Cinema com Rapadura

OPINIÃO   sexta-feira, 08 de janeiro de 2021

Devs (2020): a máquina divina de Alex Garland

Em uma obra com premissas instigantes e personagens desafiadores, Alex Garland eleva seu nível como cineasta e mostra que é um dos principais artistas da ficção científica atualmente.

Poucos gêneros são tão apegados a nomes quanto a ficção científica. Na literatura, há expoentes como Isaac Asimov e Arthur C. Clarke, que iluminaram o caminho para a transição do gênero ao cinema, onde a tradição do gênero continuou com expoentes como George Lucas e Steven Spielberg. Essa nova leva caiu inevitavelmente na seara do cinema de massa, marcando os primórdios do que hoje é conhecido como cultura pop. A nova fronteira, contudo, está no streaming, ainda carente de obras originais de ficção científica. Porém, Alex Garland, um dos principais expoentes desse gênero na década de 2020, deu seu primeiro passo nessa nova direção com sua minissérie “Devs“.

Alex é a mente por trás de grandes obras de ficção científica recentes como “Ex Machina: Instinto Artificial” (2014) e “Aniquilação” (2018), além de roteiros como o de “Sunshine: Alerta Solar“. Inteiramente escrita e dirigida por ele, a minissérie propõe reflexões sobre determinismo e livre arbítrio em uma profundidade rara de se encontrar hoje em dia, principalmente na grade horária televisiva – no Brasil, a produção foi lançada pelo canal Fox Premium em 2020.

À primeira vista, a premissa de “Devs” aparenta ser relativamente ordinária: uma engenheira de computação de uma gigante do Vale do Silício começa a investigar a divisão de desenvolvimento da empresa, determinada a descobrir a verdade sobre o desaparecimento de seu namorado. A partir daí, a trama se divide em duas frentes: na primeira, Lily (Sonoya Mizuno) confronta seu passado e sua própria condição mental para descobrir o que de fato há por trás do desaparecimento de Sergei (Karl Glusman); na segunda o antagonista Forest (Nick Offerman) lidera descobertas cada vez mais impactantes na divisão Devs de sua empresa enquanto lida com a investigação de Lily, sem perder de vista seus próprios interesses.

Ao longo das duas tramas, Garland explora de maneira extensa seus protagonistas, suas motivações e personalidades, frequentemente colocando Lily e Forest como lados de uma mesma moeda. Onde Lily é insegura, Forest é determinado; se Lily tem os pés no chão, Forest tem devaneios constantes. No caso, o núcleo antagonista inspira muito mais curiosidade e prende muito mais a atenção do espectador. Dono de uma empresa importante de tecnologia do Vale do Silício, a Amaya, Forest criou a divisão Devs da empresa com propósitos obscuros, sendo que apenas quem trabalha no departamento sabe ao certo que acontece (e, mesmo assim, é impedido de falar sobre). Mesmo com todo segredo, é em Devs onde os personagens brilhantes estão: Katie (Alison Pill), que é o braço direito de Forest, os analistas Lyndon (Cailee Spaeny) e Stewart (Stephen McKinley Henderson), além do psicopático chefe de segurança Kenton (Zach Grenier).

O núcleo antagonista não é sedutor só pelo que há por trás de Forest e sua agenda com a divisão Devs, mas também pela espetacular atuação de Nick Offerman. Conhecido como um ator de comédia, ele sai de sua zona de conforto ao interpretar um homem extremamente narcisista. Há momentos em que Forest desperta até simpatia, não fossem os outros em que deixa claro seu transtorno. O mesmo, por outro lado, não pode ser dito sobre a Lily de Sonoya Mizuno, cuja atuação, por mais justa que seja sua causa, falha em instigar um mínimo de empatia. Quaisquer interações suas com Forest, Kenton ou Katie tornam-se dolorosas ao colocá-la em contraste com Offerman, Grenier e Pill. Mizuno já trabalhara com Alex Garland antes, interpretando a robô Kyoko em “Ex Machina“. Apesar da cena memorável em que dança com Oscar Isaac, seu papel no filme é diminuto – em um projeto como “Devs”, tão focado na jornada da protagonista, é preciso que sua intérprete eleve seu nível, do contrário corre-se o risco de ver as cenas todas “roubadas”.

Garland usa uma questão real e frequentemente debatida para criar a premissa de “Devs”, questionando o verdadeiro poder das empresas do Vale do Silício até mesmo ao nível político. Contudo, o cineasta ousa ampliar o escopo da série ao mergulhar em questões filosóficas e deterministas, tal qual as melhores obras de ficção científica fazem. Seu próprio “Ex Machina” já levantara questões sobre a condição humana utilizando-se da robótica e do debate sobre gênero. Agora, ele complementa sua reflexão levando-a ao patamar da realidade, além do nosso poder de alterá-la.

Ainda há muito tempo para que a ficção científica se consolide na nova fronteira do entretenimento, o streaming. Apesar de ir ao ar nos Estados Unidos pelo canal FX, a série encaixa-se perfeitamente nos padrões dessa nova modalidade de consumo. Enquanto grandes cineastas do gênero como Denis Villeneuve e James Cameron concentram-se no cinema, Garland mostra com “Devs” que a televisão e os computadores são uma alternativa interessante para histórias maiores que a tela grande, e consolida-se como um dos principais nomes da ficção científica em nesse século.

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe