Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Bio – Construindo Uma Vida (2017): uma viagem atemporal

Com um estilo narrativo original e uma montagem excepcional, esta imersão na vida de um homem que viveu 110 anos merece ser conferida e vivida.

  quinta-feira, 04 de abril de 2019

Crítica | Love, Death & Robots (Netflix, 1ª Temporada): animação também é coisa de adulto [SÉRIE]

Com temáticas e estilos variados, a série antológica adulta da Netflix explora o rico potencial que o formato animado tem a oferecer.

  terça-feira, 02 de abril de 2019

Crítica | Melhor É Impossível (1997): esperançosa dramédia [CLÁSSICO]

Um ótimo longa sobre o poder que temos de melhorar e inspirar outros a serem melhores, o filme de James L. Brooks conta com um roteiro afiado e interpretações memoráveis.

  segunda-feira, 01 de abril de 2019

Crítica | Suspiria – A Dança do Medo (2018): viagem aterrorizante à arte da dança

O primor técnico e narrativo desta refilmagem é incomum, o que a torna ainda mais interessante aos fãs de cinema e do terror.

  segunda-feira, 01 de abril de 2019

Crítica | Pastor Cláudio (2015): o Caronte da ditadura brasileira

Relato em primeira pessoa de um matador do Estado brasileiro na época da Ditadura reforça a importância de um país assumir os erros do passado e de um povo asssumir a defesa de uma democracia.

  domingo, 31 de março de 2019

Crítica | Os Defensores (Netflix, 1ª Temporada): épico desperdício [SÉRIE]

A esperada reunião dos heróis da Marvel nas séries da Netflix não rendeu os frutos que poderia. Com uma trama boba e confusa e desperdícios de vilões, o supergrupo sai por baixo no que é um mar de oportunidades perdidas.

  domingo, 31 de março de 2019

Crítica | Shazam! (2019): diversão e inocência em harmonia total

Novo longa da DC traz de volta toda a leveza e singeleza dos antigos filmes de super-heróis.

  sexta-feira, 29 de março de 2019

Crítica | The Dirt – Confissões do Mötley Crüe (Netflix, 2019): (muito) sexo, drogas e rock ‘n’ roll

A cinebiografia do Mötley Crüe mostra sem medo o lado libertino da vida de excessos da banda, mas peca ao não investir no que tem de melhor: os músicos.

  sexta-feira, 29 de março de 2019

Crítica | La Casa de Papel (Netflix, Partes 1 e 2): a arte do roubo [SÉRIE]

Um plano perfeito, o maior roubo da história e a mistura equilibrada entre novela e série que também vai te prender na Casa da Moeda.

  sexta-feira, 29 de março de 2019

Crítica | Stranger Things (Netflix, 2ª Temporada): foco no que importa [SÉRIE]

A segunda temporada cria espaço para que seus personagens comecem a amadurecer e abre caminho para o incrível talento de Noah Schnapp.

  quinta-feira, 28 de março de 2019

Crítica | Vox Lux – O Preço da Fama (2018): nasce (e tomba) uma estrela

"Vox Lux" é uma história comum de "rumo ao estrelato", narrada sob um ponto de vista diferente, mas pecando na forma como é contada.

  quinta-feira, 28 de março de 2019

Crítica | Happy Hour – Verdades e Consequências (2017): desejos e traições

Sem soar pedante, o filme consegue passear bem entre estilos, mas se perde nas escolhas narrativas.

  quinta-feira, 28 de março de 2019

Crítica | Yucatán (Netflix, 2018): novelesco filme sobre golpes e golpistas

Uma obra que não sabe o que quer ser e se estende, de forma maçante, para além do necessário.

  quinta-feira, 28 de março de 2019

Crítica | A Terra É Plana (2018): cortês com o absurdo

O documentário dirigido por Daniel J. Clark passa uma ideia de imparcial, mas serve para mostrar o quando a concepção dos terraplanistas é absurda e sem fundamentos.

  quarta-feira, 27 de março de 2019

Crítica | Big Little Lies (HBO, 1ª Temporada): vamos aprender sobre empoderamento? [SÉRIE]

Com elenco de primeira linha, eis uma excelente oportunidade para discutir empoderamento feminino e questões sociais com a importância que merecem.

  quarta-feira, 27 de março de 2019

Crítica | Escobar – A Traição (2017): made in USA

Inchada e sem dizer a que veio, essa tentativa de abordagem mais intimista à vida de Pablo Escobar termina sendo mais uma história genérica destinada ao esquecimento.

  quarta-feira, 27 de março de 2019

Crítica | Dumbo (2019): triste homenagem a um clássico

Uma grande premissa desperdiçada, repleta de ótimos efeitos visuais e um desenho de produção espetacular. Mas a frieza de Tim Burton deixa muito aquém do original.

  terça-feira, 26 de março de 2019

Crítica | Gloria Bell (2018): dançando à beira do abismo

Refilmagem plano-a-plano do original chileno, a versão americana vale o ingresso por mais uma atuação comovente de Julianne Moore.

  terça-feira, 26 de março de 2019

Crítica | The Umbrella Academy (Netflix, 1ª Temporada): superfamília disfuncional [SÉRIE]

Uma disfuncional família de pessoas com poderes especiais precisa resolver suas diferenças e unir forças para salvar o mundo de um desconhecido apocalipse iminente.

  terça-feira, 26 de março de 2019

Crítica | Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral (2019): cinema regional de primeira

A rica experiência em assistir a este filme é a descoberta de diretor e atores talentosos, além de mergulhar na cultura cearense e se divertir com isso.

  terça-feira, 26 de março de 2019

Crítica | Asfalto de Sangue (Netflix, 2017): rotina extenuante

Acertando nas questões técnicas e subjetivas do enredo, filme mostra percalços de piloto de moto que busca se firmar na carreira, mas antes precisa conciliar o sonho com o cansativo trabalho de entregador de drogas.

  sábado, 23 de março de 2019

Crítica | Andar Montar Rodeio – A Virada de Amberley (Netflix, 2019): feito para a Sessão da Tarde

Nova cinebiografia da Netflix usa uma história real de superação para seguir uma fórmula convencional e melodramática.

  sábado, 23 de março de 2019

Crítica | Durante a Tormenta (Netflix, 2018): montando um quebra-cabeças

Diretor espanhol Oriol Paulo mistura o suspense com viagem no tempo com um roteiro cheio de reviravoltas.

  sábado, 23 de março de 2019

Crítica | Desventuras em Série (Netflix, 1ª Temporada): morbidamente engraçada [SÉRIE]

Tecnicamente perfeita, a série é um raro caso de adaptação literária de alta qualidade. Divertindo com diálogos irônicos e personagens excêntricos muito bem construídos, a obra é material rico para adultos e crianças.

  sábado, 23 de março de 2019

Crítica | 3% (Netflix, 1ª Temporada): distopia à brasileira [SÉRIE]

Primeira série brasileira produzida pela Netflix, esta distopia traz uma ótima crítica social que, mesmo com um roteiro que não acerte em alguns importantes aspectos, cria personagens complexos interpretados por um ótimo elenco.

  sábado, 23 de março de 2019

Crítica | Imagem e Palavra (2018): a língua não é o mesmo que a linguagem

Com mais um estudo sobre os limites e potência das formas comunicativas, Godard segue sendo o principal pensador da imagem num mundo repleto delas.

  quinta-feira, 21 de março de 2019

Crítica | A Cinco Passos de Você (2019): lágrimas em uma boa história de amor

Um romance repleto de emoção, cuja química e história garantem boas lágrimas ao espectador sem cair em um dramalhão.

  quinta-feira, 21 de março de 2019

Crítica | Um Ato de Esperança (2019): história polêmica e personagens marcantes

Emma Thompson rouba a cena em um “drama de tribunal” que discute liberdade e religião.

  quinta-feira, 21 de março de 2019