Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Ao Cair da Noite (2017): terror do desconhecido

Com roteiro e atuações destacados e ótimo uso de aspectos técnicos, filme constrói um suspense muito competente. Porém, ainda pode ser frustrante para algumas audiências por conta de certos elementos subjetivos.

  segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Crítica | Klaus (Netflix, 2019): obra de arte sobre Papai Noel

Animação de Natal da Netflix explica de forma criativa como surgiram as principais lendas sobre o Papai Noel.

  segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Crítica | A Dama e o Vagabundo (2019): magia que não se perde

Primeira adaptação de uma animação clássica da Disney feita direta para o streaming funciona ao apelar para o espírito nostálgico de quem já conhece a obra de 1955, mas também tem muito a oferecer para as novas gerações que nunca viram o desenho.

  domingo, 24 de novembro de 2019

Crítica | O Anjo do Mossad (2018): o herói de duas nações

Mesmo com um israelense na direção, o filme não toma partido na abordagem da Guerra do Yom Kippur no Oriente Médio. A trama de espionagem cativa e é conduzida com ponderação sob a perspectiva dos egípcios.

  sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Crítica | A Grande Mentira (2019): verdadeiros atores

Adaptação cinematográfica do livro homônimo se perde no tom e no roteiro desbalanceados, assim como numa direção sem energia. Ainda assim, ganha alguma energia nas atuações imponentes de Ian McKellen e Helen Mirren.

  quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Crítica | Medo Profundo: O Segundo Ataque (2019): profundamente terrível

Não tendo um roteiro minimamente razoável nem uma direção que organize a narrativa, "Medo Profundo: O Segundo Ataque" é somente uma sucessão de problemas.

  quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Crítica | Um Dia de Chuva em Nova York (2019): um típico Woody Allen

Com o humor comumente utilizado em seus trabalhos, novo filme de Woody Allen traz a sensação de que há algo de novo na carreira do cineasta, mesmo que não seja nada genial.

  quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Crítica | Fogo Contra Fogo (2016): a necessária ótica de quem sofreu

Parte do horror do Apartheid é contada nesta obra, que parte do ponto de vista de quem sofreu e lutou pela África do Sul.

  quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Crítica | Midway – Batalha em Alto Mar (2019): desperdícios e explosões

Filme diverte com sua grandiosa pirotecnia, mas é afundado por um roteiro fraco, que o torna raso e esquecível, e pelo desperdício de grandes atores.

  quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Crítica | Ela Luta Sumô (2018): batalhas por igualdade

Documentário ilustra a batalha de Hiyori Kon para reconhecer o lugar das mulheres em competições de sumô e mudar tradições infundadas e preconceituosas. Com bom equilíbrio entre tensão e ponderação, a obra conquista e gera simpatia ao ser um espelho de lutas similares ao redor do mundo.

  segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Crítica | Deixe a Neve Cair (Netflix, 2019): Natal, romance e clichê

Baseada no livro de John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson, comédia romântica da Netflix é previsível e se sustenta no carisma do seu elenco.

  domingo, 17 de novembro de 2019

Crítica | Cascavel (Netflix, 2019): esquemático, estranho e débil

Terror da Netflix se perde em meio a decisões temáticas e estéticas aleatórias e esquemáticas, que criam um filme sem energia e tensão.

  domingo, 17 de novembro de 2019

Crítica | Meu Nome é Dolemite (Netflix, 2019): príncipe da rima

Eddie Murphy retoma a velha e boa forma neste divertido original Netflix sobre um homem de atitudes censuráveis que com muita persistência criou sua própria lenda.

  sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Crítica | Ford vs Ferrari (2019): a emoção da conquista

Boa química entre os protagonistas e edição de som primorosa fazem com que as mais de duas horas do longa biográfico sobre briga de montadoras passem em velocidade máxima.

  quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Crítica | As Panteras (2019): girl power!

Surpreendentemente se revelando uma continuação oficial do universo da série da década de 1970 e dos filmes dos anos 2000, "As Panteras" tem um roteiro descompassado salvo por um time inspirado de atrizes que brilham em tela.

  quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Crítica | O Irlandês (2019): o poder da máfia e de Martin Scorsese

Um filmaço em tempo, técnica e narrativa que levará o espectador ao mundo da máfia como nem mesmo Scorsese havia explorado, com muito De Niro, Pacino e Pesci.

  quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Crítica | As Panteras: Detonando (2003): garotas só querem se divertir

Filme tem uma trama vazia e desconexa, servindo apenas de desculpa para o trio principal usar e abusar da química e do carisma na tentativa de ser o bastante para divertir o público.

  quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Crítica | Greta (2019): o gay, a trans e o bandido

Filme nacional de enredo minimalista e fotografia caprichada traz um sensível Marco Nanini interpretando um personagem excluído socialmente.

  segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Crítica | Resgate do Coração (Netflix, 2019): charmosamente artificial

Comédia romântica com pitadas natalinas e um bebê elefante que precisa de ajuda. Prato cheio para quem quer uma obra simples e bobinha, mas bonitinha e charmosa.

  segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Crítica | O Método Kominsky (Netflix, 2ª Temporada): envelhecer, permanecer [SÉRIE]

Nova série do icônico Chuck Lorre aborda os dramas da terceira idade com humor, sofisticação e a presença de dois deuses do cinema.

  sábado, 09 de novembro de 2019

Crítica | Invasão ao Serviço Secreto (2019): ação e escapismo

Terceiro filme da franquia é o mais fraco, mas ainda diverte fãs do gênero que têm a expectativa calibrada.

  sábado, 09 de novembro de 2019

Crítica | Cadê Você, Bernadette? (2019): sobre se perder e o que mais?

Essencial do ponto de vista temático, esta é uma bela história sobre uma mulher que se perdeu dentro de si mesma, mas que consegue puxar a mão que quer ajudá-la.

  sexta-feira, 08 de novembro de 2019

Crítica | Parasita (2019): pai rico, pai pobre

Crítica social, comédia e drama de costumes contemporâneos. Joon-Ho Bong funde gêneros e faz um filme de personalidade, que se destaca como um dos melhores do ano.

  quinta-feira, 07 de novembro de 2019

Crítica | Doutor Sono (2019): fazendo as pazes com o passado

Dando sequência à vida de Danny após sua terrível experiência no Hotel Overlook, "Doutor Sono" precisa se dividir entre adaptar um livro e continuar um filme. A escolha funciona, na maior parte do tempo.

  quinta-feira, 07 de novembro de 2019

Crítica | Bate Coração (2019): uma nova abordagem de temáticas espíritas

Filme do diretor cearense Glauber Filho é uma divertida comédia baseada em temáticas espíritas.

  quarta-feira, 06 de novembro de 2019

Crítica | A Família Addams (2019): assombrando a nova geração

Apresentando a tradicional família para a nova geração, animação mórbida diverte, mas não não sai da zona de conforto.

  quarta-feira, 06 de novembro de 2019

Crítica | Link Perdido (2019): em busca da família do elo perdido

Em sua quinta produção, estúdio Laika confirma suas qualidades e reconta a história do elo perdido de maneira bem humorada e usando sua estética singular.

  quarta-feira, 06 de novembro de 2019

Crítica | 55 Passos (2017): oportunidade perdida

Filme aborda o tratamento de pacientes em hospitais psiquiátricos e uma amizade improvável entre uma dessas pacientes e sua advogada, dentro de uma trama vazia que não se desenvolve.

  quarta-feira, 06 de novembro de 2019