Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Cadáver (2018): temendo mais os vivos do que os mortos

Gerando mais um sentimento de revolta do que qualquer forma de susto, este terror pode ser comparado aos inúmeros corpos sem vida que passam pela tela.

  quarta-feira, 05 de dezembro de 2018

Crítica | Serei Amado Quando Morrer (Netflix, 2018): um recorte valoroso sobre o legado de Orson Welles

Documentário sobre os bastidores da realização de "O Outro Lado do Vento" (des)constrói o mito com muito bom humor, doses de melancolia e depoimentos enriquecedores.

  quarta-feira, 05 de dezembro de 2018

Crítica | Vida Selvagem (2018): quando a imperfeição dos pais se torna visível

Com excelentes performances, a brilhante estreia de Paul Dano como diretor lida com um drama familiar na perspectiva de um adolescente a caminho da maturidade quando descobre que seus pais são indivíduos falhos como todo adulto.

  terça-feira, 04 de dezembro de 2018

Crítica | A Vida em Si (2018): menos é mais

Mesmo com elenco inspirado, personagens demais tornam o filme inchado e a mensagem final acaba deprimindo ao invés de inspirar.

  terça-feira, 04 de dezembro de 2018

Crítica | Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro (2018): o terror do politicamente incorreto

O humor mordaz de Danilo Gentili encontra o terror ao lado de uma trupe de comediantes num filme sem sustentação, mas que busca ter sua própria personalidade.

  terça-feira, 04 de dezembro de 2018

Crítica | Quincy (2018): determinação nascida da adversidade

Rashida Jones entrega momentos íntimos do pai, Quincy Jones, ao mesmo tempo que revela sua personalidade determinada e cativante e sua jornada de um garoto nascido numa região pobre e perigosa de Chicago ao estrelato.

  sábado, 01 de dezembro de 2018

Crítica | Sierra Burgess é uma Loser (2018): o que os olhos não veem, pelo chat se sente

Longa acerta ao mostrar por outro ângulo clichês de filme adolescente.

  sábado, 01 de dezembro de 2018

Crítica | Vidas à Deriva (2018): Shailene Woodley salva filme do naufrágio completo

Longa conquista por sua impressionante protagonista e por ser baseado numa história real, mas quase afunda por causa de equívocos no roteiro e na montagem.

  sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Crítica | O Ódio Que Você Semeia (2018): é o que você precisa ver hoje

A adaptação do livro juvenil de Angie Thomas vai além do discurso racial, impactando, emocionando e fazendo refletir. Lamentavelmente, é uma história que ainda necessita ser contada.

  sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Crítica | Parque do Inferno (2018): divertido passeio pelo terror genérico

A imersiva viagem por um aterrorizante parque temático vale a pena para fãs do slasher, desde que não esperem nada de novo sob o sol.

  quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Crítica | De Repente Uma Família (2018): equilíbrio perfeito entre humor e emoção

Um elenco hilário e cativante, e um roteiro sensível e bem escrito formam o que deve ser uma das melhores comédias do ano.

  quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Crítica | Robin Hood – A Origem (2018): tentativa de modernização antiquada

A tentativa de atualizar a história do personagem clássico, misturando a época medieval com a estética atual, fica apenas na tentativa mesmo.

  quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Crítica | A Noite Nos Persegue (Netflix, 2018): qual o limite do sadismo?

O longa de ação indonésio faz um exercício elaborado de coreografia enquanto o excesso de sangue e mutilação explícita causa repulsa.

  quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Crítica | Um Homem Comum (2017): derrota na guerra pode não ser a maior perda para um homem

Um criminoso de guerra assombrado pelo passado e cansado da solidão, acredita que enfrentar as consequências de suas ações pode ser a solução, mesmo que isso custe sua vida.

  quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Crítica | 22 de Julho (Netflix, 2018): para aqueles que foram e ainda são afetados

Utilizando-se de atores poucos conhecidos, Paul Greengrass traz um ar documental ao seu novo filme, sem perder a qualidade de sua câmera trépida e caótica.

  quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Crítica | Para Sempre Chape (2018): é muito mais do que o futebol

Emoção é a palavra mais forte para se referir ao documentário, que conta a recente tragédia sofrida pela Chapecoense para mostrar uma história atual de superação no esporte.

  quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Crítica | As Viúvas (2018): muitos alvos para um tiro só

Mesmo contando com nomes de peso na produção e elenco, o longa não explora o bom plot e desperdiça talentos e temas.

  terça-feira, 27 de novembro de 2018

Crítica | Sequestro Relâmpago (2018): road movie paulistano

A soturna jornada pela madrugada de São Paulo alterna suspense e drama ao revelar contrastes entre vítima e criminosos, construindo um relato reflexivo sobre desigualdades sociais.

  terça-feira, 27 de novembro de 2018

Crítica | Chacrinha – O Velho Guerreiro (2018): veio para confundir, não para explicar

A trajetória de Abelardo Barbosa como seu alter ego Chacrinha é contada num compilado de cenas sem elo central, mas com potencial divertido ao retratar episódios curiosos da vida do apresentador enquanto ajuda a escrever a história da comunicação brasileira.

  terça-feira, 27 de novembro de 2018

Crítica | Operação Final (2018): a disputa entre vingança e justiça

Uma encenação que vale mais como registro de um caso real do que como obra cinematográfica.

  sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Crítica | Refém do Jogo (2018): ação clichê no tempero certo

Um filme de ação trivial com boas doses de adrenalina, cumprindo muito bem o entretenimento a que se propõe.

  quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Crítica | Gringo: Vivo ou Morto (2018): todos querem Harold

Filme imprevisível onde acontece de tudo mostra gerente de indústria farmacêutica tentando esquecer seus problemas em viagem ao México.

  quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Crítica | Apóstolo (2018): potente no tema e no estilo

O longa trabalha com o terror psicológico e gráfico para contar uma história sobrenatural sobre os mistérios de um culto religioso em um vilarejo inglês de 1905.

  terça-feira, 20 de novembro de 2018

Crítica | Anon (Netflix, 2018): proposta boa, roteiro fraco

Longa promete ao tratar da ausência de privacidade com investigação policial, mas decepciona no roteiro.

  terça-feira, 20 de novembro de 2018

Crítica l O Plano Imperfeito (2018): a comédia romântica que estava faltando

Os anos 90 foram tomados por comédias românticas de muito sucesso. Durante algum tempo esse subgênero foi deixado de lado, mas parece estar voltando aos holofotes.

  terça-feira, 20 de novembro de 2018

Crítica | A Excêntrica Família de Gaspard (2017): boas atuações não compensam fraco roteiro

Filme francês com bons atores tenta levar o espectador à autoanálise, mas escorrega num roteiro confuso com conflitos demais e desenvolvimento de menos.

  segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Crítica | A Casa Que Jack Construiu (2018): detestável obra de arte

Exceto como uma possível reflexão alegórica sobre a própria filmografia do diretor, a história de um serial killer que tenta legitimar seus atos como obras de arte é intragável para espectadores que buscam diversão.

  segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Crítica | A Vingança Perfeita (2018): a quilômetros de distância da perfeição

Um belo visual neon e para por aí. Pouquíssimas coisas - sendo bem otimista - satisfazem nesse filme ineficiente e tedioso sobre vingança.

  domingo, 18 de novembro de 2018

Crítica | Covil de Ladrões (2018): um filme de assalto genérico

Trazendo poucas novidades ao seu subgênero, o longa se apoia na tensão e ação desenfreada para conquistar seu público.

  sábado, 17 de novembro de 2018

Crítica | Com Amor, Van Gogh (2017): cinema como uma tela a óleo

Visuais belíssimos e uma técnica de animação histórica salvam um filme com pouco conteúdo.

  sábado, 17 de novembro de 2018

Crítica | The Ballad of Buster Scruggs (Netflix, 2018): o Velho Oeste nunca foi tão lindo, divertido e perigoso

Numa antologia de seis histórias, os irmãos Coen transitam entre gêneros cinematográficos distintos e discorrem sobre a humanidade durante a hostilidade e desamparo do faroeste.

  sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Crítica | Infiltrado na Klan (2018): todo o poder para todo o povo

Em um momento onde a segregação velada é cada dia mais crescente e aceita, o longa trata de deixar claro qual o lado certo e o errado da questão.

  sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Crítica | Tau (Netflix, 2018): ficção científica superficial e esquecível

Incoerente desde o início, o filme é um exercício de mal desenvolvimento sem nenhuma inovação.

  sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Crítica l A Profissional (2018): uma homenagem mediana

Uma produção irregular e uma boa atriz, em um papel interessante, disputam forças neste filme de ação.

  sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Crítica | Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018): um filme não é um livro

Continuação da saga do magizoologista Newt Scamander mantém a sensação do primeiro longa de que estamos assistindo a reprodução visual de longos capítulos literários, com vazios narrativos difíceis de ignorar. Nem o easter egg salva.

  quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Crítica | O Homem das Cavernas (2018): roteiro convencional prejudica animação da Aardman

Com um tipo de humor inocente, direcionado ao público infantil, longa deixa sensação de potencial inexplorado.

  quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Crítica | Pedro Coelho (2018): clima de Páscoa fora de época

A produção exibe uma atmosfera alegre com muitas possibilidades para brincar, no entanto, termina sendo convencional e sem muita emoção.

  quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Crítica | Entrevista com Deus (2018): só teologia não é suficiente

Longa prende a atenção com abordagem teológica, mas não vai além das expectativas.

  terça-feira, 13 de novembro de 2018

Crítica | Todas as Canções de Amor (2018): expandindo o significado de amar

A partir de um envolvente jogo entre narrativas paralelas e letras de músicas, o magnético conto sobre dois casais busca redefinir o que significa ser uma história de amor.

  terça-feira, 13 de novembro de 2018

Crítica | Excelentíssimos (2018): um chocante relato sobre os bastidores do impeachment de Dilma Rousseff

O documentário flagra um capítulo constrangedor da história brasileira ao mostrar um circo de articulações contra e a favor da ex-presidente.

  terça-feira, 13 de novembro de 2018