Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Cidade dos Anjos (1998): um romance atemporal [CLÁSSICO]

Envolto pela trilha emocionante e atuações complacentes, "Cidade dos Anjos" é raro no gênero por fugir do piegas e nos agraciar com um drama de entrega.

  sábado, 12 de janeiro de 2019

Crítica | Strong Island (Netflix, 2017): pessoal e transferível

Indo de encontro as expectativas, documentário da Netflix impressiona por fugir do enlatado investigativo e se tornar mais incisivo do que qualquer outro.

  sábado, 12 de janeiro de 2019

Crítica | Ratos de Praia (2017): fragilidades no roteiro

As intenções para contar uma história de amadurecimento sexual são muito boas, porém a execução esbarra na falta de desenvolvimento da trama e dos personagens.

  sábado, 12 de janeiro de 2019

Crítica | Máquinas Mortais (2018): pateticamente esquecível

Com belos efeitos visuais, o longa tenta construir um novo universo de ficção científica no cinema. Mas o que realmente consegue ser aproveitado nessa trama?

  quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Crítica | Assunto de Família (2018): o primor do cinema de Hirokazu Kore-eda

Premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, "Assunto de Família" traduz o refino da arte do cineasta japonês ao contar a história de uma família desajustada.

  quarta-feira, 09 de janeiro de 2019

Crítica | As Boas Maneiras (2017): aterrorizante fábula do cinema nacional

Mais uma obra assinada por Juliana Rojas e Marcos Dutra, o longa traz uma fantástica história sobre duas mulheres e um pequeno segredo apavorante.

  quarta-feira, 09 de janeiro de 2019

Crítica | Tungstênio (2018): estilo sem moderação

Ao não considerar com cuidado as diferenças de linguagem entre cinema e HQ, o filme apresenta resultados narrativos díspares que o tornam uma experiência mediana e insuficiente.

  quarta-feira, 09 de janeiro de 2019

Crítica | Dumplin’ (2018): corriqueiro drama feminino sobre aceitação

A história de uma garota que se inscreve no concurso de beleza da mãe por protesto é embalada por canções de Dolly Parton, mas não tem carisma suficiente para atrair aplausos.

  quarta-feira, 09 de janeiro de 2019

Crítica | It Will Be Chaos (HBO, 2018): precisamos falar sobre imigração

Documentário da HBO mostra o drama de refugiados tentando entrar na Europa em busca de uma vida melhor, debatendo as consequências sociais para os países que os recebem.

  terça-feira, 08 de janeiro de 2019

Crítica | Shirkers – O Filme Roubado (Netflix, 2018): fazendo as pazes com um incrível passado

Uma talentosa cineasta singapuriana exorciza sua frustrante e fantástica história sobre a produção (e o sumiço) de um filme numa bela e intrigante narrativa documental.

  terça-feira, 08 de janeiro de 2019

Crítica | El Potro: Lo Mejor del Amor (Netflix, 2018): uma lista de acontecimentos

Cinebiografia do músico argentino Rodrigo Bueno tem cenas impactantes e um ator energético, mas não oferece grande aprendizado sobre quem era esse artista.

  terça-feira, 08 de janeiro de 2019

Crítica | Lionheart (Netflix, 2019): valores familiares acima de tudo

O primeiro longa-metragem nigeriano que chega à gigante plataforma de streaming nos faz crer que eles podem se aprofundar um pouco mais na trama pretendida.

  segunda-feira, 07 de janeiro de 2019

Crítica | Green Book – O Guia (2018): humor e drama em ótimo equilíbrio

Viggo Mortensen e Mahershala Ali lideram um road movie histórico e inspirador que desafia o caráter de seus personagens por uma região perigosa e hostil dos EUA.

  segunda-feira, 07 de janeiro de 2019

Crítica | Inspire, Expire (Netflix, 2019): desventuras da vida real

Uma representação sensível e minimalista dos problemas sociais contemporâneos, a partir do encontro entre duas mulheres de realidades não tão distintas assim.

  sábado, 05 de janeiro de 2019

Crítica | A Nossa Espera (2018): das batalhas entre trabalho e família

O diretor e roteirista Guillaume Senez apresenta um drama pessoal sobre um homem dividido entre aspirações profissionais e as responsabilidades perante sua família.

  sábado, 05 de janeiro de 2019

Crítica | WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018): melhor que o original

Deixando os games de lado e retratando a internet, o longa ganha ainda mais criatividade, mesmo que o alicerce da qualidade continue sendo o carisma dos protagonistas.

  quinta-feira, 03 de janeiro de 2019

Crítica | O Manicômio (2018): o terror chega ao YouTube

Partindo de um conceito interessante, o filme se torna uma bomba graças a um roteiro mal escrito e uma direção pretensiosa.

  quinta-feira, 03 de janeiro de 2019

Crítica | Dragon Ball Super: Broly (2018): seja (muito) bem-vindo, Broly!

Com lutas incríveis e um roteiro acima da média, o longa faz mais do que apenas trazer Broly para o cânone oficial do anime, engradecendo tanto o lore como o próprio personagem.

  quinta-feira, 03 de janeiro de 2019

Crítica | A Princesa e a Plebeia (2018): sem sal, sem personalidade e sem graça

Longa natalino explora o clichê de personagens parecidos trocando de lugar, mas falha miseravelmente no roteiro horroroso e contraditório.

  domingo, 30 de dezembro de 2018

Crítica | O Candidato Honesto 2 (2018): quando a política brasileira é mais engraçada

Nova comédia de Leandro Hassum ri de tudo e brinca com a atual situação política do país, sem inovar ou se tornar relevante.

  domingo, 30 de dezembro de 2018

Crítica | Puro-Sangue (2018): perturbadora relação tóxica

Com excelentes atuações de Olivia Cooke e Anya Taylor-Joy, o primeiro filme de Cory Finley dá uma aula de construção de personagens. Em seu último papel no cinema, Anton Yelchin tem uma participação pequena, mas importante para o suspense.

  sábado, 29 de dezembro de 2018

Crítica | Mais Uma Chance (Netflix, 2018): o desejo tardio de ser pais

Há mais de dez anos sem realizar um filme, Tamara Jenkins retorna triunfante com uma graciosa comédia sobre as dificuldades de querer filhos após certa idade.

  sábado, 29 de dezembro de 2018

Crítica | Maria Madalena (2018): a pescadora de fé

Coadjuvante da própria história, Maria Madalena ganha uma luz sobre sua trajetória. Mas é o Jesus de Joaquin Phoenix quem brilha.

  sábado, 29 de dezembro de 2018

Crítica | Black Mirror: Bandersnatch (Netflix, 2018): a decisão é sua (ou não)

A Netflix decidiu investir nas possibilidades da série “Black Mirror” e ofereceu ao público a chance de criar sua própria narrativa. Mas, na prática, a ideia funciona?

  sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Crítica | Museu (YouTube Originals, 2018): por que roubar o valor da história?

Inspirado no famoso roubo de 1985, "Museu" traz Gael García Bernal no papel de um homem que busca defender o patriotismo mexicano, só não sabe direito por quais motivos.

  sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Crítica | A Partida Final (2018): o fim da vida sob uma nova ótica

Um centro médico, um projeto alternativo e cinco doentes em estado terminal mostram as diversas abordagens para o fim da vida.

  sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Crítica | Se Meu Apartamento Falasse (1960): um brilhante e agridoce retrato da sociedade [CLÁSSICO]

Um deleite nada meloso e muito verdadeiro para a época do Natal e para todos os demais dias do ano.

  sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Crítica | Lizzie (2018): uma visão feminista para um crime centenário

A famosa história sobre um crime nunca resolvido ganha uma perspectiva feminista, mas se perde numa adaptação desinteressante, apesar das boas atuações das protagonistas.

  quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Crítica | Blade, O Caçador de Vampiros (1998): nem só de sangue vive o vampiro [CLÁSSICO]

Ainda que os 20 anos empalideça os efeitos especiais, é justo afirmar que Blade teve papel fundamental nas adaptações da Marvel para o cinema.

  quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Crítica | Culpa (2018): um sonoro suspense

Buscando inovação em como contar uma história, o longa dinamarquês é uma experiência fantástica, além de um suspense convincente.

  quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Crítica | O Confeiteiro (2018): entre biscoitos, tortas e segundas intenções

O filme israelense sobre as consequências da perda de um amor cruza as vidas de um confeiteiro e uma viúva num delicado e atrevido estudo de personagens.

  quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Crítica | O Resgate do Soldado Ryan (1998): um clássico moderno de guerra [CLÁSSICO]

Spielberg leva às trincheiras da Segunda Guerra Mundial os seus melhores homens e entrega uma vitória inquestionável.

  quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Crítica | Simplesmente Amor (2003): o amor e o Natal em todo lugar [NATAL]

Richard Curtis consegue entregar um filme cativante. Mesmo com grande quantidade de personagens e histórias que se cruzam de alguma forma, o roteiro não se perde e flui bem, resultando numa ótima obra natalina sobre as várias formas de amor.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | Revivendo o Natal (2011): o feitiço do tempo de Natal [NATAL]

Uma natalina comédia romântica de loop temporal sobre escolhas e consequências, onde a protagonista descobre que o que está destinado para ser, será.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | A Felicidade Não Se Compra (1946): descobrindo as maravilhas da vida [CLÁSSICO]

Em uma das mais clássicas histórias do cinema, o diretor Frank Capra nos mostra lições preciosas, capazes de emocionar e nos fazer enxergar o melhor dentro de cada um.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | Milagre na Rua 34 (1994): você acredita em Papai Noel? [NATAL]

Milagres acontecem. E, se for preciso, Papai Noel em pessoa pode aparecer para mudar tudo o que você acredita, fazendo os sonhos mais improváveis se tornarem realidade.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | Gremlins (1984): não os alimente após a meia-noite [CLÁSSICO]

Sucesso de bilheteria e crítica, a obra é um divertido filme assustador, que mistura bem os elementos de terror e comédia sem deixar de ser um agradável filme natalino

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | Um Herói de Brinquedo (1996): clichê heroico [NATAL]

Longa trabalha com clichês clássicos dos anos 1990, mas passa forte mensagem que permanece atual.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | Um Duende em Nova York (2003): um Feliz Natal e boas risadas [NATAL]

Filme de estreia de Will Ferrell como protagonista transmite a importância do espírito natalino através de muitas risadas e uma adorável excentricidade.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Crítica | Crônicas de Natal (Netflix, 2018): o Natal em novos tempos

O filme sabe como explorar os clichês a seu favor para construir uma narrativa envolvente. Pode não ser nem o melhor filme natalino, mas consegue atingir sua proposta de diversão com pitadas de novidade.

  segunda-feira, 24 de dezembro de 2018