Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Heróis do Rio de Janeiro (2019): a guerra de todos contra todos

Documentário encomendado pelos 120 anos da Policia Militar do Rio de Janeiro revela a dura realidade dos policiais militares, mas escorrega no panfletismo ideológico.

  domingo, 26 de maio de 2019

Crítica | Tudo o Que Tivemos (2018): agridoce retrato de família

Uma família disfuncional tem de lidar com o Mal de Alzheimer que acomete a matriarca enquanto seus membros encaram seus próprios problemas pessoais.

  domingo, 26 de maio de 2019

Crítica | A Gente Se Vê Ontem (Netflix, 2019): fantasia com conflitos sociais

Uma aventura sci fi que mostra como a ficção científica cresce ainda mais quando se entrelaça com questões sociais. A viagem no tempo é apenas um recurso para falar da situação dos negros nos EUA.

  domingo, 26 de maio de 2019

Crítica | Gladiador (2000): ecoando na eternidade [CLÁSSICO]

Obstáculos e imprevistos atrapalham o roteiro, que perde a qualidade conforme o filme avança. Entretanto, Ridley Scott e sua equipe fazem uma construção magnífica de mundo e de personagens que, com fortes interpretações, entregam um memorável épico.

  domingo, 26 de maio de 2019

Crítica | Lucifer (Netflix, 4ª Temporada): simpatia pelo diabo

A grande redução de 26 para 10 episódios praticamente anula a enrolação que era comum à série e dá espaços para seus atores trabalharem, resultando numa temporada enxuta, charmosa e divertida.

  sexta-feira, 24 de maio de 2019

Crítica | Game of Thones (HBO, 8ª temporada): política como vocação [SÉRIE]

Apresentando seu último ano com altos e baixos, série da HBO termina com a sensação de que poderia ter explorado melhor seus personagens tão bem construídos nos oito anos anteriores.

  sexta-feira, 24 de maio de 2019

Crítica | Brightburn – Filho das Trevas (2019): não estamos mais no Kansas que conhecíamos

Interessante premissa desperdiça chances de se tornar um filme realmente marcante e memorável, mas consegue entregar um longa de horror competente e divertido.

  sexta-feira, 24 de maio de 2019

Crítica | O Homem que Matou Dom Quixote (2018): fantasia real

Misturando a história da produção de dois filmes sobre o cavaleiro espanhol, esta obra que levou trinta anos para ser concluída apresenta roteiro conciso e história interessante.

  quarta-feira, 22 de maio de 2019

Crítica | O Mundo Sombrio de Sabrina (Netflix, 2ª Temporada): poder corrompe

Segunda temporada retorna com o ótimo elenco e uma trama que busca explorar a importância de liberdade e respeito, além de discorrer sobre os efeitos do controle exacerbado na sociedade.

  segunda-feira, 20 de maio de 2019

Crítica | Last Breath (2019): prendendo a respiração

Tenso do início ao fim, o documentário conta a história real e inacreditável de um mergulhador que se acidenta nas profundezas do oceano.

  sexta-feira, 17 de maio de 2019

Crítica | Um Tira no Jardim de Infância 2 (2016): nostalgia barata e vazia

Filme tenta trazer a fórmula do original de 1990, mas atira no próprio pé ao apostar num modelo que jamais funcionaria com Dolph Lundgren e um roteiro raso e forçado.

  quinta-feira, 16 de maio de 2019

Crítica | Aurora – O Resgate das Almas (Netflix, 2018): construção e quebra de expectativa

Com uma fotografia fria e precisa, o terror filipino constrói muito bem a atmosfera e se equivoca no final por não justificar a proposta e o subtítulo.

  quinta-feira, 16 de maio de 2019

Crítica | Nada Santo (Netflix, 2019): ascensão no mundo do crime

Filme retrata trajetória de gângster italiano que, de simples ladrão, se transformou em um dos maiores traficantes do país nos anos 90.

  quinta-feira, 16 de maio de 2019

Crítica | Entre Vinho e Vinagre (Netflix, 2019): grande elenco, grande decepção

O primeiro filme de Amy Poehler como diretora para a Netflix fica preso aos clichês e aos estereótipos.

  quinta-feira, 16 de maio de 2019

Crítica | O Sol Também é Uma Estrela (2019): adaptação honesta e fora do habitual

A obra adaptada do livro homônimo encara o desafio de construir a paixão quase instantânea entre dois imigrantes numa trama sobre aceitar o destino.

  quarta-feira, 15 de maio de 2019

Crítica | Adam Sandler: 100% Fresh (2018): de volta às raízes [ESPECIAL]

O comediante sobe aos palcos para esse especial da Netflix, onde entretém o público com várias composições divertidas, boas piadas e outras para americano entender.

  terça-feira, 14 de maio de 2019

Crítica | Hellboy (2019): fiel no teor e desleal no espírito

O reboot tem muito da mitologia original e explora bem a classificação para maiores, mas se atropela no excesso de personagens. Na incapacidade de se desvencilhar dos filmes anteriores, este opta em não se levar a sério.

  segunda-feira, 13 de maio de 2019

Crítica | John Wick 3: Parabellum (2019): abraçando o cinema de gênero

Crescendo sem precisar apelar para megalomanias excêntricas, o terceiro capítulo da franquia se mantém firme na premissa básica e nas cenas de ação enquanto tenta trazer novos detalhes para explorar no futuro.

  segunda-feira, 13 de maio de 2019

Crítica | Anos 90 (2018): homenagem aos anos 1990

Jonah Hill causa uma boa impressão em seu primeiro filme como diretor, apostando na autenticidade de seus personagens e em uma abordagem nostálgica dos anos 1990.

  sexta-feira, 10 de maio de 2019

Crítica | O Outro Pai (Netflix, 2019): quarteto fantástico, história nem tanto

Acertando na conexão e na química entre as protagonistas, nova comédia familiar da Netflix escorrega no roteiro preguiçoso.

  quinta-feira, 09 de maio de 2019

Crítica | Pokémon: Detetive Pikachu (2019): nascido para os cinemas

A esperada adaptação de Pokémon mistura elementos de diversos gêneros para construir o primeiro live action da franquia com personalidade.

  quarta-feira, 08 de maio de 2019

Crítica | Família Submersa (2018): as mulheres do cinema argentino

Produção intimista, explorando os processos de luto e superação, situada no coração da classe média argentina.

  terça-feira, 07 de maio de 2019

Crítica | Virando a Mesa do Poder (Netflix, 2019): está nascendo um novo EUA?

Documentário engajado mostra as novas lideranças femininas do Partido Democrata que se opuseram aos velhos caciques de seus distritos e agora estão determinadas fazer mudanças na Casa Branca.

  terça-feira, 07 de maio de 2019

Crítica | A Menina e o Leão (2018): faz de conta com animais de verdade

Apesar de mostrar que leões não são de estimação, o longa constrói uma relação emotiva entre uma jovem garota e seu grande felino e promete diversão aos pequenos.

  segunda-feira, 06 de maio de 2019

Crítica | Maus Momentos no Hotel Royale (2018): neo noir tarantinesco

Em seu segundo longa, Drew Goddard diverte com um ótimo elenco e fortalece sua voz autoral mesmo com um filme aos moldes violentos de Quentin Tarantino.

  segunda-feira, 06 de maio de 2019

Crítica | After (2019): romance amador feito para jovens fãs

A adaptação literária atinge os mínimos requisitos e só agrada quem já não tem expectativas muito altas para o longa.

  segunda-feira, 06 de maio de 2019

Crítica | O Mundo Sombrio de Sabrina (Netflix, 1ª Temporada): livre-arbítrio é vital

Boas atuações carregam um roteiro que falha no equilíbrio entre momentos leves e sérios, mas acerta em cheio na criação de mundo e nas relevantes discussões que oferece com ricas metáforas.

  segunda-feira, 06 de maio de 2019

Crítica | Cemitério Maldito (2019): corajoso, mas inconstante

Nova adaptação de Stephen King chega aos cinemas para uma nova geração. Atualizado em vários sentidos, o filme poderia ser um dos grandes lançamentos de terror do ano se investisse mais no gênero.

  domingo, 05 de maio de 2019

Crítica | Nosso Planeta (Netflix, 1ª Temporada): ainda há tempo de salvá-lo! [SÉRIE]

Dividida em 8 episódios, a minissérie documental ressalta as belezas da natureza e faz constantes alertas sobre a necessidade de contribuir a fim de evitar um colapso ambiental.

  domingo, 05 de maio de 2019

Crítica | A Sombra do Pai (2018): um filme de morto-vivo

Trabalhando a sugestão e a atmosfera de inquietação, Gabriela Amaral cria mais um filme de terror capaz de perturbar plateias a partir da união entre realismo e fantástico.

  sexta-feira, 03 de maio de 2019

Crítica | The Newsroom (HBO, 1ª Temporada): missão de civilizar [SÉRIE]

A produção da HBO mostra as contradições e os desafios do jornalismo numa trama com ritmo alucinante proporcionado pelo dinâmico roteiro do criador da série, Aaron Sorkin.

  sexta-feira, 03 de maio de 2019

Crítica | Deuses Americanos (Prime Video, 1ª Temporada): preparando o terreno [SÉRIE]

Construindo muito bem os conceitos trabalhados por Neil Gaiman em seu livro, a série é um excelente convite para o universo de fantasia urbana.

  segunda-feira, 29 de abril de 2019

Crítica | Alguém Especial (Netflix, 2019): saudáveis despedidas

Feminista e autossuficiente, "Alguém Especial" reafirma a mensagem sobre se amar em primeiro lugar.

  segunda-feira, 29 de abril de 2019

Crítica | Cemitério Maldito (1989): o medo que vem da perda [CLÁSSICO]

A adaptação do clássico livro de Stephen King pode não ser um dos melhores filmes de terror da história, mas é eficiente, cumpre seu papel e não decepciona.

  domingo, 28 de abril de 2019

Crítica | Tudo Por um Pop Star (2018): rebeldes sem causa

A nova adaptação de Thalita Rebouças para o cinema se baseia na força da amizade e na busca dos sonhos da adolescência.

  sexta-feira, 26 de abril de 2019

Crítica | Rainha de Katwe (2016): vencendo com humildade

A história real da enxadrista Phiona Mutesi reafirma o valor do esporte para o indivíduo e o reflexo da superação no cunho social.

  quinta-feira, 25 de abril de 2019

Crítica | Vizinhos Nada Secretos (2016): vida difícil no subúrbio

Ao assumir o gênero da comédia, o filme diverte ao mostrar as dificuldades de experientes espiões em missão no subúrbio de uma típica cidade americana.

  quarta-feira, 24 de abril de 2019

Crítica | Cuidado com o Slenderman (HBO, 2016): um vírus da mente e dos corações

A lenda urbana Slenderman é retratada de maneira chocante no documentário que conta o crime cometido por duas jovens atemorizadas pelo personagem.

  terça-feira, 23 de abril de 2019

Crítica | Atentado ao Hotel Taj Mahal (2018): “horrorismo”

Construído a partir de fatos, o filme conta uma história competente e sem censura acerca dos momentos de tensão vividos pelos envolvidos no chamado "11 de setembro" da Índia.

  terça-feira, 23 de abril de 2019

Crítica | Los Silencios (2018): é ensurdecedor

Co-produção entre Brasil, França e Colômbia destaca o drama contemporâneo dos refugiados na América Latina e desloca o espectador das confortáveis bolhas urbanas para os problemas dos rincões do nosso país.

  segunda-feira, 22 de abril de 2019