Cinema com Rapadura

OPINIÃO   terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Alguém Avisa? (2020): adoravelmente mediano

Comédia romântica natalina tem ótimo segundo ato, que ao lado do bom elenco salva o filme do marasmo.

Alguém Avisa?” é uma comédia romântica natalina bem apropriada para entrar no clima das festividades de dezembro. Lançado no Brasil diretamente em VOD (vídeo sob demanda), o longa conta a história de Harper (Mackenzie Davis), que numa noite de bebedeira e romance, convida sua namorada Abby (Kristen Stewart), que não morre de amores pela data, para passar o Natal com sua família. O problema começa quando, a caminho da cidade onde os pais de Harper moram, ela revela que nunca se assumiu gay para família e que disse que estava levando uma amiga.

Esta premissa inicia uma trama com tons de humor similar a obras como “Entrando Numa Fria” e, neste quesito, funciona. O ritmo e timing cômico das cenas, dos cortes e das atuações é certeiro, principalmente com Stewart, que rende boas risadas. O personagem de Dan Levy é um que deve causar controvérsias, com vários espectadores o achando engraçado, e outros o considerando estereotipado em demasia.

Contudo, é inegável que o segundo ato do longa é bem acima dos outros dois, que representam momentos em que o roteiro se perde em alguns elementos. Alguns acontecimentos e mudanças ocorrem de forma tão abrupta que tiram a plateia da cena. São eventos inverossímeis e forçados para criar conflitos que a história pede, mas que não são bem explorados. O arco da personagem de Davis é o que mais sofre com isso. Há também diálogos expositivos mal encaixados e artificiais, que ocorrem com uma frequência incômoda e não ajudam na imersão.

Apesar da premissa humorística, o roteiro oferece um bom contraste com a personagem Riley (Aubrey Plaza), ex-namorada de Harper que traz uma bem-vinda seriedade para o tema e para a trama. Este é um dos elementos que ajudam este filme natalino a colocar mais os pés no chão ao trazer representatividade para um gênero que ainda é altamente dominado pela heteronormatividade, resultando numa obra que vai ter significado mais potente para uma parcela da população que costuma ser negligenciada.

Dirigido por Clea DuVall, que também divide o roteiro com Mary Holland, o visual é certeiro para este tipo de filme. As cores verdes e vermelhas do Natal estão em todo lugar, emolduradas por luzes amarelas e alaranjadas para criar o clima festivo e acolhedor que é associado a esta celebração. Holland também atua como uma das irmãs de Harper, e sua personagem caricata rende momentos de humor que questionam a maneira como ela é tratada pela família, que dá atenção exagerada à opinião alheia e acaba deixando isso afetar seus relacionamentos entre si. Não é algo explorado a fundo, mas o bom elenco consegue fazer com que funcione até certo ponto.

Elenco, aliás, é um ponto forte. Mary Steenburgen, que interpreta a mãe, é a que melhor explora a crítica proposta sem deixar cair o tom leve e humorístico. Alison Brie, a outra irmã, traz uma boa mescla de se sentir deixada de lado ao mesmo tempo que dá ótimas farpadas na protagonista, com quem tem grande rivalidade. Victor Garber, o pai, está numa campanha para prefeito da cidade e é mais superficial narrativamente falando, mas consegue deixar carisma suficiente passar pela tela para cativar o público. A química entre a dupla principal funciona, mas a que nasce entre Stewart e Plaza é algo que cria a vontade de ver outras obras com as duas juntas.

“Alguém Avisa?” não revoluciona o molde de comédias românticas natalinas em nada, e nem é uma das mais refinadas, mas o competente elenco, humor leve e ótimo segundo ato carregam o público até o final totalmente previsível, mas adorável.

Bruno Passos
@passosnerds

Compartilhe