Cinema com Rapadura

OPINIÃO   quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Jogos Mortais: Jigsaw (2017): cadê a criatividade da franquia?

Jigsaw está de volta neste improvável oitavo filme da franquia! Prepare-se para péssimas atuações, um roteiro mal escrito e dois diretores que esqueceram de usar a imaginação.

Em seu sétimo filme, a franquia “Jogos Mortais” havia se despedido com um desfecho aparentemente definitivo. Todas as pontas foram (mal) amarradas e a história de Jigsaw parecia finalizada para sempre com a sua morte e também a de seus fiéis “seguidores”. Como dinheiro não nasce em árvore e uma vez que todos os filmes da cinessérie custaram muito pouco ao estúdio e renderam relativamente bem, levando-se em conta o valor investido, eis que o mirabolante criador de armadilhas mortais está de volta em “Jogos Mortais: Jigsaw“. E isso não é uma boa notícia nem para os fãs mais apaixonados da franquia.

Iniciando com uma cena de perseguição policial que parece trazer um desejado frescor para a franquia – já que todos os outros filmes se iniciam diretamente em uma das armadilhas mortais -, logo a trama descamba e apela para todos os clichês extensamente utilizados nos anteriores. Após o aparecimento de um corpo que possui todas as características costumeiras referentes aos “assassinatos” do serial killer Jigsaw, dois policiais e um casal de médicos forenses partem em busca do culpado do crime, que pode, inacreditavelmente ser creditado à John Kramer (Tobin Bell, de “12 Feet Deep”), que morreu e foi sepultado dez anos atrás. Tudo isso em paralelo, é claro, às infindáveis emboscadas fatais para meia dúzia de vítimas em uma espécie de celeiro.

Para os puristas, uma característica extremamente marcante em todos os longas de “Jogos Mortais” permanece inalterada: a má escolha do elenco. Todos, repito, todos os atores do filme possuem um nível de atuação que ultrapassa o limite do risível. Com isso, a totalidade do texto proferido por eles passa a não fazer o menor sentido. Não que os diálogos sejam bem escritos, muito longe isso, mas quando os personagens não conseguem te convencer, nem por um segundo, que estão passando por situações extremamente excruciantes ou que estão trabalhando à sério em uma importante investigação, a obviedade das falas passa até a incomodar menos.

Já que o assunto é roteiro, o que dizer de Pete Goldfinger e Josh Stolberg (“Piranha 3D”), que além de copiarem quase todas as propostas e soluções dos longas anteriores, conduzem a trama para um dos piores plot-twists da atualidade? Um feito ainda maior recai sobre os ombros da dupla de irmãos diretores Michael e Peter Spierig (do interessante “O Predestinado”) no momento em que eles conseguem destruir o último respiro de originalidade de toda a franquia, que é o invencionismo e a criatividade das armadilhas e das mortes absurdas. Além de não criarem nada novo em matéria de conceito ou estética, quando eles deixam de criar um motivo para que as pessoas continuem andando pelos labirintos de ratos programados por Jigsaw, as arapucas e seus resultados perdem toda a capacidade de assustar e provocar a famosa “ansiedade misturada com asco” na plateia. No resto, é somente mais um show de sangue falso e pedaços de cadáveres de borracha.

“Jogos Mortais: Jigsaw” não chega a ser um desperdício, porque restou muito pouco ou quase nada do potencial que a franquia gerou um dia. Muito longe de ser um bom filme como o primeiro, dirigido por um ainda desconhecido James Wan (“Invocação do Mal 2”), este oitavo exemplar da saga de torture porn mais conhecida do planeta até tenta apelar para o fã service, jogando na tela diversas armadilhas clássicas do passado, porém isso é muito pouco para este longa, que não passa de uma brincadeira sanguinolenta, repetitiva e por vezes enfadonha.

Rogério Montanare
@rmontanare

Compartilhe