Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | A Maratona de Brittany (2019): inspiradora jornada psicológica

Baseado numa história real, o filme consegue ser leve e inspirador com um trabalho magnético de sua atriz principal e de um roteiro redondo.

  segunda-feira, 09 de dezembro de 2019

Crítica | Dark (Netflix, 1ª Temporada): respiro que precisávamos [SÉRIE]

Misteriosa e com um roteiro de tirar o fôlego. Assim é "Dark", uma série da Netflix que aliou uma boa história à uma primorosa produção para entregar um produto único e original que faltava na atual indústria do entretenimento.

  segunda-feira, 09 de dezembro de 2019

Crítica | Pássaro do Oriente (Netflix, 2019): boa construção para pouca entrega

Apresentando bons aspectos técnicos, ótimo elenco e bom desenvolvimento, o novo lançamento da Netflix peca ao não focar bem nos seus temas principais e acaba entregando uma narrativa previsível.

  sábado, 07 de dezembro de 2019

Crítica | História de um Casamento (Netflix, 2019): há esperança na separação

Retornando ao tema do divórcio, filme de Noah Baumbach acerta ao extrair o melhor de seus protagonistas - seja o riso, o choro ou a raiva - para retratar sem pudores a falência do casamento.

  sexta-feira, 06 de dezembro de 2019

Crítica | Crime Sem Saída (2019): adrenalina inteligente

Primeiro longa de Chadwick Boseman após interpretar o Pantera Negra é rico em conteúdo e feroz em sua narrativa, pecando apenas nos apressados minutos finais.

  sexta-feira, 06 de dezembro de 2019

Crítica | Brooklyn: Sem Pai Nem Mãe (2019): tímido neo noir

Projeto de Edward Norton que demorou quase 20 anos para sair do papel tem muita vontade de ser um noir sobre questões raciais, mas fica só no plano da homenagem receosa.

  quinta-feira, 05 de dezembro de 2019

Crítica | As Golpistas (2019): um golpe à testosterona

Em uma época dominada pela economia e pelo homem, um grupo de mulheres se une para provar que podem passar por cima de tudo e de todos, tendo a forte sensação de que o mundo é delas.

  quinta-feira, 05 de dezembro de 2019

Crítica | O Juízo (2019): o terror da ambientação

Terror brasileiro pode até pecar no ritmo, mas acerta em cheio na ambientação e na performance dos atores.

  quarta-feira, 04 de dezembro de 2019

Crítica | Bellingcat – A Verdade em Um Mundo Pós-Verdade (2018): questionador no ponto certo

Na era em que o jornalismo se mostra atroz diante das facilidades tecnológicas e fontes de informação obscuras, algumas pessoas trabalham para expor a verdade não contada por políticos e canais de comunicação tradicionais.

  terça-feira, 03 de dezembro de 2019

Crítica | Vivir Ilesos (2019): difícil como a realidade feminina

Corajoso do ponto de vista temático, o filme peca ao não corresponder à premissa com uma montagem confusa e um terceiro ato mal executado.

  terça-feira, 03 de dezembro de 2019

Crítica | Uma Mulher Exemplar (2017): amizade improvável

Apesar de ser interessante do ponto de vista histórico, o drama baseado em fatos não atinge todo seu potencial por conta de erros cometidos no roteiro e na direção.

  segunda-feira, 02 de dezembro de 2019

Crítica | Wasp Network (2019): desperdício de conteúdo

Com montagem confusa e excesso de personagens mal desenvolvidos, esta empreitada do competente cineasta Olivier Assayas é um desperdício de toda a discussão que o filme poderia trazer.

  segunda-feira, 02 de dezembro de 2019

Crítica | Entre Facas e Segredos (2019): mistério exemplar

Extremamente criativo e alicerçado por um excelente elenco, o filme se apoia nos clássicos da grande escritora Agatha Christie para fornecer uma imperdível mistura entre humor e suspense.

  segunda-feira, 02 de dezembro de 2019

Crítica | O Relatório (2019): fins que não justificam meios

Baseado em fatos, este thriller político conta com Adam Driver e Annette Bening para investigar as infames técnicas de tortura utilizadas pela CIA após os atentados de 11 de setembro.

  sábado, 30 de novembro de 2019

Crítica | Personal Shopper (2016): identidades inspiradas

Suspense pensado e executado por Olivier Assayas desconstrói convenções esperadas pelos espectadores e trabalha as múltiplas dimensões da identidade de seu filme e da atuação de Kristen Stewart.

  sábado, 30 de novembro de 2019

Crítica | Uma Segunda Chance para Amar (2019): romântico na medida

Uma história de amor embalada pelas composições de George Michael e pela doce e cativante voz de Emilia Clarke, cada vez mais distante da persona fria da mãe dos dragões.

  quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Crítica | Duas Coroas (2017): carente de estrutura dramática

Docudrama religioso tenta explorar a figura importante de Maximiliano Kolbe e acaba criando uma narrativa sem variações dramáticas e pouca substância.

  quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Crítica | Carcereiros – O Filme (2019): filme de ação e ponto final

Um bom exemplo do que o cinema nacional pode proporcionar dentro do gênero ação, filme é o resultado de muitas histórias que não foram contadas em duas temporadas na televisão.

  quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Crítica | Um Amante Francês (2019): quebra (ruim) de expectativas

A nova comédia francesa lançada no Brasil promete algo até interessante no primeiro ato, porém o desenvolvimento narrativo caminha para um lado não tão inspirado assim.

  quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Crítica | Os Parças 2 (2019): improviso mal utilizado

O filme peca por se perder em subtramas que ofuscam os verdadeiros parças, deixando-os até mesmo com piadas fora de contexto em uma continuação desnecessária.

  quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Crítica | Ao Cair da Noite (2017): terror do desconhecido

Com roteiro e atuações destacados e ótimo uso de aspectos técnicos, filme constrói um suspense muito competente. Porém, ainda pode ser frustrante para algumas audiências por conta de certos elementos subjetivos.

  segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Crítica | Klaus (Netflix, 2019): obra de arte sobre Papai Noel

Animação de Natal da Netflix explica de forma criativa como surgiram as principais lendas sobre o Papai Noel.

  segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Crítica | A Dama e o Vagabundo (2019): magia que não se perde

Primeira adaptação de uma animação clássica da Disney feita direta para o streaming funciona ao apelar para o espírito nostálgico de quem já conhece a obra de 1955, mas também tem muito a oferecer para as novas gerações que nunca viram o desenho.

  domingo, 24 de novembro de 2019

Crítica | O Anjo do Mossad (2018): o herói de duas nações

Mesmo com um israelense na direção, o filme não toma partido na abordagem da Guerra do Yom Kippur no Oriente Médio. A trama de espionagem cativa e é conduzida com ponderação sob a perspectiva dos egípcios.

  sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Crítica | A Grande Mentira (2019): verdadeiros atores

Adaptação cinematográfica do livro homônimo se perde no tom e no roteiro desbalanceados, assim como numa direção sem energia. Ainda assim, ganha alguma energia nas atuações imponentes de Ian McKellen e Helen Mirren.

  quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Crítica | Medo Profundo: O Segundo Ataque (2019): profundamente terrível

Não tendo um roteiro minimamente razoável nem uma direção que organize a narrativa, "Medo Profundo: O Segundo Ataque" é somente uma sucessão de problemas.

  quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Crítica | Um Dia de Chuva em Nova York (2019): um típico Woody Allen

Com o humor comumente utilizado em seus trabalhos, novo filme de Woody Allen traz a sensação de que há algo de novo na carreira do cineasta, mesmo que não seja nada genial.

  quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Crítica | Fogo Contra Fogo (2016): a necessária ótica de quem sofreu

Parte do horror do Apartheid é contada nesta obra, que parte do ponto de vista de quem sofreu e lutou pela África do Sul.

  quarta-feira, 20 de novembro de 2019