Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Celular (2016): não atenda!

Adaptação de um dos best-sellers de Stephen King não dá espetáculo e falha até mesmo quando escrita pelas mãos do próprio grão-mestre.

  terça-feira, 27 de agosto de 2019

Crítica | Belzebuth (2017): o diabo ainda é capaz de surpreender

Mesmo repleto de referências notórias, a obra consegue de maneira eficiente apresentar sua veia autoral enquanto intriga e perturba o público.

  segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Crítica | A Janela Secreta (2004): bloqueio criativo, o terror dos escritores

Ainda que a adaptação não tenha o terror típico de Stephen King, o suspense se beneficia da ótima fase de Johnny Depp possibilitando a imersão para um plot twist satisfatório.

  segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Crítica | Yesterday (2019): criatividade, romance e Beatles

O diretor Danny Boyle e o roteirista Richard Curtis usam a comédia romântica para apresentar como seria o mundo sem a influência do quarteto de Liverpool.

  segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Crítica | Eclipse Total (1995): família em crise

O drama, além de trazer uma das melhores atuações da carreira de Kathy Bates, consegue comover e prender a atenção do espectador em uma história muito bem construída.

  domingo, 25 de agosto de 2019

Crítica | Indústria Americana (Netflix, 2019): choque de culturas

Documentário produzido pela empresa do casal Obama em parceria com a Netflix, mostra os conflitos entre culturas distintas dentro de uma fábrica comprada por chineses nos EUA.

  domingo, 25 de agosto de 2019

Crítica | Bacurau (2019): um filme (e um pássaro) que não se apequena

Com ótimo som direto, múltiplos protagonistas e uma câmera deslizante, a obra combina um Brasil profundo com tecnologias espaciais, ficção científica com faroeste-terror, e projeta com muita cor e sangue um futuro que se equilibra na tradição.

  sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Crítica | Anna – O Perigo Tem Nome (2019): ação sem adrenalina

Filme tem uma única cena de ação boa, perdida num mar de reviravoltas enfadonhas, trama confusa e personagens desperdiçados.

  sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Crítica | Cujo (1983): “não é um monstro, é só um cachorrinho”

Com baixo orçamento e uma história simples, "Cujo" tira leite de pedra, entregando tensão e agonia nesse memorável clássico do terror.

  quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Crítica | A Vigilante (2018): o lado sombrio da vingança

Suspense misturado com drama consegue deixar o espectador vidrado na história do começo ao fim, graças a atuações, roteiro e direção competentes.

  quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Crítica | O Aprendiz (1998): convivendo com o inimigo

A inusitada relação entre um jovem estudante e um senhor de idade envolvido com o nazismo produz um thriller psicológico surpreendente e tenso.

  quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Crítica | Os Brinquedos Mágicos (2017): valores orientais em formato reciclado

A animação de Gary Wang reutiliza elementos já conhecidos de franquias hollywoodianas para tratar de temas que afligem chineses.

  quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Crítica | Seis Vezes Confusão (Netflix, 2019): irmãos gêmeos e piadas velhas

Com muita base no humor físico, comédia com Marlon Wayans utiliza os estereótipos para apresentar mais do mesmo.

  quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Crítica | Verdade ou Desafio (2018): um jogo de erros

Terror tenta ser inventivo ao trazer uma crítica atual e usar o popular jogo ao seu favor, mas sem sucesso.

  quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Crítica | O Cristal Encantado (1982): apoteose títere [CLÁSSICO]

Com visual impressionante, filme exalta o trabalho artístico de mestres como Jim Henson e Frank Oz.

  quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Crítica | Louca Obsessão (1990): os perigos do fanatismo

Embora pouco conhecida, esta adaptação de um dos livros mais angustiantes de Stephen King se destaca pelas atuações de James Caan e Kathy Bates, que conseguem oferecer todo o desespero e a obsessão que suas personagens carregam.

  terça-feira, 20 de agosto de 2019

Crítica | A Vida Moderna de Rocko: Volta ao lar (Netflix, 2019): a mudança não é ruim

Eloquente, o retorno do canguru, agora no século XXI, traz uma onda de sátiras e críticas ácidas ao mundo moderno.

  terça-feira, 20 de agosto de 2019

Crítica | Uma Noite Não É Nada (2019): desejo e sofrimento

O diretor francês Alain Fresnot volta a comandar um longa brasileiro para contar uma história de desejo carnal e sofrimento.

  terça-feira, 20 de agosto de 2019

Crítica | Entre Tempos (2018): o tempo não é linear

Segundo filme de Valerio Mieli se destaca pela destreza técnica e capricho visual de como compõe uma narrativa de múltiplas linhas temporais que se interconectam.

  segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Crítica | Pássaros de Verão (2018): o fim da tradição

Drama colombiano baseado em fatos reais mostra ascensão e queda de uma família indígena que se envolve no tráfico de drogas, numa trama que entrega tudo que promete.

  segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Crítica | Brinquedo Assassino (2019): um remake diferente do esperado

Regravação do clássico filme de 1988 atualiza o boneco Chucky ao mundo da Internet e ousa modificar a essência do original.

  segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Crítica | As Trapaceiras (2019): comédia leve e requentada

Ficando à sombra de suas versões anteriores, este remake até diverte, mas peca devido aos exageros nas atuações e à falta de criatividade do roteiro.

  domingo, 18 de agosto de 2019

Crítica | Descendentes 3 (2019): sem mais barreiras

A Disney aposta novamente em sua fórmula de musicais e traz um desfecho à trilogia "Descendentes" cumprindo sua função de entreter.

  domingo, 18 de agosto de 2019

Crítica | Beirute (Netflix, 2018): retrocesso da guerra

Em meio a destroços da guerra civil, Jon Hamm é protagonista de thriller político com foco na investigação e na omissão de culpa.

  domingo, 18 de agosto de 2019

Crítica | Mãe e Muito Mais (Netflix, 2019): muito menos que o esperado

“Mãe e Muito Mais” nos deixa à espera desse “mais” que nunca aparece. É só um filme de drama que tenta fazer comédia, mas é trivial e não surpreende nem impressiona.

  domingo, 18 de agosto de 2019

Crítica | Alerta Lobo (Netflix, 2019): a guerra acústica

Filme francês de operações submarinas é uma grata surpresa por explorar comunicações militares e segurar a atenção com uma ótima edição de som fundamentada nos sonares.

  sábado, 17 de agosto de 2019

Crítica | Tudo Acaba Em Festa (2018): a responsabilidade chega para todos

Com uma comédia clichê, abusando de esteriótipos ultrapassados ao mesmo tempo que tenta mostrar algo novo no cenário nacional, a obra promete tocar em temas importantes mas infelizmente não passa de citações supérfluas.

  sábado, 17 de agosto de 2019

Crítica | Mormaço (2018): um retrato do Rio de Janeiro em ruínas

Drama nacional aborda belamente o caos instaurado no Rio de Janeiro pela Olimpíada de 2016 e suas consequências para os moradores da cidade.

  sábado, 17 de agosto de 2019

Crítica | Missão no Mar Vermelho (Netflix, 2019): parem de salvar a África

Uma versão excessivamente polida e pouco crível de uma narrativa dura em sua essência, o longa tem como único mérito as (poucas) semelhanças com a realidade.

  sábado, 17 de agosto de 2019

Crítica | Universo Anime (Netflix, 2019): propaganda enganosa

Netflix engana espectadores ao prometer um documentário sobre o significado de anime, mas entregando uma descarada propaganda de suas próprias obras.

  sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Crítica | Testemunha Fantasma (Netflix, 2018): terror amador

Preso às convenções do gênero, a produção assusta por sua incapacidade em criar novidades e sua aptidão para cansar a audiência.

  sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Crítica | Screwball – Doping no Baseball (2018): ridicularização da imagem

O escândalo de doping de vários jogadores de beisebol da MLB em 2013 pode até ser uma história absurda, mas sua ridicularização é tão exagerada que acaba contaminando o próprio documentário.

  sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Crítica | Lazzaro Felice (Netflix, 2018): o retorno do neorrealismo italiano

Alice Rohrwacher apresenta uma bela crítica às relações de exploração de trabalho com um longa cheio de elementos do Neorrealismo Italiano.

  quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Crítica | Trocas Macabras (1993): o monstro sempre esteve aqui

Partindo de uma história de suspense com pitadas de sobrenatural, a adaptação aborda as fragilidades mais perigosas da humanidade.

  quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Crítica | O Quinto Elemento (1997): casamento perfeito entre ação e comédia [CLÁSSICO]

Um dos longas de ação e comédia mais divertidos e extravagantes dos anos 90, este trabalho é a realização do sonho adolescente de Luc Besson, que preparou a história quando tinha apenas 16 anos.

  quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Crítica | Nunca Deixe de Lembrar (2018): arte na Alemanha nazista

Drama conta uma grande história que se passa na Alemanha durante um período de quase trinta anos, mas com alguns problemas de ritmo acaba tornando-se cansativo.

  quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Crítica | A Grande Dama do Cinema (2019): quando a metalinguagem aprimora a obra

Elegante e carismática, comédia argentina homenageia a produção cinematográfica através de um intrigante mistério repleto de ótimas atuações.

  quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Crítica | O Animal Cordial (2017): “o homem é o lobo do homem”

Em seu longa de estreia, Gabriela Amaral Almeida traz uma pegada autoral e particular de que todos somos animais.

  quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Crítica | Era Uma Vez em… Hollywood (2019): uma fábula tarantinesca

Mais que homenagear, Tarantino exalta Hollywood pelo olhar de cinéfilo apaixonado e oferece uma visão romântica de quando o cinema era tão ingênuo quanto a Sharon Tate aqui apresentada.

  quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Crítica | Playing Hard – Tudo em Jogo (2018): honra e desonra na produção de For Honor

Documentário ilustra o estressante e difícil ambiente de trabalho na produção de um jogo de videogame milionário.

  quarta-feira, 14 de agosto de 2019