Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Elite (Netflix, 2ª Temporada): a opção pelo mistério [SÉRIE]

A segunda temporada de "Elite" se confirma muito mais como uma série de mistério, deixando para trás os dramas da juventude e criando novos conflitos para os alunos de Las Encinas.

  quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Crítica | Elite (Netflix, 1ª Temporada): cisão entre forma e conteúdo [SÉRIE]

Mesmo tendo uma história de temas sociais importantes e contemporâneos que afetam os jovens, "Elite" possui um estilo novelesco que não corresponde ao drama e à sua tentativa de suspense.

  quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Crítica | Divaldo – O Mensageiro da Paz (2019): mensagem boa, filme ruim

Apesar de boa execução técnica na direção de arte, fotografia e captação do som, a obra apresenta problemas estruturais sérios de roteiro, direção de atores e até mesmo de trilha, que gera um impulso quase que involuntário de revirar os olhos de tanta frustração.

  terça-feira, 10 de setembro de 2019

Crítica | A Tabacaria (2018): prazeres e sofrimentos jovens na Áustria ocupada por Hitler

Apesar de não trazer uma narrativa com muitas inovações, o filme de Nikolaus Leytner consegue apresentar uma história bem construída e com bons personagens.

  terça-feira, 10 de setembro de 2019

Crítica | Abigail e a Cidade Proibida (2019): aventura tediosa

Bons visuais não compensam roteiro confuso, ritmo inconstante e personagens sem carisma.

  terça-feira, 10 de setembro de 2019

Crítica | Rainha de Copas (2019): há algo de podre no reino da Dinamarca

Emocionalmente devastador, drama dinamarquês impressiona positivamente pela ousadia do roteiro aliada à excelentes atuações e a uma direção bastante refinada.

  terça-feira, 10 de setembro de 2019

Crítica | Peterloo (2018): “esperança é tudo que nos resta”

Drama histórico traz boas reflexões, mas falha ao basear toda a narrativa em diálogos expositivos.

  segunda-feira, 09 de setembro de 2019

Crítica | Chamas da Vingança (1984): potencial incendiado

Fraco e superficial, o suspense peca em transmitir a essência humana das obras de Stephen King, deixando um gosto amargo de que poderia ser algo muito mais marcante e especial.

  domingo, 08 de setembro de 2019

Crítica | Asterix e o Segredo da Poção Mágica (2018): caracterização imperfeita

Os personagens criados por Albert Uderzo e René Goscinny chegam às telas numa animação 3D competente e ótimo teor humorístico, mas peca na adaptação ao ignorar o espelho político-social do material original.

  quinta-feira, 05 de setembro de 2019

Crítica | Amor em Obras (Netflix, 2019): para quem não quer pensar em nada

A Netflix subestima seu público com mais um filme de comédia romântica extremamente previsível, mas que cumpre sua função, além de encher o catálogo.

  quinta-feira, 05 de setembro de 2019

Crítica | It – Capítulo 2 (2019): vencendo traumas de infância

Mantendo o foco na importância da amizade para derrotar nossos monstros internos, Andy Muschietti entrega um filme digno da grandiosidade do material original e consegue avançar a primeira parte da história, acrescentando novas camadas ao terror criado por Stephen King.

  quarta-feira, 04 de setembro de 2019

Crítica | Chicuarotes (2019): uma poesia em filme sobre escapar

Com um tema universal e pano de fundo que se aplica a diversas periferias da América Latina, inclusive ao Brasil, a obra discute sobre necessidades intrínsecas à alma, de mudança e fuga, representadas por dois jovens que fazem de tudo para alcançá-las, mesmo que o preço seja caro demais.

  quarta-feira, 04 de setembro de 2019

Crítica | Na Hora da Zona Morta (1983): boa premissa, má execução

Suspense desperdiça seu potencial com atuações medianas e argumento que poderia ser mais polido.

  sábado, 31 de agosto de 2019

Crítica | Caninos Brancos (2018): natureza selvagem

Adaptação do romance clássico de Jack London ganha pontos pela bela animação, mas escorrega num roteiro descompassado.

  sábado, 31 de agosto de 2019

Crítica | Um Sonho de Liberdade (1994): homem x prisão

O cotidiano da prisão de Shawshank e as relações de seus presos são o mote para uma comovente e impactante história sobre o poder da esperança e da liberdade no íntimo dos seres humanos.

  sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Crítica | O Homem Ideal? (2017): uma adaptação que funciona, muito bem

Uma comédia teatral agridoce sobre um romântico anti-herói na busca por um amor, com roteiro inteligente e encadeado, excelentes atores e uma direção dinâmica.

  sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Crítica | O Iluminado (1980): claustrofobia e insanidade

Mesmo sem a aprovação do mestre responsável pelo original, o terror é um clássico obrigatório para qualquer fã do gênero.

  sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Crítica | Fenda no Tempo (1995): problemas no voo

Última chamada para o voo 29 da American Pride com destino à Boston. Porém, a adaptação do conto de Stephen King não poderia deixar de fazer uma parada em Maine para contar uma história envolvente, mas com muitos problemas.

  quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Crítica | Minha Lua de Mel Polonesa (2018): busca pelas origens

Apesar das atuações exageradas, esta comédia dramática consegue abordar os traumas dos filhos e netos de judeus de maneira respeitosa e comovente.

  quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Crítica | Carrie, a Estranha (1976): um clássico que não parou no tempo

Adaptação da primeira obra de Stephen King utiliza o terror como base para tratar de assuntos cotidianos na vida de boa parte dos adolescentes e consegue fazer isso com maestria.

  quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Crítica | Batman: Silêncio (2019): segredos compartilhados

Adaptando uma história de Jeph Loeb e Jim Lee, dois dos mais importantes nomes dos quadrinhos na atualidade, o filme tenta captar momentos marcantes da HQ, mas sofre por não conseguir evoluir além do básico.

  quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Crítica | Verão de 84 (2018): drama primeiro, terror depois

O suspense tem protagonistas adolescentes numa trama nostálgica que funciona primeiro como drama, depois como filme de terror.

  quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Crítica | À Espera de um Milagre (1999): o que se faz por amor

Filme ilustra a habilidade que Stephen King tem para o drama, levando o espectador numa jornada emocional mística que discorre sobre a capacidade humana para o bem e para o mal.

  quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Crítica | LEGO House – Home of the Brick (Netflix, 2018): construção com coração

Documentário ilustra o processo de idealização, construção e inauguração da LEGO House, museu da empresa localizado na Dinamarca. Ao mesmo tempo, conta um pouco das origens dos brinquedos LEGO e do impacto mundial que causou.

  terça-feira, 27 de agosto de 2019

Crítica | O Clube dos Meninos Milionários (2018): jovens, gananciosos e ousados

Com um elenco pesadíssimo, mas com um roteiro pouco trabalhado, "O Clube dos Meninos Milionários" ainda pode agradar quem gosta das histórias de lobos dos anos 80.

  terça-feira, 27 de agosto de 2019

Crítica | Bacurau (2019): os Brasis resistem

Um retrato visceral de uma parte do Brasil pouco conhecida - e, quiçá, esquecida - com pinceladas de realismo mágico, de western, de sci-fi e de ufanismo que definitivamente funcionam.

  terça-feira, 27 de agosto de 2019

Crítica | Celular (2016): não atenda!

Adaptação de um dos best-sellers de Stephen King não dá espetáculo e falha até mesmo quando escrita pelas mãos do próprio grão-mestre.

  terça-feira, 27 de agosto de 2019

Crítica | Belzebuth (2017): o diabo ainda é capaz de surpreender

Mesmo repleto de referências notórias, a obra consegue de maneira eficiente apresentar sua veia autoral enquanto intriga e perturba o público.

  segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Crítica | A Janela Secreta (2004): bloqueio criativo, o terror dos escritores

Ainda que a adaptação não tenha o terror típico de Stephen King, o suspense se beneficia da ótima fase de Johnny Depp possibilitando a imersão para um plot twist satisfatório.

  segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Crítica | Yesterday (2019): criatividade, romance e Beatles

O diretor Danny Boyle e o roteirista Richard Curtis usam a comédia romântica para apresentar como seria o mundo sem a influência do quarteto de Liverpool.

  segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Crítica | Eclipse Total (1995): família em crise

O drama, além de trazer uma das melhores atuações da carreira de Kathy Bates, consegue comover e prender a atenção do espectador em uma história muito bem construída.

  domingo, 25 de agosto de 2019

Crítica | Indústria Americana (Netflix, 2019): choque de culturas

Documentário produzido pela empresa do casal Obama em parceria com a Netflix, mostra os conflitos entre culturas distintas dentro de uma fábrica comprada por chineses nos EUA.

  domingo, 25 de agosto de 2019

Crítica | Bacurau (2019): um filme (e um pássaro) que não se apequena

Com ótimo som direto, múltiplos protagonistas e uma câmera deslizante, a obra combina um Brasil profundo com tecnologias espaciais, ficção científica com faroeste-terror, e projeta com muita cor e sangue um futuro que se equilibra na tradição.

  sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Crítica | Anna – O Perigo Tem Nome (2019): ação sem adrenalina

Filme tem uma única cena de ação boa, perdida num mar de reviravoltas enfadonhas, trama confusa e personagens desperdiçados.

  sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Crítica | Cujo (1983): “não é um monstro, é só um cachorrinho”

Com baixo orçamento e uma história simples, "Cujo" tira leite de pedra, entregando tensão e agonia nesse memorável clássico do terror.

  quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Crítica | A Vigilante (2018): o lado sombrio da vingança

Suspense misturado com drama consegue deixar o espectador vidrado na história do começo ao fim, graças a atuações, roteiro e direção competentes.

  quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Crítica | O Aprendiz (1998): convivendo com o inimigo

A inusitada relação entre um jovem estudante e um senhor de idade envolvido com o nazismo produz um thriller psicológico surpreendente e tenso.

  quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Crítica | Os Brinquedos Mágicos (2017): valores orientais em formato reciclado

A animação de Gary Wang reutiliza elementos já conhecidos de franquias hollywoodianas para tratar de temas que afligem chineses.

  quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Crítica | Seis Vezes Confusão (Netflix, 2019): irmãos gêmeos e piadas velhas

Com muita base no humor físico, comédia com Marlon Wayans utiliza os estereótipos para apresentar mais do mesmo.

  quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Crítica | Verdade ou Desafio (2018): um jogo de erros

Terror tenta ser inventivo ao trazer uma crítica atual e usar o popular jogo ao seu favor, mas sem sucesso.

  quarta-feira, 21 de agosto de 2019