Cinema com Rapadura

OPINIÃO   quarta-feira, 12 de junho de 2019

Patrulha Canina: Super Filhotes (2019): deveria ter ficado na televisão

Sem oferecer qualquer novidade em relação à série animada, este compilado de episódios pode agradar o público infantil, mas não apresenta justificativas para ser exibido numa tela grande.

Levar animações para o cinema não é uma novidade. Existem diversos desenhos que cativam o público na TV e que, naturalmente, constroem um caminho para a tela grande. Mas para que isso funcione, é necessário pensar de forma cinematográfica. Independente do público-alvo, televisão e cinema possuem formatos diferentes e exigem apresentações específicas. Isso faz da tentativa da Nickelodeon de transformar sua animação “Patrulha Canina: Super Filhotes” em um longa-metragem, um erro de linguagem.

A animação conta as aventuras de sete filhotes e seu dono, que realizam tarefas especiais e constantemente salvam a sua cidade de vilões ou ameaças diversas.

O principal erro aqui é a preguiça de nem ao menos oferecer uma narrativa específica, aproveitando o conceito da animação e criando uma aventura nova. Ao contrário, trata-se de um compilado de três episódios da série, apresentados em sequência e sem qualquer tipo de conexão entre si. Para minimizar um pouco o que poderia causar uma estranheza, atores mirins aparecem na tela antes e depois de cada episódio para tentar criar algum tipo de interação com o público e anunciar a próxima aventura.

Do ponto de vista narrativo, há pouco que comentar. Quem já viu qualquer episódio da animação, sabe o que esperar no cinema. O público infantil certamente deve se divertir com as histórias, mas não há nada para se aproveitar quando há algum senso crítico presente. “Patrulha Canina” é uma animação simples e que oferece o mínimo para manter as crianças entretidas por alguns minutos. Seria ao mesmo tempo exagerado e desonesto fazer observações mais contundentes neste sentido. Mesmo assim é válido dizer que agradar ao público ao qual a obra se dirige não garante a qualidade.

O primeiro episódio – e o mais longo deles – tenta se lançar no atual sucesso de filmes de heróis, dando super poderes aos filhotes e tentando criar um roteiro com algum tipo de desenvolvimento mais elaborado. Os dois episódios seguintes foram colocados ali apenas para atingir uma duração mínima que justificasse o valor de um ingresso.

Independente da qualidade da animação, é uma atitude covarde não criar um episódio especial, com duração prolongada e com uma história inédita. Mesmo que tivesse se mantido fiel à simplicidade da série animada, se “Patrulha Canina: Super Filhotes” entregasse algo feito para o cinema já seria digna de uma consideração mais dedicada e bem elaborada. Porém o material é apenas uma tentativa de aproveitar uma pequena brecha no calendário das animações – estas sim, feitas especificamente para as telonas –, para levar alguns pais desavisados ao cinema.

Robinson Samulak Alves
@rsamulakalves

Compartilhe