Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | A Noite Amarela (2019): reflexões existenciais cósmicas e brasileiras

Do diretor paraibano Ramon Porto Mota, este drama adolescente metafísico se aproveita de sua atmosfera de estranheza para provocar reflexões sobre a maturidade.

  sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Crítica | Amor com Data Marcada (Netflix, 2020): reconfortante como o Natal deve ser

Obra protagonizada por Emma Roberts e Luke Bracey eleva o nível das comédias românticas no ano, através de roteiro eficaz e de atuações afiadas.

  quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Crítica | A Maldição da Mansão Bly (Netflix, 2020): sobre amor e fantasmas

Com menos sustos e mais drama, esta antologia da Netflix subverte algumas expectativas colocando o espectador em suspense agora por uma triste história de amor.

  quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Crítica | Tenet (2020): Christopher Nolan sendo Christopher Nolan

Com cenas de ação espetaculares e história propositalmente intrincada, o diretor entrega mais uma obra análoga a tudo que já fez antes.

  quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Crítica | We Summon The Darkness (2019): nenhuma novidade à vista

Com uma narrativa focada no terror apresentado por uma seita satânica nos anos 1980, filme de Marc Meyers não é eficiente em nenhuma das suas tentativas de surpreender o espectador.

  segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Crítica | On The Rocks (Apple TV+, 2020): um sucessor espiritual de Encontros e Desencontros

Sensível comédia sobre uma mulher em crise por conta de um casamento desconfiante refaz a parceria entre a diretora Sofia Coppola e o ator Bill Murray, evocando aspectos do maior sucesso da autora.

  segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Crítica | Borat: Fita de Cinema Seguinte (Prime Video, 2020): comédia de mau gosto para pessoas de mau gosto

Por meio de sua comédia escrachada e caricata, Sacha Baron Cohen escancara a hipocrisia do ódio numa sociedade onde há pessoas que se acham superiores a outras e que acreditam em qualquer coisa para justificar sua raiva e intolerância.

  sábado, 24 de outubro de 2020

Crítica | Os Novos Mutantes (2020): controle a fera da expectativa

A proposta de uma nova geração de X-Men não alcança o ideal para dar novo fôlego à franquia, mas ainda assim é um filme que tenta ter sua própria cara, apesar do conturbado histórico de produção.

  sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Crítica | A Caminho da Lua (Netflix, 2020): linda história de cantos e encantos

Espelhando-se nas animações mais famosas da Disney, esta produção da Netflix, apesar de previsível, mostra potencial para emocionar o público com suas canções e sua bonita história de amor.

  sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Crítica | Rebecca – A Mulher Inesquecível (Netflix, 2020): entre um bom romance e um fraco thriller

Ben Wheatley cria adaptação respeitosa e atualizada, mas perde muito ao deixar o suspense e o terror psicológico como segundo plano.

  quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Crítica | Lovecraft Country (HBO, 1ª temporada): saúdam os verdadeiros mitos!

Concedendo o merecido protagonismo a um setor social historicamente marginalizado, a série utiliza o terror com maestria para construir uma apaixonante ode à figura negra e consolida Misha Green como uma das grandes contadoras de história da atualidade.

  terça-feira, 20 de outubro de 2020

Crítica | I Am Woman (2019): cinebiografia agradável, mas só

Ainda que seja básica e presa demais às preconcepções do gênero, cinebiografia da cantora e ativista australiana Helen Reddy se salva com atuações competentes e carisma de sua protagonista.

  domingo, 18 de outubro de 2020

Crítica | Love Me Tender (2019): o estranho enquanto elemento cômico e reflexivo

Longa de Klaudia Reynicke sobre mulher com agorafobia aguda usa da inocência de sua protagonista e do humor para falar sobre o encontro do ser humano com o amor próprio.

  domingo, 18 de outubro de 2020

Crítica | Ventos da Liberdade (2018): a infantilizada divisão da Alemanha

Longa de Michael Bully Herbig reconta uma das fugas mais ousadas e improváveis da história sob um olhar que, sem querer, simplifica o conflito a uma aventura da Sessão da Tarde sem ter um verdadeiro propósito.

  domingo, 18 de outubro de 2020

Crítica | Primos (2019): fábula fraca sobre quebra de preconceitos

Filme de Thiago Cazado sobre dois garotos descobrindo a própria sexualidade enquanto vivem em um contexto super religioso tropeça demais no humor involuntário e numa forma amadora de fazer cinema.

  domingo, 18 de outubro de 2020

#RapaduraRecomenda – A Voz do Silêncio (2016): bullying não é frescura

Longa da diretora Naoko Yamada traz uma sensível e humana história sobre bullying, vergonha, redenção e perdão.

  domingo, 18 de outubro de 2020

Crítica | Os 7 de Chicago (Netflix, 2020): história poderosa que ainda ressoa

Episódio do julgamento histórico que aconteceu no fim da década de 60 ganha as telas com uma produção que impressiona - infelizmente - pela forte ligação com o presente e o elenco afiado.

  sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Crítica | Mau-olhado (Prime Video, 2020): de um audiobook para o cinema da Blumhouse

Adaptação televisiva se apoia no material original sem se arriscar em modificar a história para melhor utilizar os recursos narrativos visuais.

  quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Crítica | Noturno (Prime Video, 2020): os sacrifícios que fazemos pela arte

Carregado pela atuação da carismática Sydney Sweeney, o filme é um divertido exercício sobre os limites que ultrapassamos em nome da arte e do sucesso.

  quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Crítica | Super Urso – Um Resgate na Cidade Grande (2019): para crianças bem pequenas

Animação chinesa parece inacabada e descuidada, e pouco oferece em termos de qualidade narrativa, mas deve agradar seu público-alvo.

  segunda-feira, 12 de outubro de 2020

#RapaduraRecomenda – Escola de Rock (2003): a força libertadora da arte e da educação

O que aparenta ser uma simples comédia sobre um professor falastrão se revela uma obra carismática sobre a importância da arte e da educação na formação e validação do indivíduo.

  domingo, 11 de outubro de 2020

Crítica | Mentira Incondicional (Prime Video, 2020): elogios seriam a verdadeira mentira

Inaugurando a coleção Welcome to the Blumhouse, o filme sabota uma interessante premissa por meio de uma caótica execução e péssimas atuações.

  domingo, 11 de outubro de 2020

Crítica | Caixa Preta (Prime Video, 2020): o black mirror nolanesco da Blumhouse

A famosa casa de filmes de Jason Blum apresenta este misterioso drama psicológico com elementos já venerados e conhecidos de outras produções, mas nem por isso é menos original.

  domingo, 11 de outubro de 2020

Crítica | A Escolhida (2020): um bom plot twist não é suficiente

Obra protagonizada por Janelle Monáe discute o racismo intrínseco na sociedade por meio de montagem e roteiro duvidosos.

  sexta-feira, 09 de outubro de 2020

Crítica | O Halloween do Hubie (Netflix, 2020): assustadoramente sem graça

Adam Sandler utiliza exatamente a mesma proposta de todas as suas comédias: muito humor físico, piadas repetidas e seu elenco de amigos. A única diferença é que se passa no Dia das Bruxas.

  quarta-feira, 07 de outubro de 2020

Crítica | Vigiados (2020): observando um atraente exercício de terror

Dave Franco mostra seu potencial como diretor em seu primeiro longa metragem através de uma condução criativa e de um terror que se revela gradualmente.

  quarta-feira, 07 de outubro de 2020

#RapaduraRecomenda – O Senhor dos Anéis – As Duas Torres (2002): marco do cinema

No segundo capítulo da trilogia que mudou para sempre o cinema épico de fantasia, Peter Jackson realiza avanços tecnológicos que ditaram rumos na indústria e traz novos bons personagens e um monólogo esperançoso.

  sábado, 03 de outubro de 2020

Crítica | Ratched (Netflix, 2020): loucura envolvente e sofisticada

Vendida como prelúdio de "Um Estranho No Ninho", a série não surpreende, mas em voo solo é um atestado cativante da mente efervescente de seu criador.

  sexta-feira, 02 de outubro de 2020

Crítica | Todos os Mortos (2020): passado cruel ainda presente

Produção brasileira que concorreu ao Urso de Ouro no Festival de Berlim 2020 vem para indagar o espectador sobre a atual condição social e racial do país.

  sábado, 26 de setembro de 2020

Crítica | Invasão Zumbi 2 – Península (2020): pior que o primeiro, mas ainda válido

Longa procura levar a franquia a outros caminhos, mas escorrega em alguns exageros apesar de boas sequências de ação.

  sábado, 26 de setembro de 2020

Crítica | Maniac (Netflix, 2018): um belo conto sobre saúde mental

Ambientada em uma sociedade alternativa, mas não tão diferente da nossa, esta pérola pouco falada da Netflix fala sobre a necessidade de cuidarmos do tortuoso labirinto da mente humana.

  sábado, 26 de setembro de 2020

Crítica | O Farol das Orcas (Netflix, 2016): belo conto sobre paciência e autismo

Belíssima fotografia e exuberantes paisagens são os cenários para uma trama baseada em história real sobre o poder do carinho e da natureza no ser humano.

  sábado, 26 de setembro de 2020

#RapaduraRecomenda – O Pai da Noiva (1991): ótimo casamento entre drama e comédia

Longa vai muito além da comédia e é tocante na sua representação de dilemas da paternidade.

  sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Crítica | Enola Holmes (Netflix, 2020): encantador, meu caro Watson

Obra protagonizada por Millie Bobby Brown é uma excelente demonstração de que é possível misturar temas atuais com personagens clássicos.

  quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Crítica | O Jardim Secreto (2020): metáforas inconsistentes

Adaptação acerta em alguns elementos metafóricos visuais, mas escorrega numa narrativa descompassada.

  sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Crítica | A Batida Perfeita (2020): divertimento sem grandes pretensões

Longa de Nisha Ganatra apresenta uma história que diverte, apesar de não conter elementos inovadores.

  sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Crítica | Estado Zero (Netflix, 2020): retrato doloroso sobre os refugiados

Produção da Netflix patina ao contar a história de sua personagem central, mas captura com precisão e veracidade a tragédia daqueles que buscam uma nova vida longe de seu país.

  sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Crítica | #Alive (Netflix, 2020): efeitos da quarentena zumbi

Produção sul-coreana sobre resistência zumbi é desconcertante por se assemelhar à realidade dos isolamentos de 2020, causados pela pandemia de coronavírus, e por trazer reflexões impostas pelas dificuldades de se relacionar.

  sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Crítica | O Diabo de Cada Dia (Netflix, 2020): boa reflexão sobre o mal de cada um

Longa do diretor Antonio Campos para a Netflix propõe uma reflexão sobre o mal dentro de cada um, e o quanto esse mal pode ser estimulado, ou simplesmente surgir do nada.

  quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Crítica | Narciso em Férias (2020): na cela de uma cadeia

Documentário minimalista exibe um relato inédito de Caetano Veloso no cinema sobre os dias em que ficou preso pelo Regime Militar.

  sábado, 12 de setembro de 2020