Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Rambo: Até o Fim (2019): amarga despedida

Sylvester Stallone dá adeus a um dos personagens mais icônicos de sua carreira em um desfecho tão emocionante quanto irregular.

  quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Crítica | Midsommar – O Mal Não Espera a Noite (2019): a necessidade de pertencer

Depois de explodir com “Hereditário”, Ari Aster reafirma sua coragem de reinventar o terror através de uma obra igualmente desafiadora.

  quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Crítica | The Handmaid’s Tale – O Conto da Aia (3ª Temporada): revolução a passos lentos [SÉRIE]

Novo ano da série aprofunda os erros da segunda parte, exigindo paciência de quem a assiste. Quesitos técnicos, como a fotografia, amenizam o problema.

  quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Crítica | Os Curados (2017): “zumbis” em sociedade

David Freyne assina uma história original sobre zumbis, deixando o terror em segundo plano e criando um inesperado drama sobre reintegração social.

  terça-feira, 17 de setembro de 2019

Crítica | A Hora do Lobisomem (1985): horror e inocência

Com roteiro do próprio Stephen King, o filme é mais um clássico oitentista com direito a muito sangue e figuras marcantes de cidade do interior. Segue o arquétipo da criança desmedida, mas com personalidade.

  terça-feira, 17 de setembro de 2019

Crítica | Raiders! The Story of the Greatest Fan Film Ever Made (2015): aventura spielbergiana

Documentário mescla imagens e histórias de garotos responsáveis por uma versão caseira de "Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida" com os mesmos já adultos tentando filmar a única cena que não havia sido possível quando eram crianças.

  segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Crítica | Eu Te Amo, Agora Morra – O Caso de Michelle Carter (HBO, 2019): crimes virtuais

Poderoso e extremamente relevante, o documentário informa acerca dos perigos existentes no mundo virtual ao mesmo tempo em que desafia o espectador a ir além de devastadores simplismos gerados pelo uso irresponsável das redes sociais.

  segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Crítica | Rede de Abuso (Netflix, 2019): cultura do estupro

Documentário da Netflix aborda caso em que a tradição do futebol americano em escolas dos Estados Unidos incentiva abusos ignorados por autoridades. Redes sociais se tornaram um elemento essencial para denunciar essa prática.

  segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Crítica | Depois do Casamento (2019): segredos de família

Remake americano do renomado e homônimo filme dinamarquês de 2006 consegue surpreender e comover o espectador na medida certa.

  segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Crítica | Meu Mundial – Para Vencer Não Basta Jogar (2017): redenção juvenil

Com história de ascensão e queda no futebol como pano de fundo, este belo longa uruguaio se destaca pela vibrante história e competência técnica e narrativa.

  domingo, 15 de setembro de 2019

Crítica | Primeiro Ano (2018): estudo, renúncia, amizade e pressão

Um drama francês com um toque de comédia que vai lhe fazer repensar se realmente vale abdicar até sua própria sanidade mental para atingir o sucesso ou para viver um sonho que não é seu.

  domingo, 15 de setembro de 2019

Crítica | Legalidade (2019): a democracia é uma delícia, mas tem certos custos

Com um enorme potencial desperdiçado, filme sobre campanha legalista falha ao tirar o protagonismo de quem de fato merecia para dar ênfase a um insosso triângulo amoroso e a uma subtrama de investigação totalmente descartável.

  sábado, 14 de setembro de 2019

Crítica | A Vida de Diane (2018): a efemeridade da vida

O estreante Kent Jones ao lado da já experiente Mary Kay Place traz uma mescla de ousadia com complexidade à trama. A efemeridade da vida é tratada de uma forma desconfortável, mas estranhamente cativante.

  sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Crítica | O Ano de 1985 (2018): poesia em preto e branco

Poético, longa baseado em premiado curta resgata o visual oitentista de tempos cruéis, mas simplórios e recheados de intimidade.

  sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Crítica | Com Quem Será? (2018): o amor dos pessimistas

Sem amarras, comédia romântica com Keanu Reeves e Winona Ryder usa a tristeza como ponte para novos relacionamentos.

  sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Crítica | Matilda (1996): tratando crianças com respeito [CLÁSSICO]

Ludicamente macabro, o filme é um exemplo de como obras infantis não precisam tratar seu público-alvo como pessoas bobas incapazes de entender conceitos importantes.

  sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Crítica | Morto Não Fala (2018): entre a vida e a morte

Com excelentes atuações, mas um péssimo uso de efeitos especiais, primeiro longa-metragem do diretor Dennison Ramalho tem boas intenções.

  quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Crítica | Coringa (2019): de Narciso a Sade [TIFF 2019]

Todd Phillips entrega um grandioso estudo de personagem do vilão mais icônico do Universo DC e Joaquin Phoenix se entrega de corpo e alma, mas o tom dúbio pode desvirtuar a mensagem do filme.

  quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Crítica | Quem Você Pensa Que Sou (2019): salvação nem sempre é redenção

Os motivos que levam uma mulher a se passar por outra mais jovem e as consequências do seus atos podem resumir a trama deste filme francês, mas não refletem a profundidade que Juliette Binoche constrói para sua complexa personagem.

  quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Crítica | O Tradutor (2018): as consequências de Chernobyl para Cuba

De maneira muito sensível e sutil, drama cubano conta a história de professor obrigado pelo governo a trabalhar como tradutor em hospital que cuidava de crianças com doenças causadas pelo acidente de Chernobyl.

  quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Crítica | Elite (Netflix, 2ª Temporada): a opção pelo mistério [SÉRIE]

A segunda temporada de "Elite" se confirma muito mais como uma série de mistério, deixando para trás os dramas da juventude e criando novos conflitos para os alunos de Las Encinas.

  quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Crítica | Elite (Netflix, 1ª Temporada): cisão entre forma e conteúdo [SÉRIE]

Mesmo tendo uma história de temas sociais importantes e contemporâneos que afetam os jovens, "Elite" possui um estilo novelesco que não corresponde ao drama e à sua tentativa de suspense.

  quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Crítica | Divaldo – O Mensageiro da Paz (2019): mensagem boa, filme ruim

Apesar de boa execução técnica na direção de arte, fotografia e captação do som, a obra apresenta problemas estruturais sérios de roteiro, direção de atores e até mesmo de trilha, que gera um impulso quase que involuntário de revirar os olhos de tanta frustração.

  terça-feira, 10 de setembro de 2019

Crítica | A Tabacaria (2018): prazeres e sofrimentos jovens na Áustria ocupada por Hitler

Apesar de não trazer uma narrativa com muitas inovações, o filme de Nikolaus Leytner consegue apresentar uma história bem construída e com bons personagens.

  terça-feira, 10 de setembro de 2019

Crítica | Abigail e a Cidade Proibida (2019): aventura tediosa

Bons visuais não compensam roteiro confuso, ritmo inconstante e personagens sem carisma.

  terça-feira, 10 de setembro de 2019

Crítica | Rainha de Copas (2019): há algo de podre no reino da Dinamarca

Emocionalmente devastador, drama dinamarquês impressiona positivamente pela ousadia do roteiro aliada à excelentes atuações e a uma direção bastante refinada.

  terça-feira, 10 de setembro de 2019

Crítica | Peterloo (2018): “esperança é tudo que nos resta”

Drama histórico traz boas reflexões, mas falha ao basear toda a narrativa em diálogos expositivos.

  segunda-feira, 09 de setembro de 2019

Crítica | Vai Que Cola 2 – O Começo (2019): riso antes do riso

Com elenco impagável, este prequel consegue divertir e dar mais características aos famosos personagens que já fazem sucesso na televisão.

  segunda-feira, 09 de setembro de 2019