Cinema com Rapadura

Críticas   segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Gente Grande 2 (2013): sequência desnecessária é incapaz de fazer rir

Adam Sandler e sua trupe protagonizam um dos piores filmes do ano

Gente Grande 2Em 2010, Adam Sandler juntou-se ao diretor Dennis Dugan para contar uma história sobre um grupo de amigos em torno dos 40 anos, que tem que lidar com as responsabilidades de uma família e a educação de filhos pequenos durante uma reunião em sua cidade do interior, onde houve o funeral do seu treinador dos tempos de escola. Três anos depois, ele volta a trabalhar com o diretor e todo o elenco principal (exceto Rob Schneider) em uma continuação desnecessária.

O filme tem início com o casal Lenny (Sandler) e Roxanne (Salma Hayek), que voltou a morar em sua cidade natal, tendo que resolver problemas com um cervo que come comida de cachorro, dispara jatos de urina nas pessoas de sua família e tem fetiche por bichos de pelúcia. A partir daí é só ladeira abaixo. Enquanto vamos revisitando todos os amigos de Lenny, vemos que a única família que passou por algum amadurecimento foi a sua. Eric (Kevin James) e Sally (Maria Bello) continuam mimando seus filhos, Higgins (David Spade) continua um beberrão mulherengo, que descobre que tem um filho de 13 anos de idade, e Kurt (Chris Rock) e Deanne (Maya Rudolph) trocaram de lugar na ocupação familiar, mas continuam sendo um estereótipo (negativo) da família negra americana.

Depois há uma longa apresentação de personagens secundários com o intuito único de dar algum espaço para grande parte do elenco de “Saturday Night Live”, desfilando dezenas de piadas sexistas, preconceituosas e escatológicas, além de explorar aquele tipo de humor que, aparentemente, para ser engraçado basta gritar e mostrar excrementos humanos.

Há um negro que só fala gírias, um zelador de academia que convence as alunas a ficarem em posições vexatórias para explorar seus decotes e roupas justas (e por incrível que pareça, consegue!), uma mulher musculosa que abusa de esteroides, o instrutor bonito e homossexual, universitários que só pensam em festas e bebidas (liderados por Taylor Lautner), uma dupla de policiais incompetentes, filhos, genros e noras que detestam estar na presença dos pais, casamentos infelizes e Adam Sandler gritando e fazendo caretas. Incrível que não haja também um asiático gênio e uma falsa feia que fica bonita no fim.

Não existe trama ou motivação para os personagens, que se limitam a repetir piadas sem graça durante toda a projeção, com raras exceções, como um diálogo envolvendo a dificuldade de Shaquille O’Neal (um dos policiais) em fazer cestas de três pontos ou a comparação do cumprimento entre os jovens universitários e de pessoas normais.

A estrutura narrativa é igualmente inexistente, com a sucessão de cenas funcionando mais como uma série de esquetes de humor (se é que aquilo pode ser chamado assim) girando em torno de um mesmo tema do que uma história sendo contada. O longa ainda traz uma festa a fantasia ainda mais sem sentido que os dois primeiros atos, apenas para provocar a reunião de todo o elenco, em uma das cenas mais mal dirigidas da história do cinema.

É difícil dizer o que há de mais equivocado nesta sequência. Se no original havia um fiapo de roteiro que unia todos os personagens, dando espaço para algum desenvolvimento, boas piadas e uma pequena lição de moral, aqui não há quase nada elogiável.

David Arrais
@davidarrais

Compartilhe

Gente Grande 2 (2013)

Grown Ups 2 - Dennis Dugan

Lenny (Adam Sandler), Eric (Kevin James), Kurt (Chris Rock) e Marcus (David Spade) voltam a morar na mesma cidade. Lá, suas vidas seguem o curso natural dos adultos, seja pela existência dos problemas com as esposas para uns, com os filhos para outros, ou tudo junto e misturado. A coisa dá uma complicada quando os marmanjos pretendiam matar a saudade num dia de folga e acabam encarando os jovens da região, que agora dominam o lugar. É quando eles acabam tendo que enfrentar alguns fantasmas do passado, entre eles a covardia diante de valentões e o famigerado bullyng na escola. Mas algumas surpresas estão para acontecer, como a chegada de um filho rebelde para Marcus domar, uma possível gravidez e uma festa de arromba, que não vai deixar pedra sobre pedra.

Roteiro: Adam Sandler, Tim Herlihy, Fred Wolf

Elenco: Adam Sandler, Kevin James, Chris Rock, David Spade, Salma Hayek, Maya Rudolph, Maria Bello, Nick Swardson, Steve Buscemi, Colin Quinn, Tim Meadows, Shaquille O'Neal, Alexander Ludwig, Georgia Engel, Peter Dante, Oliver Hudson, Steve Austin, Taylor Lautner, Milo Ventimiglia, Jake Goldberg

Compartilhe