Cinema com Rapadura

OPINIÃO   quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Operação Supletivo: Agora Vai! (2018): comédia, superação e aceitação

Kevin Hart estrela mais uma comédia em sua carreira, que apesar de simples, traz muitas lições para os espectadores.

Kevin Hart já é famoso por suas comédias e dessa vez, em “Operação Supletivo: Agora Vai!”, Hart divide a tela com Tiffany Haddish. O filme, que é dirigido por Malcolm D. Lee, tem por essência ser bobo e lhe fazer rir de babaquices, mas ainda assim consegue trazer um pouco de lição de moral aos espectadores quanto à superação e aceitação de si mesmos.

Teddy, interpretado por Hart, é um jovem que desistiu de concluir o Ensino Médio mas que conseguiu, graças ao seu carisma e persuasão, ser o melhor vendedor de churrasqueira da região, único emprego em que aceitavam trabalhadores sem diplomas. Após um acidente (causado pelo mesmo) na loja de churrasqueiras, Teddy se vê em um mundo onde uma pessoa sem diploma não é ninguém. Envergonhado de quem era, ele começa a esconder que agora, além de não ter um emprego, teria que correr atrás do seu certificado de conclusão do Ensino Médio que nunca concluiu. É aí que ele percebe que não será uma tarefa fácil. O atual diretor da escola que ele já havia frequentado é um antigo colega de classe com o qual ele vivia fazendo bullying, a sua professora é diferente de todas que ele já havia passado, e seus colegas de turma não são nem um pouco normais.

O filme está longe de ser uma grande produção, afinal, não é o seu objetivo. Mas a obra pode agradar aqueles que gostam do gênero ou simplesmente querem se divertir e assistir um filme em um domingo à tarde. O longa pode ser um tanto simplório, mas carrega em suas entrelinhas algumas mensagens fortes. Teddy sempre se achou burro por não conseguir aprender nada na escola e nunca teve uma professora que se preocupou a ponto de tentar entender o seu lado. Só no supletivo ele se vê querido e cuidado pela professora Carrie (Tiffany Hadish), que faz um teste com ele e descobre suas dislexias. Teddy sempre tentou ser alguém que não era, comprou carros e casas fora de sua realidade, e até mesmo sua personalidade foi alterada para agradar os outros. A obra consegue mostrar como essas e outras coisas podem nos fazer mal, e não fica apenas em piadas bobas durante 90 minutos.

Com boas atuações, princialmente de Kevin Hart e Tiffany Hadish, “Operação Supletivo: Agora Vai!” é um filme bem simples, mas que consegue trazer um dinamismo que não deixa os espectadores cansados com a trama, além de ter boas doses de piadas e trocadilhos sem ser apelativo. A trama, apesar de bem definida, conseguiria agrupar mais elementos narrativos, sendo essa uma das poucas ressalvas que há de se fazer quanto ao longa. No demais, é uma obra que cumpre seu objetivo e alegra quem está disposto a rir.

André Bastos
@_drebastos

Compartilhe