Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Um Homem de Sorte (Netflix, 2018): enfrentando monstros internos

Drama de época apresenta a importância dos valores para conviver em sociedade.

  segunda-feira, 22 de abril de 2019

Crítica | Guava Island (Prime Video, 2019): pequeno grande filme

Regada a boa música e clima tropical, o novo filme estrelado por Donald Glover é uma aventura urbana curiosa, que utiliza vários elementos para contar uma história completa em pouco tempo.

  segunda-feira, 22 de abril de 2019

Crítica | Homecoming (Netflix, 2019): fazendo jus à majestade

Longa traz uma mescla das duas memoráveis apresentações de Beyoncé no festival Coachella em 2018, resultando num filme empolgante que transborda majestade e representatividade temperadas com ótima música pop.

  segunda-feira, 22 de abril de 2019

Crítica | O Mau Exemplo de Cameron Post (2018): abuso emocional contra jovens

Filme estrelado por Chloë Grace Moretz mostra, de forma introspectiva e melancólica, questionamentos de jovem homossexual mandada para um retiro para curar a sua “doença”.

  quinta-feira, 18 de abril de 2019

Crítica | Cópias – De Volta à Vida (2018): uma boa ideia?

"Cópias - De Volta à Vida" é mais uma prova que nem mesmo um ator em alta e conceituado em Hollywood consegue salvar um roteiro preguiçoso.

  quinta-feira, 18 de abril de 2019

Crítica | Confronto no Pavilhão 99 (2017): brutalidade sem limites

Em seu segundo filme, S. Craig Zahler deixa claro o estilo cru e violento de suas obras.

  quinta-feira, 18 de abril de 2019

Crítica | A Rebelião (2019): sci-fi insosso e sem energia

A ficção científica constrói uma atmosfera de "oprimidos versus opressores", mas não dá atenção suficiente aos pilares do entretenimento para garantir o interesse do público.

  quarta-feira, 17 de abril de 2019

Crítica | A Maldição da Chorona (2019): lágrimas de medo e decepção

O medo é o sentimento que mais deve ser trabalhado num filme de terror, o que acontece de modo muito eficiente em “A Maldição da Chorona”. Mas não se pode dizer o mesmo dos momentos que conectam estas sequências assustadoras.

  quarta-feira, 17 de abril de 2019

Crítica | Na Escuridão (2018): e não trouxe luz alguma

O longa protagonizado por Natalie Dormer apresenta trama promissora, mas se perde em seus conceitos e roteiro.

  quarta-feira, 17 de abril de 2019

Crítica | Ultraman (Netflix, 1ª Temporada): o que faz um herói

Sequência dos tokusatsu dos anos 60, o anime acerta não só no clima nostálgico, como no amadurecimento deste universo ao trazer um texto mais encorpado e moderno.

  terça-feira, 16 de abril de 2019

Crítica | O Silêncio (Netflix, 2019): não faça barulho

O diretor John R. Leonetti se apoia nos clichês de filmes pós-apocalípticos na nova produção de terror da Netflix.

  terça-feira, 16 de abril de 2019

Crítica | Quase 18 (2016): o turbilhão da adolescência

O amadurecimento em direção à vida adulta é a base dessa comédia dramática simpática, mas que trata de forma irregular seus personagens.

  domingo, 14 de abril de 2019

Crítica | The Handmaid’s Tale – O Conto da Aia: (2ª Temporada): desenvolvimento lento [SÉRIE]

Diferentemente da primeira temporada, o novo ano de série apresenta episódios arrastados e história que anda devagar, mas quando bem explorada, ainda tem qualidade ímpar.

  sábado, 13 de abril de 2019

Crítica | O Profissional (1994): sinfonia de Besson [CLÁSSICO]

Luc Besson filma a ação como poucos, dando a ela um visual peculiar. Porém, é a improvável relação de Léon com Mathilda e suas trocas de experiências que empolgam de verdade.

  sábado, 13 de abril de 2019

Crítica | A Casa do Medo – Incidente em Ghostland (2018): projeto de torture porn

Exagerando na estranheza, no sadismo das cenas violentas e nas variações da narrativa, "A Casa do Medo - Incidente em Ghostland" é um exemplar clássico de terror genérico, frágil e infeliz.

  sexta-feira, 12 de abril de 2019

Crítica | O Date Perfeito (Netflix, 2019): a comédia romântica encontrou sua casa

Netflix acerta novamente e mostra que entende como ninguém o gênero da comédia romântica e sabe como trabalhar com ele.

  sexta-feira, 12 de abril de 2019

Crítica | A Força de Grayskull – A História de He-Man e os Mestres do Universo (2017): a força infantil

Documentário abrange a longeva carreira da linha de brinquedos, animações e do longa do He-Man. Com entrevistados bem selecionados, ótima montagem e depoimentos sinceros, é prato cheio para qualquer fã saudoso.

  quinta-feira, 11 de abril de 2019

Crítica | Suspiria (1977): a estética do medo

Combinando muito bem técnicas de fotografia com uma trilha sonora incômoda, o filme evoca uma sensação de perigo e desconforto, que cresce a cada cena até o seu horripilante clímax.

  quinta-feira, 11 de abril de 2019

Crítica | Paskal – Missão Resgate (Netflix, 2018): um combate honesto

O filme militar malaio segue uma trama trivial e apresenta sequências de ação com consistência e dinamismo.

  quinta-feira, 11 de abril de 2019

Crítica | Entre Irmãs (2017): mais homoafetividade que cangaço

Somente as atrizes se entregam ao filme porque o diretor, Breno Silveira, opta por perpetuar estereótipos e dirigir seguro uma produção com linguagem de novela.

  quinta-feira, 11 de abril de 2019

Crítica | 1964 – O Brasil entre Armas e Livros (YouTube, 2019): o que é a verdade?

Documentário da iniciativa Brasil Paralelo se equilibra na linha tênue da história, e coloca ainda mais em xeque a existência da imparcialidade.

  quarta-feira, 10 de abril de 2019

Crítica | Estrada Sem Lei (Netflix, 2019): captura de Bonnie e Clyde

John Lee Hancock apresenta novo ponto de vista sobre a perseguição para capturar o famoso casal de criminosos

  quarta-feira, 10 de abril de 2019

Crítica | The Handmaid’s Tale – O Conto da Aia (1ª Temporada): horror contra as mulheres [SÉRIE]

Trama mostra um futuro em que um governo fundamentalista cristão, após golpe de Estado, muda a sociedade norte-americana tirando poder e escravizando o sexo feminino, seu bem mais precioso.

  segunda-feira, 08 de abril de 2019

Crítica | Loja de Unicórnios (Netflix, 2017): a felicidade vem de dentro

Brie Larson estreia na direção com um filme simples e doce, mas raso e ingênuo demais. Mediana como diretora, embora muito boa atriz, entrega uma obra com uma mensagem atemporal e consegue entreter.

  domingo, 07 de abril de 2019

Crítica | Um Amor Inesperado (2018): grandes doses de carisma em passos lentos

Ricardo Darín e Mercedes Morán estrelam o romance argentino com baldes de charme como personagens separados em busca de satisfação após 25 anos de casamento.

  sexta-feira, 05 de abril de 2019

Crítica | Girl (Netflix, 2018): íntimo retrato sobre a transsexualidade feminina

Sem medo de tratar de um tema sensível e polêmico, "Girl" apresenta uma protagonista transsexual e seus conflitos internos enquanto persegue seus objetivos no balé.

  sexta-feira, 05 de abril de 2019

Crítica | Bayoneta (Netflix, 2019): boxe sem emoção

Novo longa original da Netflix, "Bayoneta" tenta trazer significado a uma jornada fria e calculista.

  sexta-feira, 05 de abril de 2019

Crítica | Um Funeral em Família (2019): as definições de vergonha alheia foram atualizadas

Nova comédia de Tyler Perry e a última como sua famosa personagem Madea, é arrastada e recheada de piadas sem a menor graça.

  quinta-feira, 04 de abril de 2019

Crítica | Love, Death & Robots (Netflix, 1ª Temporada): animação também é coisa de adulto [SÉRIE]

Com temáticas e estilos variados, a série antológica adulta da Netflix explora o rico potencial que o formato animado tem a oferecer.

  terça-feira, 02 de abril de 2019

Crítica | Melhor É Impossível (1997): esperançosa dramédia [CLÁSSICO]

Um ótimo longa sobre o poder que temos de melhorar e inspirar outros a serem melhores, o filme de James L. Brooks conta com um roteiro afiado e interpretações memoráveis.

  segunda-feira, 01 de abril de 2019

Crítica | Pastor Cláudio (2015): o Caronte da ditadura brasileira

Relato em primeira pessoa de um matador do Estado brasileiro na época da Ditadura reforça a importância de um país assumir os erros do passado e de um povo asssumir a defesa de uma democracia.

  domingo, 31 de março de 2019

Crítica | Os Defensores (Netflix): épico desperdício [SÉRIE]

A esperada reunião dos heróis da Marvel nas séries da Netflix não rendeu os frutos que poderia. Com uma trama boba e confusa e desperdícios de vilões, o supergrupo sai por baixo no que é um mar de oportunidades perdidas.

  domingo, 31 de março de 2019

Crítica | Shazam! (2019): diversão e inocência em harmonia total

Novo longa da DC traz de volta toda a leveza e singeleza dos antigos filmes de super-heróis.

  sexta-feira, 29 de março de 2019

Crítica | The Dirt – Confissões do Mötley Crüe (Netflix, 2019): (muito) sexo, drogas e rock ‘n’ roll

A cinebiografia do Mötley Crüe mostra sem medo o lado libertino da vida de excessos da banda, mas peca ao não investir no que tem de melhor: os músicos.

  sexta-feira, 29 de março de 2019

Crítica | La Casa de Papel (Netflix, Partes 1 e 2): a arte do roubo

Um plano perfeito, o maior roubo da história e a mistura equilibrada entre novela e série que também vai te prender na Casa da Moeda.

  sexta-feira, 29 de março de 2019

Crítica | Stranger Things (Netflix, 2ª Temporada): foco no que importa [SÉRIE]

A segunda temporada cria espaço para que seus personagens comecem a amadurecer e abre caminho para o incrível talento de Noah Schnapp.

  quinta-feira, 28 de março de 2019

Crítica | Vox Lux – O Preço da Fama (2018): nasce (e tomba) uma estrela

"Vox Lux" é uma história comum de "rumo ao estrelato", narrada sob um ponto de vista diferente, mas pecando na forma como é contada.

  quinta-feira, 28 de março de 2019

Crítica | Happy Hour – Verdades e Consequências (2017): desejos e traições

Sem soar pedante, o filme consegue passear bem entre estilos, mas se perde nas escolhas narrativas.

  quinta-feira, 28 de março de 2019

Crítica | Yucatán (Netflix, 2018): novelesco filme sobre golpes e golpistas

Uma obra que não sabe o que quer ser e se estende, de forma maçante, para além do necessário.

  quinta-feira, 28 de março de 2019

Crítica | A Terra É Plana (2018): cortês com o absurdo

O documentário dirigido por Daniel J. Clark passa uma ideia de imparcial, mas serve para mostrar o quando a concepção dos terraplanistas é absurda e sem fundamentos.

  quarta-feira, 27 de março de 2019