Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | O Caminho de Volta (2020): emocionante jogo de redenção

Gavin O’Connor reinventa fórmula batida dos filmes de esporte para mostrar que não basta vencer para se livrar de um vício. Lutando na ficção e na realidade contra o alcoolismo, Ben Affleck apresenta uma das melhores atuações da sua carreira.

  terça-feira, 02 de junho de 2020

Crítica | Depois da Verdade – Desinformação e o Custo das Fake News (2020): obra de terror

Documentário traz os bastidores das fake news, dos jornalistas que buscam combatê-las e os impactos das conspirações no mundo real.

  terça-feira, 02 de junho de 2020

Crítica | O Segredo da Floresta (2019): terror sem sal

Terror independente gravado nos EUA e na Índia não faz jus à cinematografia média dos dois países e serve somente como exercício de cinema insosso.

  terça-feira, 02 de junho de 2020

Crítica | After Life – Vocês Vão Ter de Me Engolir (Netflix, 1ª Temporada): cômica e comovente

Drama da Netflix acompanha os passos de um jornalista de uma pequena cidade enquanto atravessa o luto causado pela perda recente da mulher e redescobre a alegria de viver.

  terça-feira, 02 de junho de 2020

Crítica | A Guerra de Anna (2018): singelo conto de sobrevivência

Drama russo retrata a sobrevivência de uma criança no contexto da perseguição nazista de maneira contemplativa e sob o ponto de vista da jovem protagonista.

  terça-feira, 02 de junho de 2020

Crítica | Em Defesa de Jacob (Apple TV+, Minissérie): a violência como produto da mentira

Conduzida por um trio de excelentes atuações, a minissérie é uma intensa experiência sobre o peso das mentiras na construção da violência em nossa sociedade.

  segunda-feira, 01 de junho de 2020

Crítica | O Ritmo da Vingança (2020): jornada mal concebida

Com boa construção da protagonista, mas também uma narrativa que não faz questão de inovar nos clichês, filme de Reed Morano acaba proporcionando uma experiência decepcionante.

  sexta-feira, 29 de maio de 2020

Crítica | 18 Presentes (Netflix, 2020): amor em 4D

Belo e emocionante drama italiano sobre o amor incondicional de uma mãe apresenta roteiro que dá espaço para as interpretações dos atores brilharem acima de tudo, e por isso toca profundamente quem assiste.

  sexta-feira, 29 de maio de 2020

Crítica | Dias Sem Fim (Netflix, 2020): o ciclo vicioso do crime

Drama frio, que lembra "Moonlight" e mostra o submundo do crime por dentro.

  segunda-feira, 25 de maio de 2020

Crítica | Um Crime Para Dois (Netflix, 2020): timing na comédia é fundamental

Obra do diretor Michael Showalter não chega para reinventar a roda, mas com um bom roteiro e ótimos protagonistas, garante boas risadas.

  sábado, 23 de maio de 2020

Crítica | Honeyland (2019): um documentário-poesia

Obra de Ljubomir Stefanov e Tamara Kotevska é um documentário forte e poético sobre a vida da apicultora Hatidze Muratova e a relação que tem com sua mãe e seu trabalho.

  sexta-feira, 22 de maio de 2020

Crítica | Arremesso Final (Netflix, 2020): retrato do épico

Com imagens inéditas de bastidores e depoimentos marcantes, o documentário rememora com sensibilidade e empolgação a trajetória vitoriosa e conturbada de Michael Jordan e o Chicago Bulls.

  quarta-feira, 20 de maio de 2020

Crítica | Caçadora de Gigantes (2017): monstros do escapismo

Adaptação da história em quadrinhos oferece bom visual e boas metáforas para a psique da protagonista, mas derrapa em final apressado e expositivo em excesso.

  quarta-feira, 20 de maio de 2020

Crítica | O Declínio (Netflix, 2020): prepare-se para o pior

Filme canadense retrata um grupo que se prepara para sobreviver frente a um iminente caos da civilização, mas uma tragédia os leva uns contra os outros e expõe que o declínio pode estar dentro deles.

  quarta-feira, 20 de maio de 2020

#RapaduraRecomenda – Minority Report – A Nova Lei (2002): os olhos cegos da justiça

Aproveitando o conceito central do conto de Philip K. Dick, Spielberg consegue criar uma adaptação inteligente, ágil e respeitosa com o texto original, mostrando mais uma vez toda a sua versatilidade como diretor.

  domingo, 17 de maio de 2020

#RapaduraRecomenda – Testemunha de Acusação (1957): julgamento imersivo

Baseado no conto homônimo de Agatha Christie, o longa é um excelente e divertido exercício de condução do suspense que convida o espectador a desvendar a verdade ao lado de seu carismático protagonista.

  domingo, 17 de maio de 2020

#RapaduraRecomenda – O Segredo da Cabana (2011): divertida metalinguagem

Com menos créditos do que realmente merece, "O Segredo da Cabana" é um belo exemplar de união entre terror e comédia que diverte e ainda comenta como é o cinema.

  domingo, 17 de maio de 2020

#RapaduraRecomenda – Predador (1987): quando brucutus foram presas

O primeiro filme da franquia se mostra uma ótima mescla de ação, suspense e terror. Subverte a figura do herói invencível brucutu dos anos 1980 para elevar o status na apresentação de uma das criaturas mais marcantes da cultura pop.

  domingo, 17 de maio de 2020

#RapaduraRecomenda – Tubarão (1975): o terror da negligência

Ao explorar o horror que habita as profundezas, este memorável suspense Spielbergiano acerta em cheio ao devolver o ser humano ao seu lugar de presa na cadeia alimentar.

  domingo, 17 de maio de 2020

Crítica | She-Ra e as Princesas do Poder (Netflix, 5ª Temporada): a força de relacionamentos

Série é encerrada amarrando todas as pontas soltas, evoluindo a iconografia da original, dando um show de representatividade e uma aula de desenvolvimentos de personagens.

  domingo, 17 de maio de 2020

Crítica | A Missy Errada (Netflix, 2020): vergonha alheia até demais

Em mais uma comédia do “Universo Cinematográfico do Adam Sandler”, David Spade e Lauren Lapkus apostam no humor físico para salvar um roteiro fraco.

  quinta-feira, 14 de maio de 2020

Crítica | Tempo de Caça (Netflix, 2020): perseguição sangrenta

Embalada pelo fenômeno “Parasita”, surge mais uma produção sul-coreana eficiente e ambiciosa, que vem cravar seu nome no cinema com muita violência e estilo.

  quinta-feira, 14 de maio de 2020

Crítica | A Sala (2019): cuidado com o que deseja ver

Nova adaptação do clássico conto "A Mão do Macaco" não explora satisfatoriamente os temas que propõe e se preocupa mais com o visual que com sua narrativa.

  quinta-feira, 14 de maio de 2020

Crítica | Top Gun – Ases Indomáveis (1986): a necessidade da velocidade

Longa que lançou Tom Cruise de vez ao estrelato é inconsistente com sua previsibilidade do roteiro e sequências aéreas de tirar o fôlego.

  quarta-feira, 13 de maio de 2020

Crítica | Mentiras Perigosas (Netflix, 2020): suspense desinteressante

Com uma narrativa repleta de elementos sem sentido, filme de Michael Scott pode entreter em partes, porém não consegue ser uma obra coesa.

  terça-feira, 12 de maio de 2020

Crítica | Aeroporto Central (2018): a quarentena dos refugiados

Documentário de premiado diretor brasileiro retrata a rotina de refugiados na entrada da Alemanha à espera do visto e isolados da vida urbana. Um espelho para tempos de quarentena.

  terça-feira, 12 de maio de 2020

Crítica | The Plot Against America (HBO, Minissérie): as diferentes faces do ódio

Magistralmente produzida e bastante voltada ao desenvolvimento de personagens, a minissérie original da HBO exercita a importância de se relembrar o passado ao criar uma realidade falsa mas intensamente verossímil.

  segunda-feira, 11 de maio de 2020

Crítica | Superman: Entre a Foice e o Martelo (2020): os fins justificam os meios?

Animação faz bom trabalho ao adaptar a história em quadrinhos de Mark Millar, trazendo um bom desafio à figura infalível do herói e convidando o espectador a questionamentos políticos intrigantes.

  sexta-feira, 08 de maio de 2020

Crítica | A Máfia dos Tigres (2020): vida real 7×1 ficção

Série documental da Netflix vai além de mostrar como a criação de tigres em cativeiro é nociva, pois passa pela exploração financeira desenfreada e culmina no bizarro festival de excentricidade, crueldade e hipocrisia que permeia o universo dos zoológicos particulares.

  sexta-feira, 08 de maio de 2020

Crítica | Westworld (HBO, 3ª Temporada): evolução artificial

Optando por um ano com mais clareza, a terceira temporada de Westworld consegue manter a sua identidade e fornecer interessantes possibilidades para o futuro, mas sem evitar a infeliz involução de alguns personagens e demonstrar uma certa falta de planejamento.

  segunda-feira, 04 de maio de 2020

Crítica | Star Wars: The Clone Wars (Disney Plus, 7ª Temporada): o peso da tragédia anunciada

Tenso, sombrio e, ainda assim, cheio de esperança, o olhar de Dave Filoni traz o "Star Wars" que todos querem ver.

  segunda-feira, 04 de maio de 2020

Crítica | Homeland (2011-2020): não há limites para Carrie Mathison

Série se encerra depois de oito temporadas, e depois de tantos altos e baixos, encontra sua essência novamente na força de Carrie Mathison, papel que ficará marcado como um dos melhores da carreira de Claire Danes.

  segunda-feira, 04 de maio de 2020

#RapaduraRecomenda – Vida de Inseto (1998): a força da arte contra a tirania

Segundo filme da Pixar continua relevante ao reinventar temas de clássicos de Akira Kurosawa e de uma famosa fábula infantil com roteiro enxuto, personagens bem escritos, um cruel vilão e comédia pastelão de primeira.

  domingo, 03 de maio de 2020

#RapaduraRecomenda – Pocahontas (1995): as belas cores do vento

A animação escorrega em elementos apressados vitais em seu roteiro, mas conquista com uma protagonista magnífica, animação estonteante e músicas marcantes.

  domingo, 03 de maio de 2020

#RapaduraRecomenda – O Gigante de Ferro (1999): somos quem escolhemos ser

Animação sobre um visitante metálico do espaço e sua conexão com um garoto do interior dos EUA em plena Guerra Fria explora temas históricos e sociais da época ao mesmo tempo que entrega um belo conto sobre amizade e escolhas.

  domingo, 03 de maio de 2020

Crítica | Silêncio do Pântano (Netflix, 2019): suspense preguiçoso

Com astro de "La Casa de Papel" na pele de um complexo escritor, filme conta uma história desinteressante e monótona.

  quinta-feira, 30 de abril de 2020

Crítica | Ricos de Amor (Netflix, 2020): a riqueza do clichê

Nova comédia romântica nacional da Netflix traz uma velha fórmula aliada a temáticas atuais para oferecer um belo exemplo de filme leve e divertido.

  quinta-feira, 30 de abril de 2020

Crítica | Zombi Child (2019): estilo, mistério e vodu

Drama de maturidade francês aborda a cultura haitiana e suas tradições religiosas de maneira atípica, lidando com o exotismo sem reduzí-lo.

  quarta-feira, 29 de abril de 2020

Crítica | Emma (2020): a genuinidade das relações humanas

Liderado por mais uma vibrante atuação de Anya Taylor-Joy, "Emma" usufrui com sucesso da essência de seu material fonte para produzir uma necessária reflexão sobre a importância do genuíno no relacionamento com o outro.

  segunda-feira, 27 de abril de 2020

Crítica | Natal Sangrento (2019): boas intenções, péssimo desenvolvimento

Com uma história sem sutilezas ou desenvolvimento satisfatório, Sophia Takal entrega um terror fraco que não assusta nem obtém sucesso na sua crítica social.

  segunda-feira, 27 de abril de 2020