Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | O Oficial e o Espião (2019): (des)encontro de histórias

Roman Polanski conta como foi o escandaloso "caso Dreyfus" na França do século XIX, ecoando, para o bem e para o mal, sua própria história pessoal.

  quinta-feira, 12 de março de 2020

Crítica | Bloodshot (2020): uma somatória de clichês de Vin Diesel

Dentro de toda a carreira de Vin Diesel, 'Bloodshot' não merece ocupar um local de destaque. O filme tem seus méritos, mas por estar preso demais ao ator, se obriga a seguir uma fórmula já esgotada. Mesmo que (quase) tudo funcione bem, soa como algo repetido.

  quinta-feira, 12 de março de 2020

Crítica | Troco em Dobro (Netflix, 2020): ação pouco inspirada

Em novo longa-metragem de ação da Netflix, o diretor Peter Berg apresenta uma história no modo automático. Protagonista Mark Wahlberg segue o mesmo padrão, sem empolgar.

  segunda-feira, 09 de março de 2020

Crítica | Altered Carbon (Netflix, 2ª Temporada): nova história, nova capa

Série busca mudanças se baseando nas reclamações do público e da crítica sobre o primeiro ano, apresentando melhorias significativas na nova temporada.

  domingo, 08 de março de 2020

Crítica | Anne with an E (2017-2019): um século à frente

Com uma atriz principal fenomenal e cativante, a série se vale de fatos históricos para discorrer sobre os temas atemporais de igualdade e respeito, entregando uma mescla de drama, crueldade, humor e carinho como poucas vezes visto antes.

  domingo, 08 de março de 2020

Crítica | Dois Irmãos – Uma Jornada Fantástica (2020): emocionante RPG fraternal

Com a qualidade técnica de animação melhorando a cada filme, a Pixar entrega um filme visualmente deslumbrante, mas que conquista mesmo pelas mensagens de fraternidade, coragem e apreciação pelo presente.

  domingo, 08 de março de 2020

Crítica | Vilões (2019): divertido e inesperado

Filme de Dan Berk e Robert Olsen consegue equilibrar bem o humor ácido com o suspense, resultando numa obra competente.

  domingo, 08 de março de 2020

Crítica | A Última Coisa Que Ele Queria (Netflix, 2020): quando tudo dá errado

Numa produção onde os aspectos técnicos são falhos, as atuações não se destacam e o roteiro é em partes risível, o filme de Dee Rees não consegue ser efetivo em nada que está tentando fazer.

  sexta-feira, 06 de março de 2020

Crítica | Jexi – Um Celular Sem Filtro (2019): ideia mal desenvolvida

Com uma proposta não original, mas promissora, filme dos roteiristas de "Se Beber Não Case" faz o básico e perde a oportunidade de se aprofundar em uma discussão interessante sobre as relações humanas no mundo moderno.

  quinta-feira, 05 de março de 2020

Crítica | Por Lugares Incríveis (Netflix, 2020): ótimo romance sobre saúde mental

Longa-metragem original da Netflix mostra que manifestar a dor é também uma maneira de ter forças para seguir em frente.

  segunda-feira, 02 de março de 2020

Crítica | Uma Vida Oculta (2019): manter-se fiel aos seus princípios

Longa do diretor Terrence Malick é uma bela ode aqueles que tiveram a coragem de seguir seus princípios mesmo em um momento de guerra, mas que acaba por se tornar cansativo durante suas três horas de duração.

  segunda-feira, 02 de março de 2020

Crítica | Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990): doce melodia sobre amor e luto [CLÁSSICO]

Décadas após sua estreia, o filme continua mostrando sua força como icônica obra romântica, entregando um belo conto sobre amor, traição, luto e um dos melhores trabalhos de Whoopi Goldberg.

  domingo, 01 de março de 2020

Crítica | Ragnarok (Netflix, 1ª temporada): Thor diferenciado

Mais uma história sobre mitologia nórdica, agora com uma diferente visão, pegada mais teen e feita pelos próprios nórdicos, mas que falha como entretenimento.

  domingo, 01 de março de 2020

Crítica | Varda por Agnès (2019): um poético adeus à mãe da Nouvelle Vague

Em seu último trabalho, Agnès Varda fala sobre a paixão pelo cinema, passeia pelos principais trabalhos e mostra porque é um dos nomes mais importantes da história da sétima arte.

  domingo, 01 de março de 2020

Crítica | See (Apple TV+, 1ª Temporada): nova visão de um antigo mundo

Em um mundo pós-apocalíptico onde os poucos seres humanos sobreviventes são cegos, a mera existência de indivíduos com o dom da visão é ameaça suficiente para aqueles que detêm o comando da sociedade.

  sábado, 29 de fevereiro de 2020

Crítica | De Quem É o Sutiã? (2018): errática fábula contemporânea

Com uma proposta de humor simples, o filme poderia seguir por diferentes caminhos, porém as escolhas do diretor levam a uma série de anacronismos e decisões questionáveis.

  sábado, 29 de fevereiro de 2020

Crítica | The Marvelous Mrs. Maisel (Prime Video, 3ª Temporada): perrengues e deleites da emancipação

Mesmo sendo a temporada mais irregular, a série continua excelente. Rica em contexto e com diálogos ferozes, continua sendo uma das melhores obras produzidas para a Amazon no início de sua vida.

  sábado, 29 de fevereiro de 2020

Crítica | A Arte da Autodefesa (2019): masculinidade tóxica

Mesclando humor negro com um drama mais pesado, produção debate os perigos e consequências do machismo.

  sábado, 29 de fevereiro de 2020

Crítica | A Hora da Sua Morte (2019): falha no download

Apesar de parecer propor um "update" para uma trama convencional de terror, não há nada que justifique este filme perante outros semelhantes já lançados.

  quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Crítica | O Homem Invisível (2020): o terror de relacionamentos abusivos

Depois de um começo fraco, a Universal mostrou que entendeu a importância de atualizar seus monstros para o século 21, e entrega um filme que concilia muito bem a essência da obra de H.G. Wells, com o terror de relacionamentos abusivos.

  terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Crítica | Hunters (Prime Video, 1ª Temporada): vingança aquém do potencial

Surgida de uma excelente premissa, a série se mostra satisfatória ao trazer a condução de um bom debate e algumas figuras cativantes, mas deixa um gosto amargo por desperdiçar boas ideias através de um desenrolar monótono e um tom inconsistente.

  segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Crítica | O Túmulo dos Vagalumes (1988): carta de amor à irmandade [CLÁSSICO]

Partindo de uma ótica extremamente intimista, o filme é uma das obras mais emocionantes a já ter vida nas telonas, dono de uma poderosa dupla de protagonistas e de atordoantes toques de realidade e melancolia.

  segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Crítica | Servant (Apple TV+, 1ª Temporada): mistério oscilante

A primeira temporada da série apresenta uma abertura e um desfecho atraentes para quem procura histórias de suspense, mas deixa a desejar em como liga esses dois extremos.

  sábado, 22 de fevereiro de 2020

Crítica | The Morning Show (Apple TV+, 1ª Temporada): consequências da cultura do silêncio

Primeira série da fabricante do iPhone explora os bastidores de um jornal matutino americano após um escândalo sexual afastar seu principal apresentador.

  sábado, 22 de fevereiro de 2020

Crítica | Frankie (2019): triste porém belo

Drama falado em inglês, francês e português trabalha os dramas familiares a partir de bons diálogos e de uma mise-en-scène expressiva.

  sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Crítica | O Jovem Ahmed (2019): testando os limites da empatia

Com ousadia e um tema polêmico, os irmãos Dardenne trazem um novo exemplar de seu cinema imparcial e reflexivo, dessa vez sobre as decisões ruins de um menino influenciado pelo fundamentalismo religioso.

  sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Crítica | Dolittle (2020): onde você foi se meter, Robert Downey Jr.?

Mesmo com grandes nomes no elenco e tendo bons efeitos visuais, esta nova reimaginação do clássico infantil de Hugh Lofting desaponta ao apresentar um roteiro raso conduzido pela direção de maneira caótica.

  quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Crítica | Sonic – O Filme (2020): carisma e coração sustentam a adaptação

Após uma ousada modificação nos planos, a chegada do personagem Sonic ao mundo do cinema não tem o tamanho de um grande evento, mas consegue entregar diversão para o público.

  quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Crítica | Luta por Justiça (2019): drama eficaz sobre racismo

Elenco de peso e história baseada em fatos reais em um drama que se passa nos tribunais e cumpre o que prometeu.

  quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Crítica | A Despedida (2019): um adeus divertido e melancólico

Awkwafina encanta no comovente "A Despedida", um filme divertido e original como as produções independentes podem ser.

  terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Crítica | Entre Realidades (Netflix, 2020): surreal e errático

Projeto do diretor Jeff Baena nem sempre obtém sucesso por não abordar muito bem seus aspectos surreais, apesar de conter ótimas performances e bom desenvolvimento da protagonista.

  segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Crítica | O Pintassilgo (2019): sobre arte, sem ser artístico

A produção tem conhecimento do potencial do romance, mas não teve coragem para ajustar a adaptação para as telas. Com montagem insegura e excesso de duração, o filme pode ser entediante até para quem aprecia a obra original.

  domingo, 16 de fevereiro de 2020

Crítica | The Kid (2019): legado no faroeste

Obra do diretor Vincent D'Onofrio fica no meio do caminho entre ficção e realidade em mais uma adaptação da história de Billy the Kid.

  domingo, 16 de fevereiro de 2020

Crítica | Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você (Netflix, 2020): aprendendo com erros do passado

Comédia romântica da Netflix retorna no mesmo nível do primeiro filme e o carisma de Lana Condor e Noah Centíneo ganham a cena mais uma vez.

  domingo, 16 de fevereiro de 2020

Crítica | Ninguém Tá Olhando (Netflix, 1ª temporada): nos deixa nas nuvens

Com uma proposta de humor reflexivo, “Ninguém tá olhando” é uma série brasileira que supera as expectativas de quem a assiste. Introduz questionamentos filosóficos sobre a existência humana e o post mortem, ao mesmo tempo, que propõe uma reflexão sobre a vida em sociedade.

  sábado, 15 de fevereiro de 2020

Crítica | Titãs (Netflix, 2ª Temporada): super-ok

Ao tentar fazer "fan service" a série exagera na quantidade de elementos e nos entrega um verdadeiro circo, onde não é possível acompanhar nada direito e bons personagens ficam apagados.

  sábado, 15 de fevereiro de 2020

Crítica | O Preço da Verdade (2019): história que não sustenta um filme

Texto fraco diminui a qualidade técnica de um filme que acredita demais que a história apresentada já é suficiente para justificar a interminável duração.

  sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Crítica | O Grito (2020): gritando pelos motivos errados

Sustentado por uma preguiçosa reciclagem de ideias, o terror é um entediante exemplo de obra que jamais deveria ter sido aprovada.

  quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Crítica | Taylor Swift: Miss Americana (2020): fama, anonimato e empatia

O que existe no íntimo de um dos maiores nomes da música contemporânea? Essa pergunte poderia resumir com simplicidade e elegância o novo documentário de Lana Wilson, que vai muito além da fama conquistada por Taylor Swift, para nos apresentar um mundo que poucos enxergam, apesar de ser bem conhecido.

  quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020

Crítica | Honey Boy (2019): masculinidades adoecidas

Alma Har'el e Shia LaBeouf se unem para conto semi autobiográfico do ator sobre seu problema com o álcool e o relacionamento abusivo com o pai, expondo suas feridas com sensibilidade ímpar.

  quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020