Cinema com Rapadura

Críticas   terça-feira, 08 de outubro de 2019

Between Two Ferns: O Filme (Netflix, 2019): a arte do insulto

Comédia metalinguística protagonizada por Zach Galifianakis mostra que é possível dar risada dos outros sem ficar com peso na consciência.

Between Two Ferns: O Filme” é baseado na série homônima original do site Funny or Die. Trata-se de um programa de entrevistas, apresentado por Zach Galifianakis, que recebe seus convidados literalmente entre dois vasos de samambaias. Apostando em um humor que constrange as celebridades, a série estreou em 2008 e desde então diversos convidados ilustres foram entrevistados, como Barack Obama, Brad Pitt e Charlize Theron. Distribuído pela Netflix, o longa-metragem é dirigido por Scott Aukerman, que foi um dos criadores da série e divide o roteiro com Galifianakis.

Na obra, após uma entrevista completamente constrangedora com Matthew McConaughey em um cenário precário, um encanamento acaba estourando e inunda todo o set de filmagem da pequena TV pública de Flinch, Carolina do Norte. Assim, o protagonista aciona Will Ferrell, um dos fundadores do Funny or Die, que faz uma proposta: se o protagonista conseguir gravar dez programas em duas semanas, ele será presenteado com um talk show noturno na televisão aberta.

Ao invés das celebridades irem até o estúdio, Zach segue as celebridades com a sua equipe composta por Carol Hunch (Lauren Lapkus), a produtora do programa, Cameron Campbell (Ryan Gaul), o responsável pelas filmagens, e Boom Boom (Jiavani Linayao), que faz a mixagem de som. Com essa proposta, o diretor divide a sua comédia/mocumentário entre um tradicional road movie e os trechos das conversas com os artistas.

Parodiando os talk shows americanos que seguem a mesma fórmula de apresentador simpático e celebridade que conta como a sua vida é incrível, o humor rápido e constrangedor que Zach impõe é a virtude do filme. Com a montagem veloz, não dá tempo de sentir como a piada anterior foi tóxica porque logo em seguida vem outra muito pior. Ferrell mesmo, por exemplo, segue a linha completamente sem limites, “admitindo” que trabalha apenas para ter dinheiro e manter seu vício em cocaína.

São diversos momentos com muita vergonha alheia e autodepreciação com Jon Hamm, Brie Larson, Paul Rudd, Keanu Reeves, Bruce Willis, David Letterman, entre outros. Visivelmente, os convidados odeiam o entrevistador e estão desconfortáveis, mas as perguntas são tão absurdas e inacreditáveis que acabam virando o jogo e ficando engraçadas. Fica no ar a sensação de que os entrevistados aceitaram passar pelas perguntas ofensivas, deixando de lado o peso na consciência de dar risada de algo tão pesado. Apesar da qualidade do texto, o conjunto das cenas na estrada são completamente desnecessárias. Passam a impressão que o diretor criou uma desculpa para conectar as entrevistas em apenas um material.

“Between Two Ferns: O Filme” é uma comédia metalinguística com um tipo de humor muito específico. Com um texto propositalmente ácido, Galifianakis mostra que até mesmo para insultar é preciso ter um timing cômico. Não gosta deste tipo de humor? Aproveite pelo menos as cenas nos créditos – são imperdíveis.

Fábio Rossini
@FabioRossinii

Compartilhe

Between Two Ferns: O Filme (Netflix, 2019)

Between Two Ferns: The Movie - Scott Aukerman

Zach Galifianakis sempre sonhou em se tornar uma estrela. Mas quando Will Ferrell descobriu seu programa de acesso publico Between Two Ferns e publicou no Funny or Die, Zach virou um motivo de piadas viral. Agora, ele e sua equipe resolvem fazer uma viagem de carro para completar a série de entrevistas com celebridades do alto-escalão para restaurar sua reputação.

Roteiro: Zach Galifianakis, Scott Aukerman

Elenco: Zach Galifianakis, Lauren Lapkus, Ryan Gaul, Jiavani Linayao, Will Ferrell, Matthew McConaughey, Keanu Reeves, John Cho, Benedict Cumberbatch, Brie Larson, David Letterman, Peter Dinklage, Adam Scott, Tiffany Haddish, Rashida Jones, Chance the Rapper, Bobby Tisdale, Jon Hamm, Hailee Steinfeld, Paul Rudd

Compartilhe