Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Nós (2019): Jordan Peele, um novo gênio do terror

Depois de um começo muito elogiado, Jordan Peele retorna ao terror com uma obra livre de autorreferências e explorando o que há de melhor no gênero, num filme que consegue se destacar com facilidade dentro da atual safra.

  quinta-feira, 21 de março de 2019

Crítica | O Retorno de Ben (2018): árduo limite entre amar e confiar

Julia Roberts e Lucas Hedges apresentam um filme sem grandes méritos sobre os impactos sociais da dependência química, mas com uma boa tese em prol da família.

  quarta-feira, 20 de março de 2019

Crítica | Chorar de Rir (2019): desperdiçando uma premissa

Leandro Hassum tenta homenagear a comédia e a transição de atores entre o dramático e o cômico, mas tudo fica apenas em uma premissa.

  quarta-feira, 20 de março de 2019

Crítica | Juventude Assassina (Netflix, 2018): adolescência sem firulas

Dramas, sexo e adolescência em uma adaptação dos mangás que foge dos personagens das franquias japonesas mais famosas.

  segunda-feira, 18 de março de 2019

Crítica | O Parque dos Sonhos (2019): desperdício de boas metáforas

Com um primeiro ato metaforicamente grandioso, esta é uma animação que engana ao não parecer tão inocente logo de começo. Mas, no fim das contas, não passa disso.

  sexta-feira, 15 de março de 2019

Crítica | Operação Fronteira (Netflix, 2019): ética no campo de batalha

Novo longa original da Netflix discute sobre lealdade e ganância em meio a ótimas cenas de ação.

  sexta-feira, 15 de março de 2019

Crítica | One Day at a Time (Netflix, 3ª Temporada): respeito é bom e todo mundo gosta [SÉRIE]

Série da Netflix sobre a família de origem cubana Alvarez mergulha em assuntos difíceis sem medo de defender que respeito e aceitação é o básico com que os seres humanos deveriam se tratar. Mesmo discorrendo sobre temas espinhosos, o excelente elenco e o bom roteiro entregam uma obra divertida e engraçada.

  quarta-feira, 13 de março de 2019

Crítica | Sex Education (Netflix, 1ª Temporada): vamos falar sobre sexo? [SÉRIE]

Leve e divertida, a série acerta em cheio ao propor uma discussão aberta e sob várias perspectivas sobre sexo e outros conflitos que afligem grande parte dos adolescentes.

  quarta-feira, 13 de março de 2019

Crítica | Titãs (Netflix, 1ª Temporada): violenta história sobre Robin e seus amigos [SÉRIE]

Uma grande evolução com relação às séries da DC Comics, "Titans" trata-se de uma série sobre uma equipe de super-heróis que se unem às sombras de seu líder para combater uma ameaça desconhecida por razões ainda mais desconhecidas.

  quarta-feira, 13 de março de 2019

Crítica | One Punch Man (1ª Temporada): viva o shonen [SÉRIE]

Incrível mistura de sátira e homenagem aos animes shonen, "One Punch Man" é uma obra única que empolga e faz rir.

  quarta-feira, 13 de março de 2019

Crítica | Histórias Que Nosso Cinema (não) Contava (2018): revisitando nossa história

O documentário de Fernanda Pessoa propõe um olhar diferente sobre as pornochanchadas feitas no Brasil da década de 1970, deixando de lado as visões mais comuns.

  terça-feira, 12 de março de 2019

Crítica | Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994): o prazer cinematográfico [CLÁSSICO]

A ternura, a simplicidade e a trajetória de Forrest Gump são ingredientes mais que suficientes para deixar os espectadores com um contínuo sorriso no rosto e a sétima arte mais bela.

  terça-feira, 12 de março de 2019

Crítica | O Rei de Roma (2018): o capitalismo sátiro

Abusando da linguagem de TV, o filme italiano não consegue sair do banal.

  terça-feira, 12 de março de 2019

Crítica | Antes Que Eu Me Esqueça (2018): um belo sabor agridoce

Tendo a sensibilidade como ponto chave da história, "Antes Que Eu Me Esqueça" retrata o Mal de Alzheimer com o cuidado necessário.

  terça-feira, 12 de março de 2019

Crítica | Gaga: Five Foot Two (Netflix, 2017): humanidade e muito talento

Uma bela homenagem ao lado humano de uma das artistas mais relevantes e completas dos últimos anos.

  terça-feira, 12 de março de 2019

Crítica | Firebrand (Netflix, 2019): uma voz contra o assédio sexual

O desafio de falar abertamente sobre o estupro tem resultados ambíguos em "Firebrand". Por um lado, é sempre importante que o tema seja abordado com um olhar crítico e sem querer culpar a vítima. Por outro, a tentativa de não transformar o filme num drama muito pesado prejudica a narrativa. O resultado é um meio termo que oscila entre ótimos momentos com a protagonistas e cenas que beiram um besteirol mal-intencionado.

  terça-feira, 12 de março de 2019

Crítica | Capitã Marvel (2019): a mulher pelos olhos de uma mulher

Primeiro filme solo de uma heroína da Marvel acerta em cheio ao contar a história de Carol Danvers descobrindo quem verdadeiramente é sem artifícios ultrapassados usados em longas sobre protagonistas femininas.

  segunda-feira, 11 de março de 2019

Crítica | Deixando Neverland (HBO, 2019): marcas indeléveis de uma história de abusos

Dividido em duas partes, o longo e contundente documentário expõe detalhes sobre os abusos sexuais cometidos por Michael Jackson segundo duas vítimas e suas famílias.

  segunda-feira, 11 de março de 2019

Crítica | Sociedade dos Poetas Mortos (1989): sugando o tutano da vida [CLÁSSICO]

Num de seus primeiros papéis dramáticos, Robin Williams entrega um personagem absolutamente cativante num filme inspirador.

  segunda-feira, 11 de março de 2019

Crítica | Generation Wealth (Amazon, 2018): consumo e status

Documentário critica sociedade americana ao mostrar histórias de pessoas em busca de reconhecimento por meio de gastos abusivos.

  domingo, 10 de março de 2019

Crítica | Twin Peaks: O Retorno (Showtime, 3ª temporada): o charme do incompreensível [SÉRIE]

De volta à pacata Twin Peaks após 25 anos, David Lynch redefine a experiência televisiva em uma obra que não se encaixa em nenhuma definição tradicional.

  domingo, 10 de março de 2019

Crítica | Crimes Obscuros (2019): densidade para quem não merece

A mais nova incursão de Jim Carrey pelas histórias dramáticas é uma infeliz combinação entre suspense frágil, estilo carregado demais e apelação barata.

  domingo, 10 de março de 2019

Crítica | Juanita (Netflix, 2019): fugindo da rotina pelo caminho errado

Filme original da Netflix se perde com direção burocrática e roteiro previsível. Destaque positivo fica por conta da boa atuação de Alfre Woodard.

  domingo, 10 de março de 2019

Crítica | Suprema (2019): lição sobre como é ser mulher nesta sociedade

Contando com um elenco afiado e roteiro bem amarrado, a história de Ruth Bader Ginsburg e sua origem é levada aos cinemas. E ela precisa ser vista.

  sábado, 09 de março de 2019

Crítica | Seu Filho (Netflix, 2019): vingança cadenciada

Nova obra espanhola da Netflix mostra até onde um pai é capaz de ir para proteger o filho.

  sexta-feira, 08 de março de 2019

Crítica | Sai de Baixo – O Filme (2019): uma grande bagunça

Os amados personagens da extinta sitcom brasileira finalmente chegam às telonas, mas com uma obra que não faz jus ao antigo sucesso do programa, para a tristeza dos fãs.

  sexta-feira, 08 de março de 2019

Crítica | Como Falar com Garotas em Festas (2017): homenagem extraterrestre ao punk

Nada convencional, John Cameron Mitchell dá o tom a esta bela homenagem ao punk sob a inspiração de Neil Gaiman e alguma psicodelia.

  quarta-feira, 06 de março de 2019

Crítica | De Canção em Canção (2017): cinema de improviso?

Questionar os questionamentos líricos de Malick sempre foi um exercício libertador, embora desafiador. Aqui, sua visão e seu estilo autoral tornam-se uma repetição contestável.

  quarta-feira, 06 de março de 2019