Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Boi (Netflix, 2019): tentativas em vão

A obra de suspense é tecnicamente encantadora, mas traz um enredo mal explorado e sem coesão.

  domingo, 11 de agosto de 2019

Crítica | 45 Dias Sem Você (2018): tour do coração partido

Um jovem que acaba de ter seu coração destruído decide se curar com uma viagem por Inglaterra, Portugal e Argentina. Uma trama rasa, mas com atuações convincentes.

  sábado, 10 de agosto de 2019

Crítica | Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019): os pesadelos de Del Toro

Saído diretamente da infância de Guillermo del Toro, o terror conquista com seus efeitos práticos dignos de premiação e sequências arrepiantes.

  sábado, 10 de agosto de 2019

Crítica | Years and Years (HBO, 1ª Temporada): futuro atual [SÉRIE]

Série se destaca ao imaginar um futuro próximo em que nossas escolhas políticas afetam de maneira decisiva o mundo que vivemos. Nada mais atual.

  sábado, 10 de agosto de 2019

Crítica | Sequestrando Stella (Netflix, 2019): clichê que não funciona

Apesar de entreter, o suspense não consegue fugir dos clichês negativos do gênero.

  sábado, 10 de agosto de 2019

Crítica | Euphoria (HBO, 1ª Temporada): não é mais um besteirol adolescente

Uma série que se propõe a ir muito além do cotidiano adolescente, perpassando por questões de amadurecimento e da própria vida adulta com um primor estético louvável.

  sexta-feira, 09 de agosto de 2019

Crítica | As Rainhas da Torcida (2019): sonhos e limitações

Diane Keaton volta a estrelar uma divertida comédia com o drama e as questões da terceira idade.

  sexta-feira, 09 de agosto de 2019

Crítica | Abaixo a Gravidade (2017): baía de todos os homens

O longa do diretor baiano Edgard Navarro é uma ode à liberdade no sentido amplo com ótimo elenco e visuais inspirados.

  sexta-feira, 09 de agosto de 2019

Crítica | Rainhas do Crime (2019): elas merecem muito mais

Drama se inclina à comédia, mas não consegue construir uma trama envolvente em qualquer gênero que proponha, desperdiçando assim seu elenco.

  quinta-feira, 08 de agosto de 2019

Crítica | O Mistério do Gato Chinês (2017): um mediano show de fogos de artifício

Mesmo banhado a espetaculares efeitos visuais, a produção chinesa é um filme indeciso que peca em conquistar o público.

  quarta-feira, 07 de agosto de 2019

Crítica | Miss Bala (2019): ação novelesca

Involuntariamente contraditório, o remake recorre excessivamente ao uso de estereótipos na tentativa de construir uma heroína inspiradora.

  quarta-feira, 07 de agosto de 2019

Crítica | No Coração do Mundo (2019): lugares e não lugares

Trabalhando com naturalidade e realismo as relações entre os indivíduos e os espaços (concretos ou não), a obra oferece um olhar bastante complexo para nossa realidade urbana.

  quarta-feira, 07 de agosto de 2019

Crítica | Obsessão Secreta (Netflix, 2019): perdido em clichês

Nem um pouco original, longa da Netflix tem atuações sofríveis e abusa de artifícios corriqueiros para tentar entreter o espectador.

  quarta-feira, 07 de agosto de 2019

Crítica | Meu Amigo Enzo (2019): história bonitinha de cachorro

O filme de cachorro, baseado em um livro premiado, entrega alguns risos e lágrimas, mas é confuso e os personagens não se aplicam totalmente.

  terça-feira, 06 de agosto de 2019

Crítica | Três Estranhos Idênticos (2018): uma discussão sobre a vida

Uma história incrível ganha vida e emociona nesse documentário que foi um forte concorrente ao Oscar 2019, mas não conseguiu uma indicação na fase final da premiação.

  domingo, 04 de agosto de 2019

Crítica | Diane (2017): um terror fora do comum

Filme traz elementos inusitados, mas perde a força em seu ato final.

  sábado, 03 de agosto de 2019

Crítica | Praça Pública (2018): crônicas de burgueses franceses

A definição do estereotipado filme francês: com foco na trajetória, ritmo lento e crítica social, além de política, com um toque de sarcasmo.

  sábado, 03 de agosto de 2019

Crítica | The Newsroom (HBO, 2ª Temporada): o custo da verdade [SÉRIE]

Segunda parte do show é marcada por grande atuação de Jeff Daniels e mostra as falhas na cobertura de uma história falsa, trazendo consequências negativas para os jornalistas da ACN.

  sábado, 03 de agosto de 2019

Crítica | Os Papéis de Aspern (2018): o passado aprisiona

Tem coisas do passado que precisam ficar no passado ou simplesmente não querem sair de lá. Um longa mediano, salvo principalmente pelas atuações de Vanessa Redgrave e Joely Richardson.

  sábado, 03 de agosto de 2019

Crítica | Em Trânsito (2018): uma obra atemporal

O diretor Christian Petzold brinca com nossas percepções de forma inteligente para recontar histórias de imigrantes refugiados.

  sexta-feira, 02 de agosto de 2019

Crítica | UglyDolls (2019): um comercial de 80 minutos

Com um visual bonito e uma história fraca, "UglyDolls" é mais uma animação que poderia ser excelente, mas deve murchar fora das salas de cinema.

  sexta-feira, 02 de agosto de 2019

Crítica | Mademoiselle Paradis (2017): Paradis à luz do que não se vê

O longa pretende tanto ser drama épico quanto alegórico, mas falha na execução sóbria e displicente quanto à abordagem de arcos complexos.

  sexta-feira, 02 de agosto de 2019

Crítica | Uma Nação Estressada (HBO, 2019): preocupações constantes

Aproveitando bem seu curto tempo, o documentário da HBO explora os problemas que levaram ao aumento nas mortes nos EUA, principalmente da classe média branca.

  sexta-feira, 02 de agosto de 2019

Crítica | Upgrade (2018): parasitismo tecnológico

Com comentários sobre o doente comportamento humano em relação à tecnologia, “Upgrade” é uma frenética atualização do clássico "Robocop" (1987).

  quinta-feira, 01 de agosto de 2019

Crítica | Eu Não Sou Uma Bruxa (2017): um novo olhar sobre bruxaria

Drama impressiona positivamente com seu roteiro surpreendente e metáforas relevantes.

  quinta-feira, 01 de agosto de 2019

Crítica | Velozes e Furiosos – Hobbs & Shaw (2019): delicioso absurdo estúpido

Filme tem roteiro desconexo, estúpido e não trata bem suas tramas. Entretanto, entende o espírito da franquia de brincar com o absurdo e, com uma dupla em ótima química, entrega diversão absoluta.

  quinta-feira, 01 de agosto de 2019

Crítica | Memórias da Dor (2017): fantasmas do presente

Drama se utiliza da triste espera da escritora Marguerite Duras para contar um relato conceitual.

  quinta-feira, 01 de agosto de 2019

Crítica | Privacidade Hackeada (Netflix, 2019): por trás dos crimes da Cambridge Analytica

A partir dos crimes cometidos pela Cambridge Analytica, o documentário tenta expor os riscos que existem ao compartilhar dados tão íntimos em redes sociais que pertencem às maiores empresas do mundo.

  quarta-feira, 31 de julho de 2019

Crítica | Metallica – Some Kind of Monster (2004): monstros do rock, monstros no rock

Documentário mergulha nos relacionamentos tóxicos da banda para ilustrar uma jornada de autoconhecimento e cura, enriquecida pela coragem de permitir que momentos pessoais e íntimos entre eles fossem filmados.

  quarta-feira, 31 de julho de 2019

Crítica | Parchís – O Documentário (Netflix, 2019): consequências do sucesso infantil

Produção reúne registros e relatos sobre os anos de sucesso do fenômeno Parchís, conjunto espanhol de cantores mirins que também conquistou a América Latina nos anos 80.

  terça-feira, 30 de julho de 2019

Crítica | Saint Seiya – Os Cavaleiros do Zodíaco (Netflix, 1ª Temporada): a pressa é inimiga da perfeição

Apesar de revisitar a franquia com dinamismo e uma competente animação, episódios desperdiçam chances de melhorar roteiro, apressam-se demais e perdem o que a obra original tinha de destaque: emoção.

  terça-feira, 30 de julho de 2019

Crítica | Em Busca da Felicidade (Prime Video, 2019): sentido fora do cinema

Dez anos após a separação dos Jonas Brothers, o documentário disponibilizado pela Amazon Prime Video tem mais valor para os fãs do que para o cinema.

  segunda-feira, 29 de julho de 2019

Crítica | Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese (Netflix, 2019): músico ou ator?

Ainda que a restauração das imagens nos aproxime da presença do músico, o mockumentary de Martin Scorsese nos distancia da pessoa de Bob Dylan e enaltece sua figura.

  segunda-feira, 29 de julho de 2019

Crítica | Jornada da Vida (2018): é tempo de descolonizar

Co-produção entre França e Senegal traz o debate da descolonização imposta sobre países africanos para uma Europa que hoje se sente invadida por estrangeiros.

  domingo, 28 de julho de 2019

Crítica | La Casa de Papel – Parte 3 (Netflix, 2019): agora é guerra!

Sucesso espanhol da Netflix retorna mais novelão do que nunca, com um atraco absurdamente envolvente, discursos femininos empoderados e indícios de que o fim pode estar próximo.

  domingo, 28 de julho de 2019

Crítica | Gelo em Chamas (HBO, 2019): hora de agir

Documentário mostra os impactos do aquecimento global e se destaca por apresentar alternativas possíveis para salvar o mundo.

  domingo, 28 de julho de 2019

Crítica | O Monstro do Monstro de Frankenstein (Netflix, 2019): mocumentário metalinguístico

Apoiado no carisma de David Harbour, curta-metragem é criativo e possui um humor pontual.

  quinta-feira, 25 de julho de 2019

Crítica | No Coração do Ouro: O Escândalo da Seleção Americana de Ginástica (HBO, 2019): ciclo perverso

Documentário mostra como a cultura americana do esporte foi abalada com o caso do médico que abusava de jovens ginastas olímpicas e também toda a negligência em torno da modalidade.

  quarta-feira, 24 de julho de 2019

Crítica | O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel (2001): um épico para a todos governar [CLÁSSICO]

O longa que iniciou a trilogia fantástica de Peter Jackson é um gigantesco acerto de adaptação de obra literária, épico aventuresco, atuações precisas, visuais de tirar o fôlego, trilha sonora emocionante e avanços tecnológicos.

  quarta-feira, 24 de julho de 2019

Crítica | Deadwood – O Filme (HBO, 2019): ofuscado pelo formato

Dez anos após os acontecimentos finais da série "Deadwood", retornamos à pequena cidade e reencontramos velhos conhecidos. Mas até que ponto uma das melhores produções da HBO precisava de uma sequência?

  terça-feira, 23 de julho de 2019