Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Duas Rainhas (2018): só o visual não salva

O longa de estreia da diretora Josie Rourke apresenta visuais belos e atuações no ponto envolvidas em uma teia de problemas.

  sábado, 23 de fevereiro de 2019

Crítica | Minding the Gap (2018): simples proposta, potente documentário

Acompanhando o cotidiano (e as manobras) de três jovens skatistas (incluindo o próprio diretor), o filme retrata uma geração em desalento com dolorosas feridas em comum.

  sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Crítica | Cinderela Pop (2019): quem disse que filme teen precisa ser ruim?

A adaptação do livro de Paula Pimenta traz Maisa Silva e grande elenco para atualizar o conto de fadas para a geração da internet num inocente e divertido filme.

  quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Crítica | Todos Já Sabem (2018): fugindo de preciosismos

Com um trio principal poderoso, "Todos Já Sabem" consegue tornar o público intimo dos personagens, algo fundamental para um filme que depende da empatia daqueles que o assistem.

  quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Crítica | A Morte Te Dá Parabéns 2 (2019): do slasher para a comédia

Dirigido por Christopher Landon, sequência é superior ao filme original e ganha ao focar no humor. Excesso de sentimentalismo é o ponto baixo.

  terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Crítica | Sobibor (2018): campo de sofrimento

Filme russo mostra o tormento e a revolta dos judeus aprisionados em campo de concentração alemão localizado na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial.

  terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Crítica | Até que a Gente Te Separe (Netflix, 2018): até que dá para rir

Comédia neozelandesa acerta nas ótimas atrizes, mas peca no roteiro desbalanceado.

  terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Crítica | Mirai (2018): lições mágicas de um pequeno menino

A animação japonesa discute sobre família e aprendizados a partir da fantasia imaginativa de uma criança brigando pela atenção dos pais após ganhar uma irmãzinha.

  terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Crítica | Border (2018): fantástica fábula nórdica

Do mesmo autor de “Deixa Ela Entrar”, a obra ousa mexer com sentimentos de repulsa para contar uma história, ao mesmo tempo, mítica, universal e contemporânea.

  segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Crítica | Tito e os Pássaros (2019): lute contra qualquer medo

A mais nova comprovação do sucesso das animações brasileiras, "Tito e os Pássaros" tem a beleza visual e o poder de uma narrativa simples para agradar a qualquer idade.

  segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Crítica | Free Solo (2018): proeza individual e audiovisual

Perca o fôlego com esse espetacular documentário sobre o alpinista que arriscou a vida para escalar o famoso "El Capitán" sem qualquer equipamento de segurança.

  segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Crítica | Aladdin (1992): um clássico inimitável [CLÁSSICO]

Fruto de eras passadas, animação da Disney é uma obra essencialmente única.

  segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Crítica | Fevereiros (2017): brasileiríssimo

Santos e deuses se encontram na Abelha Rainha, numa histórica graficamente impecável, e narrativamente poderosa.

  sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Crítica | Árvore de Sangue (2018, Netflix): casos de família

Recheado de simbolismos, novo longa da Netflix mergulha nos dramáticos segredos em comum de duas famílias.

  sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Crítica | Não Vai Dar (2018): clichês pervertidos numa hilária comédia

Sem seguir fórmulas de histórias sobre sexo, o filme enfileira gargalhadas ao acompanhar pais tentando impedir que as filhas transem na noite de formatura.

  sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Crítica | Os Parças (2017): comédia sem humor

"Os Parças" tenta fazer referência ao humor ingênuo e atrapalhado de décadas anteriores, mas lhe falta o básico para ser uma comédia eficiente: saber fazer rir.

  sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Crítica | A Mula (2019): no piloto automático para o genérico

Com uma direção fraca, "A Mula" não parece ter força para se sustentar. O drama exposto em tela é frágil, e o que resta não deve captar a atenção de quem busca uma boa história.

  quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Crítica | Marvin (2018): um estranho em sua própria casa

"Marvin" traz uma mensagem de sucesso através da dor, ressaltando a importância do perdão.

  quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Crítica | Aos Teus Olhos (2018): dúvida e tensão

Apesar de falhas na direção e no roteiro, "Aos Teus Olhos" é uma obra interessante no cenário do cinema nacional.

  quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Crítica | Histórias do Além-Túmulo (2017): arrepios em ritmo lento

A união de três crônicas de assombrações numa perturbadora investigação existencial é morosa, não assusta, mas é uma boa tese para provar que a mente enxerga o que quer.

  quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Crítica | Siberia (2018): nem pelos diamantes, nem pela mulher

O que era pra ser um thriller de tráfico de diamantes resulta em um romance desafeiçoado. Nem a carga do cinema de ação de Keanu Reeves define o propósito da produção.

  quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Crítica | George Harrison: Living in the Material World (2011): o Beatle mais transcendental

Longo sem ser confuso, documentário de Scorsese pinta um fiel retrato do lado espiritual de George Harrison, que buscava expandir sua mente para encontrar respostas para o que mais existia além do mundo material.

  quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Crítica | Gotti (2018): Cosa Nostra malsucedida

Filme inspirado na trajetória do mafioso John Gotti não acrescenta nada de novo ao gênero e ainda tropeça em uma narrativa confusa com atuações preguiçosas.

  terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Crítica | 211: O Grande Assalto (2018): tiroteio e falta de coerência

Filme policial estrelado por Nicolas Cage apresenta história de assalto a banco que tem o mérito de conectar todos os personagens, mas falha em quesitos técnicos e no desenvolvimento da produção.

  terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Crítica | No Coração da Escuridão (2018): desespero e esperança

Ethan Hawke entrega a atuação de uma vida nesse filme sombrio, pesado e cheio de culpa do diretor e roteirista Paul Schrader.

  segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Crítica | High Flying Bird (Netflix, 2019): buscando uma revolução na NBA

Filmado com um iPhone 7 Plus, novo longa-metragem de Steven Soderbergh usa de uma negociação entre atletas e cartolas para criticar os bastidores do basquete nos Estados Unidos.

  segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Crítica | Escape Room (2019): tente sair e resistir ao jogo

Inspirado pelas famosas salas de fuga e combinando elementos de diversos thrillers de sucesso, "Escape Room" é um filme imperdível para o grande público jovem.

  segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Crítica | Sem Rastros (2018): cinema em prol da sutileza

Aproveitando todo o potencial da linguagem cinematográfica, Debra Granik conta a sensível história de uma garota e seu pai buscando encontrar seus lugares no mundo.

  domingo, 10 de fevereiro de 2019

Crítica | Sauvage (2018): o retrato cru da solidão

O estreante Camille Vidal-Naquet faz de "Sauvage" um conto cruel e desolador sobre liberdade e busca por amor.

  sábado, 09 de fevereiro de 2019

Crítica | Alita: Anjo de Combate (2019): Hollywood no caminho certo

Mesmo falhando no principal relacionamento, o filme é provavelmente a melhor adaptação de um mangá em Hollywood e entrega uma forte protagonista em um mundo visualmente deslumbrante.

  sábado, 09 de fevereiro de 2019

Crítica | She-Ra e as Princesas do Poder (Netflix, 1ª Temporada): uma heroína mais humana [SÉRIE]

Com a missão de trazer a personagem para o século XXI, a série traz uma She-Ra mais jovem e com mais conflitos, numa boa jornada de amadurecimento e aceitação.

  quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019

Crítica | Dear Ex (Netflix, 2019): velhos amantes, novos amores

Drama taiwanês usa de uma história absurda para trabalhar assuntos sérios como luto e aceitação.

  quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019

Crítica | Querido Menino (2018): nos trilhos da vida

Entre altos e baixos, "Querido Menino" revela-se uma obra cuja sensibilidade ao tratar do vício em drogas destaca-se, mesmo dentre diversos equívocos técnicos.

  quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019

Crítica | Papillon (2017): refém da arte

Remake toma decisões diferentes do filme original, chegando a melhorar alguns aspectos, mas passa despercebido pelo público.

  quarta-feira, 06 de fevereiro de 2019

Crítica | Cora Coralina: Todas as Vidas (2017): da casa velha da ponte para o Brasil

Nascida na Cidade de Goiás, a pequena Ana retratou através das suas poesias a vida simples e bela do povo interiorano, integrando o universo da literatura brasileira com seu vigor e simplicidade.

  quarta-feira, 06 de fevereiro de 2019

Crítica | Uma Aventura LEGO 2 (2019): diversão para pais e filhos

Os bonequinhos amarelos estão de volta numa divertidíssima sequência do "universo cinematográfico LEGO", feita tanto para os pequenos quanto para os grandões.

  terça-feira, 05 de fevereiro de 2019

Crítica | Se a Rua Beale Falasse (2018): sobre amor e compaixão

Um profundo drama familiar e racial, que não deixa de retratar todas as dimensões importantes de sua temática, porém sem abrir mão da poesia que lhe confere a aura de uma dança.

  terça-feira, 05 de fevereiro de 2019

Crítica | Clímax (2018): fervo e delírio numa sangria desatada

Gaspar Noé ameniza as polêmicas em seu novo longa e faz uma incrível homenagem à "Possessão" e "Suspiria" ao acompanhar a descida ao inferno de um grupo de dançarinos que toma um drink batizado com LSD.

  segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019

Crítica | Brexit (HBO, 2019): dentro ou fora?

Apesar de ser complexo para quem não é britânico, a produção da HBO mostra como o plebiscito sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia abriu as portas para as fake news e mudou o mundo.

  segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019

Crítica | Velvet Buzzsaw (Netflix, 2019): arte, comédia e terror

Crítica a superficialidade dos museus, galerias e mídia especializada que trata da arte contemporânea, “Velvet Buzzsaw” é uma consciente obra de terrir que mescla o terror e o humor como ferramenta para debochar desse universo.

  domingo, 03 de fevereiro de 2019