Cinema com Rapadura

Críticas

Turbo (2013): Animação da DreamWorks não passa da marcha lenta

Filme se rende às soluções fáceis e genéricas.

  quinta-feira, 25 de julho de 2013

O Concurso (2013): versão nacional estereotipada de comédia americana

Com quatro rapazes como protagonistas e uma série de situações bisonhas vividas por eles em um único dia, agora é a vez de o Brasil imitar o adorado “Se Beber, Não Case!”.

  domingo, 21 de julho de 2013

O Cavaleiro Solitário (2013): adaptação não resiste à megalomania

Apesar desta superprodução dirigida por Gore Verbinski contar com um bom elenco, um visual incrível e uma ótima trilha sonora, seu roteiro não se sustenta e a dupla de protagonistas não funciona, com o filme se arrastando por suas intermináveis duas horas e meia de duração.

  domingo, 14 de julho de 2013

Os Amantes Passageiros (2013): Pedro Almodóvar volta às comédias

Cineasta mostra que ainda tem bom humor e realiza filme apenas para divertir.

  terça-feira, 09 de julho de 2013

Meu Malvado Favorito 2 (2013): um ex-supervilão como herói e pai apaixonado

Gru, suas filhas e os Minions estão de volta, com o ex-vilão agora tendo de lidar com o crescimento das garotas, um romance acidental e um novo inimigo, em continuação que tenta reprisar o sucesso comercial do filme original.

  terça-feira, 09 de julho de 2013

Truque de Mestre (2013): ilusionismo ultrapassa limite do verossímil

Roteiristas e diretor se perdem em meio a trama original, dando vida a uma história recheada por exageros mágicos e personagens desinteressantes.

  terça-feira, 09 de julho de 2013

A Bela que Dorme (2012): boa premissa se perde por falta de foco

Desperdiçando uma oportunidade de refletir sobre a temática da eutanásia, longa italiano se desenvolve entre diversas perspectivas, todas, porém, vazias.

  terça-feira, 09 de julho de 2013

O Homem de Aço (2013): reboot ruma ao sol, mesmo com tropeços e quedas

Trazendo novos conflitos existenciais ao Superman e atualizando o clássico herói para o público de hoje, este novo filme de Zack Snyder tem seus problemas e o diretor pesa demais a mão na ação no último terço da projeção, mas o saldo final ainda é deveras positivo.

  segunda-feira, 01 de julho de 2013

Guerra Mundial Z (2013): apocalipse com roupagem pop e reflexiva

Produzida e protagonizada por Brad Pitt, esta superprodução alivia no sangue e no gore para atrair um público maior, mas apresenta seus fortes temas de maneira sólida.

  sábado, 29 de junho de 2013

Todo Mundo em Pânico 5 (2013): o pior filme da série

Comédia de paródia tem humor patético, atuações vergonhosas e roteiro preguiçoso, fazendo o espectador desejar mais do que nunca o fim da franquia.

  sábado, 29 de junho de 2013

Tabu (2012): uma obra prima sobre memória e nostalgia

Referenciando F. W. Murnau, o diretor Miguel Gomes constrói uma poética história que remete à simplicidade de tempos passados enquanto homenageia o cinema mudo.

  sexta-feira, 28 de junho de 2013

Universidade Monstros (2013): uma prequência que faz jus ao original

A Disney/Pixar leva o público de volta a Monstrópolis, usando as clássicas comédias universitárias dos anos 1980 como referência para contar a origem da amizade entre Mike e Sully.

  domingo, 23 de junho de 2013

Minha Mãe é uma Peça (2013): a impagável D. Hermínia vai aos cinemas

Paulo Gustavo e sua personagem hilária são responsáveis por uma adaptação engraçada, mas que falha em ser cinema de qualidade.

  domingo, 23 de junho de 2013

Juan dos Mortos (2011): crítica e humor dão tom ao diferente ataque zumbi

Um grito de protesto da população cubana, longa diverte e reflete sobre a situação político e econômica de um país cujo antigo regime ainda deixa marcas.

  sexta-feira, 21 de junho de 2013

Segredos de Sangue (2013): Chan-wook Park estreia no cinema ocidental

Em seu primeiro trabalho em língua inglesa, o diretor sul-coreano responsável por "Oldboy" dá a sua perturbadora versão para o desabrochar de uma jovem, enquanto esta descobre sua verdadeira natureza.

  sexta-feira, 21 de junho de 2013

Um Golpe Perfeito (2012): “heist movie” despretensioso e desempolgante

Joel e Ethan Coen concedem questionável roteiro para Michael Hoffman, que realiza comédia sem graça, mesmo com elenco talentoso.

  domingo, 16 de junho de 2013

A Filha do Pai (2011): uma história que cativa pela simplicidade

Drama francês marca estreia de Daniel Auteuil na direção, apresentando uma narrativa autêntica e revigorante com boas doses de humor.

  domingo, 16 de junho de 2013

Depois da Terra (2013): relação entre pai e filho é o foco de morna ficção científica

Repleto de simbolismos e alguns paralelismos com a trajetória real de seus protagonistas, este novo trabalho de M. Night Shyamalan se mostra deveras insensível, sendo incapaz de resgatar o diretor promissor de outrora de sua péssima fase.

  domingo, 09 de junho de 2013

Odeio o Dia dos Namorados (2013): imitação ou referência?

Comédia nacional se aproveita da ideia de Charles Dickens para fazer merchandising com apenas alguns vislumbres de diversão.

  domingo, 09 de junho de 2013

Kátia (2013): doc acerta ao valorizar pessoa em vez da causa

Filme é corajoso ao contar a rotina da primeira travesti eleita para um cargo político na história do Brasil.

  domingo, 09 de junho de 2013

Réquiem para Laura Martin (2011): bizarro em temática, ruim em execução

Problemas em fotografia, montagem e som, além de roteiro forçado e caricato soam como instrumentos desafinados que não se encaixam, resultando em um Réquiem mal-acabado .

  domingo, 09 de junho de 2013

O Grande Gatsby (2013): filme é grandioso, mas longe de ser perfeito

Baz Luhrmann retorna com longa-metragem de visual impressionante, trilha sonora que tem tudo para estourar e trama bem amarrada. Isso não o salva, contudo, de ser vítima de seus próprios excessos e escolhas equivocadas.

  terça-feira, 04 de junho de 2013

Camille Outra Vez (2012): magia e destino em comédia reflexiva

Usando o expediente fantástico da viagem no tempo para explorar os sentimentos de dor, perda e amor de sua protagonista, o longa se mostra uma ótima mistura de drama e comédia, graças à singular sensibilidade de Noémie Lvovsky.

  terça-feira, 04 de junho de 2013

A Fuga do Planeta Terra (2013): animação desperdiça boa premissa

Ao subestimar seu público alvo, a fita até que tenta discutir sobre família e preconceito, mas não sai do lugar comum, entediando crianças e adultos igualmente.

  domingo, 02 de junho de 2013

Bonitinha, mas Ordinária (2009): a volta de Maria Cecília não impressiona

Desenvolvida desde 2008, a nova versão tenta atualizar a trama, mas não atinge um bom nível de satisfação.

  domingo, 02 de junho de 2013

Giovanni Improtta (2011): José Wilker em comédia pouco “felomenal”

Estreia de José Wilker na direção traz de volta o famoso personagem Giovanni Improtta, criado por Aguinaldo Silva

  domingo, 02 de junho de 2013

Se Beber, Não Case! Parte III (2013): um encerramento fraco para a trilogia

Comédia perde o atrativo na tentativa de se diferenciar de seus antecessores, resultando em um entretenimento pouco empolgante.

  domingo, 02 de junho de 2013

Faroeste Caboclo (2013): adaptação de música de Renato Russo é ousada

Assim como a canção, filme desrepeita padrões e traz um western trágico em plena capital federal.

  domingo, 02 de junho de 2013

A Criada (2009): o cinema digital em boas mãos

Longa chileno indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 2009 se ancora no vínculo entre público e personagem para construir uma narrativa íntima e naturalista.

  domingo, 02 de junho de 2013

Além da Escuridão – Star Trek (2013): o presente visto pelos olhos do futuro

Equilibrando ação, humor e drama, essa continuação do reboot de 2009 é tão eficiente quanto seu antecessor, embora derrape um pouco ao prestar uma excessiva homenagem ao passado da própria franquia.

  terça-feira, 28 de maio de 2013

Velozes e Furiosos 6 (2013): um arroz com feijão bem divertido

Entregando exatamente a mistura fetichista de carros, pancadaria e mulheres que o público-alvo espera, a única novidade na fita é um abraço ao absurdo ainda maior, o que não é algo necessariamente ruim.

  terça-feira, 28 de maio de 2013

Sem Proteção (2012): Robert Redford dirige thriller de potencial desperdiçado

Apesar de mensagens políticas e ideológicas maduras, roteiro as substitui por investigação atropelada e de ritmo lento, também resultando em desfecho decepcionante.

  terça-feira, 28 de maio de 2013

O Abismo Prateado (2011): um agora urbano, mas ainda melancólico Karim Aïnouz

Livremente adaptado da música “Olhos nos Olhos”, de Chico Buarque, filme faz retrato silencioso e cru sobre o fim repentino de uma etapa da vida de uma mulher e o começo de outra.

  terça-feira, 28 de maio de 2013

O Massacre da Serra Elétrica 3D – A Lenda Continua (2013): continuação ou insulto?

Se apresentando como uma continuação direta do longa original, este desastre travestido de filme mostra um Leatherface mais "humano" em uma trama mais esburacada que os corpos que surgem em cena.

  segunda-feira, 20 de maio de 2013

Reino Escondido (2013): bonitinho, mas fácil de esquecer

Visual bonito e pouca originalidade marcam esta nova parceria entre a 20th Century Fox e a Blue Sky Studios, resultando em um filme que não ofende, mas que passa longe de ser marcante.

  domingo, 19 de maio de 2013

Terapia de Risco (2013): o novo suspense de Steven Soderbergh

Longa mostra sua versatilidade em um suspense que envolve traumas e o grande mercado da indústria farmacêutica.

  domingo, 19 de maio de 2013

Finalmente 18 (2013): versão adolescente de Se Beber, Não Case!

Jon Lucas e Scott Moore, responsáveis pelo roteiro da trilogia estrelada por Bradley Cooper e Zach Galifianakis, rejuvenesce seus personagens, adiciona uma boa dose de insanidade e consegue fazer divertir quase sem compromisso.

  domingo, 19 de maio de 2013

Amor Profundo (2011): drama de época visualmente belo e intenso, mas raso

A atriz Rachel Weisz e o diretor Terence Davies fazem belos trabalhos, apesar de o roteiro pouco se preocupar em justificar as atitudes inconsequentes de sua personagem principal.

  segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Último Exorcismo – Parte II (2013): sequência é pouco assustadora

Continuação traz uma sucessão de pequenos sustos em uma história pouco envolvente.

  segunda-feira, 13 de maio de 2013

Uma Ladra Sem Limites (2013): comédia genérica se perde na falta de ambição

Sinergia entre os protagonistas não consegue salvar da irrelevância este longa infestado de clichês, twists previsíveis e situações vulgares.

  segunda-feira, 13 de maio de 2013