Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Mandy (2018): terror alucinógeno nascido para ser cult

O insano devaneio visual de Panos Cosmatos leva Nicolas Cage ao limite de sua fúria para enfrentar um grupo de violentos fanáticos religiosos numa jornada infernal de vingança.

  quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Crítica | O Menino Que Queria Ser Rei (2019): não fede nem cheira

A clássica história do Rei Arthur é recontada numa versão atualizada e focada no público infantil. Uma "Sessão da Tarde" que deve entreter as crianças e dar sono nos pais.

  terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Crítica | Guerra Fria (2018): romântica jornada por tempos sombrios

A ausência de cores e o estreito quadro realçam uma história de paixão entre dois amantes incompatíveis, mas destinados a ficar juntos no pós-guerra europeu.

  terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Crítica | Quando os Anjos Dormem (Netflix, 2018): o Diabo dá as caras

Produção espanhola adquirida pela Netflix coloca o público na pele do protagonista ao perguntar: “O que você faria?”

  terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Crítica | Temporada (2018): o encanto do prosaico

A partir de um olhar afetuoso sobre pessoas comuns e "invisíveis", "Temporada" comprova como é possível extrair beleza e transformações pessoais do cotidiano.

  segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Crítica | IO: O Último na Terra (Netflix, 2019): solidão e esperança

Ao mostrar jovem solitária em um planeta Terra abandonado por problemas ambientais, Netflix ganha em qualidade ao investir em obra de ficção científica que não fornece respostas fáceis.

  segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Crítica | Vice (2018): a comédia do patético

Adam McKay novamente satiriza a história recente dos EUA, agora voltando seu olhar irônico e mordaz para Dick Cheney, o vice-presidente do governo George W. Bush.

  segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Crítica | White Boy Rick (2018): energia incompleta

A história real do informante mais jovem do FBI tem um desenvolvimento irregular que não faz jus à forte conclusão da narrativa.

  sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Crítica | A Morte do Superman (2018): o maior dos heróis

Animação da DC baseada nos Novos 52 supera fim apressado e entrega um Superman por quem as pessoas têm, de fato, carinho.

  sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Crítica | Amigos para Sempre (2017): mais uma regravação que nada acrescenta

A obra adaptada traz Kevin Hart num papel dramático, além de Bryan Cranston e Nicole Kidman fazendo o melhor que podem para justificar um remake desnecessário.

  sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Crítica | Como Treinar o Seu Dragão 3 (2019): conclusão épica para uma trilogia fantástica

O prometido fim da cativante franquia da DreamWorks entrega mais uma história divertida e emocionante, marcando a despedida de Soluço e Banguela dos cinemas.

  quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Crítica | Vidro (2019): o fim da saga super-heroica de Shyamalan

De maneira apressada, e até desnecessária, o terceiro filme da trilogia de heróis do diretor carece da criatividade e da genialidade de suas obras anteriores.

  quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Crítica | A Última Gargalhada (Netflix, 2019): no máximo, um sorriso forçado

Longa tenta cativar e emocionar com uma história cheia de falhas técnicas, mas consegue tirar um sorriso - e nada mais.

  terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Crítica | Solo (Netflix, 2019): penhasco separando liberdade e solidão

Drama espanhol tem bons momentos de reflexão do protagonista, mas peca na montagem e no ritmo dos flashbacks

  terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Crítica | Eu Sou Mais Eu (2019): nostalgia dos anos 2000

Quem viveu a adolescência no início dos anos 2000 já tem um filme para chamar de nostálgico. E não é que funciona?!

  terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Crítica | House of Cards (Netflix, 6ª Temporada): o castelo de cartas desabou [SÉRIE]

Apesar do esforço e dedicação de Robin Wright dentro e fora do set, a última temporada de "House of Cards" fica muito abaixo da qualidade apresentada no passado.

  segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Crítica | Cidade dos Anjos (1998): um romance atemporal [CLÁSSICO]

Envolto pela trilha emocionante e atuações complacentes, "Cidade dos Anjos" é raro no gênero por fugir do piegas e nos agraciar com um drama de entrega.

  sábado, 12 de janeiro de 2019

Crítica | Strong Island (Netflix, 2017): pessoal e transferível

Indo de encontro as expectativas, documentário da Netflix impressiona por fugir do enlatado investigativo e se tornar mais incisivo do que qualquer outro.

  sábado, 12 de janeiro de 2019

Crítica | Papa Francisco: Um Homem de Palavra (2018): uma ode à sabedoria

Wim Wenders mais uma vez leva o espectador a uma viagem única, aqui repleta de conselhos inesquecíveis e um motivo para sorrir.

  sábado, 12 de janeiro de 2019

Crítica | Ratos de Praia (2017): fragilidades no roteiro

As intenções para contar uma história de amadurecimento sexual são muito boas, porém a execução esbarra na falta de desenvolvimento da trama e dos personagens.

  sábado, 12 de janeiro de 2019

Crítica | Máquinas Mortais (2018): pateticamente esquecível

Com belos efeitos visuais, o longa tenta construir um novo universo de ficção científica no cinema. Mas o que realmente consegue ser aproveitado nessa trama?

  quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Crítica | Assunto de Família (2018): o primor do cinema de Hirokazu Kore-eda

Premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, "Assunto de Família" traduz o refino da arte do cineasta japonês ao contar a história de uma família desajustada.

  quarta-feira, 09 de janeiro de 2019

Crítica | As Boas Maneiras (2017): aterrorizante fábula do cinema nacional

Mais uma obra assinada por Juliana Rojas e Marcos Dutra, o longa traz uma fantástica história sobre duas mulheres e um pequeno segredo apavorante.

  quarta-feira, 09 de janeiro de 2019

Crítica | Tungstênio (2018): estilo sem moderação

Ao não considerar com cuidado as diferenças de linguagem entre cinema e HQ, o filme apresenta resultados narrativos díspares que o tornam uma experiência mediana e insuficiente.

  quarta-feira, 09 de janeiro de 2019

Crítica | Dumplin’ (2018): corriqueiro drama feminino sobre aceitação

A história de uma garota que se inscreve no concurso de beleza da mãe por protesto é embalada por canções de Dolly Parton, mas não tem carisma suficiente para atrair aplausos.

  quarta-feira, 09 de janeiro de 2019

Crítica | It Will Be Chaos (HBO, 2018): precisamos falar sobre imigração

Documentário da HBO mostra o drama de refugiados tentando entrar na Europa em busca de uma vida melhor, debatendo as consequências sociais para os países que os recebem.

  terça-feira, 08 de janeiro de 2019

Crítica | Shirkers – O Filme Roubado (Netflix, 2018): fazendo as pazes com um incrível passado

Uma talentosa cineasta singapuriana exorciza sua frustrante e fantástica história sobre a produção (e o sumiço) de um filme numa bela e intrigante narrativa documental.

  terça-feira, 08 de janeiro de 2019

Crítica | El Potro: Lo Mejor del Amor (Netflix, 2018): uma lista de acontecimentos

Cinebiografia do músico argentino Rodrigo Bueno tem cenas impactantes e um ator energético, mas não oferece grande aprendizado sobre quem era esse artista.

  terça-feira, 08 de janeiro de 2019