Cinema com Rapadura

OPINIÃO   quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

D.P.A. 2 – O Mistério Italiano (2018): enigmas, aventura e muita magia

A nova adaptação da série infantil conquista os pequenos espectadores levando os heróis até o outro lado do oceano numa aventura cheia de mágica e diversão.

Os Detetives do Prédio Azul estão de volta aos cinemas com “D.P.A. 2 – O Mistério Italiano”. O seriado infantil de Flávia Lins e Silva ganha uma nova adaptação estrelada pelo carismático e talentoso trio de protagonistas Pedro Henriques Motta como Pippo, Letícia Braga (“A Menina Índigo”) como Sol e Anderson Lima como Bento. Os três também estiveram no primeiro longa, “Detetives do Prédio Azul: O Filme”, e agora retornam com o restante do elenco da série do canal Gloob.

O cenário do Prédio Azul é palco das confusões da série, mas no cinema a nova aventura envia os Detetives até a Itália. Pippo, Sol e Bento treinam sua banda para participar de um concurso musical que pode levá-los em turnê se ganharem. No entanto, os produtores do concurso, os irmãos Máximo (Diogo Vilela, “Tudo Acaba em Festa”) e Mínima Buongusto (Fabiana Karla, ”Crô em Família”) podem não ser tão bem-intencionados com os participantes. Os protagonistas fazem de tudo para chegar com a família no local da seleção, mas após a intervenção da pequena e invejosa aprendiz de feiticeira Berenice (a ótima Nicole Orsini), o trio se atrasa e perde a oportunidade… para a sorte deles. Os irmãos Buongusto enfeitiçam os pais e somem com as crianças selecionadas, incluindo a bruxinha Berenice. Só restam os Detetives para agir e resolver esse mistério.

Levar os personagens da TV para o cinema significa também oferecer aos espectadores algo que justifique a adaptação. A resposta está no visual, que segue a arte limpa e colorida da série e é aprimorada no cinema. Diferente do primeiro longa, “D.P.A. 2” procura sair dos estúdios e explora as cidades do Rio de Janeiro e Niterói antes de levar as crianças para a Europa. O pretexto é a convenção “Expo Bruxos” que pode estar relacionada com o sequestro das crianças e para a qual estão indo os tios feiticeiros de Berenice. A investigação dos D.P.A. os leva para a cidade italiana de Alberobello, onde mora o avô de Pippo, Nonno (Antônio Pedro, “De Pernas pro Ar”), que ajuda o trio a desvendar as pistas e encontrar o paradeiro de Berenice. Os elementos mágicos requerem efeitos especiais, que são simples, porém, bem-feitos e combinam muito bem com o tom do filme.

Falando em tom, existe um padrão de atuação inocente e exagerado por ser uma produção voltada para crianças e que recria um mundo que nem o nosso, mas com um toque de magia. Todos os atores respeitam esse tom, conquistando com aplausos a atenção dos pequenos espectadores, resultando num bom trabalho de direção. Os desdobramentos e as viradas da história de “D.P.A. 2 – O Mistério Italiano” também são feitos com muito cuidado para não complicar demais a trama para os bambinos fãs da série. Cada passo e cada obstáculo do trio é contado e resolvido antes de prosseguir com a história com novas descobertas, novos objetivos e novos cenários. Definitivamente, é um filme que as crianças vão querer rever, rever e rever.

Os Detetives do Prédio Azul têm uma química irresistível nas telas e fazem com que as crianças queiram continuar acompanhando o grupinho em mais aventuras. O filme de Vivianne Jundi ainda encontra espaço para momentos musicais triunfantes com os protagonistas e emociona pela relação carinhosa entre Pippo e Nonno e com o desfecho da personagem Berenice. “D.P.A. 2 – O Mistério Italiano” é uma segura sequência da série infantil e promete mais sucesso para a equipe envolvida.

William Sousa
@williamsousa

Compartilhe