Cinema com Rapadura

OPINIÃO   sexta-feira, 23 de julho de 2021

De Volta à Itália (2020): na agonia, a dor se transforma em arte

Com a história sobre a venda de uma casa como pano de fundo, Liam Neeson e seu filho protagonizam um sensível drama sobre como transformar a dor em arte e a arte em reconstrução.

“De Volta à Itália” faz parte da seleção do Festival do Rio 2021! Você pode assisti-lo gratuitamente na plataforma do Telecine apenas no dia 23/07 – acesse aqui.

“Amou daquela vez como se fosse a última, beijou sua mulher como se fosse a última”. A música Construção, de Chico Buarque nos ensinou que nunca sabemos quando é a última vez que realizamos algo. Antes de iniciar uma crítica sobre reconstrução, é preciso contar uma história sobre o luto. A atriz Natasha Richardson nasceu com grandes inspirações no cinema. Seu avô, Michael Redgrave, foi o primeiro ator britânico a receber a Palma de Ouro de melhor ator em Cannes, e sua mãe, Vanessa Redgrave, foi seis vezes indicada ao Oscar e vencedora do prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em “Julia“. Natasha tinha uma longa carreira pela frente, quando, em 2009, faleceu após um acidente enquanto esquiava. Na época, ela era casada com Liam Neeson e eles tiveram dois filhos: Daniel e Micheál Richardson. Influenciados por este sentimento de perda de esposa/mãe, Liam e Micheál protagonizam “De Volta à Itália”, um filme sobre arte e renovação.

A trama apresenta a história de Jack (Micheál Richardson), que está se divorciando de Ruth (Yolanda Kettle), mas sofre mesmo pela perda da galeria de arte em que trabalha como administrador. Para não perder o local que tanto ama, Jack viaja com seu pai Robert (Liam Neeson) até a Itália para vender a casa herdada pela mãe, que faleceu em um acidente de carro quando ele era criança. Pai e filho têm uma relação conturbada e nunca falaram sobre a morte da mãe. De luto, Robert travou criativamente e não consegue mais dirigir ou realizar a profissão que já demonstrou ter muito talento, a de pintor. Ambos precisam aprender a se comunicar e a expressar os seus sentimentos para aprender a recomeçar, afinal, o filho não consegue se lembrar de boas memórias com a sua mãe e o pai não consegue se esquecer e seguir a vida.

Chegando lá, se deparam com uma casa gigante, construída em uma localização maravilhosa, mas que está absolutamente degradada, cheia de poeira, teias de aranha e sem iluminação. No centro da sala, se destaca um painel pintado por Robert que grita rebeldia, uma forma de expressar a dor da perda. Começa assim uma reforma para conseguir vender a casa e uma busca por restauração de um laço familiar. Ao mesmo tempo, após visitar um restaurante de beira de estrada, Jack conhece Natalia (Valeria Bilello), uma chef que mora na região e que conhece bem a casa antiga. Ambos passam por momentos complicados em seus relacionamentos, fazendo com que um ajude o outro a superar suas aflições.

Este é o primeiro longa-metragem dirigido e roteirizado por James D’Arcy, britânico com longa carreira na atuação em obras como “Dunkirk” e “Mestre dos Mares”. Ele aproveita as paisagens da região para ambientar o espectador com planos abertos da belíssima Toscana, tudo encaixado com uma excelente trilha sonora composta por Alex Belcher, que mistura com sensibilidade clássicas músicas italianas com lentas notas de piano, ajudando na contemplação e na imersão da história.

Ao mesmo tempo em que o roteiro consegue impor um drama pesado sobre a relação entre pai e filho, a obra também assume um viés de comédia romântica entre Jack e Natalia. A divisão entre drama/romance, entretanto, não é bem balanceada, faltando mais estrutura para o lado romântico e entregando algumas cenas relativamente previsíveis para o lado dramático.

O diretor impõe um olhar romântico sobre a Itália, uma região sempre ensolarada, com moradores que enxergam a comida como arte e que se reúnem para comemorar a vida. O texto reforça as perspectivas diferentes de pai e filho em relação à paisagem: enquanto para Jack trata-se apenas de uma vista, para Robert é a perfeição da natureza, um olhar artístico sobre a vida e com um contexto muito doloroso sobre o que aquele lugar representa para ele.

Com uma atuação introspectiva de Micheál Richardson, Liam Neeson ganha espaço e parece bem à vontade em um papel mais expansivo, mas ainda assim resguardado quando precisa se abrir para outras pessoas. Os dois têm uma grande química e se completam nas poucas piadas da trama. A personagem de Valeria Bilello ganha as telas em cada segundo que aparece, é encantadora e poderia ter mais tempo de tela.

“A decepção é uma certeza, todo mundo decepciona alguém na vida”. A frase de Robert ajuda a apresentar o olhar pessimista que D’Arcy impõe aos seus personagens, ele edifica um caminho de recolhimento, contextualizando a busca por reconstrução em uma história que não tem interesse em ser maior do que parece e faz o simples com muito êxito. Assim como na música de Chico, após uma reforma estrutural, “De Volta à Itália” ensina o espectador a valorizar suas últimas vezes para, quem sabe um dia, “sentar pra descansar como se fosse um príncipe”.

Fábio Rossini
@FabioRossinii

Compartilhe