Cinema com Rapadura

Críticas

Somos Tão Jovens (2013): cinebiografia indigna do significado de Renato Russo

Longa transforma cantor em rebelde sem causa, preocupando-se mais com fatos curiosos de sua trajetória do que com a sua real essência como artista.

  domingo, 05 de maio de 2013

Em Transe (2013): o flerte de Danny Boyle com o surrealismo noir

Tendo como ponto de partida um assalto, o novo longa do cineasta britânico nos leva por uma jornada visual pela mente de seu protagonista, em um jogo mental de gato e rato visualmente fascinante.

  domingo, 05 de maio de 2013

A Datilógrafa (2012): saudosismo, previsibilidade e algumas risadas

Longa que integra a programação da quarta edição do Festival Varilux de Cinema Francês traz comédia romântica aos moldes dos anos 50.

  domingo, 05 de maio de 2013

Ferrugem e Osso (2012): superação de um, amadurecimento de outro

Premiado em Cannes, Marion Cotillard estrela uma história intensa que mostra o antes e depois de uma tragédia que muda vidas.

  domingo, 05 de maio de 2013

Um Bom Partido (2012): Gerard Butler estrela mais uma comédia romântica esquecível

Gerard Butler protagoniza a estreia do diretor de "À Procura da Felicidade" no gênero comédia romântica.

  quinta-feira, 02 de maio de 2013

E se Vivêssemos Todos Juntos? (2011): a velhice na França tratada com leveza

Diretor e roteirista Stéphane Robelin problematiza, sexualiza e torna divertido o sutil mundo de idosos que exibe nesta agradável dramédia.

  terça-feira, 30 de abril de 2013

Homem de Ferro 3 (2013): o homem é mais importante que o metal

Apesar de alguns problemas e mudanças que certamente causarão polêmica junto aos fãs mais apaixonados dos quadrinhos, esta produção fecha bem a trilogia que apresentou o grande público a Tony Stark e transformou Robert Downey Jr. em um dos atores mais poderosos de Hollywood.

  domingo, 28 de abril de 2013

Reality – A Grande Ilusão (2012): uma crítica à sociedade do espetáculo

Nova produção italiana diverte e comove ao provocar reflexões sobre o fascínio causado pela televisão.

  domingo, 28 de abril de 2013

O Futuro (2011): uma visão pessimista da humanidade

Comédia dramática com toques de fantasia constrói uma narrativa liberta de convenções.

  domingo, 28 de abril de 2013

A Morte do Demônio (2013): remake respeita suas origens e estabelece identidade

Prestando homenagem à trilogia original ao mesmo tempo que mantém sua própria identidade, este remake comandado pelo uruguaio Fede Alvarez é imperdível para os fãs de filmes de terror, quer eles tenham tido contato com a série criada por Sam Raimi ou não.

  segunda-feira, 22 de abril de 2013

O Dia Que Durou 21 Anos (2012): um documentário fraco sobre um forte tema

Desfocado e lidando melhor com seus temas periféricos que com o plot principal, o filme trata de forma burocrática um dos momentos históricos mais tensos do nosso País.

  segunda-feira, 22 de abril de 2013

Um Porto Seguro (2013): um Nicholas Sparks ainda mais descartável

Oitava adaptação de obra do escritor norte-americano para os cinemas traz os mesmos elementos de sempre: muito romance, inocência, apreciação da natureza e aquela dose de elemento surpresa em seu desfecho. Nada de novo!

  domingo, 21 de abril de 2013

O Acordo (2013): The Rock tenta, mas não cativa em drama policial

Dwayne The Rock Johnson explora frustradamente sua faceta dramática em longa de resultados satisfatórios.

  domingo, 21 de abril de 2013

Hoje (2011): o encontro do passado com o presente

A diretora Tata Amaral acerta em um longa que mostra os fantasmas de quem sofreu com a ditadura militar.

  domingo, 21 de abril de 2013

Thérèse Desqueyroux (2012): adaptação morna tem ritmo incerto

Roteiro problemático e irregular torna a nova adaptação do romance de François Mauriac estagnada e monótona.

  domingo, 21 de abril de 2013

Meu Pé de Laranja Lima (2012): a valorização do imaginário infantil

Longa baseado em clássico da literatura nacional nos convida a ver o mundo com os olhos de uma criança em busca de afeto e compreensão.

  sábado, 20 de abril de 2013

Ginger & Rosa (2012): o drama do fim atinge dois universos

Com um tom quase melodramático, longa mostra os conflitos da adolescência no contexto da Guerra Fria e tem na atuação de Elle Fanning seu grande trunfo.

  sexta-feira, 19 de abril de 2013

Uma Garrafa no Mar de Gaza (2011): um olhar raso sobre um conflito profundo

Abordando os conflitos na faixa de Gaza de maneira superficial, o longa tenta aproximação com o público jovem, mas esbarra na falta de contextualização.

  sexta-feira, 19 de abril de 2013

O Carteiro (2010): experiência embaraçosa na filmografia brasileira

Reginaldo Faria volta à direção após enferrujados 26 anos em uma das experiências mais constrangedoras do cinema nacional.

  quinta-feira, 18 de abril de 2013

Alvo Duplo (2012): tão genérico quanto o seu título

Tentando ser um filme de duplas desajustadas ao estilo "Máquina Mortífera", esta produção se perde em um turbilhão de clichês e diálogos ridículos, com o par formado por Stallone e Sung Kang estando muito longe daquele de Mel Gibson e Danny Glover.

  domingo, 14 de abril de 2013

Chamada de Emergência (2013): thriller vai de promissor a desastroso

Halle Berry e Abigail Breslin protagonizam ótimas cenas de ação até o momento em que as pretensões do roteiro passam por cima de qualquer lógica e sentido.

  domingo, 14 de abril de 2013

Oblivion (2013): empolgante nos efeitos, mas maçante na história

Novo longa do astro Tom Cruise prova que a participação de um grande ator é um diferencial importante para um blockbuster.

  domingo, 14 de abril de 2013

Angie (2013): uma tentativa falha de road movie

Segundo longa de Marcio Garcia tem boa proposta, mas peca nas estruturas básicas de criação e condução narrativas.

  domingo, 14 de abril de 2013

Invasão à Casa Branca (2012): o novo homem do presidente

Mesmo reunindo um elenco forte e um diretor gabaritado, este ufanístico filme mais parece uma produção para vídeo estrelada por Chuck Norris nos anos 1990 que qualquer outra coisa.

  quinta-feira, 11 de abril de 2013

Mama (2013): novato argentino faz versão corajosa de seu curta de terror

Produzido por Guillermo Del Toro, longa opta por uma história simples, mas de escolhas ousadas, as quais perdem força por erros evidentes de roteiro e fraqueza de suas personagens.

  domingo, 07 de abril de 2013

A Visitante Francesa (2012): uma aula de cinema pós-moderno

Longa sul-coreano valoriza o naturalismo por meio de uma linguagem orgulhosamente digital.

  domingo, 07 de abril de 2013

Uma História de Amor e Fúria (2012): passado, presente e possível futuro de um País

Animação brasileira narra uma história de amor que transcende o tempo, com plot na luta do Brasil contra a opressão e descaso social.

  domingo, 07 de abril de 2013

Pietá (2012): Kim-Ki Duk subverte a moral das coisas em grande obra

Ganhador do Leão de Ouro em Veneza no ano passado, longa coreano subverte a obra de Michelangelo entre os discursos freudianos e econômicos de Kim-Ki Duk.

  domingo, 07 de abril de 2013

Jack – O Caçador de Gigantes (2013): a tendência das adaptações infantis

Bryan Singer quase acerta na releitura de "João e o Pé de Feijão".

  terça-feira, 02 de abril de 2013

G.I. Joe – Retaliação (2013): sequência funciona quase como um reboot

Estreando no cinema de ação, o diretor John M. Cho até surpreende ao brincar com os Comandos em Ação nesta sequência, embora sérios problemas com a narrativa e com o próprio roteiro sabotem o cineasta.

  segunda-feira, 01 de abril de 2013

A Hospedeira (2013): outra adaptação pífia de obra de Stephenie Meyer

Andrew Niccol escreve e dirige ficção padrão B com aliens, resistência humana e, claro, triângulo amoroso, como não poderia ser diferente em filme baseado em livro da autora da saga "Crepúsculo".

  segunda-feira, 01 de abril de 2013

Os Croods (2013): a adultização da animação contemporânea

Nova animação da Dreamworks usa a linguagem infantil para narrar – à sua maneira – o nascimento do homem moderno.

  domingo, 24 de março de 2013

Parker (2013): ação descartável à moda antiga por Taylor Hackford

Jason Statham é ofuscado por Jennifer Lopez em novo travalho de diretor de “Ray” e “O Advogado do Diabo”, que agora aposta em tiros, facadas e muito sangue.

  domingo, 24 de março de 2013

Vai Que Dá Certo (2013): comédia de assalto fica pelo meio do caminho

Misturando comédia e filme de assalto com referências do mundo nerd, o filme acaba não funcionando em nenhum de seus intentos ao exagerar demais na caricatura, apesar de ter alguns momentos isolados de brilho graças ao seu elenco cômico.

  domingo, 24 de março de 2013

Depois de Lúcia (2012): o sofrimento por trás do bullying

Cineasta Michel Franco se inspira em experiências pessoais para construir um drama premiado em Cannes.

  domingo, 24 de março de 2013

A Busca (2011): do bom drama familiar ao road movie errático

Wagner Moura destaca-se em longa de estreia do diretor Luciano Moura, que realiza um trabalho intenso, mas cheio de falhas de roteiro em seus dois últimos atos.

  domingo, 17 de março de 2013

A Fuga (2012): um suspense dramático com resultados cômicos

Diálogos horrendos, situações forçadas e humor acidental dão o tom neste verdadeiro erro na filmografia do oscarizado cineasta austríaco Stefan Ruzowitzky.

  domingo, 17 de março de 2013

Linha de Ação (2013): neonoir escreve errado por linhas retas

Allen Hughes e Brian Tucker emulam o noir em um filme de dualidades.

  domingo, 17 de março de 2013

Anna Karenina (2012): cinema e teatro em um só espetáculo

Nova adaptação do romance russo enriquece o conteúdo por meio da forma.

  sexta-feira, 15 de março de 2013

Francisco Brennand (2012): uma visita ao universo de um dos maiores artistas brasileiros

Após 40 anos de isolamento, o documentário acessa de maneira emocionante e inspiradora a trajetória do escultor que vive na sua oficina em Recife.

  sexta-feira, 15 de março de 2013