Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Ela Luta Sumô (2018): batalhas por igualdade

Documentário ilustra a batalha de Hiyori Kon para reconhecer o lugar das mulheres em competições de sumô e mudar tradições infundadas e preconceituosas. Com bom equilíbrio entre tensão e ponderação, a obra conquista e gera simpatia ao ser um espelho de lutas similares ao redor do mundo.

  segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Crítica | Deixe a Neve Cair (Netflix, 2019): Natal, romance e clichê

Baseada no livro de John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson, comédia romântica da Netflix é previsível e se sustenta no carisma do seu elenco.

  domingo, 17 de novembro de 2019

Crítica | Cascavel (Netflix, 2019): esquemático, estranho e débil

Terror da Netflix se perde em meio a decisões temáticas e estéticas aleatórias e esquemáticas, que criam um filme sem energia e tensão.

  domingo, 17 de novembro de 2019

Crítica | Meu Nome é Dolemite (Netflix, 2019): príncipe da rima

Eddie Murphy retoma a velha e boa forma neste divertido original Netflix sobre um homem de atitudes censuráveis que com muita persistência criou sua própria lenda.

  sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Crítica | Ford vs Ferrari (2019): a emoção da conquista

Boa química entre os protagonistas e edição de som primorosa fazem com que as mais de duas horas do longa biográfico sobre briga de montadoras passem em velocidade máxima.

  quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Crítica | As Panteras (2019): girl power!

Surpreendentemente se revelando uma continuação oficial do universo da série da década de 1970 e dos filmes dos anos 2000, "As Panteras" tem um roteiro descompassado salvo por um time inspirado de atrizes que brilham em tela.

  quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Crítica | As Panteras: Detonando (2003): garotas só querem se divertir

Filme tem uma trama vazia e desconexa, servindo apenas de desculpa para o trio principal usar e abusar da química e do carisma na tentativa de ser o bastante para divertir o público.

  quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Crítica | Greta (2019): o gay, a trans e o bandido

Filme nacional de enredo minimalista e fotografia caprichada traz um sensível Marco Nanini interpretando um personagem excluído socialmente.

  segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Crítica | Resgate do Coração (Netflix, 2019): charmosamente artificial

Comédia romântica com pitadas natalinas e um bebê elefante que precisa de ajuda. Prato cheio para quem quer uma obra simples e bobinha, mas bonitinha e charmosa.

  segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Crítica | O Método Kominsky (Netflix, 2ª Temporada): envelhecer, permanecer [SÉRIE]

Nova série do icônico Chuck Lorre aborda os dramas da terceira idade com humor, sofisticação e a presença de dois deuses do cinema.

  sábado, 09 de novembro de 2019

Crítica | Invasão ao Serviço Secreto (2019): ação e escapismo

Terceiro filme da franquia é o mais fraco, mas ainda diverte fãs do gênero que têm a expectativa calibrada.

  sábado, 09 de novembro de 2019

Crítica | Parasita (2019): pai rico, pai pobre

Crítica social, comédia e drama de costumes contemporâneos. Joon-Ho Bong funde gêneros e faz um filme de personalidade, que se destaca como um dos melhores do ano.

  quinta-feira, 07 de novembro de 2019

Crítica | Doutor Sono (2019): fazendo as pazes com o passado

Dando sequência à vida de Danny após sua terrível experiência no Hotel Overlook, "Doutor Sono" precisa se dividir entre adaptar um livro e continuar um filme. A escolha funciona, na maior parte do tempo.

  quinta-feira, 07 de novembro de 2019

Crítica | Bate Coração (2019): uma nova abordagem de temáticas espíritas

Filme do diretor cearense Glauber Filho é uma divertida comédia baseada em temáticas espíritas.

  quarta-feira, 06 de novembro de 2019

Crítica | A Família Addams (2019): assombrando a nova geração

Apresentando a tradicional família para a nova geração, animação mórbida diverte, mas não não sai da zona de conforto.

  quarta-feira, 06 de novembro de 2019

Crítica | Link Perdido (2019): em busca da família do elo perdido

Em sua quinta produção, estúdio Laika confirma suas qualidades e reconta a história do elo perdido de maneira bem humorada e usando sua estética singular.

  quarta-feira, 06 de novembro de 2019

Crítica | 55 Passos (2017): oportunidade perdida

Filme aborda o tratamento de pacientes em hospitais psiquiátricos e uma amizade improvável entre uma dessas pacientes e sua advogada, dentro de uma trama vazia que não se desenvolve.

  quarta-feira, 06 de novembro de 2019

Crítica | Dois Papas (Netflix, 2019): o exercício da tolerância [TIFF 2019]

Fernando Meirelles entrega um longa surpreendentemente divertido e íntimo sobre a relação marcada por diferenças entre os papas Bento XVI e Francisco durante crise moral na Igreja Católica.

  segunda-feira, 04 de novembro de 2019

Crítica | O Rei (Netflix, 2019): Sua Majestade, Timothée Chalamet

Apostando em um recorte mais intimista de uma das grandes histórias da humanidade, David Michôd faz de seu drama histórico "O Rei" um dos melhores originais já lançados pela Netflix.

  domingo, 03 de novembro de 2019

Crítica | Cara x Cara (Netflix, 2019): dramédia fast-food

Apostando na desenvoltura de Paul Rudd interpretando dois personagens e na rapidez de seus episódios, dramédia da Netflix aborda clonagem, relações estremecidas e insatisfação no trabalho de maneira agridoce.

  sábado, 02 de novembro de 2019

Crítica | Contato Visceral (Netflix, 2019): terror sem substância

Filme com elenco promissor não consegue manter o interesse da audiência por toda a sua duração, falhando ao apresentar uma narrativa sem foco e sem desenvolvimento coerente.

  sexta-feira, 01 de novembro de 2019

Crítica | Rogéria, senhor Astolfo Barroso Pinto (2018): transformista em transformação

Um documentário sensível sobre a vida de uma grande figura brasileira, marcada por polêmicas, carisma e um talento incrível. Composto por imagens de arquivos, encenações e depoimentos de grandes artistas, o longa é um exemplo para uma boa biografia.

  sexta-feira, 01 de novembro de 2019

Crítica | Maria do Caritó (2019): uma simpática brasileirice

Mesmo com certa dificuldade em arrancar risadas, "Maria do Caritó" apresenta uma poética narrativa sobre autodescoberta e uma encantadora homenagem à cultura nordestina.

  sexta-feira, 01 de novembro de 2019

Crítica | Possuída (2000): relações fraternais

As trajetórias de desenvolvimento sexual e emocional das irmãs Ginger e Brigitte são as bases para uma história de terror mais significativa do que aparenta à primeira vista.

  quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Crítica | Halloween 2 – O Pesadelo Continua (1981): consolidando o mito

Sequência do clássico de 1978 planta sementes para a exploração futura da franquia, mas não consegue refazer os êxitos do "Halloween" original.

  quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Crítica | As Bruxas de Salém (1996): uma vergonha histórica

A dramatização de um dos casos mais vergonhosos da justiça dos EUA oferece um olhar importante sobre os perigos e os riscos de uma histeria coletiva causados por uma acusação sem evidências. Apesar de alguns problemas narrativos, os questionamentos o fazem um filme relevante.

  quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Crítica | Abracadabra (1993): bruxas divertidas

Inspirado trio de atrizes faz o filme funcionar e entreter, mesmo com a balança entre o divertido e o bobo demais não sendo das mais precisas.

  quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Crítica | Goosebumps 2: Halloween Assombrado (2018): muita comédia e pouco terror

Muito parecido com o seu antecessor, "Goosebumps 2: Halloween Assombrado" abusa dos efeitos visuais para encantar apenas o público infantil.

  quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Crítica | A Lavanderia (Netflix, 2019): Estados Unidos da Hipocrisia

Com excelentes atuações de Meryl Streep, Gary Oldman e Antonio Banderas, o diretor Steven Soderbergh utiliza o Panama Papers para exaltar a dissimulação americana.

  terça-feira, 29 de outubro de 2019

Crítica | O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (2019): passado e futuro

Após algumas sérias derrapadas no universo do Exterminador do Futuro, o novo filme se encontra alcançando a plena diversão de uma história direto das origens.

  segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Crítica | Fratura (Netflix, 2019): loucura ou sanidade

Suspense de Brad Anderson utiliza a paranoia para confundir o seu protagonista e o espectador.

  domingo, 27 de outubro de 2019

Crítica | Meu Amor por Grace (2018): uma triste combinação de clichês

Sem qualquer tipo de desenvolvimento narrativo ou personagem que se destaquem além da camada superficial, este é apenas mais um romance que tem pouco a oferecer além do que de há mais óbvio no gênero.

  sábado, 26 de outubro de 2019

Crítica | A Fera na Selva (2017): sobre amor e medo

Texto de Henry James, adaptado pelos atores Paulo Betti e Eliane Giardini, conta a história de um homem que, por medo, esquece de ser feliz.

  sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Crítica | Eli (Netflix, 2019): o desconhecido que não assusta

Terror da Netflix tem clichês demais e se perde num roteiro preguiçoso que se resume a enrolar o espectador até as revelações no final.

  sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Crítica | Zumbilândia: Atire Duas Vezes (2019): o bom zumbi ao cinema torna

Continuação 10 anos depois do primeiro longa trabalha com o familiar e repete piadas à exaustão, mas mostra que ainda consegue conquistar uma horda de espectadores famintos por gore e diversão.

  quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Crítica | Democrats (2014): a morte e o renascimento das democracias

Documentário revela ao mundo a luta do Zimbabuê para restaurar sua democracia plenamente, através da elaboração de uma nova Constituição.

  quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Crítica | Cyrano Mon Amour (2018): a arte imita a vida

Inspirada em uma encantadora história real, a comédia francesa encontra nos bastidores de um lendário personagem teatral uma carta de amor à arte.

  segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Crítica | Vidas Duplas (2018): conflitos da era digital

Com uma história que gostaria de ser mais profunda do que realmente é, obra francesa não consegue desenvolver seu tema principal de forma orgânica durante a narrativa.

  segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Crítica | Inocência Roubada (2018): viagem dentro do trauma e da dor

O premiado filme francês vai no âmago da dor ao retratar a libertação de uma vítima de pedofilia que decide, após muitos anos, relatar pela primeira vez a violência que sofreu.

  segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Crítica | Fantasmas de Sugar Land (Netflix, 2019): extremos da humanidade

Premiado em Sundance, o curta da Netflix extrai uma interessante reflexão sobre uma visão intimista do Estado Islâmico.

  segunda-feira, 21 de outubro de 2019