Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | O Caso Richard Jewell (2020): quando a história é melhor que o filme

Em mais uma tentativa de desenhar o herói americano, Clint Eastwood cai em velhos clichês e personagens mal desenvolvidos. À exceção do drama, há pouco no filme que não soe datado e antiquado.

  quinta-feira, 02 de janeiro de 2020

Crítica | O Século da Fumaça (2019): torpor documental

Em uma floresta em Laos, na Ásia, há um vilarejo cercado por plantações de ópio. Aqui, o espectador participa da vida de uma família cuja realidade é constante torpor do que a planta oferece e do que a realidade jamais permite alcançar.

  quarta-feira, 01 de janeiro de 2020

Crítica | Frozen 2 (2020): mensagem importante

Sem se arriscar muito, Jennifer Lee e Chris Buck entregam uma sequência digna do primeiro filme, mas que deixa um pequeno gosto de "poderia ter sido melhor".

  quarta-feira, 01 de janeiro de 2020

Crítica | Indianara (2019): uma figura de resistência

Mostrando uma parte da trajetória da ativista dos direitos transexuais que dá nome ao documentário, “Indianara” consegue prender a audiência através de uma narrativa bem montada e extremamente relevante.

  terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Crítica | Atypical (Netflix, 3ª Temporada): atipicamente equilibrada

Evoluindo a cada temporada, a série chega a seu ápice com conteúdo rico, divertido e texto sagaz, entregando temas relevantes que usam o humor para divertir sem diminuir o peso dramático de seus acontecimentos.

  terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Crítica | Domingo (2018): a velha mentalidade da Casa Grande

A comédia dramática ambientada no dia da posse de Lula escancara, com humor e histeria, as contradições da classe média brasileira.

  terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Crítica | Aventura em Miniatura (2018): experiência requentada

Servindo como parte de um universo estendido de dois personagens bastante conhecidos no mercado chinês, esta animação chega ao Brasil com a sensação de “já vi tudo isso antes, só que melhor”.

  terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Crítica | Cats (2019): comédia do absurdo

Adaptação de Tom Hooper para famoso musical da Broadway sofre com efeitos medíocres e momentos horripilantes não intencionais, mas tem potencial grande de ser o próximo clássico cult.

  segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Crítica | Quem Matou Garrett Phillips? (HBO, 2019): história poderosa da vida real

HBO continua a tradição de documentários de forte linha social, agora com um projeto sobre as consequências da morte do menino Garrett Phillips em 2011.

  segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Crítica | Star Wars – Forces of Destiny (2017): o valor do mundano [SÉRIE]

Animação lançada oficialmente no YouTube permeia momentos corriqueiros de várias heroínas da saga, ilustrando suas personalidades e preenchendo pequenas lacunas deste universo com situações divertidas e inspiradoras.

  segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Crítica | Os Aeronautas (Prime Video, 2019): qualidade lá no alto

Protagonizada por Felicity Jones e Eddie Redmayne, obra do diretor Tom Harper sabe dosar bem excelentes cenas de ação, contemplação e os traumas que os protagonistas passam em nome das descobertas científicas.

  segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Crítica | A Camareira (2018): intimista e cansativo

Com um ritmo lento, a diretora Lila Avilés apresenta a rotina de uma camareira como plano de fundo para uma busca pelo autoconhecimento.

  domingo, 29 de dezembro de 2019

Crítica | Dezessete (Netflix, 2019): viagem para a reaproximação

Road movie promete conquistar o espectador com sua abordagem honesta e sensível acerca de temáticas cativantes.

  domingo, 29 de dezembro de 2019

Crítica | The Mandalorian (Disney Plus, 1ª Temporada): o caminho para Star Wars

Após a controvérsia envolvendo "A Ascensão Skywalker", a série se propõe a resgatar a essência das histórias de "Star Wars", e se mostra como o melhor produto da franquia em 2019.

  domingo, 29 de dezembro de 2019

Crítica | Moonwalker (1988): genial só em sua música [CLÁSSICO]

Antologia escrita pelo próprio Michael Jackson é estranhíssima e carece de uma linha narrativa. O resultado é uma obra desconexa e bizarra, que escancara alguns de seus desejos, sua megalomania, sua genialidade musical e sua gigantesca ingenuidade perante assuntos complexos.

  sábado, 28 de dezembro de 2019

Crítica | The Witcher (Netflix, 1ª Temporada): moedas bem gastas

Primeira temporada peca em apresentações apressadas e CGI capenga, mas compensa com ótimas coreografias de luta, elenco afiado e um universo impressionante.

  sábado, 28 de dezembro de 2019

Crítica| Floresta de Sangue (Netflix, 2019): sem pé nem cabeça

Uma história sobre um serial killer, uma equipe de filmagem, meninas colegiais e um charlatão de meia idade. São muitos elementos que não conversam entre si e nem com o espectador, que termina de ver o filme sem entender o que assistiu.

  sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Crítica | Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo (Netflix, 2019): sátira mordaz

O final do ano se aproxima e com ele vêm algumas certezas: uva passa no arroz, maçã na maionese, cravinhos-da-índia no chester e um especial polêmico do Porta dos Fundos.

  terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Crítica | A Guerra das Correntes (2019): não há luz no fim do túnel

Com a história de três grandes nomes da invenção e eletricidade do final do século XIX, o filme se perde em sua falta de perspectiva para um roteiro bem montado, algo que fica evidente logo no primeiro ato.

  segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Crítica | Star Wars – A Ascensão Skywalker (2019): frustração galáctica

Com as expectativas para o encerramento da "Saga Skywalker" nas alturas, Episódio IX frustra até mesmo os fãs mais otimistas da franquia "Star Wars".

  segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Crítica | Star Wars Rebels (2014): fagulha de esperança [SÉRIE]

Animação usa as quatro temporadas para trazer personagens cativantes, trama inteligente e momentos marcantes no nascimento da Aliança Rebelde, transbordando com o verdadeiro espírito Star Wars de valor à liberdade e luta contra tirania.

  segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Crítica | Minha Mãe É Uma Peça 3 (2019): hilária homenagem ao amor

Com piadas que funcionam em todos os sentidos, apesar de muitas vezes parecer um episódio estendido de uma esquete televisiva, esta é uma comédia que promete levar muita gente ao riso.

  segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Crítica | Playmobil – O Filme (2019): propaganda demais, magia de menos

Longa baseado nos brinquedos da marca alemã peca ao se resumir a uma propaganda de uma hora e quarenta minutos e não investir numa trama que enalteça a gigantesca capacidade de incentivar a imaginação oferecida pelos brinquedos.

  segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Crítica | Ecos (2019): o sentido do que é fraternal

Em uma obra com cinquenta e seis histórias que não se conversam, o filme é uma ótima experiência para o espectador que busca pelo verdadeiro significado do que é fraternal na época mais festiva do ano: o Natal.

  sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Crítica | Finalmente Livres (2018): divertimento pelo absurdo

A comédia francesa arranca risadas através de situações ridículas e absurdas enquanto os personagens vivem suas jornadas individuais rumo à liberdade.

  sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Crítica | Star Wars – A Ascensão Skywalker (2019): presente nostálgico

A era de histórias ligadas à família Skywalker chega ao fim em um filme repleto de presentes para os fãs, sejam eles mais novos ou antigos.

  quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Crítica | Watchmen (HBO, 1ª Temporada): a reinvenção de Lindelof [SÉRIE]

Baseada no clássico instântaneo de Alan Moore e Dave Gibbons, a série reinventa e expande o universo estabelecido nos quadrinhos para abordar o racismo e o poder das máscaras, em uma das melhores produções televisivas dos últimos tempos.

  quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Crítica | Esquadrão 6 (Netflix, 2019): muito Michael Bay, pouco roteiro

Obra original da Netflix tinha potencial, mas perde muito ao relembrar em cada cena o estilo Michael Bay de fazer cinema: péssima narrativa e ótimas cenas de ação.

  segunda-feira, 16 de dezembro de 2019