Cinema com Rapadura

Críticas   segunda-feira, 22 de abril de 2019

Guava Island (Amazon Prime Video, 2019): pequeno grande filme

Regada a boa música e clima tropical, o novo filme estrelado por Donald Glover é uma aventura urbana curiosa, que utiliza vários elementos para contar uma história completa em pouco tempo.

Guava não é uma ilha qualquer, ela é uma criação de sete deuses dos sete reinos para servir como um local de paz preenchido por natureza. Ou essa era a proposta inicial, como conta a bela animação que abre o filme “Guava Island”, produção do Amazon Prime Video e com direção de Hiro Murai (da série “Atlanta”). A obra é estrelada por Rihanna (“Oito Mulheres e um Segredo”) e pelo multifacetado Donald Glover (“Han Solo: Uma História Star Wars”), como um resultado daquilo que o artista vem promovendo nos últimos anos.

Desde o começo, o músico Deni Marron (Glover) aparece correndo para espalhar sua música e promover de uma forma ou outra um festival pelo qual diversos moradores da ilha anseiam. A parceira de Deni, Kofi Novia (Rihanna) não está tão empolgada com as festividades que se aproximam, por saber que o magnata da ilha Red Cargo (Nonso Anozie, de “7 Dias em Entebbe”) não vê as comemorações com bons olhos. O embate entre essas forças opostas é muito bem colocado visualmente: enquanto Deni é baixo, magro, parece ser alérgico a fechar suas camisas floridas e porta uma longa barba, Red é alto, robusto e se veste de maneira alinhada, com cabelos e barba bem curtos.

Apesar de ter pouco menos de uma hora de duração, a produção de “Guava Island” se empenhou em entregar um material de qualidade. Na fotografia, um granulado dá aquele ar de antigo que também ocorre pelas bordas arredondadas e pela proporção quadrada da tela do filme. Todas essas características poderiam apontar para um conteúdo duro e sério, ligados aos temas levantados de abusos de poder, perseguição e violência urbana. Mas a obra consegue ser uma divertida aventura que transpira boa música, cores e luz, até em momentos que poderiam ser mais sombrios.

Filmado em Cuba, muitas interpretações podem ser tiradas da história fictícia em paralelo com a realidade do local, como o fato de o artista ter esse sonho de trazer felicidade para as pessoas com a sua música em contraponto com a autoridade local, repressora e que cerceia a liberdade de seus habitantes. Mas Deni faz questão de pontuar, ao cantar os sucessos “Summer Time” e “This is America”, que ali também poderiam ser os Estados Unidos ou qualquer outro lugar, desde que siga a máxima de que para qualquer pessoa enriquecer, alguém tem que ficar ainda mais rico.

Moderno, inteligente e versátil, “Guava Island” é um prato cheio em termos de entretenimento. Meio musical, meio aventura, o filme vai se desdobrando e revelando novas possibilidades. Infelizmente, falta o tempero da participação feminina, que é deixada de lado e relega às personagens com histórias interessantes e de potencial, papéis meramente reativos às ações do herói e do vilão da trama.

Fato é que, ainda que careça de certa dose de representatividade de gênero, Donald Glover acerta novamente e cria (como ator, co-produtor, co-roteirista) uma obra que vai além de dar novas roupagens para suas músicas, e é completa por si só. Suscita questionamentos e emoções como outros de seus trabalhos na música, cinema ou TV e deixa o público curioso para o que pode estar por vir. É muito positivo que filmes como esse sejam produzidos, totalmente em sincronia com as novas plataformas que permitem o nascimento de conteúdos menos engessados e fora do padrão.

Hiago Leal
@rapadura

Compartilhe

Guava Island (Amazon Prime Video, 2019)

Guava Island - Hiro Murai

Um músico projeta em arrancar um esquema para roubar o seu caminho para a boa vida, que rapidamente ele fica em cima de sua cabeça.

Roteiro: Stephen Glover

Elenco: Donald Glover, Rihanna, Letitia Wright, Nonso Anozie, Alan Jael Velázquez Abreu, Renny Arozarena, Betiza Bistmark Calderón, Michael Ricardo Crespo Cardenas, Barbara Janet Martinez, Ayensi Amilgar Jardines Delgado, Pedro Julio Diaz, Talia Gómez, Victor Manuel Correa Magueira, Claudia Rivero Martínez, Kdir Michel Varela Moreno, Iyaima Martínez Navarro, Luis Enrique Carreres, Yansel Alberto Monagas Pérez, Karla Talía Pino Piloto, Alain Rodriguez

Compartilhe