Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Kim Possible (2019): lutando com a vida real

Aprendendo a lidar com problemas de adolescentes, com um humor bobo e uma sensação nostálgica, Kim Possible se sai bem na sua primeira aventura live-action.

  terça-feira, 13 de agosto de 2019

Crítica | Uma Noite de 12 Anos (2018): sintam na própria carne

Concentrando-se nos horrores sofridos por José Mujica, Mauricio Rosencof e Eleuterio Fernández no cárcere, a produção ataca a violência da ditadura militar uruguaia.

  terça-feira, 13 de agosto de 2019

Crítica | Minha Filha (2018): sobre casos de família

Ao usar as expectativas da sociedade em relação à mulher para quebrar julgamentos, Laura Bispuri consegue entregar um filme tão honesto e denso quanto qualquer drama pessoal.

  terça-feira, 13 de agosto de 2019

Crítica | Voando Alto (2019): essa história já foi contada

Uma bonita animação, que tenta ensinar e passar mensagens positivas, mas que não tem o "know-how" para fazer e acaba se tornado repetitiva e sem graça.

  segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Crítica | Diamantino (2018): um devaneio neon

Uma obra de tom agridoce, esteticamente perfeita e de muitas camadas, mas com um senso de ironia enfadonho.

  segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Crítica | Falcons em Jogo (Netflix, 2018): nem um pouco divertido

Narrativa falha ao tentar misturar comédia e terror em uma trama mal pensada e executada.

  segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Crítica | Em Busca do Vale Encantado (1988): inteligentemente infantil [CLÁSSICO]

Um time de peso entrega uma animação que dificilmente ficará datada, com técnicas impressionantes para sua época, personagens bem desenvolvidos dentro de suas diferenças e uma mensagem vital e atemporal.

  segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Crítica | O Filho Protegido (Netflix, 2019): muita promessa, pouca entrega

O suspense argentino até se esforça, mas é vencido pelo fraco roteiro.

  domingo, 11 de agosto de 2019

Crítica | The Boys (Prime Video, 1ª Temporada): a subversão do heroísmo [SÉRIE]

Caótica e viciante, "The Boys" é a desconstrução que todo fã de super-heróis esperava.

  domingo, 11 de agosto de 2019

Crítica | She-Ra e as Princesas do Poder (Netflix, 3ª Temporada): expandindo universos

Terceira temporada da atualização de She-Ra é a melhor até o momento, com desenvolvimento de personagens invejável para tão poucos episódios e uma expansão de universo que deixa espectadores nas beiras de suas cadeiras.

  domingo, 11 de agosto de 2019

Crítica | Boi (Netflix, 2019): tentativas em vão

A obra de suspense é tecnicamente encantadora, mas traz um enredo mal explorado e sem coesão.

  domingo, 11 de agosto de 2019

Crítica | 45 Dias Sem Você (2018): tour do coração partido

Um jovem que acaba de ter seu coração destruído decide se curar com uma viagem por Inglaterra, Portugal e Argentina. Uma trama rasa, mas com atuações convincentes.

  sábado, 10 de agosto de 2019

Crítica | Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019): os pesadelos de Del Toro

Saído diretamente da infância de Guillermo del Toro, o terror conquista com seus efeitos práticos dignos de premiação e sequências arrepiantes.

  sábado, 10 de agosto de 2019

Crítica | Years and Years (HBO, 1ª Temporada): futuro atual [SÉRIE]

Série se destaca ao imaginar um futuro próximo em que nossas escolhas políticas afetam de maneira decisiva o mundo que vivemos. Nada mais atual.

  sábado, 10 de agosto de 2019

Crítica | Sequestrando Stella (Netflix, 2019): clichê que não funciona

Apesar de entreter, o suspense não consegue fugir dos clichês negativos do gênero.

  sábado, 10 de agosto de 2019

Crítica | Euphoria (HBO, 1ª Temporada): não é mais um besteirol adolescente

Uma série que se propõe a ir muito além do cotidiano adolescente, perpassando por questões de amadurecimento e da própria vida adulta com um primor estético louvável.

  sexta-feira, 09 de agosto de 2019

Crítica | As Rainhas da Torcida (2019): sonhos e limitações

Diane Keaton volta a estrelar uma divertida comédia com o drama e as questões da terceira idade.

  sexta-feira, 09 de agosto de 2019

Crítica | Abaixo a Gravidade (2017): baía de todos os homens

O longa do diretor baiano Edgard Navarro é uma ode à liberdade no sentido amplo com ótimo elenco e visuais inspirados.

  sexta-feira, 09 de agosto de 2019

Crítica | Rainhas do Crime (2019): elas merecem muito mais

Drama se inclina à comédia, mas não consegue construir uma trama envolvente em qualquer gênero que proponha, desperdiçando assim seu elenco.

  quinta-feira, 08 de agosto de 2019

Crítica | O Mistério do Gato Chinês (2017): um mediano show de fogos de artifício

Mesmo banhado a espetaculares efeitos visuais, a produção chinesa é um filme indeciso que peca em conquistar o público.

  quarta-feira, 07 de agosto de 2019

Crítica | Miss Bala (2019): ação novelesca

Involuntariamente contraditório, o remake recorre excessivamente ao uso de estereótipos na tentativa de construir uma heroína inspiradora.

  quarta-feira, 07 de agosto de 2019

Crítica | No Coração do Mundo (2019): lugares e não lugares

Trabalhando com naturalidade e realismo as relações entre os indivíduos e os espaços (concretos ou não), a obra oferece um olhar bastante complexo para nossa realidade urbana.

  quarta-feira, 07 de agosto de 2019

Crítica | Obsessão Secreta (Netflix, 2019): perdido em clichês

Nem um pouco original, longa da Netflix tem atuações sofríveis e abusa de artifícios corriqueiros para tentar entreter o espectador.

  quarta-feira, 07 de agosto de 2019

Crítica | Meu Amigo Enzo (2019): história bonitinha de cachorro

O filme de cachorro, baseado em um livro premiado, entrega alguns risos e lágrimas, mas é confuso e os personagens não se aplicam totalmente.

  terça-feira, 06 de agosto de 2019

Crítica | Três Estranhos Idênticos (2018): uma discussão sobre a vida

Uma história incrível ganha vida e emociona nesse documentário que foi um forte concorrente ao Oscar 2019, mas não conseguiu uma indicação na fase final da premiação.

  domingo, 04 de agosto de 2019

Crítica | Diane (2017): um terror fora do comum

Filme traz elementos inusitados, mas perde a força em seu ato final.

  sábado, 03 de agosto de 2019

Crítica | Praça Pública (2018): crônicas de burgueses franceses

A definição do estereotipado filme francês: com foco na trajetória, ritmo lento e crítica social, além de política, com um toque de sarcasmo.

  sábado, 03 de agosto de 2019

Crítica | The Newsroom (HBO, 2ª Temporada): o custo da verdade [SÉRIE]

Segunda parte do show é marcada por grande atuação de Jeff Daniels e mostra as falhas na cobertura de uma história falsa, trazendo consequências negativas para os jornalistas da ACN.

  sábado, 03 de agosto de 2019

Crítica | Os Papéis de Aspern (2018): o passado aprisiona

Tem coisas do passado que precisam ficar no passado ou simplesmente não querem sair de lá. Um longa mediano, salvo principalmente pelas atuações de Vanessa Redgrave e Joely Richardson.

  sábado, 03 de agosto de 2019

Crítica | Em Trânsito (2018): uma obra atemporal

O diretor Christian Petzold brinca com nossas percepções de forma inteligente para recontar histórias de imigrantes refugiados.

  sexta-feira, 02 de agosto de 2019

Crítica | UglyDolls (2019): um comercial de 80 minutos

Com um visual bonito e uma história fraca, "UglyDolls" é mais uma animação que poderia ser excelente, mas deve murchar fora das salas de cinema.

  sexta-feira, 02 de agosto de 2019

Crítica | Mademoiselle Paradis (2017): Paradis à luz do que não se vê

O longa pretende tanto ser drama épico quanto alegórico, mas falha na execução sóbria e displicente quanto à abordagem de arcos complexos.

  sexta-feira, 02 de agosto de 2019

Crítica | Uma Nação Estressada (HBO, 2019): preocupações constantes

Aproveitando bem seu curto tempo, o documentário da HBO explora os problemas que levaram ao aumento nas mortes nos EUA, principalmente da classe média branca.

  sexta-feira, 02 de agosto de 2019

Crítica | Upgrade (2018): parasitismo tecnológico

Com comentários sobre o doente comportamento humano em relação à tecnologia, “Upgrade” é uma frenética atualização do clássico "Robocop" (1987).

  quinta-feira, 01 de agosto de 2019

Crítica | Eu Não Sou Uma Bruxa (2017): um novo olhar sobre bruxaria

Drama impressiona positivamente com seu roteiro surpreendente e metáforas relevantes.

  quinta-feira, 01 de agosto de 2019

Crítica | Velozes e Furiosos – Hobbs & Shaw (2019): delicioso absurdo estúpido

Filme tem roteiro desconexo, estúpido e não trata bem suas tramas. Entretanto, entende o espírito da franquia de brincar com o absurdo e, com uma dupla em ótima química, entrega diversão absoluta.

  quinta-feira, 01 de agosto de 2019

Crítica | Memórias da Dor (2017): fantasmas do presente

Drama se utiliza da triste espera da escritora Marguerite Duras para contar um relato conceitual.

  quinta-feira, 01 de agosto de 2019

Crítica | Privacidade Hackeada (Netflix, 2019): por trás dos crimes da Cambridge Analytica

A partir dos crimes cometidos pela Cambridge Analytica, o documentário tenta expor os riscos que existem ao compartilhar dados tão íntimos em redes sociais que pertencem às maiores empresas do mundo.

  quarta-feira, 31 de julho de 2019

Crítica | Metallica – Some Kind of Monster (2004): monstros do rock, monstros no rock

Documentário mergulha nos relacionamentos tóxicos da banda para ilustrar uma jornada de autoconhecimento e cura, enriquecida pela coragem de permitir que momentos pessoais e íntimos entre eles fossem filmados.

  quarta-feira, 31 de julho de 2019

Crítica | Parchís – O Documentário (Netflix, 2019): consequências do sucesso infantil

Produção reúne registros e relatos sobre os anos de sucesso do fenômeno Parchís, conjunto espanhol de cantores mirins que também conquistou a América Latina nos anos 80.

  terça-feira, 30 de julho de 2019