Cinema com Rapadura

Críticas

A Parte dos Anjos (2012): Ken Loach em retrato carismático do Reino Unido

Seguindo a linha de “À Procura de Eric”, de 2009, diretor inglês entrega filme em que a comédia se sobrepõe ao drama, destoando de sua filmografia, fazendo de seu país um lugar de algumas possibilidades, quando bem aproveitadas.

  domingo, 10 de março de 2013

Killer Joe – Matador de Aluguel (2011): William Friedkin volta em grande estilo

Cineasta volta às origens e traz um filme que revela a vida obscura de uma família que não tem limites para violência que é capaz de fazer.

  domingo, 10 de março de 2013

Oz – Mágico e Poderoso (2013): quando o mago é o próprio truque

Sam Raimi nos leva de volta à Cidade Esmeralda para revelar quem era o homem por trás da cortina, embora tenha escolhido um ator que não se mostra muito adequado para este papel.

  domingo, 10 de março de 2013

Amor é Tudo o que Você Precisa (2012): atração entre os opostos

Comédia romântica dinamarquesa preenche história simples com personagens profundos e um visual exuberante.

  domingo, 10 de março de 2013

No (2012): Adeus, Pinochet

Último capítulo da trilogia de Pablo Larraín sobre Pinochet remonta os últimos anos de regime militar no Chile.

  domingo, 10 de março de 2013

Dezesseis Luas (2013): feitiçaria no sul dos EUA em mais um romance teen

Vendido como "O novo Crepúsculo" por sua distribuidora, este filme, a despeito da presença de atores de primeira linha em seu elenco e da boa química entre o casal principal, se mostra extremamente frustrante, funcionando apenas pontualmente e mais por conta de seu caráter trash.

  segunda-feira, 04 de março de 2013

Amanhecer Violento (2012): superficialidade e desinteresse são as palavras de ordem

Refilmagem do longa homônimo de 1984 não se compromete com a temática pertinente, tornando-se vazio e pouco atrativo mesmo enquanto puro entretenimento.

  segunda-feira, 04 de março de 2013

Hitchcock (2012): cinebiografia mostra o homem por trás do gênio

Com deslizes e acertos, filme exibe curiosidades sobre as filmagens de “Psicose” e, principalmente, a relação de dependência entre o diretor e sua amada esposa.

  segunda-feira, 04 de março de 2013

Colegas (2012): um road movie muito além da síndrome de down

Um filme que merece ser visto por todos.

  segunda-feira, 04 de março de 2013

Depois de Lúcia (2012): excelente drama mexicano aborda o bullying

Longa é um bom tapa na cara e causa reflexões sobre como o tema é lidado nos dias de hoje.

  segunda-feira, 04 de março de 2013

César Deve Morrer (2012): realidade e ficção se misturam em obra italiana

Os irmãos Taviani ousam em seu último filme e mostram como Shakespeare ainda é uma inspiração para aqueles que querem trabalhar a arte por meio da arte.

  segunda-feira, 04 de março de 2013

Doméstica (2012): documentário retrata a vida das profissionais do lar

Gabriel Mascaro e outros colaboradores apresentam de forma crua a vida de sete empregadas domésticas.

  segunda-feira, 04 de março de 2013

Atrás da Porta (2012): Helen Mirren é a força de drama irregular

Coprodução Hungria/Alemanha promissora se perde em realização instável.

  segunda-feira, 04 de março de 2013

O Reino Gelado (2012): falta força em animação russa tridimensional

Inspirado no conto “A Rainha da Neve”, longa chega sem muitos atrativos.

  quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Indomável Sonhadora (2012): um conto fantástico e cruel pelos olhos de uma criança

Benh Zeitlin entrega uma história comovente e original que se torna ainda melhor graças a sua adorável protagonista.

  segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Cirque Du Soleil – Outros Mundos (2012): um espetáculo audiovisual magnífico

Tentando ser algo além de uma montagem dos melhores momentos da companhia circense de origem canadense, a produção possui um fiapo de trama que tenta interligar os números que surgem na fita, mas são justamente estes que justificam a ida ao cinema.

  segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Duro de Matar – Um Bom Dia para Morrer (2013): entretenimento e descaracterização

Quinto longa da série tem ótimas cenas de ação e consegue divertir, mas não toma responsabilidade por elementos que dão corpo à franquia.

  segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

As Sessões (2012): o sexo chega ao divã em longa baseado em história real

Helen Hunt é terapeuta que aceita fazer sexo com homem virgem paralizado pela poliomielite

  segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Para Maiores (2013): elenco estelar em situações embaraçosas

Em série de curtas-metragens, cuja justificativa para se conectarem é nada menos do que ridícula, astros e estrelas de Hollywood provam que sabem falar palavrões, insinuar (e realizar) obscenidades e fazer péssimas escolhas para a própria carreira, como participar deste filme.

  domingo, 17 de fevereiro de 2013

A Hora Mais Escura (2012): a obsessão de uma nação personificada em uma mulher

A despeito de utilizar a busca por Osama Bin Laden como guia narrativo, este eficiente filme é focado na obsessão de uma mulher e em sua desconstrução como ser humano, funcionando quase como uma releitura moderna de “Moby Dick” orquestrada por Kathryn Bigelow e Mark Boal.

  domingo, 17 de fevereiro de 2013

Tainá – A Origem (2011): a indiazinha retorna em seu terceiro filme

Longa infantil traz enredo simplório e personagens genéricos, subestimando o público alvo.

  domingo, 17 de fevereiro de 2013

O Voo (2012): o retorno decente de Zemeckis ao universo live-action

Com Denzel Washington inspirado, cineasta conta história sobre ética, profissionalismo e vícios em filme de início espetacular.

  domingo, 10 de fevereiro de 2013

Meu Namorado é um Zumbi (2013): mióóóóóóóólos… e coração

Inserindo a estrutura clássica das comédias românticas em um mundo pós-apocalíptico recheado de zumbis, o filme surpreende graças a um protagonista forte, humor auto-depreciativo e uma trilha escolhida a dedo.

  domingo, 10 de fevereiro de 2013

O Amante da Rainha (2012): o adultério que ajudou a salvar um país

Longa dinamarquês indicado ao Oscar retrata história real da monarquia no século 18.

  domingo, 10 de fevereiro de 2013

Inatividade Paranormal (2013): Marlon Wayans fazendo aquilo de sempre

Os irmãos Wayans se especializaram em paródias de fitas de terror e suspense com a franquia "Todo Mundo em Pânico". Tendo como alvo o pseudo-realismo dos "found footage" essa nova empreitada se mostra apenas um repeteco das piadas de sempre desse tipo de produção, apenas em nova embalagem.

  terça-feira, 05 de fevereiro de 2013

Os Miseráveis (2012): um musical bem acima do tom ideal

Tom Hooper exagera além do recomendável em seus números musicais, valoriza a forma ao conteúdo e faz de seu filme uma grande e cansativa cantoria de personagens mal construídos.

  segunda-feira, 04 de fevereiro de 2013

Caça aos Gângsteres (2013): um longa perdido entre o realismo e a estilização

Sem alma ou personalidade, essa tentativa de modernização dos filmes clássicos da era de ouro do crime organizado americano desperdiça um belo elenco e uma interessante história real em uma obra medíocre.

  segunda-feira, 04 de fevereiro de 2013

Jorge Mautner – O Filho do Holocausto (2012): cultura, música e história

Documentário musical de Pedro Bial e Heitor D'Alincourt reforça a importância do artista para a cultura brasileira.

  segunda-feira, 04 de fevereiro de 2013

O Lado Bom da Vida (2012): uma ode aos desajustados

Longa indicado ao Oscar é divertido, emocionante e reflexivo.

  segunda-feira, 04 de fevereiro de 2013

O Resgate (2012): mais um fiasco estrelado por Nicolas Cage

Falta ação. Falta entretenimento.

  segunda-feira, 04 de fevereiro de 2013

Lincoln (2012): um dialógico e político Steven Spielberg

Filme com mais indicações aos Oscar 2013 traz o cineasta mais contido diante de um roteiro meticuloso e eloquente sobre um dos episódios mais importantes da história dos EUA.

  segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O Mestre (2012): Anderson explora o abismo entre o cientista e o rato

Focado apenas em seus fascinantes e vulneráveis protagonistas, o cineasta cria neste seu novo trabalho um complexo quebra-cabeças formado pelas mais intrigantes peças existentes: a psique humana.

  segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

João e Maria – Caçadores de Bruxas (2013): trash, mas nem tanto

Sem conseguir chegar naquele nível de tosqueira que torna um filme trash divertido, esta "atualização" do conto dos irmãos Grimm tem alguns bons momentos, mas morre na mediocridade.

  segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Caverna dos Sonhos Esquecidos (2010): relíquia histórica é tema de doc

Werner Herzog dirige documentário didático sobre reduto das mais antigas pinturas rupestres da humanidade.

  segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Amor (2012): drama denso mostra o fim da vida de um casal

Michael Haneke reflete sobre a desgraça da morte e do amor.

  domingo, 20 de janeiro de 2013

Sammy – A Grande Fuga (2012): animação continua irregular

Sequência de “As Aventuras de Sammy” peca por divertir e impressionar pouco.

  domingo, 20 de janeiro de 2013

O Último Desafio (2013): Schwarzenegger em filme solo de gosto duvidoso

Depois de participações na franquia “Os Mercenários”, é a vez do ator ser a estrela de longa que é uma ode à violência, como não poderia ser diferente.

  domingo, 20 de janeiro de 2013

Django Livre (2012): após os nazistas, os escravocratas americanos são o novo alvo de Tarantino

No segundo ato de seu arco enfocando o revanchismo histórico, o cineasta Quentin Tarantino brinca com a polêmica ao misturar, sem papas na língua, escravidão, faroeste e blaxploitation.

  domingo, 20 de janeiro de 2013

Jack Reacher – O Último Tiro (2012): Tom Cruise em sua zona de conforto

Astro parece querer emplacar nova franquia de ação com filme que empolga por seu roteiro inteligente...até seu ato final.

  segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A Viagem (2012): bonito longa com elementos de ficção espiritualista

Embora derrape principalmente ao inserir um elemento excessivamente distrativo em uma já delicada narrativa, essa reunião dos Irmãos Wachowski com o talentoso cineasta alemão Tom Tykwer não faz feio perante os currículos dos seus diretores.

  segunda-feira, 14 de janeiro de 2013