Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Na Escuridão (2018): e não trouxe luz alguma

O longa protagonizado por Natalie Dormer apresenta trama promissora, mas se perde em seus conceitos e roteiro.

  quarta-feira, 17 de abril de 2019

Crítica | Ultraman (Netflix, 1ª Temporada): o que faz um herói

Sequência dos tokusatsu dos anos 60, o anime acerta não só no clima nostálgico, como no amadurecimento deste universo ao trazer um texto mais encorpado e moderno.

  terça-feira, 16 de abril de 2019

Crítica | O Silêncio (Netflix, 2019): não faça barulho

O diretor John R. Leonetti se apoia nos clichês de filmes pós-apocalípticos na nova produção de terror da Netflix.

  terça-feira, 16 de abril de 2019

Crítica | Quase 18 (2016): o turbilhão da adolescência

O amadurecimento em direção à vida adulta é a base dessa comédia dramática simpática, mas que trata de forma irregular seus personagens.

  domingo, 14 de abril de 2019

Crítica | The Handmaid’s Tale – O Conto da Aia: (2ª Temporada): desenvolvimento lento [SÉRIE]

Diferentemente da primeira temporada, o novo ano de série apresenta episódios arrastados e história que anda devagar, mas quando bem explorada, ainda tem qualidade ímpar.

  sábado, 13 de abril de 2019

Crítica | O Profissional (1994): sinfonia de Besson [CLÁSSICO]

Luc Besson filma a ação como poucos, dando a ela um visual peculiar. Porém, é a improvável relação de Léon com Mathilda e suas trocas de experiências que empolgam de verdade.

  sábado, 13 de abril de 2019

Crítica | A Casa do Medo – Incidente em Ghostland (2018): projeto de torture porn

Exagerando na estranheza, no sadismo das cenas violentas e nas variações da narrativa, "A Casa do Medo - Incidente em Ghostland" é um exemplar clássico de terror genérico, frágil e infeliz.

  sexta-feira, 12 de abril de 2019

Crítica | O Date Perfeito (Netflix, 2019): a comédia romântica encontrou sua casa

Netflix acerta novamente e mostra que entende como ninguém o gênero da comédia romântica e sabe como trabalhar com ele.

  sexta-feira, 12 de abril de 2019

Crítica | A Força de Grayskull – A História de He-Man e os Mestres do Universo (2017): a força infantil

Documentário abrange a longeva carreira da linha de brinquedos, animações e do longa do He-Man. Com entrevistados bem selecionados, ótima montagem e depoimentos sinceros, é prato cheio para qualquer fã saudoso.

  quinta-feira, 11 de abril de 2019

Crítica | Suspiria (1977): a estética do medo

Combinando muito bem técnicas de fotografia com uma trilha sonora incômoda, o filme evoca uma sensação de perigo e desconforto, que cresce a cada cena até o seu horripilante clímax.

  quinta-feira, 11 de abril de 2019

Crítica | Paskal – Missão Resgate (Netflix, 2018): um combate honesto

O filme militar malaio segue uma trama trivial e apresenta sequências de ação com consistência e dinamismo.

  quinta-feira, 11 de abril de 2019

Crítica | Entre Irmãs (2017): mais homoafetividade que cangaço

Somente as atrizes se entregam ao filme porque o diretor, Breno Silveira, opta por perpetuar estereótipos e dirigir seguro uma produção com linguagem de novela.

  quinta-feira, 11 de abril de 2019

Crítica | 1964 – O Brasil entre Armas e Livros (YouTube, 2019): o que é a verdade?

Documentário da iniciativa Brasil Paralelo se equilibra na linha tênue da história, e coloca ainda mais em xeque a existência da imparcialidade.

  quarta-feira, 10 de abril de 2019

Crítica | Estrada Sem Lei (Netflix, 2019): captura de Bonnie e Clyde

John Lee Hancock apresenta novo ponto de vista sobre a perseguição para capturar o famoso casal de criminosos

  quarta-feira, 10 de abril de 2019

Crítica | The Handmaid’s Tale – O Conto da Aia (1ª Temporada): horror contra as mulheres [SÉRIE]

Trama mostra um futuro em que um governo fundamentalista cristão, após golpe de Estado, muda a sociedade norte-americana tirando poder e escravizando o sexo feminino, seu bem mais precioso.

  segunda-feira, 08 de abril de 2019

Crítica | Loja de Unicórnios (Netflix, 2017): a felicidade vem de dentro

Brie Larson estreia na direção com um filme simples e doce, mas raso e ingênuo demais. Mediana como diretora, embora muito boa atriz, entrega uma obra com uma mensagem atemporal e consegue entreter.

  domingo, 07 de abril de 2019

Crítica | Um Amor Inesperado (2018): grandes doses de carisma em passos lentos

Ricardo Darín e Mercedes Morán estrelam o romance argentino com baldes de charme como personagens separados em busca de satisfação após 25 anos de casamento.

  sexta-feira, 05 de abril de 2019

Crítica | Girl (Netflix, 2018): íntimo retrato sobre a transsexualidade feminina

Sem medo de tratar de um tema sensível e polêmico, "Girl" apresenta uma protagonista transsexual e seus conflitos internos enquanto persegue seus objetivos no balé.

  sexta-feira, 05 de abril de 2019

Crítica | Bayoneta (Netflix, 2019): boxe sem emoção

Novo longa original da Netflix, "Bayoneta" tenta trazer significado a uma jornada fria e calculista.

  sexta-feira, 05 de abril de 2019

Crítica | Um Funeral em Família (2019): as definições de vergonha alheia foram atualizadas

Nova comédia de Tyler Perry e a última como sua famosa personagem Madea, é arrastada e recheada de piadas sem a menor graça.

  quinta-feira, 04 de abril de 2019

Crítica | Love, Death & Robots (Netflix, 1ª Temporada): animação também é coisa de adulto [SÉRIE]

Com temáticas e estilos variados, a série antológica adulta da Netflix explora o rico potencial que o formato animado tem a oferecer.

  terça-feira, 02 de abril de 2019

Crítica | Melhor É Impossível (1997): esperançosa dramédia [CLÁSSICO]

Um ótimo longa sobre o poder que temos de melhorar e inspirar outros a serem melhores, o filme de James L. Brooks conta com um roteiro afiado e interpretações memoráveis.

  segunda-feira, 01 de abril de 2019

Crítica | Pastor Cláudio (2015): o Caronte da ditadura brasileira

Relato em primeira pessoa de um matador do Estado brasileiro na época da Ditadura reforça a importância de um país assumir os erros do passado e de um povo asssumir a defesa de uma democracia.

  domingo, 31 de março de 2019

Crítica | Os Defensores (Netflix): épico desperdício [SÉRIE]

A esperada reunião dos heróis da Marvel nas séries da Netflix não rendeu os frutos que poderia. Com uma trama boba e confusa e desperdícios de vilões, o supergrupo sai por baixo no que é um mar de oportunidades perdidas.

  domingo, 31 de março de 2019

Crítica | Shazam! (2019): diversão e inocência em harmonia total

Novo longa da DC traz de volta toda a leveza e singeleza dos antigos filmes de super-heróis.

  sexta-feira, 29 de março de 2019

Crítica | The Dirt – Confissões do Mötley Crüe (Netflix, 2019): (muito) sexo, drogas e rock ‘n’ roll

A cinebiografia do Mötley Crüe mostra sem medo o lado libertino da vida de excessos da banda, mas peca ao não investir no que tem de melhor: os músicos.

  sexta-feira, 29 de março de 2019

Crítica | La Casa de Papel (Netflix, Partes 1 e 2): a arte do roubo

Um plano perfeito, o maior roubo da história e a mistura equilibrada entre novela e série que também vai te prender na Casa da Moeda.

  sexta-feira, 29 de março de 2019

Crítica | Stranger Things (Netflix, 2ª Temporada): foco no que importa [SÉRIE]

A segunda temporada cria espaço para que seus personagens comecem a amadurecer e abre caminho para o incrível talento de Noah Schnapp.

  quinta-feira, 28 de março de 2019

Crítica | Vox Lux – O Preço da Fama (2018): nasce (e tomba) uma estrela

"Vox Lux" é uma história comum de "rumo ao estrelato", narrada sob um ponto de vista diferente, mas pecando na forma como é contada.

  quinta-feira, 28 de março de 2019

Crítica | Happy Hour – Verdades e Consequências (2017): desejos e traições

Sem soar pedante, o filme consegue passear bem entre estilos, mas se perde nas escolhas narrativas.

  quinta-feira, 28 de março de 2019

Crítica | Yucatán (Netflix, 2018): novelesco filme sobre golpes e golpistas

Uma obra que não sabe o que quer ser e se estende, de forma maçante, para além do necessário.

  quinta-feira, 28 de março de 2019

Crítica | A Terra É Plana (2018): cortês com o absurdo

O documentário dirigido por Daniel J. Clark passa uma ideia de imparcial, mas serve para mostrar o quando a concepção dos terraplanistas é absurda e sem fundamentos.

  quarta-feira, 27 de março de 2019

Crítica | Escobar – A Traição (2017): made in USA

Inchada e sem dizer a que veio, essa tentativa de abordagem mais intimista à vida de Pablo Escobar termina sendo mais uma história genérica destinada ao esquecimento.

  quarta-feira, 27 de março de 2019

Crítica | Gloria Bell (2018): dançando à beira do abismo

Refilmagem plano-a-plano do original chileno, a versão americana vale o ingresso por mais uma atuação comovente de Julianne Moore.

  terça-feira, 26 de março de 2019

Crítica | The Umbrella Academy (Netflix, 1ª Temporada): superfamília disfuncional

Uma disfuncional família de pessoas com poderes especiais precisa resolver suas diferenças e unir forças para salvar o mundo de um desconhecido apocalipse iminente.

  terça-feira, 26 de março de 2019

Crítica | Asfalto de Sangue (Netflix, 2017): rotina extenuante

Acertando nas questões técnicas e subjetivas do enredo, filme mostra percalços de piloto de moto que busca se firmar na carreira, mas antes precisa conciliar o sonho com o cansativo trabalho de entregador de drogas.

  sábado, 23 de março de 2019

Crítica | Andar Montar Rodeio – A Virada de Amberley (Netflix, 2019): feito para a Sessão da Tarde

Nova cinebiografia da Netflix usa uma história real de superação para seguir uma fórmula convencional e melodramática.

  sábado, 23 de março de 2019

Crítica | Durante a Tormenta (Netflix, 2018): montando um quebra-cabeças

Diretor espanhol Oriol Paulo mistura o suspense com viagem no tempo com um roteiro cheio de reviravoltas.

  sábado, 23 de março de 2019

Crítica | Desventuras em Série (Netflix, 1ª Temporada): morbidamente engraçada [SÉRIE]

Tecnicamente perfeita, a série é um raro caso de adaptação literária de alta qualidade. Divertindo com diálogos irônicos e personagens excêntricos muito bem construídos, a obra é material rico para adultos e crianças.

  sábado, 23 de março de 2019

Crítica | 3% (Netflix, 1ª Temporada): distopia à brasileira [SÉRIE]

Primeira série brasileira produzida pela Netflix, esta distopia traz uma ótima crítica social que, mesmo com um roteiro que não acerte em alguns importantes aspectos, cria personagens complexos interpretados por um ótimo elenco.

  sábado, 23 de março de 2019