Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Sócias em Guerra (2020): boa mensagem, pouca comédia

Filme de Miguel Arteta consegue passar uma mensagem positiva, porém falha em obter sucesso em grande parte de seus momentos cômicos.

  sábado, 01 de agosto de 2020

Crítica | Questões de Família (2019): trama polêmica, filme baunilha

Filme holandês explora os efeitos da eutanásia em um núcleo familiar num drama genérico, mas carregado de sensibilidade e naturalidade.

  sábado, 01 de agosto de 2020

#RapaduraRecomenda – O Corcunda de Notre Dame (1996): desafiando o controle moral

Belissimamente animado e trazendo ótimas canções, o filme constrói carismáticos personagens para trabalhar a importância de se lutar contra empobrecidos códigos morais.

  domingo, 26 de julho de 2020

#RapaduraRecomenda – A Princesa Prometida (1987): todo mundo gosta de nostalgia

Uma grande e divertida homenagem a heróis capa e espada do passado, o filme é um deleite narrativo com ótimo equilíbrio entre ação e comédia.

  domingo, 26 de julho de 2020

Crítica | A Barraca do Beijo 2 (Netflix, 2020): tentativa falha de amadurecimento

Continuação de comédia romântica da Netflix retorna com mais ousadia, mas perde pontos pela longa duração e o excesso de tramas secundárias.

  sexta-feira, 24 de julho de 2020

Crítica | Expresso do Amanhã (Netflix, 1ª Temporada): mantendo-se nos trilhos

Série da Netflix arrisca ao recomeçar uma história contada com sucesso recentemente, mas joga seguro ao fazer não mais que o necessário para manter seus espectadores interessados.

  segunda-feira, 20 de julho de 2020

Crítica | Greyhound: Na Mira do Inimigo (Apple TV+, 2020): o poder do não dito

Tom Hanks escreve e estrela este thriller de guerra que equilibra suas cenas de ação com um conteúdo dramático à altura do potencial do ator.

  sexta-feira, 17 de julho de 2020

Crítica | Jurassic Park – Parque dos Dinossauros (1993): colossal adaptação [Clássico]

Steven Spielberg e Michael Crichton criaram uma fantástica e incomparável obra, cujas discussões e inovações tecnológicas não envelhecem nem décadas após seu lançamento.

  sexta-feira, 17 de julho de 2020

Crítica | Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado (Netflix, 2020): linda mensagem de amor

Com muito, muito amor e otimismo inquebrantável, documentário apresenta a uma nova geração a história de uma das figuras mais marcantes da televisão mundial.

  segunda-feira, 13 de julho de 2020

Crítica | The Old Guard (Netflix, 2020): mal desenvolvido, boas cenas de ação

Protagonizado por Charlize Theron, novo filme de ação da Netflix tem boas cenas de ação, mas deixa de desenvolver melhor seus personagens e sua própria mitologia.

  sexta-feira, 10 de julho de 2020

Crítica | Sonhadores (Prime Video, Minissérie): fluidez com limites

Mais uma produção brasileira a chegar no catálogo da Amazon Prime Video, "Sonhadores" estabelece como a arte pode ser libertadora para todo tipo de identidade e personagem, ainda que enfrente limitações narrativas.

  sexta-feira, 10 de julho de 2020

Crítica | Blow The Man Down (Prime Video, 2019): digno de tela grande

Dupla de cineastas estreantes escreve e dirige esta boa crônica de intrigas, que é cheia de estilo e originalidade em sua ambientação.

  sexta-feira, 10 de julho de 2020

Crítica | Fuller House (Netflix, 2016-2020): inocente alento na alma

Série é um presente para os fãs de sua predecessora, ressuscitando o espírito original com altas doses de nostalgia.

  sexta-feira, 10 de julho de 2020

Crítica | Três Verões (2019): retrato do Brasil atual

Transitando entre a comédia e o drama, longa da diretora Sandra Kogut oferece uma visão intimista sobre os atuais escândalos de corrupção no país e seu legado.

  sábado, 04 de julho de 2020

Crítica | Viveiro (2019): expectativas frustradas

Obra de Lorcan Finnegan apresenta um bom conceito, porém peca ao entregar uma execução morna.

  sábado, 04 de julho de 2020

Crítica | Pass Over (Prime Video, 2018): impactante teatro filmado

Peça escrita por Antoinette Nwandu e filmada por Spike Lee é um drama que discute questões raciais de forma expressiva e memorável.

  sábado, 04 de julho de 2020

Crítica | 7500 (Prime Video, 2019): tensão sob medida

A partir do eficiente trabalho de Joseph Gordon-Levitt e da claustrofobia da cabine de um avião, o diretor Patrick Vollrath constrói um suspense que reconhece a tensão sentida pelos espectadores.

  sábado, 04 de julho de 2020

Crítica | Milagres do Amor (2019): beleza didática

Carregado de clichês e personagens rasos, o filme peca ao se contentar com o familiar e não investir em um maior refinamento de sua mensagem.

  sábado, 04 de julho de 2020

Crítica | Anton – Laços de Amizade (2019): rara e interessante visão histórica

Última obra do diretor georgiano Zaza Urushadze retrata o drama de um povo camponês na Ucrânia de 1919 em meio aos conflitos da Revolução Russa.

  sexta-feira, 03 de julho de 2020

Crítica | Ninguém Sabe Que Estou Aqui (Netflix, 2020): boas ideias ao vento

Contando com uma atuação central pautada por um silêncio poderoso, o longa mergulha nas consequências da perda da infância e a tristeza da solidão.

  quinta-feira, 02 de julho de 2020

Crítica | Dark (Netflix, 2017-2020): entrelaços irreversíveis

Uma história que interpola drama e mistério numa rede confusa, às vezes frustrante, mas, no todo, bela.

  quinta-feira, 02 de julho de 2020

Crítica | AJ and the Queen (Netflix, 1ª Temporada): todos, digam amor!

RuPaul Charles e Michael Patrick King, em parceria com a Netflix, trazem uma série com muita música, brilho, performances e um par de 301, como pano de fundo de uma história que explora a importância de amarmos a nós mesmos e os diversos tipos de família que construímos.

  segunda-feira, 29 de junho de 2020

Crítica | Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars (Netflix, 2020): beleza do besteirol

Misturando paródia com comédia romântica, obra protagonizada por Will Ferrell e Rachel McAdams é divertida e brega ao extremo.

  sexta-feira, 26 de junho de 2020

#RapaduraRecomenda – O Lugar Onde Tudo Termina (2012): bem-vindas (re)construções

(Re)construindo uma narrativa que se transforma continuamente, Derek Cianfrance entrega um projeto que cativa por sua ousadia.

  domingo, 21 de junho de 2020

#RapaduraRecomenda – Crepúsculo dos Deuses (1950): fantasmas de um cinema arcaico

Exercitando o gênero noir para construir uma interessante reflexão sustentada pelas diferenças entre o cinema mudo e o sonoro, o filme é uma encantadora declaração de amor ao verdadeiro significado de "sétima arte".

  domingo, 21 de junho de 2020

Crítica | I Know This Much Is True (HBO, 2020): externalizando demônios

Carregada por uma estonteante atuação de Mark Ruffalo, a minissérie é um denso e belo ensaio sobre a importância do autoperdão e da busca por segundas chances.

  domingo, 21 de junho de 2020

Crítica | Um Grito de Liberdade (2019): conflitos maternais para fãs de novelas

Com didática simples e desenvolvimento previsível, melodrama turco narra uma relação maternal cheia de amor e conflitos novelescos, e desafia espectadores ao fim.

  sábado, 20 de junho de 2020

Crítica | After Life – Vocês Vão Ter de Me Engolir (Netflix, 2ª Temporada): a vida continua

Com o protagonista aos poucos renascendo para a vida, a nova temporada adota um tom mais otimista, sem esquecer que o drama ainda é seu carro-chefe.

  sábado, 20 de junho de 2020

Crítica | Destacamento Blood (Netflix, 2020): impecável, necessário e contemporâneo

Utilizando a Guerra do Vietnã como um pretexto para tratar a desigualdade racial, novo filme do diretor Spike Lee é mais atual do que nunca ao conseguir balancear crítica com um roteiro consistente.

  sexta-feira, 12 de junho de 2020

Crítica | A Vastidão da Noite (Prime Video, 2020): ficção-científica à moda antiga

Suspense e ficção-científica com boas doses de nostalgia, baixo orçamento e muita qualidade.

  segunda-feira, 08 de junho de 2020

#RapaduraRecomenda – Festim Diabólico (1948): suspense sem cortes

Um dos filmes mais técnicos de Alfred Hitchcock, este é um exemplo de como conduzir a trama a partir da produção. Abrindo mão da montagem, o diretor consegue criar uma tensão crescente, que atinge seu ápice nos minutos finais.

  domingo, 07 de junho de 2020

#RapaduraRecomenda – Um Lugar Chamado Notting Hill (1999): charme em abundância

Mesmo décadas após sua estreia, longa se prova uma comédia romântica charmosa com sua ambientação encantadora e perfeita escalação de atores.

  domingo, 07 de junho de 2020

#RapaduraRecomenda – A Sala de Fermat (2007): mistério + matemática = diversão

O que é o que é? Quatro matemáticos presos numa sala resolvendo problemas para sobreviver. Este thriller espanhol se inspira em charadas lógicas e jogos de fuga para produzir um mistério divertido e sem pretensões.

  domingo, 07 de junho de 2020

Crítica | O Caminho de Volta (2020): emocionante jogo de redenção

Gavin O’Connor reinventa fórmula batida dos filmes de esporte para mostrar que não basta vencer para se livrar de um vício. Lutando na ficção e na realidade contra o alcoolismo, Ben Affleck apresenta uma das melhores atuações da sua carreira.

  terça-feira, 02 de junho de 2020

Crítica | Depois da Verdade – Desinformação e o Custo das Fake News (2020): obra de terror

Documentário traz os bastidores das fake news, dos jornalistas que buscam combatê-las e os impactos das conspirações no mundo real.

  terça-feira, 02 de junho de 2020

Crítica | O Segredo da Floresta (2019): terror sem sal

Terror independente gravado nos EUA e na Índia não faz jus à cinematografia média dos dois países e serve somente como exercício de cinema insosso.

  terça-feira, 02 de junho de 2020

Crítica | After Life – Vocês Vão Ter de Me Engolir (Netflix, 1ª Temporada): cômica e comovente

Drama da Netflix acompanha os passos de um jornalista de uma pequena cidade enquanto atravessa o luto causado pela perda recente da mulher e redescobre a alegria de viver.

  terça-feira, 02 de junho de 2020

Crítica | A Guerra de Anna (2018): singelo conto de sobrevivência

Drama russo retrata a sobrevivência de uma criança no contexto da perseguição nazista de maneira contemplativa e sob o ponto de vista da jovem protagonista.

  terça-feira, 02 de junho de 2020

Crítica | Em Defesa de Jacob (Apple TV+, Minissérie): a violência como produto da mentira

Conduzida por um trio de excelentes atuações, a minissérie é uma intensa experiência sobre o peso das mentiras na construção da violência em nossa sociedade.

  segunda-feira, 01 de junho de 2020

Crítica | O Ritmo da Vingança (2020): jornada mal concebida

Com boa construção da protagonista, mas também uma narrativa que não faz questão de inovar nos clichês, filme de Reed Morano acaba proporcionando uma experiência decepcionante.

  sexta-feira, 29 de maio de 2020