Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Vampiros X The Bronx (Netflix, 2020): excelente twist no universo vampiresco

Esta leve produção da Netflix entrega uma ótima mistura de terror e humor para entreter a família e construir uma crítica social em torno da gentrificação que acontece em Nova York.

  sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Crítica | A Noite Amarela (2019): reflexões existenciais cósmicas e brasileiras

Do diretor paraibano Ramon Porto Mota, este drama adolescente metafísico se aproveita de sua atmosfera de estranheza para provocar reflexões sobre a maturidade.

  sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Crítica | Amor com Data Marcada (Netflix, 2020): reconfortante como o Natal deve ser

Obra protagonizada por Emma Roberts e Luke Bracey eleva o nível das comédias românticas no ano, através de roteiro eficaz e de atuações afiadas.

  quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Crítica | A Maldição da Mansão Bly (Netflix, 2020): sobre amor e fantasmas

Com menos sustos e mais drama, esta antologia da Netflix subverte algumas expectativas colocando o espectador em suspense agora por uma triste história de amor.

  quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Crítica | Tenet (2020): Christopher Nolan sendo Christopher Nolan

Com cenas de ação espetaculares e história propositalmente intrincada, o diretor entrega mais uma obra análoga a tudo que já fez antes.

  quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Crítica | We Summon The Darkness (2019): nenhuma novidade à vista

Com uma narrativa focada no terror apresentado por uma seita satânica nos anos 1980, filme de Marc Meyers não é eficiente em nenhuma das suas tentativas de surpreender o espectador.

  segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Crítica | On The Rocks (Apple TV+, 2020): um sucessor espiritual de Encontros e Desencontros

Sensível comédia sobre uma mulher em crise por conta de um casamento desconfiante refaz a parceria entre a diretora Sofia Coppola e o ator Bill Murray, evocando aspectos do maior sucesso da autora.

  segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Crítica | Borat: Fita de Cinema Seguinte (Prime Video, 2020): comédia de mau gosto para pessoas de mau gosto

Por meio de sua comédia escrachada e caricata, Sacha Baron Cohen escancara a hipocrisia do ódio numa sociedade onde há pessoas que se acham superiores a outras e que acreditam em qualquer coisa para justificar sua raiva e intolerância.

  sábado, 24 de outubro de 2020

Crítica | Os Novos Mutantes (2020): controle a fera da expectativa

A proposta de uma nova geração de X-Men não alcança o ideal para dar novo fôlego à franquia, mas ainda assim é um filme que tenta ter sua própria cara, apesar do conturbado histórico de produção.

  sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Crítica | A Caminho da Lua (Netflix, 2020): linda história de cantos e encantos

Espelhando-se nas animações mais famosas da Disney, esta produção da Netflix, apesar de previsível, mostra potencial para emocionar o público com suas canções e sua bonita história de amor.

  sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Crítica | Rebecca – A Mulher Inesquecível (Netflix, 2020): entre um bom romance e um fraco thriller

Ben Wheatley cria adaptação respeitosa e atualizada, mas perde muito ao deixar o suspense e o terror psicológico como segundo plano.

  quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Crítica | Lovecraft Country (HBO, 1ª temporada): saúdam os verdadeiros mitos!

Concedendo o merecido protagonismo a um setor social historicamente marginalizado, a série utiliza o terror com maestria para construir uma apaixonante ode à figura negra e consolida Misha Green como uma das grandes contadoras de história da atualidade.

  terça-feira, 20 de outubro de 2020

Crítica | I Am Woman (2019): cinebiografia agradável, mas só

Ainda que seja básica e presa demais às preconcepções do gênero, cinebiografia da cantora e ativista australiana Helen Reddy se salva com atuações competentes e carisma de sua protagonista.

  domingo, 18 de outubro de 2020

Crítica | Love Me Tender (2019): o estranho enquanto elemento cômico e reflexivo

Longa de Klaudia Reynicke sobre mulher com agorafobia aguda usa da inocência de sua protagonista e do humor para falar sobre o encontro do ser humano com o amor próprio.

  domingo, 18 de outubro de 2020

Crítica | Ventos da Liberdade (2018): a infantilizada divisão da Alemanha

Longa de Michael Bully Herbig reconta uma das fugas mais ousadas e improváveis da história sob um olhar que, sem querer, simplifica o conflito a uma aventura da Sessão da Tarde sem ter um verdadeiro propósito.

  domingo, 18 de outubro de 2020

Crítica | Primos (2019): fábula fraca sobre quebra de preconceitos

Filme de Thiago Cazado sobre dois garotos descobrindo a própria sexualidade enquanto vivem em um contexto super religioso tropeça demais no humor involuntário e numa forma amadora de fazer cinema.

  domingo, 18 de outubro de 2020

#RapaduraRecomenda – A Voz do Silêncio (2016): bullying não é frescura

Longa da diretora Naoko Yamada traz uma sensível e humana história sobre bullying, vergonha, redenção e perdão.

  domingo, 18 de outubro de 2020

Crítica | Os 7 de Chicago (Netflix, 2020): história poderosa que ainda ressoa

Episódio do julgamento histórico que aconteceu no fim da década de 60 ganha as telas com uma produção que impressiona - infelizmente - pela forte ligação com o presente e o elenco afiado.

  sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Crítica | Mau-olhado (Prime Video, 2020): de um audiobook para o cinema da Blumhouse

Adaptação televisiva se apoia no material original sem se arriscar em modificar a história para melhor utilizar os recursos narrativos visuais.

  quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Crítica | Noturno (Prime Video, 2020): os sacrifícios que fazemos pela arte

Carregado pela atuação da carismática Sydney Sweeney, o filme é um divertido exercício sobre os limites que ultrapassamos em nome da arte e do sucesso.

  quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Crítica | Super Urso – Um Resgate na Cidade Grande (2019): para crianças bem pequenas

Animação chinesa parece inacabada e descuidada, e pouco oferece em termos de qualidade narrativa, mas deve agradar seu público-alvo.

  segunda-feira, 12 de outubro de 2020

#RapaduraRecomenda – Escola de Rock (2003): a força libertadora da arte e da educação

O que aparenta ser uma simples comédia sobre um professor falastrão se revela uma obra carismática sobre a importância da arte e da educação na formação e validação do indivíduo.

  domingo, 11 de outubro de 2020

Crítica | Mentira Incondicional (Prime Video, 2020): elogios seriam a verdadeira mentira

Inaugurando a coleção Welcome to the Blumhouse, o filme sabota uma interessante premissa por meio de uma caótica execução e péssimas atuações.

  domingo, 11 de outubro de 2020

Crítica | Caixa Preta (Prime Video, 2020): o black mirror nolanesco da Blumhouse

A famosa casa de filmes de Jason Blum apresenta este misterioso drama psicológico com elementos já venerados e conhecidos de outras produções, mas nem por isso é menos original.

  domingo, 11 de outubro de 2020

Crítica | A Escolhida (2020): um bom plot twist não é suficiente

Obra protagonizada por Janelle Monáe discute o racismo intrínseco na sociedade por meio de montagem e roteiro duvidosos.

  sexta-feira, 09 de outubro de 2020

Crítica | O Halloween do Hubie (Netflix, 2020): assustadoramente sem graça

Adam Sandler utiliza exatamente a mesma proposta de todas as suas comédias: muito humor físico, piadas repetidas e seu elenco de amigos. A única diferença é que se passa no Dia das Bruxas.

  quarta-feira, 07 de outubro de 2020

Crítica | Vigiados (2020): observando um atraente exercício de terror

Dave Franco mostra seu potencial como diretor em seu primeiro longa metragem através de uma condução criativa e de um terror que se revela gradualmente.

  quarta-feira, 07 de outubro de 2020

#RapaduraRecomenda – O Senhor dos Anéis – As Duas Torres (2002): marco do cinema

No segundo capítulo da trilogia que mudou para sempre o cinema épico de fantasia, Peter Jackson realiza avanços tecnológicos que ditaram rumos na indústria e traz novos bons personagens e um monólogo esperançoso.

  sábado, 03 de outubro de 2020

Crítica | Ratched (Netflix, 2020): loucura envolvente e sofisticada

Vendida como prelúdio de "Um Estranho No Ninho", a série não surpreende, mas em voo solo é um atestado cativante da mente efervescente de seu criador.

  sexta-feira, 02 de outubro de 2020

Crítica | Todos os Mortos (2020): passado cruel ainda presente

Produção brasileira que concorreu ao Urso de Ouro no Festival de Berlim 2020 vem para indagar o espectador sobre a atual condição social e racial do país.

  sábado, 26 de setembro de 2020

Crítica | Invasão Zumbi 2 – Península (2020): pior que o primeiro, mas ainda válido

Longa procura levar a franquia a outros caminhos, mas escorrega em alguns exageros apesar de boas sequências de ação.

  sábado, 26 de setembro de 2020

Crítica | Maniac (Netflix, 2018): um belo conto sobre saúde mental

Ambientada em uma sociedade alternativa, mas não tão diferente da nossa, esta pérola pouco falada da Netflix fala sobre a necessidade de cuidarmos do tortuoso labirinto da mente humana.

  sábado, 26 de setembro de 2020

Crítica | O Farol das Orcas (Netflix, 2016): belo conto sobre paciência e autismo

Belíssima fotografia e exuberantes paisagens são os cenários para uma trama baseada em história real sobre o poder do carinho e da natureza no ser humano.

  sábado, 26 de setembro de 2020

#RapaduraRecomenda – O Pai da Noiva (1991): ótimo casamento entre drama e comédia

Longa vai muito além da comédia e é tocante na sua representação de dilemas da paternidade.

  sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Crítica | Enola Holmes (Netflix, 2020): encantador, meu caro Watson

Obra protagonizada por Millie Bobby Brown é uma excelente demonstração de que é possível misturar temas atuais com personagens clássicos.

  quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Crítica | O Jardim Secreto (2020): metáforas inconsistentes

Adaptação acerta em alguns elementos metafóricos visuais, mas escorrega numa narrativa descompassada.

  sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Crítica | A Batida Perfeita (2020): divertimento sem grandes pretensões

Longa de Nisha Ganatra apresenta uma história que diverte, apesar de não conter elementos inovadores.

  sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Crítica | Estado Zero (Netflix, 2020): retrato doloroso sobre os refugiados

Produção da Netflix patina ao contar a história de sua personagem central, mas captura com precisão e veracidade a tragédia daqueles que buscam uma nova vida longe de seu país.

  sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Crítica | #Alive (Netflix, 2020): efeitos da quarentena zumbi

Produção sul-coreana sobre resistência zumbi é desconcertante por se assemelhar à realidade dos isolamentos de 2020, causados pela pandemia de coronavírus, e por trazer reflexões impostas pelas dificuldades de se relacionar.

  sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Crítica | O Diabo de Cada Dia (Netflix, 2020): boa reflexão sobre o mal de cada um

Longa do diretor Antonio Campos para a Netflix propõe uma reflexão sobre o mal dentro de cada um, e o quanto esse mal pode ser estimulado, ou simplesmente surgir do nada.

  quarta-feira, 16 de setembro de 2020