Cinema com Rapadura

OPINIÃO   segunda-feira, 12 de julho de 2021

Um Maluco no Pedaço – A Reunião (HBO Max, 2020): desfecho com acerto de contas e muita emoção

Especial promove o reencontro do elenco da sitcom após 30 anos da exibição do primeiro episódio. Com revelações de bastidores, homenagens e acerto de contas, após anos de espera os fãs da série finalmente podem rever a família Banks reunida.

A série “Um Maluco no Pedaço” está marcada na memória de vários brasileiros que acompanharam a exibição de suas seis temporadas, repetidas muitas vezes na TV entre os anos 90 e 2000. A obra lançou Will Smith como ator, e o seu enorme sucesso, que reverbera até os dias de hoje, o tornou uma das maiores estrelas do cinema americano. Em 2020, a obra completou 30 anos da exibição do primeiro episódio e parte do elenco se reencontrou algumas vezes gerando comoção nos fãs, que especularam esperançosamente a volta de Will Smith e da família Banks às telas. Após longa espera, a HBO Max adicionou em seu catálogo de originais o registro dessa reunião em um documentário de mais de uma hora de duração.

Will Smith, Alfonso Ribeiro, Daphne Reid, Karyn Parsons, Tatyanna Ali, Joseph Marcell, DJ Jazzy Jeff e Ross Bagley visitam o antigo set de filmagens da série, na sala de estar da mansão dos Banks, onde um telão surge diante deles mostrando VTs de momentos especiais das temporadas e dos bastidores. Intercalando lembranças memoráveis dos episódios com comentários do elenco e depoimentos individuais dos mesmos, além de acessar memórias nostálgicas – que nos fazem rir de novo de piadas das quais já desfrutamos diversas vezes -, através dos relatos conhecemos histórias inéditas de bastidores, pensamentos e sentimentos que os atores reportam da época.

Entrando em contato com a história da produção do programa a partir da perspectiva de cada um, assistimos trechos da seleção de casting de alguns personagens e segredos das filmagens. É notável o clima de reunião familiar, evidenciando os laços verdadeiros que foram construídos para além das câmeras, resultado da química que existe entre eles e ainda perdura até hoje – segredo do sucesso longevo da obra, apesar de suas controversas mudanças criativas, de produção e elenco.

Um dos momentos de maior emoção é a homenagem ao ator James Avery, que faleceu em 2013. Apesar dos comoventes depoimentos de seus colegas presentes que reagem à sua coletânea de melhores momentos, sua ausência no especial deixa uma grande lacuna, a prova de que o tempo é um recurso insubstituível e infelizmente o adiamento deste reencontro diante das câmeras resultou na irrecuperável e eterna saudade da presença do nosso Phillip Banks.

No entanto, o tempo foi gentil o suficiente para que o show tivesse a resolução da maior de suas controvérsias: a participação de Janet Hubert-Whitten, a “Vivian original”, sendo um dos pontos altos e mais esperado do documentário. A atriz foi desligada do elenco após o término da terceira temporada, se envolvendo em brigas com Will Smith que reverberaram por 27 anos. Os dois se reencontram pela primeira vez diante das câmeras, em um momento de diálogo no qual expõem seus conflitos de forma aberta, sincera e sem meias palavras, levantando uma importante discussão de colorismo e machismo.

É louvável que esse acerto de contas tenha sido compartilhado com a audiência de forma transparente, uma maneira de não somente prestar contas aos fãs que acompanharam o trabalho de ambos no sitcom, mas de reparar os ataques sofridos por Janet através da imprensa que tratou o caso de forma agressiva, manchando a imagem da atriz. Ela pôde expor o seu lado da história e receber as desculpas de Will, dando um ponto final em todo o desentendimento. Após a exibição desta conversa, Janet surge no set reencontrando sua substituta pela primeira vez. Infelizmente, esse momento com todos reunidos – a parte de Alfonso que não estava presente nas filmagens neste dia – é breve demais.

O documentário passa rápido como um foguete, compactando a memória de seis anos de produção em sua 1 hora e 15 minutos. O resultado, porém, é satisfatório diante das dificuldades de reunir uma equipe que inclui artistas que estão no grupo de risco em um período pandêmico. O calor que emana deste elenco tão especial que fez parte da vida de tantas pessoas é um presente ao público, que também se sente parte desta família.

Tayana Teister
@tayteister

Compartilhe