Cinema com Rapadura

OPINIÃO   quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Aos Teus Olhos (2018): dúvida e tensão

Apesar de falhas na direção e no roteiro, "Aos Teus Olhos" é uma obra interessante no cenário do cinema nacional.

Em 2012, Thomas Vintenberg lançou “A Caça”, um poderoso filme sobre um homem injustamente acusado de abuso por uma garota de 5 anos. Na produção dinamarquesa, o diretor busca explorar os impactos da seríssima acusação na vida do protagonista, mesmo após ele ser inocentado. Mais recentemente, a diretora Carolina Jabor utilizou uma história semelhante para trazer dilemas parecidos para terras brasileiras com este “Aos Teus Olhos“. O resultado foi bastante inferior, mas ainda traz observações importantes sobre um assunto delicado.

Na história, Rubens (Daniel de Oliveira, “Cazuza – O Tempo Não Para”) é um carinhoso professor de natação amado por seus alunos, até que um deles diz a sua mãe que recebeu um beijo dele no vestiário do clube em que trabalha. Diante da situação, a mãe decide divulgar em suas redes sociais o que houve, sem antes ir à polícia ou ter certeza da veracidade das afirmações do filho. Isso causa um grande rebuliço entre os frequentadores do clube, que logo iniciam uma caça às bruxas contra Rubens. A grande diferença deste exemplar nacional para “A Caça” é que, no caso do filme brasileiro, a inocência do protagonista não fica clara para o espectador em momento algum, sendo intenção da diretora criar a dúvida do que realmente aconteceu entre Rubens e seu aluno.

Inicialmente, essa dinâmica funciona. Logo no primeiro ato vemos Rubens em situações duvidosas que, pelo menos parcialmente, nos fazem questionar seu caráter. Mas quando o linchamento virtual contra ele se inicia, fica difícil não ter empatia pelo personagem, principalmente por conta da vilanização excessiva daqueles que o acusam de ser um pedófilo. Davi (Marco Ricca, “Chatô – O Rei do Brasil”), pai do garoto, a partir de certo momento, parece mais preocupado com o contato de seu filho com a homossexualidade do que com o fato de ele ter sido possivelmente vítima de um pedófilo. Essa antagonização ameniza a dúvida que paira sobre Rubens, de maneira que a intenção da diretora acaba se tornando pouco efetiva.

Apesar disso, o filme se sai muito bem ao retratar aquele pequeno submundo dos sócios de um clube de classe média e todo o rebuliço pelo qual ele passa. A reação dos personagens a aquilo tudo é muito natural, por mais que também seja precipitada. O excesso aqui talvez esteja nas longas cenas que mostram os diálogos dos frequentadores do clube por grupos de Facebook e WhatsApp, que também são verossimilhantes, mas acabam se tornando cansativas.

“Aos Teus Olhos” é um filme que não se aprofunda muito no assunto a que se propõe a discutir, mas ainda sim não é ruim. Possui ótimas atuações e uma direção que, apesar das falhas, consegue criar um clima tenso que segura o espectador. A conclusão da trama já está presente no título da obra, ficando então para os olhos de cada um enxergar ou não um criminoso em Rubens.

Peter Frontini
@peterfrontini

Compartilhe