Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Paddleton (Netflix, 2019): a burocracia de viver

Nova produção intimista da Netflix, "Paddleton" fala sobre as imprevisibilidades da vida e como lidar com a morte iminente.

  quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Crítica | Pelas Ruas de Paris (Netflix, 2019): os questionamentos de Anna

Filme francês indaga valores da sociedade atual, principalmente dos jovens, por meio de história de um casal andando pela capital da França.

  terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Crítica | O Fotógrafo de Mauthausen (Netflix, 2018): a imagem é poder

Apesar de ter um aspecto singular na comparação com outros filmes da Segunda Guerra Mundial, "O Fotógrafo de Mauthausen" poderia se destacar ainda mais caso não repetisse elementos tradicionais do subgênero.

  terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Crítica | Não Olhe (2018): espelhos, gêmeos e transtornos

Um filme com qualidade técnica, uma premissa interessante e alguns bons momentos que se perde em um roteiro fraco.

  terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Crítica | Calmaria (2019): desperdício de elenco

Escrito e dirigido por Steven Knight, drama mergulha na confusão do seu próprio roteiro.

  terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Crítica | Duas Rainhas (2018): só o visual não salva

O longa de estreia da diretora Josie Rourke apresenta visuais belos e atuações no ponto envolvidas em uma teia de problemas.

  sábado, 23 de fevereiro de 2019

Crítica | Minding the Gap (2018): simples proposta, potente documentário

Acompanhando o cotidiano (e as manobras) de três jovens skatistas (incluindo o próprio diretor), o filme retrata uma geração em desalento com dolorosas feridas em comum.

  sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Crítica | Cinderela Pop (2019): quem disse que filme teen precisa ser ruim?

A adaptação do livro de Paula Pimenta traz Maisa Silva e grande elenco para atualizar o conto de fadas para a geração da internet num inocente e divertido filme.

  quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Crítica | Todos Já Sabem (2018): fugindo de preciosismos

Com um trio principal poderoso, "Todos Já Sabem" consegue tornar o público intimo dos personagens, algo fundamental para um filme que depende da empatia daqueles que o assistem.

  quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Crítica | A Morte Te Dá Parabéns 2 (2019): do slasher para a comédia

Dirigido por Christopher Landon, sequência é superior ao filme original e ganha ao focar no humor. Excesso de sentimentalismo é o ponto baixo.

  terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Crítica | Sobibor (2018): campo de sofrimento

Filme russo mostra o tormento e a revolta dos judeus aprisionados em campo de concentração alemão localizado na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial.

  terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Crítica | Até que a Gente Te Separe (Netflix, 2018): até que dá para rir

Comédia neozelandesa acerta nas ótimas atrizes, mas peca no roteiro desbalanceado.

  terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Crítica | Mirai (2018): lições mágicas de um pequeno menino

A animação japonesa discute sobre família e aprendizados a partir da fantasia imaginativa de uma criança brigando pela atenção dos pais após ganhar uma irmãzinha.

  terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Crítica | Border (2018): fantástica fábula nórdica

Do mesmo autor de “Deixa Ela Entrar”, a obra ousa mexer com sentimentos de repulsa para contar uma história, ao mesmo tempo, mítica, universal e contemporânea.

  segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Crítica | Tito e os Pássaros (2019): lute contra qualquer medo

A mais nova comprovação do sucesso das animações brasileiras, "Tito e os Pássaros" tem a beleza visual e o poder de uma narrativa simples para agradar a qualquer idade.

  segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Crítica | Free Solo (2018): proeza individual e audiovisual

Perca o fôlego com esse espetacular documentário sobre o alpinista que arriscou a vida para escalar o famoso "El Capitán" sem qualquer equipamento de segurança.

  segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Crítica | Aladdin (1992): um clássico inimitável [CLÁSSICO]

Fruto de eras passadas, animação da Disney é uma obra essencialmente única.

  segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Crítica | Fevereiros (2017): brasileiríssimo

Santos e deuses se encontram na Abelha Rainha, numa histórica graficamente impecável, e narrativamente poderosa.

  sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Crítica | Árvore de Sangue (2018, Netflix): casos de família

Recheado de simbolismos, novo longa da Netflix mergulha nos dramáticos segredos em comum de duas famílias.

  sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Crítica | Não Vai Dar (2018): clichês pervertidos numa hilária comédia

Sem seguir fórmulas de histórias sobre sexo, o filme enfileira gargalhadas ao acompanhar pais tentando impedir que as filhas transem na noite de formatura.

  sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Crítica | Os Parças (2017): comédia sem humor

"Os Parças" tenta fazer referência ao humor ingênuo e atrapalhado de décadas anteriores, mas lhe falta o básico para ser uma comédia eficiente: saber fazer rir.

  sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Crítica | A Mula (2019): no piloto automático para o genérico

Com uma direção fraca, "A Mula" não parece ter força para se sustentar. O drama exposto em tela é frágil, e o que resta não deve captar a atenção de quem busca uma boa história.

  quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Crítica | Marvin (2018): um estranho em sua própria casa

"Marvin" traz uma mensagem de sucesso através da dor, ressaltando a importância do perdão.

  quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Crítica | Aos Teus Olhos (2018): dúvida e tensão

Apesar de falhas na direção e no roteiro, "Aos Teus Olhos" é uma obra interessante no cenário do cinema nacional.

  quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Crítica | Histórias do Além-Túmulo (2017): arrepios em ritmo lento

A união de três crônicas de assombrações numa perturbadora investigação existencial é morosa, não assusta, mas é uma boa tese para provar que a mente enxerga o que quer.

  quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Crítica | Siberia (2018): nem pelos diamantes, nem pela mulher

O que era pra ser um thriller de tráfico de diamantes resulta em um romance desafeiçoado. Nem a carga do cinema de ação de Keanu Reeves define o propósito da produção.

  quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Crítica | George Harrison: Living in the Material World (2011): o Beatle mais transcendental

Longo sem ser confuso, documentário de Scorsese pinta um fiel retrato do lado espiritual de George Harrison, que buscava expandir sua mente para encontrar respostas para o que mais existia além do mundo material.

  quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Crítica | Gotti (2018): Cosa Nostra malsucedida

Filme inspirado na trajetória do mafioso John Gotti não acrescenta nada de novo ao gênero e ainda tropeça em uma narrativa confusa com atuações preguiçosas.

  terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Crítica | 211: O Grande Assalto (2018): tiroteio e falta de coerência

Filme policial estrelado por Nicolas Cage apresenta história de assalto a banco que tem o mérito de conectar todos os personagens, mas falha em quesitos técnicos e no desenvolvimento da produção.

  terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Crítica | No Coração da Escuridão (2018): desespero e esperança

Ethan Hawke entrega a atuação de uma vida nesse filme sombrio, pesado e cheio de culpa do diretor e roteirista Paul Schrader.

  segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Crítica | High Flying Bird (Netflix, 2019): buscando uma revolução na NBA

Filmado com um iPhone 7 Plus, novo longa-metragem de Steven Soderbergh usa de uma negociação entre atletas e cartolas para criticar os bastidores do basquete nos Estados Unidos.

  segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Crítica | Escape Room (2019): tente sair e resistir ao jogo

Inspirado pelas famosas salas de fuga e combinando elementos de diversos thrillers de sucesso, "Escape Room" é um filme imperdível para o grande público jovem.

  segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Crítica | Sem Rastros (2018): cinema em prol da sutileza

Aproveitando todo o potencial da linguagem cinematográfica, Debra Granik conta a sensível história de uma garota e seu pai buscando encontrar seus lugares no mundo.

  domingo, 10 de fevereiro de 2019

Crítica | Sauvage (2018): o retrato cru da solidão

O estreante Camille Vidal-Naquet faz de "Sauvage" um conto cruel e desolador sobre liberdade e busca por amor.

  sábado, 09 de fevereiro de 2019

Crítica | Alita: Anjo de Combate (2019): Hollywood no caminho certo

Mesmo falhando no principal relacionamento, o filme é provavelmente a melhor adaptação de um mangá em Hollywood e entrega uma forte protagonista em um mundo visualmente deslumbrante.

  sábado, 09 de fevereiro de 2019

Crítica | She-Ra e as Princesas do Poder (Netflix, 1ª Temporada): uma heroína mais humana [SÉRIE]

Com a missão de trazer a personagem para o século XXI, a série traz uma She-Ra mais jovem e com mais conflitos, numa boa jornada de amadurecimento e aceitação.

  quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019

Crítica | Dear Ex (Netflix, 2019): velhos amantes, novos amores

Drama taiwanês usa de uma história absurda para trabalhar assuntos sérios como luto e aceitação.

  quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019

Crítica | Querido Menino (2018): nos trilhos da vida

Entre altos e baixos, "Querido Menino" revela-se uma obra cuja sensibilidade ao tratar do vício em drogas destaca-se, mesmo dentre diversos equívocos técnicos.

  quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019

Crítica | Papillon (2017): refém da arte

Remake toma decisões diferentes do filme original, chegando a melhorar alguns aspectos, mas passa despercebido pelo público.

  quarta-feira, 06 de fevereiro de 2019

Crítica | Cora Coralina: Todas as Vidas (2017): da casa velha da ponte para o Brasil

Nascida na Cidade de Goiás, a pequena Ana retratou através das suas poesias a vida simples e bela do povo interiorano, integrando o universo da literatura brasileira com seu vigor e simplicidade.

  quarta-feira, 06 de fevereiro de 2019