Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Jungle Cruise (2021): ainda que divertido, muito artificial

Disney tenta emplacar uma nova franquia de sucesso baseada em atrações de seus parques, mas mesmo com o talento de Emily Blunt e o carisma de Dwayne Johnson, o visual artificial e a péssima química romântica relega este filme a uma simples, mesmo que divertida, nota de rodapé no histórico do estúdio.

  segunda-feira, 02 de agosto de 2021

Crítica | Ainda Há Tempo (2020): baita estreia de Viggo Mortensen na direção

Viggo Mortensen faz boa estreia como diretor, trazendo um conto sobre abuso, preconceito e responsabilidades familiares.

  quarta-feira, 28 de julho de 2021

Crítica | Mestres do Universo – Salvando Eternia, Parte 1 (Netflix, 2021): será que tem a força?

Série se vende pela nostalgia, mas prova sua qualidade ao tentar levar a franquia para frente, sem deixar de enobrecer seu maior herói.

  segunda-feira, 26 de julho de 2021

Crítica | Indiana Jones e a Última Cruzada (1989): o ápice da franquia

A adição de Sean Connery como pai de Indiana Jones é um dos maiores acertos de escalação de atores do cinema, realçando um filme que consegue entregar uma fantástica aventura com tons sentimentais complexos de uma relação que precisa ser reconstruída.

  sábado, 24 de julho de 2021

Crítica | A Última Carta de Amor (Netflix, 2021): bom e velho romance

Romance baseado no livro de Jojo Moyes conta uma história reciclada e repetida, mas com boas atuações de Shailene Woodley e Felicity Jones.

  sábado, 24 de julho de 2021

Crítica | Dias Melhores (2019): amor à prova de rótulos

Corajoso e bem dirigido, o filme é um interessante conto urbano sobre a turbulenta dicotomia entre as aparências e a genuinidade dos laços humanos.

  sábado, 24 de julho de 2021

Crítica | Jolt (Prime Video, 2021): as esquecíveis faces da ação

Apesar de bastante dinâmico, o filme traz personagens e cenas de ação tão passageiras quanto a rapidez que tenta imprimir em seu ritmo.

  sexta-feira, 23 de julho de 2021

Crítica | De Volta à Itália (2020): na agonia, a dor se transforma em arte

Com a história sobre a venda de uma casa como pano de fundo, Liam Neeson e seu filho protagonizam um sensível drama sobre como transformar a dor em arte e a arte em reconstrução.

  sexta-feira, 23 de julho de 2021

Crítica | Um Lugar Silencioso – Parte II (2020): intenso sem exagerar

Sem cometer o erro comum de apenas aumentar a escala de eventos da obra original, novo filme de John Krasinski acerta como uma continuação equilibrada, expandindo a história o suficiente para não perder o espírito do primeiro longa.

  quinta-feira, 22 de julho de 2021

Crítica | Edifício Gagarine (2020): quando o jovem pobre viaja ao espaço

Filme brilha ao retratar a visão de mundo de um jovem abandonado cuja única ação que pode tomar para amenizar seu sofrimento é fugir da própria realidade.

  quarta-feira, 21 de julho de 2021

Crítica | O Mauritano (2021): importante documento histórico

Apesar da narrativa fria que pouco investe nas complexidades emocionais de seus personagens, a história de Mahammedou Slahi é chocante e terrível, e precisa ser conhecida.

  terça-feira, 20 de julho de 2021

Crítica | Slalom – Até o Limite (2020): a sombria face do abuso

Apesar de focar em uma narrativa comum, o retrato frio e cruel da relação abusiva entre treinador e atleta se mostra necessário em uma realidade em que cada vez mais abusadores ficam impunes.

  segunda-feira, 19 de julho de 2021

Crítica | Caros Camaradas – Trabalhadores em Luta (2020): comunismo à prova

Longa candidato russo ao Oscar 2021 aponta incongruências no comunismo e propõe uma desconstrução do regime sob o ponto de vista de uma mãe em busca da filha desaparecida.

  domingo, 18 de julho de 2021

Crítica | Sangue Iorubá – Uma Jornada Musical Através de África, Brasil e Cuba (2021): que a tradição continue

Em um inusitado cruzamento de trajetórias, a cantora Gloria Estefan narra a evolução do samba brasileiro, compartilhando origens com a música cubana e suas raízes africanas.

  sábado, 17 de julho de 2021

Crítica | Trilogia Rua do Medo (Netflix, 2021): surpreendente em sua simplicidade

O evento da Netflix é uma obra audiovisual que fica no meio do caminho entre longa-metragem e minissérie. Apostando na nostalgia e homenageando clássicos do terror, os filmes resgatam o gênero slasher com uma trama surpreendente e divertida.

  sábado, 17 de julho de 2021

Crítica | Raised by Wolves (HBO Max, 2020): ficção científica que evoca boas reflexões

Série pode até trazer à memória "Prometheus", mas o criador Aaron Guzikowski e o produtor executivo Ridley Scott constroem uma obra de ficção científica mais coesa sobre os contrapontos entre fé e ciência.

  sexta-feira, 16 de julho de 2021

Crítica | Saída à Francesa (2020): dramédia que cativa

Longa estrelado por Michelle Pfeiffer e Lucas Hedges diverte tanto quanto emociona em uma narrativa povoada por personagens excêntricos.

  sexta-feira, 16 de julho de 2021

Crítica | Loki (Disney Plus, 2021): entrando em terreno instável com o melhor guia

Série começa a explorar caminhos diferentes do que conhecemos como parte da fórmula Marvel, e para isso, se aproveita do sempre confiável carisma de Tom Hiddleston, garantindo que, mesmo com desvios, o público permaneça engajado.

  sexta-feira, 16 de julho de 2021

Crítica | Os Croods 2 – Uma Nova Era (2020): a união faz a força

Oito anos após a estreia do primeiro filme, sequência chega aos cinemas com mais qualidade técnica e humorística, oferecendo surpreendente convites para debates sociais

  quinta-feira, 15 de julho de 2021

Crítica | Viúva Negra (2021): despedida decente para alguém que merecia mais

Ainda que apresente irregularidades visíveis, o novo filme da Marvel entrega uma obra digna, permitindo que a tão amada protagonista acerte contas com seu passado, além de introduzir uma excelente personagem para o futuro do MCU.

  terça-feira, 13 de julho de 2021

Crítica | Um Maluco no Pedaço – A Reunião (HBO Max, 2020): desfecho com acerto de contas e muita emoção

Especial promove o reencontro do elenco da sitcom após 30 anos da exibição do primeiro episódio. Com revelações de bastidores, homenagens e acerto de contas, após anos de espera os fãs da série finalmente podem rever a família Banks reunida.

  segunda-feira, 12 de julho de 2021

Crítica | Invocação do Mal 3 – A Ordem do Demônio (2021): aliança de horror com investigação

Novo capítulo da franquia de terror mantém o padrão técnico impecável, em uma história de crime misturada com possessões demoníacas.

  sexta-feira, 09 de julho de 2021

Crítica | The Hole in the Ground (2019): terreno fértil para o terror psicológico

Antigos medos e traumas familiares são modernizados neste instigante suspense dirigido pelo irlandês Lee Cronin.

  quinta-feira, 08 de julho de 2021

Crítica | A Guerra do Amanhã (Prime Video, 2021): salvando o mundo com clichês

Nem o carisma intergaláctico de Chris Pratt pode salvar uma obra com roteiro tão fraco e que abraça todos os clichês dos filmes de ação.

  segunda-feira, 05 de julho de 2021

Crítica | Na Mira do Perigo (2021): perseguição sem inspiração

Um Liam Neeson numa versão Clint Eastwood é prejudicado por uma história previsível e sem criatividade.

  sexta-feira, 25 de junho de 2021

Crítica | Manhãs de Setembro (Prime Video, 2021): uma ode à aceitação

Marcando a estreia da excelente cantora Liniker em uma grande produção, a série inova a maneira de se abordar a representatividade ao entregar uma comovente trama sobre a constante reconfiguração de laços afetivos e as poderosas influências que estes exercem.

  quinta-feira, 24 de junho de 2021

Crítica | Sweet Tooth (Netflix, 1ª temporada): doce aventura com toques de terror

Ficção e realidade se encontram numa jornada comovente e divertida em meio ao apocalipse.

  segunda-feira, 21 de junho de 2021

Crítica | Paternidade (Netflix, 2021): memórias de amor e perda

Kevin Hart protagoniza comovente drama sobre um pai que precisar superar o luto para criar sua filha.

  sexta-feira, 18 de junho de 2021

Crítica | Luca (Disney Plus, 2021): história comum em um mundo encantador

A Pixar mostra, mais uma vez, que uma narrativa batida, quando bem contada, não é empecilho para um filme de qualidade.

  quarta-feira, 16 de junho de 2021

Crítica | Awake (Netflix, 2021): difícil é permanecer acordado

Nova aventura pós-apocalíptica da Netflix tem péssimo roteiro e ação genérica. Com uma trama que gira em torno do sono, o mais difícil é lutar para não dormir até o final.

  sexta-feira, 11 de junho de 2021

Crítica | Espiral – O Legado de Jogos Mortais (2021): duas fórmulas misturadas em um filme B

Uma visão refrescante para uma franquia desgastada, mas que não ousa mais do que executar a receita de um thriller policial.

  sexta-feira, 11 de junho de 2021

Crítica | Verão de 85 (2020): paisagem sedutora para uma paixão juvenil

François Ozon insinua fazer um romance de amadurecimento juvenil, mas acaba fazendo um drama romântico sobre liberdade e morte.

  segunda-feira, 31 de maio de 2021

Crítica | Postais Mortíferos (2020): bagunça desnecessariamente confusa

Vazio e extremamente confuso, filme é um suspense policial atrapalhado e que em nada se esforça para se conectar com o espectador.

  segunda-feira, 31 de maio de 2021

Crítica | O Divino Baggio (Netflix, 2021): um pênalti para fora muda tudo

Drama biográfico sobre o talentoso jogador italiano apresenta uma carreira de superações dentro e fora de campo.

  sexta-feira, 28 de maio de 2021

Crítica | Anônimo (2021): um surpreendente herói de ação

Mergulhando sem dó nas inspirações de filmes de ação como "John Wick", este longa não reinventa a roda quando se fala em cinema de ação, mas é divertidíssimo, engraçado e revela uma inesperada estrela do gênero com Bob Odenkirk.

  quinta-feira, 27 de maio de 2021

Crítica | Cruella (2021): inusitadamente divertido

Enquanto a Disney segue tentando entregar diferentes adaptações live-action de suas animações, com sucessos variados, o filme protagonizado por Emma Stone mostra as vantagens de não se desculpar por ser o que é, seja isso bom ou ruim.

  quarta-feira, 26 de maio de 2021

Crítica | A Mulher na Janela (Netflix, 2021): suspense pretensioso e enfadonho

Longa-metragem baseado no sucesso literário de A.J. Finn desperdiça talento de Amy Adams e grande elenco com um thriller de ritmo lento e desfecho anticlimático.

  sábado, 22 de maio de 2021

Crítica | Cherry – Inocência Perdida (2021): grande atuação cercada por confusão narrativa

Filme era chance para Tom Holland e os Irmãos Russo mostrarem que são mais do que seus trabalhos recentes na Marvel, mas pouco se salva da obra além da atuação do personagem principal.

  sábado, 22 de maio de 2021

Crítica | Mundo em Caos (2021): sci-fi caótico desperdiça bom elenco

Filme dirigido por Doug Liman se mostra mais uma adaptação do gênero de ficção científica que favorece a aventura rasa e pouco tem a acrescentar.

  sexta-feira, 21 de maio de 2021

Crítica | Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984): marco dentro e fora das telas

Spielberg dribla as falhas do roteiro e, com uma direção afiada, entrega algumas das melhores sequências de aventuras de ação da história da sétima arte.

  sexta-feira, 21 de maio de 2021