Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Crônicas de Natal (Netflix, 2018): o Natal em novos tempos

O filme sabe como explorar os clichês a seu favor para construir uma narrativa envolvente. Pode não ser nem o melhor filme natalino, mas consegue atingir sua proposta de diversão com pitadas de novidade.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | O Natal do Charlie Brown (1965): o desenho que se tornou tradição norte-americana [NATAL]

A jornada de Charlie Brown para encontrar o verdadeiro significado do Natal é o primeiro desenho animado dos queridos personagens de Charles M. Schulz e um símbolo clássico de referência à data comemorativa.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | Esqueceram de Mim (1990): esqueça Macaulay Culkin por um instante [CLÁSSICO]

Faça uma experiência: deixe de lado o protagonista e fique atento ao trabalho de Chris Columbus, John Williams e John Hughes.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | Homem-Aranha no Aranhaverso (2018): os privilégios da animação

Buscando levar uma nova versão do Homem-Aranha para o grande público, a Sony investe numa animação competente e divertida, reforçada por personagens carismáticos e, se depender da qualidade, tem tudo para dar certo.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | O Grande Circo Místico (2018): a magia do circo ofuscada pela pobreza narrativa

O longa de Cacá Diegues é como um palhaço triste ou um mágico sem cartola. Há sempre um incômodo de algo que parece não funcionar direito e o mundo do espetáculo se resume a um show sem emoção.

  sábado, 22 de dezembro de 2018

Crítica | Minha Vida em Marte (2018): uma dupla dinâmica em ação

Mônica Martelli e Paulo Gustavo salvam a ida ao cinema com sua química espetacular, que consegue fazer com que um filme muito desconexo ainda seja prazeroso de assistir.

  sábado, 22 de dezembro de 2018

Crítica | Chá com as Damas (2018): confissões e memórias de quatro grandes mulheres

Íntimas conversas entre Judi Dench, Eileen Atkins, Joan Plowright e Maggie Smith numa aconchegante casa de campo se tornam um documentário acessível a todos os fãs e interessados na história dessas honrosas atrizes.

  sábado, 22 de dezembro de 2018

Crítica | Superman – O Filme (1978): a luz para mostrar o caminho [CLÁSSICO]

Com uma escalação de protagonista perfeita, trilha sonora memorável e respeito ao material original, o longa supera a problemática produção para se tornar uma das obras mais marcantes e longevas do cinema.

  sábado, 22 de dezembro de 2018

Crítica | A Hora do Rush (1998): Jackie Chan, de Hong Kong à Hollywood [CLÁSSICO]

A hilária e carismática comédia de ação com Chris Tucker marca o crossover de Jackie Chan desde artista cult oriental para estrela internacional.

  sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Crítica | Bird Box (Netflix, 2018): o que tem dentro da caixa?

Apostando em uma mescla de suspense pós-apocalíptico com drama materno, o filme acaba pendendo para o lado mais trivial e desperdiça uma ótima oportunidade de se destacar pelo original.

  sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Crítica | Bumblebee (2018): um presente para os fãs e um novo gás para a franquia

Com transformações, explosões e tiroteios na medida certa, o longa renova a franquia "Transformers" e mostra que robôs podem ser mais do que apenas maquinas de guerra.

  quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Crítica | Hostis (2018): um faroeste moderno que brilha por conta das atuações

Brincar de faroeste era algo comum para as crianças nas décadas passadas, com os vaqueiros como mocinhos e os índios como vilões. Mas o filme mostra que as coisas não eram exatamente assim.

  quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Crítica | Juliet, Nua e Crua (2018): comédia romântica sobre amadurecimento tardio

Nova adaptação do escritor de "Alta Fidelidade" supera os problemas de tom e entrega uma aventura íntima e despretensiosa.

  quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Crítica | D.P.A. 2 – O Mistério Italiano (2018): enigmas, aventura e muita magia

A nova adaptação da série infantil conquista os pequenos espectadores levando os heróis até o outro lado do oceano numa aventura cheia de mágica e diversão.

  quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Crítica | Crimes em Happytime (2018): sexo, drogas e fantoches

Com piadas péssimas do começo ao fim, o filme é uma fracassada tentativa de subverter o gênero de fantoches.

  quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Crítica | A Primeira Noite de Crime (2018): raízes de um futuro próximo?

O filme une suspense, terror e ação para contar a origem do Expurgo, com fortes pinceladas de crítica social sem perder a unidade da franquia "The Purge".

  quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Crítica | A Justiceira (2018): vingança sem profundidade

Filme acerta ao mostrar problemas sociais de Los Angeles, mas erra ao desenvolver histórias de maneira superficial, sem abordar motivações dos seus protagonistas.

  quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Crítica | Mulan (1998): na alma sempre uma chama acesa [CLÁSSICO]

Mais valioso do que apenas diversão, o musical da Disney adapta um poema chinês para entregar uma bela obra com canções soberbas numa história sobre honra, dever, respeito e igualdade.

  quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Crítica | Paraíso Perdido (2018): o mundo inteiro dentro de um clube

A cineasta Monique Gardenberg reúne um elenco de peso para contar sua mais nova história sobre amor e reconciliação embalada por clássicos da música brega.

  terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Crítica | Cam (Netflix, 2018): terror na era digital

Apesar de um terceiro ato problemático, o filme ainda é uma obra interessante que retrata um assunto polêmico sem julgamentos.

  terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Crítica | Mary Shelley (2017): a arte contra barreiras sociais

O drama romântico de época é uma verdadeira ode ao fazer artístico e um contundente retrato histórico. Em uma época cercada pelo machismo, a trajetória de Mary Shelley para a criação de Frankenstein se torna a luta contra barreiras sociais.

  terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Crítica | Corra que a Polícia Vem Aí (1988): risadas nostálgicas com Leslie Nielsen [CLÁSSICO]

Mesmo completando trinta anos, comédia continua divertida e traz risadas fáceis com as loucuras do policial Frank Drebin tentando evitar um atentado contra a Rainha da Inglaterra.

  terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Crítica | PéPequeno (2018): bonitinho e afinado, mas meio bagunçado

Animação oferece um olhar criativo e muito alegre sobre a lenda do Pé Grande, porém se perde na ambição de suas mensagens.

  segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Crítica | 22 Milhas (2018): indo de mal a pior

A primeira sequência é interessante, porém não consegue esconder por muito tempo o que é a obra: um rascunho mal feito de um filme de ação repleto de problemas de roteiro, direção, montagem e atuação.

  segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Crítica | Império de Memes (2018): o preço e o impacto da fama

O documentário sobre distintas personalidades da internet estuda seus passos e analisa as impressões deixadas tanto na sociedade da era digital quanto em suas próprias vidas.

  segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Crítica | O Show de Truman – O Show da Vida (1998): Jim Carrey contra o mundo [CLÁSSICO]

Excelente sátira sobre a distância entre o indivíduo e uma sociedade artificial controlada por uma grande instituição: a mídia.

  segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Crítica | Meu Jantar com Hervé (2018): qual o preço do sucesso?

Biografia de Hervé Villechaize mostra as consequências do vício na fama e a importância da maturidade emocional.

  domingo, 16 de dezembro de 2018

Crítica | A Pé Ele Não Vai Longe (2018): um esperançoso ensaio sobre superação

A parceria entre Gus Van Sant e Joaquin Phoenix traz para as telas a história real do cartunista que obteve êxito após encontrar ajuda para lidar com o alcoolismo e suas limitações.

  domingo, 16 de dezembro de 2018

Crítica | Cafarnaum (2018): poderosíssimo drama sobre excluídos

O relato libanês sobre o que levou um garoto ir a público processar os pais por ter nascido é um expressivo, tocante e enternecedor espelho de uma sociedade cruel para quem vive às margens.

  domingo, 16 de dezembro de 2018

Crítica | A Bolha Assassina (1988): o trash divertido dos anos 1980 [CLÁSSICO]

A diversão descompromissada e despida de preocupações com o realismo ou com a seriedade é o maior desejo desse filme trash, no melhor sentido da palavra.

  domingo, 16 de dezembro de 2018

Crítica | A Maldição da Freira (2018): como o marketing ajuda a piorar um filme

O filme de época irlandês faz novos usos do found footage, mas não atende às expectativas de um longa de terror original ao seguir fórmulas e rastros já consolidados.

  sábado, 15 de dezembro de 2018

Crítica | Era uma Vez um Deadpool (2018): versão para menores e fãs

O novo corte de “Deadpool 2” abandona parte da essência do personagem para atingir uma classificação indicativa mais abrangente, mas compensa com cenas novas e hilárias.

  sábado, 15 de dezembro de 2018

Crítica | Narcos: México (Netflix, 1ª Temporada): nova série sem nenhuma novidade [SÉRIE]

Sem Pedro Pascal e Wagner Moura, “spin-off” entrega uma versão piorada da série original.

  sábado, 15 de dezembro de 2018

Crítica | Meu Amigo Totoro (1988): a imaginação que supera dores [CLÁSSICO]

Uma das obras que ajudou a consolidar o Studio Ghibli, "Meu Amigo Totoro" é uma animação simples que se preocupa apenas em lançar um olhar de empatia ao mundo infantil.

  sábado, 15 de dezembro de 2018

Crítica | Rasga Coração (2018): conflitos e sentimentos de empatia que atravessam gerações

Uma obra atemporal que se renova sempre que houver pessoas dispostas a sair nas ruas e lutar pelo simples direito de ser quem elas querem ser.

  sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Crítica | Mogli: Entre Dois Mundos (2018): a lição fatal contida na fábula

Exuberante no visual e feroz na condução, a versão de Andy Serkis para O Livro da Selva carrega o gene da Warner em contraponto ao tom inocente do filme da Disney.

  sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Crítica | Encantado (2018): o príncipe reimaginado à custa das princesas

Apesar do arranjo pop, a animação que propõe desconstruir o mito do príncipe faz isso mediante suas personagens femininas e o resultado não é carismático o suficiente para sustentar a diversão.

  quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Crítica | Aquaman (2018): o filme que a DC precisava?

O longa é uma mudança real nos paradigmas apresentados pelo estúdio até hoje. Mas o caminho que ele decidiu seguir será o correto?

  terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Crítica | O Artista do Desastre (2018): uma justa homenagem ao pior filme do mundo

Longa comandado por James Franco têm o mérito de combinar humor e drama na jornada de realização do "pior filme do mundo".

  quarta-feira, 05 de dezembro de 2018

Crítica | Feministas: O Que Elas Estavam Pensando? (2018): relatos da luta por igualdade

A obra mostra como um livro feito há 40 anos conseguiu registrar uma nova mulher e como as mulheres presentes nesse livro, e diversas outras, se relacionam com o feminismo.

  quarta-feira, 05 de dezembro de 2018