Cinema com Rapadura

Críticas

#RapaduraRecomenda – O Enigma de Outro Mundo (1982): essencialmente John Carpenter

John Carpenter entrega um dos seus filmes mais emblemáticos com uma inteligente construção, não apenas de direção, mas de fotografia, trilha sonora e efeitos especiais. O resultado é uma das obras que melhor define o estilo de um dos diretores mais criativos do cinema de baixo orçamento.

  domingo, 26 de abril de 2020

#RapaduraRecomenda – Hellraiser – Renascido do Inferno (1987): um criativo conto slasher

Saído da fértil imaginação de Clive Barker, o filme é uma divertida mistura entre o trash típico dos slashers oitentistas e uma trama repleta de interessantes inovações no gênero.

  domingo, 26 de abril de 2020

#RapaduraRecomenda – Ele Está de Volta (2015): reascensão do “mito”

Adaptação do livro homônimo usa de comédia surreal e cenas reais, com a grande atuação de Oliver Masucci no papel de Hitler, para alertar a audiência sobre a sombra do fascismo, trazendo uma forte crítica à mídia e à sociedade.

  domingo, 26 de abril de 2020

#RapaduraRecomenda – Your Name (2016): clichê bem subvertido

Longa de Makoto Shinkai vai além da belíssima animação e trama aparentemente clichê para entregar uma obra verdadeiramente especial sobre romance, sentimentos e conexões.

  domingo, 26 de abril de 2020

Crítica | Resgate (Netflix, 2020): ação feita por quem sabe

Em seu primeiro longa-metragem, o diretor Sam Hargrave coloca em cena tudo que aprendeu na carreira de dublê. O resultado é muita criatividade, perseguição e qualidade com o texto de Joe Russo como cereja do bolo.

  sábado, 25 de abril de 2020

Crítica | Bad Education (HBO, 2020): a vaidade enquanto agente do caos

Segundo longa de Cory Finley encontra o tom certo entre o riso e a responsabilidade ao traduzir para as telas o caso real envolvendo os diretores de um colégio público de Nova York e um desvio milionário das verbas estudantis.

  sexta-feira, 24 de abril de 2020

Crítica | Lucy in the Sky (2019): muito barulho por nada

Um diretor estreante em longas mas com ótimo histórico, atores excelentes e uma premissa cativante. A receita perfeita para mostrar que nem sempre boas ideias rendem filmes de qualidade.

  quarta-feira, 22 de abril de 2020

Crítica | Sergio (Netflix, 2020): quando a grandeza está além da obra

Filme sobre o diplomata brasileiro Sergio de Mello tem boas atuações, mas se perde em clichês hollywoodianos.

  segunda-feira, 20 de abril de 2020

Crítica | O Conto (HBO, 2018): mentiras que contamos para sobreviver

Sabendo exatamente quais elementos enaltecer numa história difícil de digerir, obra de Jennifer Fox consegue tratar temas pesados com o realismo e respeito necessários.

  segunda-feira, 13 de abril de 2020

#RapaduraRecomenda – Mortal Kombat (1995): nostalgia wins

Abraçando o tom caricato, filme consegue mostrar respeito pelo jogo no qual é baseado. Mesmo com roteiro simplório e preguiçoso, o bom visual e a boa escalação de atores resulta numa obra divertida que é fruto de seu tempo.

  domingo, 12 de abril de 2020

#RapaduraRecomenda – Orphan Black (2013-2017): talento clonado

Com um show de atuação de Tatiana Maslany, a série leva o espectador por uma trama de suspense e traições que, mesmo com ritmo desbalanceado, consegue prender a atenção.

  domingo, 12 de abril de 2020

#RapaduraRecomenda – Parenthood (2010-2015): lágrimas familiares

Apesar de facilidades narrativas pontuais, a série foge do melodrama barato e entrega inúmeras relações genuínas e carregadas de emoção ao debater sobre papéis familiares.

  domingo, 12 de abril de 2020

Crítica | Um Amor, Mil Casamentos (Netflix, 2020): amor nenhum

Uma tentativa frustrante de fazer o expectador rir e se apaixonar, com uma história sobre um casamento onde tudo, ou quase tudo dá errado. Mesmo com um elenco de peso, os atores não conseguem segurar o filme e o resultado é mais um longa que parece já ter sido visto várias vezes.

  domingo, 12 de abril de 2020

Crítica | One Child Nation (Prime Video, 2019): dossiê contra uma doutrina

Documentário sobre a política de filho único na China fala com pesar sobre a influência do Partido Comunista ao impor um sentimento de culpa e incapacidade em toda uma nação.

  sexta-feira, 10 de abril de 2020

Crítica | Tales From the Loop (Prime Video, 1ª Temporada): sci-fi além do visual

Oscilando entre episódios que vão do excelente ao tedioso, a série é uma novidade bem-vinda à ficção científica, mas ainda precisa trabalhar melhor a individualidade das histórias para poder oferecer uma trama mais interessante.

  sexta-feira, 10 de abril de 2020

Crítica | Pequenos Monstros (2019): zumbis + comédia + Lupita

Com quase tudo para ser mais um simples "terrir", "Pequenos Monstros" se destaca pela inesperada personagem de Lupita Nyong'o e pela dinâmica em torno dela.

  quarta-feira, 08 de abril de 2020

Crítica | La Casa de Papel – Parte 4 (Netflix, 2020): ação, emoção e enrolação

Em seu retorno, a série comprova ainda ser um entretenimento poderoso apesar das poucas mudanças no estilo e da esticada na história para além do necessário.

  segunda-feira, 06 de abril de 2020

#RapaduraRecomenda – Um Maluco no Golfe (1996): Sandler em polvorosa

Num de seus primeiros trabalhos como protagonista, um então promissor Adam Sandler desponta como um dos grandes da comédia pastelão com uma história absurda e cheio de exageros engraçados.

  domingo, 05 de abril de 2020

#RapaduraRecomenda – O Castelo no Céu (1986): ação nas nuvens

O primeiro filme oficial do aclamado Studio Ghibli, é uma aventura nos céus, com ação, humor e a pureza que as crianças merecem.

  domingo, 05 de abril de 2020

#RapaduraRecomenda – Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995): o peso da indiferença

Trazendo uma incrível dupla de atuações e uma excelente direção de David Fincher, o suspense é um clássico obrigatório para qualquer fã de cinema.

  domingo, 05 de abril de 2020

Crítica | A Nova Onda do Imperador (2000): bacana pra chuchu

Animação nasceu de uma produção conturbada e fracassou nas bilheterias, mas se tornou um clássico nas vendas de DVDs e conquistou uma geração de fãs com seu imenso potencial de entretenimento e comédia de alta qualidade.

  domingo, 05 de abril de 2020

Crítica | Crimes na Madrugada (2017): tiros, porrada e farinha

Um filme que questiona a moralidade policial de forma morna e rasa, mas que apresenta personagens femininos fortes, apesar desses não terem seus devidos destaques.

  quarta-feira, 01 de abril de 2020

Crítica | Star Trek: Picard (1ª Temporada): ensinando por meio de exemplos

Mesmo com o inchado número de personagens e uma trama que precisou ser acelerada em alguns momentos, a série consegue honrar a franquia, debatendo temas filosóficos e homenageando um de seus grandes capitães.

  segunda-feira, 30 de março de 2020

Crítica | A Caçada (2020): pseudo-inteligência

Apesar de boas cenas de ação e de um agradável uso do nonsense, o filme é sabotado por personagens rasos e pela incapacidade de harmonizar a trama e interessantes observações sociais.

  segunda-feira, 30 de março de 2020

Crítica | Do que os Homens Gostam (2019): vinte anos atrasado

Mostrando o lado das mulheres por meio de ideias ultrapassadas, o diretor Adam Shankman apresenta um remake muito pior do que a versão original.

  segunda-feira, 30 de março de 2020

Crítica | Jonas (Netflix, 2018): romance intenso e verdadeiro

Apesar de pecar em alguns aspectos, filme de Christophe Charrier consegue entregar um romance satisfatório numa narrativa que trata o tema com o respeito necessário.

  segunda-feira, 30 de março de 2020

Crítica | Epidemia (1995): thriller contagiante

Em tempos de pandemia, esse drama eficiente e recheado de estrelas leva o espectador a uma angustiante corrida contra o tempo e contra as medidas inconsequentes de um Estado insensível e extremista.

  terça-feira, 24 de março de 2020

Crítica | Você Não Estava Aqui (2019): precariados do mundo todo, uni-vos!

Mais um filme engajado do diretor inglês denuncia as condições precárias de trabalho de uma classe média empobrecida e as consequências na vida dos trabalhadores informais e autônomos.

  terça-feira, 24 de março de 2020

Crítica | O Hospedeiro (2006): abrigando bodes expiatórios

Partindo de um subgênero já bastante explorado, Bong Joon Ho reinventa o cinema de monstros com uma deliciosa fábula sobre laços familiares e sobre a produção em massa de bodes expiatórios.

  segunda-feira, 23 de março de 2020

Crítica | Troop Zero (Prime Video, 2019): a importância de sonhos infantis

Com um elenco infantil afiadíssimo e bom equilíbrio em seu tom, longa consegue tratar de temas espinhosos sem deixar de ser leve, contando ainda com a imponente presença de Viola Davis.

  domingo, 22 de março de 2020

Crítica | O Conto da Princesa Kaguya (2013): beleza brilhante

Com uma animação de encher os olhos, Isao Takahata cria uma verdadeira obra-prima: baseia-se nas artes e histórias tradicionais japonesas, mas traz uma mensagem que transcende qualquer cultura.

  domingo, 22 de março de 2020

Crítica | O Jardim Secreto (1993): metáforas para o mundo [CLÁSSICO]

Com fotografia e direção afiadas, longa conta uma história sobre amadurecimento e superação perante as perigosas consequências da dor do luto e da depressão.

  terça-feira, 17 de março de 2020

Crítica | The Outsider (HBO, 1ª Temporada): agarrada à realidade

Evitando ao máximo o sobrenatural, a série atualiza o livro de Stephen King para uma linguagem que evita a mitologia em torno da misteriosa figura do vilão, respeitando o material original, ao mesmo tempo que entrega um conteúdo com identidade própria.

  terça-feira, 17 de março de 2020

Crítica | Elite (Netflix, 3ª Temporada): peso das consequências

Após duas temporadas medianas, o retorno de "Elite" oferece a narrativa mais sólida vista até então, voltando a fazer as jornadas dramáticas dos personagens serem mais importantes que o mistério.

  segunda-feira, 16 de março de 2020

Crítica | Partida Fria (Netflix, 2019): ambiguidade da guerra

Thriller polonês cria uma boa ambientação durante a Crise dos Mísseis entre EUA e URSS. Apesar de ficcional, a trama sabe usar a metáfora do xadrez em favor da espionagem.

  domingo, 15 de março de 2020

Crítica | Greenleaf (Netflix, 4 temporadas): pecados da fé

Série produzida por Oprah Winfrey sobre uma mega igreja protestante no subúrbio negro dos EUA revela o que há de pior no mercado da fé.

  domingo, 15 de março de 2020

Crítica | Terremoto (2018): desastre do tipo bom

Produção norueguesa recupera personagens e universo de "A Onda" para realizar um novo filme catástrofe com os mesmos pontos positivos do anterior.

  sexta-feira, 13 de março de 2020

Crítica | Pandemia (Netflix, 2020): como poderíamos ter evitado o coronavírus

Minissérie da Netflix estimula a discussão sobre o desenvolvimento científico e ações políticas responsáveis contra as epidemias globais.

  sexta-feira, 13 de março de 2020

Crítica | A Maldição do Espelho (2019): terror amaldiçoado

Incapaz de assustar e beirando o marasmo, esta produção de terror é mais uma evidência de que o cinema russo contemporâneo ainda não entendeu como trabalhar no gênero.

  quinta-feira, 12 de março de 2020

Crítica | Aprendiz de Espiã (2020): adorável clichê

Mesclando humor e ação, esta paródia aparentemente genérica surpreende positivamente devido ao bom entrosamento de sua dupla de protagonistas, além de ter algo minimamente relevante a dizer.

  quinta-feira, 12 de março de 2020