Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Extraordinário (2017): preciosas lições que emocionam

Apesar de não alcançar o nível do pomposo nome, o filme atinge o objetivo de qualquer manifestação artística: gerar reações em seu público. Dificilmente o espectador ficará indiferente a ele.

  domingo, 03 de dezembro de 2017

Crítica | Jogos Mortais: Jigsaw (2017): cadê a criatividade da franquia?

Jigsaw está de volta neste improvável oitavo filme da franquia! Prepare-se para péssimas atuações, um roteiro mal escrito e dois diretores que esqueceram de usar a imaginação.

  quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Crítica | Assassinato no Expresso do Oriente (2017): o mistério e o frio polar

Como uma bela escultura de gelo, o longa do diretor Kenneth Branagh, baseado na celebrada obra de Agatha Christie, é lindo de se ver. Entretanto é gélido, passageiro e acaba provocando um desconfortável afastamento natural.

  quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Crítica | A História Real de um Assassino Falso (2017): o maior crime é ser chato

Todo entretenimento precisa, em última análise, divertir e envolver sua audiência. "A História Real de um Assassino Falso", com uma trama convoluta e confusa, falha nesse objetivo tão básico.

  terça-feira, 28 de novembro de 2017

Crítica | Lola Pater (2017): profundo apenas na aparência

Apesar do argumento espinhoso, o roteiro do filme é bastante raso. Porém, é salutar a visibilidade que dá a uma população marginalizada.

  terça-feira, 28 de novembro de 2017

Crítica | 6 Dias (2017): Nem sempre a realidade funciona no cinema

Eventos como os de "6 Dias" são frequentes no cinema. É uma situação complicada, envolvendo vidas de civis e decisões do alto escalão da política. Mas alguns casos apenas não são devidamente bem apresentados no cinema.

  segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Crítica | 1922 (2017): Um agradável terror psicológico

O que mais se destaca no filme é a forma sutil, mas sem enrolação, que o roteiro utiliza para nos prender. Um terror que ganha força a cada cena e nos coloca dentro da mente de um personagem cada vez mais perturbado.

  segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Crítica | Jim & Andy (2017): O que está acontecendo, Jim Carrey?

O documentário que traz as filmagens de bastidores do filme "O Mundo de Andy", mostra-se brilhante como um estudo da personalidade de Jim Carrey e aprofunda a relação dele com sua interpretação de Andy Kaufman.

  segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Crítica | A Estrela de Belém (2017): Suficiente para os pequenos, mas não muito

Maria precisa chegar até Nazaré para o censo daquela época. Nesse caminho, feito junto com José e seu filho que carrega na barriga, eles contam com a ajuda (ou as trapalhadas) de Bo, um burrinho bem simpático. O filme é uma adaptação livre do nascimento de Jesus pelos olhos de personagens bem diferentes.

  segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Crítica | Pai em Dose Dupla 2 (2017): só mais uma comédia de natal

Protagonizado por Mark Wahlberg e Will Ferrel, "Pai em Dose Dupla 2" ganha mais dois nomes interessantes: Mel Gibson e John Lithgow. Essa adição é o suficiente para ser melhor do que seu antecessor?

  sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Crítica | Boneco de Neve (2017): Frosty em um suspense policial

Roteiro e direção caminham juntos: salvo por um final apressado cuja solução é pouco satisfatória, o suspense é ótimo.

  terça-feira, 21 de novembro de 2017

Crítica | Wheelman – Piloto de Fuga (2017): a tensão e a claustrofobia

Com uma trama simples e apostando na clausura para gerar urgência e tensão, a Netflix proporciona um longa intenso e interessante dentro da fronteira das quatro portas.

  quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Crítica | Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha (2017): responsável por não cativar

Baseado em fatos reais com injeções de ficção, o longa não desperta emoções ou reflexões. Judi Dench e Ali Fazal salvam o filme de uma tragédia.

  quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Crítica | Liga da Justiça (2017): a esperança que a DC precisava para o cinema

Sem correr riscos, a Warner entrega um filme com uma clara mudança de tom, mas sem perder a identidade. O que se percebe é que o estúdio procura dialogar com um público maior, abrindo mão da seriedade e investindo em elementos mais leves e, por vezes, cômicos.

  quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Crítica | O Matador (2017): faroeste inconsistente na terra do cangaço

A Netflix acerta na ambientação, mas peca na qualidade narrativa, entregando um faroeste com uma bela fotografia mas um roteiro preguiçoso.

  quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Crítica | Gosto se Discute (2017): Divertimento sem sabor

A ideia de um cozinheiro que perde o paladar não é exatamente nova. Não porque já tenha sido utilizada anteriormente, mas por conta das diversas situações análogas em que profissionais de uma área perdem um sentido (ou uma habilidade) considerado essencial para desempenhá-la. Mas o que falta ao filme é coragem de explorar melhor esse conceito e sair do superficial.

  quarta-feira, 08 de novembro de 2017

Crítica | Dona Flor e Seus Dois Maridos (2017): revisitando a Bahia de Jorge Amado

Nova adaptação da obra homônima de Jorge Amado para os cinemas, o longa de Pedro Vasconcelos peca em abrandar certos aspectos da história e em criar uma atmosfera excessivamente artificial, mas se redime graças ao bom desempenho de sua atriz principal.

  sábado, 04 de novembro de 2017

Crítica | Depois Daquela Montanha (2017): Romance fraco numa situação improvável

As situações vividas por Kate Winslet e Idris Elba teriam todo o potencial de indicações a prêmios. Porém o roteiro fraco e o excesso de clichês tornam o filme mais cansativo do que interessante.

  sábado, 04 de novembro de 2017

Crítica | Logan Lucky – Roubo em Família (2017): Três homens e um plano improvisado

Com um elenco excepcional, Steve Soderbergh volta para o gênero de assalto, mas dessa vez com uma visão bem mais intimista, em um longa em que a família, como o próprio subtítulo brasileiro ressalta, é o elemento principal. Sem nenhum dos recursos e tecnologias que Danny Ocean e seu grupo possui em “Onze Homens e Um Segredo”, a missão improvisada no qual o assalto do filme se torna garante boas risadas.

  sábado, 04 de novembro de 2017

Crítica | Mark Felt: O Homem que Derrubou a Casa Branca (2017): revisitando o caso Watergate

Enquanto produção cinematográfica, o longa é deficiente em diversos aspectos. Entretanto, rever esse episódio histórico motiva a reflexão sobre corrupção.

  segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Crítica | Thor: Ragnarok (2017): a primeira comédia assumida da Marvel Studios

Em uma aposta arriscada, a Marvel Studios resolve fechar a trilogia de filmes-solo do Deus do Trovão com uma comédia de ação que rompe de maneira abrupta com o tom dos filmes anteriores do personagem-título, em uma produção que funciona muito bem sozinha, mas que se torna estranha no contexto maior do Universo Compartilhado no qual se insere.

  segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Crítica | As Duas Irenes (2017): o eu e seu múltiplo

Apostando na capacidade das protagonistas adolescentes e explorando a visualidade soberba da natureza interiorana, essa trama simples torna-se um importante enredo identitário.

  sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Crítica | Bom Comportamento (2017): intenso, cru e impecável

Bons atores podem conseguir se destacar num filme ruim. Mas, mesmo quando o início da carreira é marcado por papeis e atuações fracas, quando esses atores encontram um projeto que une um bom roteiro com uma boa direção, vemos uma espécie de renascimento. Ao longo dos anos já vimos diversos atores que passaram por essa situação, Robert Pattinson parece ser o mais novo nome da lista.

  sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Crítica | Doentes de Amor (2017): fofura na saúde e na doença

Uma comédia romântica, ou dramática, sobre um homem que precisa deixar a sua inércia de lado para assumir um amor.

  sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Crítica | Os Meyerowitz – Família Não Se Escolhe (2017): conjunto de lições enobrecedoras

Em termos de conteúdo, o filme é riquíssimo. Porém, revela-se narratologicamente problemático e com uma montagem muito mal feita.

  terça-feira, 24 de outubro de 2017

Crítica | Tempestade – Planeta em Fúria (2017): ambicionou ser grande

Como se fosse uma tempestade em um copo de água, o filme é grandioso apenas no nome, no elenco e no planejamento, mas certamente não na execução.

  sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Crítica | Como se Tornar o Pior Aluno da Escola (2017): o perigo é a mensagem

Baseada no livro de Danilo Gentili, esta comédia juvenil vêm recheada de cenas polêmicas, nostalgia e uma mensagem pra lá de contraditória.

  sábado, 14 de outubro de 2017

Crítica | Detroit em Rebelião (2017): o retrato de um chocante evento real

Impactante, o longa tem uma narrativa cultural e historicamente enriquecedora e ótimas atuações. Há um grave problema de ritmo que, associado à duração exagerada, prejudica bastante o produto final. Porém, a transcendência social da temática faz com que ele mereça atenção.

  sábado, 14 de outubro de 2017

Crítica | Jogo Perigoso (2017): nosso passado pode ser nosso pior inimigo

A crueza que habita o filme e a forma como temas sensíveis são tratados são os principais destaques do longa. Não suavizar o pai pedófilo ou o marido machista, mostram o quanto o diretor soube levar esses assuntos a sério, focando nos traumas pessoais e usando a ambientação como refúgio.

  sábado, 14 de outubro de 2017

Crítica | A Morte Te Dá Parabéns! (2017): O primeiro dia do resto de sua vida

Nem sempre se levar a sério é a melhor opção para filmes. Principalmente para aqueles que querem flertar com gêneros distintos, como comédia e horror. Saber ser um piada é tão importante quanto saber contar uma piada.

  quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Crítica | Blade Runner, o Caçador de Androides (1982): para onde a humanidade caminha?

“Eu vi coisas que vocês nunca acreditariam. Naves de ataques em chamas perto da borda de Orion. Vi a luz do farol cintilar no escuro, na Comporta Tannhauser. Todos esses momentos se perderão no tempo como lágrimas na chuva. É hora de morrer”.

  domingo, 08 de outubro de 2017

Crítica | Pica-Pau: O Filme (2017): nem a Thaila Ayala salva!

O desastroso filme do pássaro maluco de topete vermelho que ninguém pediu e que ele não merecia.

  sexta-feira, 06 de outubro de 2017

Crítica | Churchill (2017): docudrama insatisfatório aceitável

O roteiro, dentro da sua proposta, se revela aquém do que deveria ser. A direção é, no mínimo, modesta. Entretanto, a atuação de Brian Cox é exemplar.

  quinta-feira, 05 de outubro de 2017

Crítica | Blade Runner 2049 (2017): não apenas uma sequência, uma evolução

Visualmente deslumbrante, encontrando beleza inclusive na decadência de seu mundo, "Blade Runner 2049" consegue dois feitos incríveis: não apenas é uma continuação a altura do cultuado filme original, como também evolui as ainda contemporâneas discussões iniciadas pelo longa de Ridley Scott em 1982.

  quinta-feira, 05 de outubro de 2017

Crítica | O Melhor Professor da Minha Vida (2017): pouco cômica e suavemente dramática

Em razão de um plot exageradamente ameno, o resultado também o é, apesar da reflexão de maior calibre proposta pelo roteiro, referente ao sistema de ensino, que muitas vezes é desagregador.

  terça-feira, 03 de outubro de 2017

Crítica | Uma Mulher Fantástica (2017): entre quimeras e realidades

Com uma história sem grandes momentos que aposta na potência de sua excelente protagonista, o filme nos leva a refletir sobre a emergência do respeito às diferenças.

  terça-feira, 03 de outubro de 2017

Crítica | First They Killed My Father (2017): Jolie sobre os horrores do regime comunista no Camboja

Em parceria com a Netflix, estrela norte-americana dá continuidade à sua carreira por trás das câmeras com mais um drama humano que se passa em um ambiente opressor. "Guerra de fundo" dessa vez é a do Vietnã

  quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Crítica | LEGO Ninjago: O Filme (2017): Um encaixe imperfeito de peças

Enquanto as animações anteriores conseguiram dar uma passo à frente e tornar as peças de Lego divertidas para o cinema também, este filme pode ser encarado como um passo para trás. É como uma peça mau encaixada que faz a montagem toda parecer estranha.

  quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Crítica | Kingsman: O Círculo Dourado (2017): quando estreia o terceiro filme?

Criativo, divertido, empolgante e fiel às próprias premissas, o segundo capítulo da franquia Kingsman já cria o anseio pela continuação.

  segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Crítica | Corpo Elétrico (2017): potência de vida

Filme com temática gay se insere num conjunto de filmes nacionais contemporâneos, que tem abordado de forma direta e eficiente as questões mais presentes da realidade brasileira.

  segunda-feira, 25 de setembro de 2017