Cinema com Rapadura

OPINIÃO   sábado, 01 de junho de 2019

Baseado em Fatos Raciais (Netflix, 2019): legalize já!

Especialistas, músicos famosos, empresários e vítimas da guerra contra as drogas falam abertamente nesse documentário que expõe a relação conturbada dos EUA com a cannabis.

Atualmente, mais da metade dos norte-americanos já têm acesso à maconha de forma regularizada, seja para uso medicinal ou recreativo. Dez estados (incluindo o Distrito de Colúmbia, da capital Washington) permitem esse último uso, enquanto isso, outros vinte, incluindo Nova York, Flórida, Pensilvânia e Illinois, já regularizaram a maconha estritamente para fins medicinais. Para chegar até aqui, foi preciso enfrentar sangue derramado, preconceito velado e escancarado, fake news, prisões injustas e uma guerra racial abominável que durou quase 100 anos. Todo esse lado obscuro de quem viveu, sobreviveu e ainda sofre com o passado está no contundente documentário “Baseado em Fatos Raciais”, que faz uma recapitulação de tempos difíceis por meio de resgates históricos, efeitos visuais inventivos e depoimentos relevantes e emocionantes sobre o confronto EUA vs Cannabis.

Assim como a maioria das produções que prezam pela organização de sua narrativa, esse documentário da Netflix, produzido, dirigido e apresentado por Fred Brathwaite (conhecido como Fab 5 Freddy, ex-apresentador do programa de Rap/Hip Hop “Yo! MTV Raps”), segue uma estrutura bem delineada de três grandes atos, que somada ao conteúdo polêmico e incitante, oferece ao espectador, independente de suas posições em relação ao tema, um processo de imersão mais do que satisfatório em argumentos, indicadores e imagens bem embasados. De cara, Fab 5 Freddy volta no tempo para mostrar o “nascimento” da erva na América junto com a música, especificamente o jazz. Imaginado e amplamente dominado pelos negros, logo originou-se uma demonização do estilo por parte das autoridades racistas e xenofóbicas, já que além de ter raízes em Nova Orleans também chegou aos Estados Unidos por meio dos mexicanos de El Paso, daí o nome Marijuana.

Entrevistas com figuras como Steven Hager, ex-editor da Revista High Times, Charlie Gabriel da Preservation Hall Jazz Band, Kermit Ruffins (trompetista, cantor e compositor de jazz), Larry Sloman (escritor), Killer Mike e Snoop Dogg (rappers), ativistas negros, e professores de universidades, expõem o real motivo da proibição da cannabis, que viu em Harry Anslinger, ex-Comissário do Serviço de Narcóticos dos Estados Unidos, um grande opositor que armou de tudo e mais um pouco a fim de impedir o consumo. Além disso, a narrativa aponta para a intolerância de presidentes como Richard Nixon e Ronald Reagan, cuja guerra declarada à droga ia além do problema com o uso. Arquivos em áudio e vídeo revelam a intolerância, o racismo, o desprezo pela ciência e a preferência pela fabricação de propagandas enganosas com o intuito de gerar medo e mentiras, que mesmo sendo tão frágeis perduraram por muito tempo e colocaram a minoria no alvo da justiça.

Num segundo ato, a narrativa viaja a Jamaica para introduzir ao público a cultura Rastafari e a ganja – uma espécie de versão feminina da Cannabis Sativa -, e lá, mais uma vez, é reforçada a ligação entre a música, planta e guerra que permeia o documentário até o final. Com testemunhos de lendas do reggae jamaicano, incluindo Damian Marley, e civis, o longa-metragem amplia sua geografia em prol do entendimento mais profundo, levando àqueles que assistem uma visão fora do território americano que torna ainda mais latente a cultura do racismo e do preconceito nas entranhas daqueles que se negam a absorver os fatos. Nesse ponto, fica evidente a riqueza do argumento, que se dispõe a ouvir histórias e transita por diversos cenários com fluidez, sobretudo quando opta por retornar aos EUA para discutir a chegada de um novo estilo musical, o Hip Hop, que da mesma forma que o jazz e o reggae, faz da suas letras instrumento da verdade sobre o tema.

Para o terceiro ato, “Baseado em Fatos Raciais” promove outro debate necessário sobre a abordagem mais recente do governo norte-americano para com os usuários, ilustrando essa relação por meio de um caso envolvendo um cidadão que permaneceu preso por mais de 15 anos por estar carregando consigo o equivalente a dois cigarros de maconha, algo que gerou indignação até mesmo da mídia mais crítica. Enquanto isso, brancos que desfrutam de drogas pesadas ganham uma segunda chance e hoje em dia representam uma porcentagem maior do que os negros quando entra em pauta permissão para empreender nessa área. Discute também, com muita clareza em seus diversos manifestos, a dívida que esse mesmo governo tem com a população negra e latina que residem em seu território, algo que continua atual e longe de uma resolução que atenda a minoria. Com raciocínios firmes aliados a dados consideráveis, o documentário traz à tona uma questão que ultrapassa os muros de discriminação que contornam os Estados Unidos.

O rapper Snoop Dogg, uma das frases mais interessantes do documentário, proferiu: “Coloque em uma sala 100 pessoas que se odeiam e dê a elas um baseado. Essas pessoas se transformarão em melhores amigos, irão tirar selfies e relaxar. Agora, dê a esse mesmo grupo de pessoas um copo de uísque e você verá elas brigarem até a morte”. Fica a reflexão.

Renato Caliman
@renato_caliman

Compartilhe