Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Saint Seiya – Os Cavaleiros do Zodíaco (Netflix, 1ª Temporada): a pressa é inimiga da perfeição

Apesar de revisitar a franquia com dinamismo e uma competente animação, episódios desperdiçam chances de melhorar roteiro, apressam-se demais e perdem o que a obra original tinha de destaque: emoção.

  terça-feira, 30 de julho de 2019

Crítica | Em Busca da Felicidade (Prime Video, 2019): sentido fora do cinema

Dez anos após a separação dos Jonas Brothers, o documentário disponibilizado pela Amazon Prime Video tem mais valor para os fãs do que para o cinema.

  segunda-feira, 29 de julho de 2019

Crítica | Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese (Netflix, 2019): músico ou ator?

Ainda que a restauração das imagens nos aproxime da presença do músico, o mockumentary de Martin Scorsese nos distancia da pessoa de Bob Dylan e enaltece sua figura.

  segunda-feira, 29 de julho de 2019

Crítica | Jornada da Vida (2018): é tempo de descolonizar

Co-produção entre França e Senegal traz o debate da descolonização imposta sobre países africanos para uma Europa que hoje se sente invadida por estrangeiros.

  domingo, 28 de julho de 2019

Crítica | La Casa de Papel – Parte 3 (Netflix, 2019): agora é guerra!

Sucesso espanhol da Netflix retorna mais novelão do que nunca, com um atraco absurdamente envolvente, discursos femininos empoderados e indícios de que o fim pode estar próximo.

  domingo, 28 de julho de 2019

Crítica | Gelo em Chamas (HBO, 2019): hora de agir

Documentário mostra os impactos do aquecimento global e se destaca por apresentar alternativas possíveis para salvar o mundo.

  domingo, 28 de julho de 2019

Crítica | O Monstro do Monstro de Frankenstein (Netflix, 2019): mocumentário metalinguístico

Apoiado no carisma de David Harbour, curta-metragem é criativo e possui um humor pontual.

  quinta-feira, 25 de julho de 2019

Crítica | No Coração do Ouro: O Escândalo da Seleção Americana de Ginástica (HBO, 2019): ciclo perverso

Documentário mostra como a cultura americana do esporte foi abalada com o caso do médico que abusava de jovens ginastas olímpicas e também toda a negligência em torno da modalidade.

  quarta-feira, 24 de julho de 2019

Crítica | O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel (2001): um épico para a todos governar [CLÁSSICO]

O longa que iniciou a trilogia fantástica de Peter Jackson é um gigantesco acerto de adaptação de obra literária, épico aventuresco, atuações precisas, visuais de tirar o fôlego, trilha sonora emocionante e avanços tecnológicos.

  quarta-feira, 24 de julho de 2019

Crítica | Deadwood – O Filme (HBO, 2019): ofuscado pelo formato

Dez anos após os acontecimentos finais da série "Deadwood", retornamos à pequena cidade e reencontramos velhos conhecidos. Mas até que ponto uma das melhores produções da HBO precisava de uma sequência?

  terça-feira, 23 de julho de 2019

Crítica | Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal (2019): o rei do show

Levada pelo carisma de seu protagonista, a produção mantém-se equilibrada em retratar a figura de um dos serial killers mais infames dos Estados Unidos sem expor suas vítimas.

  segunda-feira, 22 de julho de 2019

Crítica | O Contador de Auschwitz (2018): precedente para o futuro

O documentário parte do julgamento de Oskar Gröning na cidade de Lüneburg para discutir a relação do povo alemão com o nazismo e com o Holocausto.

  domingo, 21 de julho de 2019

Crítica | Superação – O Milagre da Fé (2019): amor fraternal

Drama melancólico e empático mostra que o conceito de humanidade é o verdadeiro milagre.

  sábado, 20 de julho de 2019

Crítica | Mal Nosso (2017): joia sem polimento

Mesmo com o baixo orçamento para desculpar falhas estéticas, a obra independente nacional mistura drama psicológico, medos existenciais e terror gráfico com honrarias.

  sexta-feira, 19 de julho de 2019

Crítica | Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy (Netflix, 2019): fascínio pelo crime

Documentário é uma viagem tortuosa e impactante sobre violência, mistério, falsas aparências e o mórbido encanto da humanidade pela barbárie.

  quinta-feira, 18 de julho de 2019

Crítica | À Queima-Roupa (Netflix, 2019): emulando os anos 80

Entre altos e baixos, novo filme de ação da Netflix vale pelo carisma dos seus protagonistas Anthony Mackie e Frank Grillo.

  quarta-feira, 17 de julho de 2019

Crítica | 4L (Netflix, 2019): jornada vazia

As viagens geográficas e intimistas pretendidas pelo longa são freadas por um roteiro deficiente que fica muito abaixo das intenções do filme.

  quarta-feira, 17 de julho de 2019

Crítica | A Pequena Travessa (2018): aventura infantil despretensiosa

Uma boa protagonista, diversos clichês e uma importante lição de moral dividem espaço no longa.

  segunda-feira, 15 de julho de 2019

Crítica | Espírito Jovem (2018): muito estilo, pouco conteúdo

Com um visual estilizado, "Espírito Jovem" traz uma narrativa simples e ordinária.

  sábado, 13 de julho de 2019

Crítica | Hip-Hop Beats (Netflix, 2019): um tom acima da receita

Pelo painel da violenta periferia de Chicago, o drama de maturidade e superação conta uma típica história de mentor e talento descoberto com toques inspirados da direção.

  sexta-feira, 12 de julho de 2019

Crítica | O Legado Kennedy (2017): maldição familiar

Segredos e manipulações movem a narrativa de "O Legado Kennedy", mesmo que lentamente.

  quarta-feira, 10 de julho de 2019

Crítica | Shaft (Netflix, 2019): passos para trás

Longa vai contra o cerne da franquia e entrega personagens ultrapassados num texto cheio de piadas ofensivas.

  segunda-feira, 08 de julho de 2019

Crítica | Ghost in the Shell – O Fantasma do Futuro (1995): marco da filosofia cyberpunk [CLÁSSICO]

Clássico anime de 1995 oferece discussões atemporais sobre a humanidade e influenciou obras gigantescas da cultura pop num universo cyberpunk de encher os olhos.

  sábado, 06 de julho de 2019

Crítica | Estranha Presença (2018): estranheza que dá errado

Ao invés de conseguir retirar o melhor de cada um dos estilos utilizados, a mistura de gêneros feita por Lenny Abrahamson entrega um filme enfadonho e frio que mais afasta do que envolve o espectador.

  sexta-feira, 05 de julho de 2019

Crítica | O Pai da Black Music (Netflix, 2019): poder da igualdade

Documentário original da Netflix acompanha a vida de Clarence Avant, empresário que atuou nos bastidores para lançar inúmeras lendas da música, do cinema, da televisão e da política.

  quinta-feira, 04 de julho de 2019

Crítica | Calibre (Netflix, 2018): sobre omissão e paternalismo

O thriller aposta em uma narrativa convencional e sem inovações, mas seu mérito está no suspense que cadencia os acontecimentos, tratando de culpa e consequências de estar no lugar errado e na hora errada.

  quarta-feira, 03 de julho de 2019

Crítica | Graças a Deus (2018): silêncio da dor, silêncio da impunidade

Os crimes de pedofilia dentro da Igreja Católica são o tema de "Graças a Deus", um filme que comprova como a simplicidade da linguagem pode potencializar a discussão.

  terça-feira, 02 de julho de 2019

Crítica | O Olho e a Faca (2018): o desenraizamento

História conduzida pelo talentoso Paulo Sacramento nos leva por uma jornada metafórica entre o mar e a terra para falar de solidão e pertencimento.

  segunda-feira, 01 de julho de 2019

Crítica | A Princesa e o Robô (1983): vozes marcantes da Turma da Mônica [CLÁSSICO]

Primeiro longa totalmente animado da "Turma da Mônica" é recheado de nostalgia e carinho. Embora não tenha envelhecido bem, foi a estreia das marcantes vozes dos personagens num filme inspirado por "Star Wars".

  segunda-feira, 01 de julho de 2019

Crítica | Divino Amor (2019): Brasil futurista e conservador

Crítico, ácido, sensual e criativo. Novo filme de Gabriel Mascaro apresenta um Brasil em um futuro ditado por evangélicos e por uma sociedade tecnológica e conservadora.

  sábado, 29 de junho de 2019

Crítica | Pets – A Vida Secreta dos Bichos 2 (2019): repetir fórmulas não é o bastante

Longa mostra avanços na animação em si e acerta em algumas piadas, mas peca com roteiro raso que pouco acrescenta ao universo e aos personagens.

  sexta-feira, 28 de junho de 2019

Crítica | Annabelle 3 – De Volta Para Casa (2019): terror para a família

Novo capítulo para a famosa e temida boneca do universo de "Invocação do Mal" traz divertidas novidades em roteiro inteligente para uma fórmula já consolidada.

  sexta-feira, 28 de junho de 2019

Crítica | Homem-Aranha: Longe de Casa (2019): o fim da Fase 3 da Marvel

Com Peter Parker relutante em sua missão heroica e com a aparição do novo herói Mystério, o longa fecha o terceiro ciclo do MCU de maneira divertida e - acredite - inesperada.

  quinta-feira, 27 de junho de 2019

Crítica | Rock My Heart (Netflix, 2017): bom elenco faz filme funcionar

Filme sobre a amizade entre uma garota com problemas cardíacos, um cavalo e seu treinador é extremamente previsível e cheio de inconsistências, mas consegue transparecer real emoção com seu bom elenco.

  terça-feira, 25 de junho de 2019

Crítica | Juntos para Sempre (2019): difícil de defender

Sequência de “Quatro Vidas de um Cachorro” consegue ser menos ruim, mas ainda está a largos passos da qualidade de outros filmes do gênero.

  sábado, 22 de junho de 2019

Crítica | A Espiã Vermelha (2018): uma heroína incompreendida… no mau sentido

Drama britânico sobre uma espiã descoberta já no fim de sua vida reconta suas origens em busca de explicações. Apesar de boa ambientação e ótimas atuações, a obra não consegue construir envolvimento do público.

  sexta-feira, 21 de junho de 2019

Crítica | Democracia em Vertigem (Netflix, 2019): a arquitetura do caos

Documentário de Petra Costa combina suas memórias familiares com o turbilhão político brasileiro dos últimos anos, buscando respostas para a atual situação do país.

  sexta-feira, 21 de junho de 2019

Crítica | Gauguin – Viagem ao Taiti (2017): solidão primitiva

Retratando uma passagem incomum da vida do pintor Paul Gauguin, o filme de Edouard Deluc fala sobre solidão, natureza e traços selvagens e primitivos da humanidade com altos e baixos.

  sexta-feira, 21 de junho de 2019

Crítica | Deslembro (2018): memórias e autoconhecimento

Inspirada por suas próprias experiências, a diretora Flávia Castro comanda uma sensível jornada de autognose durantes os últimos anos do regime militar no Brasil.

  quinta-feira, 20 de junho de 2019

Crítica | Casal Improvável (2019): a exótica e agradável mistura entre romance e política

Roteiro bem articulado e dupla formada por Seth Rogen e Charlize Theron proporcionam agradável e divertida comédia romântica.

  quarta-feira, 19 de junho de 2019