generation Wealth (Prime Video, 2018): consumo e status

Documentário critica sociedade americana ao mostrar histórias de pessoas em busca de reconhecimento por meio de gastos abusivos.

  domingo, 10 de março de 2019

Crítica | Twin Peaks: O Retorno (Showtime, 3ª temporada): o charme do incompreensível [SÉRIE]

De volta à pacata Twin Peaks após 25 anos, David Lynch redefine a experiência televisiva em uma obra que não se encaixa em nenhuma definição tradicional.

  domingo, 10 de março de 2019

Crítica | Crimes Obscuros (2019): densidade para quem não merece

A mais nova incursão de Jim Carrey pelas histórias dramáticas é uma infeliz combinação entre suspense frágil, estilo carregado demais e apelação barata.

  domingo, 10 de março de 2019

Crítica | Juanita (Netflix, 2019): fugindo da rotina

Filme original da Netflix se perde com direção burocrática e roteiro previsível. Destaque positivo fica por conta da boa atuação de Alfre Woodard.

  domingo, 10 de março de 2019

Crítica | Seu Filho (Netflix, 2019): vingança cadenciada

Nova obra espanhola da Netflix mostra até onde um pai é capaz de ir para proteger o filho.

  sexta-feira, 08 de março de 2019

Crítica | Sai de Baixo – O Filme (2019): uma grande bagunça

Os amados personagens da extinta sitcom brasileira finalmente chegam às telonas, mas com uma obra que não faz jus ao antigo sucesso do programa, para a tristeza dos fãs.

  sexta-feira, 08 de março de 2019

Crítica | De Canção em Canção (2017): cinema de improviso?

Questionar os questionamentos líricos de Malick sempre foi um exercício libertador, embora desafiador. Aqui, sua visão e seu estilo autoral tornam-se uma repetição contestável.

  quarta-feira, 06 de março de 2019

Crítica | Megarromântico (Netflix, 2019): metalinguagem das comédias românticas

Uma homenagem às comédias românticas que brinca com o gênero, faz críticas a ele e repete seus clichês, sempre de maneira divertida.

  quarta-feira, 06 de março de 2019

Crítica | Crazy Trips – Budapeste (Netflix, 2018): loucuras no Leste Europeu

Filme se esforça em ser divertido ao mostrar as aventuras de amigos na Hungria após criarem uma empresa que organiza despedidas de solteiros para franceses em busca de diversão.

  quarta-feira, 06 de março de 2019

Crítica | Capitã Marvel (2019): divertido e empoderado

Trazendo seu primeiro filme com uma heroína no controle, a Marvel acerta quando aposta no bom humor e no empoderamento feminino para sua obra.

  terça-feira, 05 de março de 2019

Crítica | Maligno (2019): risco assumido de uma mistura afoita

Buscando um resultado novo apesar de reutilizar elementos conhecidos, "Maligno" tenta a difícil combinação entre diversão e drama, mas encontra a trave nos dois chutes a gol.

  segunda-feira, 04 de março de 2019

Crítica | The Marvelous Mrs. Maisel (Prime Video, 2ª Temporada): mulheres maravilhosas

Segunda temporada continua a jornada de Midge, que se vê dividida entre a vida que levava e a que tenta levar. Com ótimos diálogos, elenco inspiradíssimo e uma protagonista fantástica, é uma das melhores séries do momento.

  segunda-feira, 04 de março de 2019

Crítica | A Família Addams (1991): a graça do fúnebre [CLÁSSICO]

Clássico dos anos 1990 diverte o espectador com o humor negro de seu texto, uma porção de personagens caricatos e sua abordagem familiar.

  segunda-feira, 04 de março de 2019

Crítica | Minha Fama de Mau (2019): qualidades irregulares

A trajetória de um dos ícones do Iê-iê-iê se inicia com uma narrativa de bom estilo, mas enfraquece suas qualidades ao longo da projeção.

  domingo, 03 de março de 2019

Crítica | Dumbo (1941): simples emoções enfileiradas para o circo [CLÁSSICO]

Delicado e descomplicado, "Dumbo" é uma obra simples com seus méritos.

  domingo, 03 de março de 2019

Crítica | Albatroz (2018): não chega a ser bom, mas quase

O bom elenco e uma premiada equipe técnica não dão conta de uma história que se perde em sua própria megalomania.

  domingo, 03 de março de 2019

Crítica | O Menino que Descobriu o Vento (Netflix, 2019): medo da fome

Novo drama original da Netflix, “O Menino Que Descobriu o Vento” marca a excelente estreia de Chiwetel Ejiofor na direção de longas-metragens.

  domingo, 03 de março de 2019

Crítica | Tá Rindo de Quê? (2018): humor em tempos de terror

A velha guarda do humor brasileiro é chamada a relatar suas subversões à Ditadura, e com isso nos faz (rir e) pensar nas potências dos nossos dias.

  sexta-feira, 01 de março de 2019

Crítica | Reino do Superman (2019): medíocre e sem inspiração

Sequência do longa que trouxe a morte do Superman falha em seu principal quesito: engrandecer seu ícone.

  quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Crítica | The Good Place (3ª Temporada): muito mais do que uma sitcom [SÉRIE]

Com personagens ricos em camadas e atores com excelente timing cômico, a série criada por Michael Schur continua discorrendo sobre as qualidades e defeitos dos humanos e da sociedade.

  quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Crítica | Patti Cake$ (2017): o lado B do RAP

Uma jovem branca, periférica, e acima do peso é aspirante a rapper, na estreia do cineasta Geremy Jasper em longas. Atuação da protagonista Danielle Macdonald e sequências lúdicas são os destaques.

  quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Crítica | Hotel Artemis (2018): feito como um piloto de série

Um longa mediano que seria um excelente começo para uma série de TV.

  quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Crítica | Rota de Fuga 2: Hades (2018): escapada desorganizada

Segundo filme da franquia estrelada por Sylvester Stallone revela-se apressado demais e repleto de ideias precárias, fazendo de tudo para estimular a fuga do público.

  quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Crítica | Objetos Cortantes (HBO, 1ª Temporada): íntima e afiada [SÉRIE]

Com fortes atuações do trio principal, adaptação do livro de Gillian Flynn marca nova boa parceria entre HBO e o diretor Jean-Marc Vallée.

  quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019