Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Trocas Macabras (1993): o monstro sempre esteve aqui

Partindo de uma história de suspense com pitadas de sobrenatural, a adaptação aborda as fragilidades mais perigosas da humanidade.

  quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Crítica | O Quinto Elemento (1997): casamento perfeito entre ação e comédia [CLÁSSICO]

Um dos longas de ação e comédia mais divertidos e extravagantes dos anos 90, este trabalho é a realização do sonho adolescente de Luc Besson, que preparou a história quando tinha apenas 16 anos.

  quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Crítica | Nunca Deixe de Lembrar (2018): arte na Alemanha nazista

Drama conta uma grande história que se passa na Alemanha durante um período de quase trinta anos, mas com alguns problemas de ritmo acaba tornando-se cansativo.

  quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Crítica | A Grande Dama do Cinema (2019): quando a metalinguagem aprimora a obra

Elegante e carismática, comédia argentina homenageia a produção cinematográfica através de um intrigante mistério repleto de ótimas atuações.

  quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Crítica | O Animal Cordial (2017): “o homem é o lobo do homem”

Em seu longa de estreia, Gabriela Amaral Almeida traz uma pegada autoral e particular de que todos somos animais.

  quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Crítica | Era Uma Vez em… Hollywood (2019): uma fábula tarantinesca

Mais que homenagear, Tarantino exalta Hollywood pelo olhar de cinéfilo apaixonado e oferece uma visão romântica de quando o cinema era tão ingênuo quanto a Sharon Tate aqui apresentada.

  quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Crítica | Playing Hard – Tudo em Jogo (2018): honra e desonra na produção de For Honor

Documentário ilustra o estressante e difícil ambiente de trabalho na produção de um jogo de videogame milionário.

  quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Crítica | Kim Possible (2019): lutando com a vida real

Aprendendo a lidar com problemas de adolescentes, com um humor bobo e uma sensação nostálgica, Kim Possible se sai bem na sua primeira aventura live-action.

  terça-feira, 13 de agosto de 2019

Crítica | A Árvore dos Frutos Selvagens (2018): reflexão de diferentes gerações

Dirigido e fotografado com maestria, esta é uma reflexão sobre raízes patriarcais e culturais, cujas respostas nem sempre trazem as mais agradáveis sensações.

  terça-feira, 13 de agosto de 2019

Crítica | Uma Noite de 12 Anos (2018): sintam na própria carne

Concentrando-se nos horrores sofridos por José Mujica, Mauricio Rosencof e Eleuterio Fernández no cárcere, a produção ataca a violência da ditadura militar uruguaia.

  terça-feira, 13 de agosto de 2019

Crítica | Minha Filha (2018): sobre casos de família

Ao usar as expectativas da sociedade em relação à mulher para quebrar julgamentos, Laura Bispuri consegue entregar um filme tão honesto e denso quanto qualquer drama pessoal.

  terça-feira, 13 de agosto de 2019

Crítica | Voando Alto (2019): essa história já foi contada

Uma bonita animação, que tenta ensinar e passar mensagens positivas, mas que não tem o "know-how" para fazer e acaba se tornado repetitiva e sem graça.

  segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Crítica | Diamantino (2018): um devaneio neon

Uma obra de tom agridoce, esteticamente perfeita e de muitas camadas, mas com um senso de ironia enfadonho.

  segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Crítica | Falcons em Jogo (Netflix, 2018): nem um pouco divertido

Narrativa falha ao tentar misturar comédia e terror em uma trama mal pensada e executada.

  segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Crítica | Em Busca do Vale Encantado (1988): inteligentemente infantil [CLÁSSICO]

Um time de peso entrega uma animação que dificilmente ficará datada, com técnicas impressionantes para sua época, personagens bem desenvolvidos dentro de suas diferenças e uma mensagem vital e atemporal.

  segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Crítica | O Filho Protegido (Netflix, 2019): muita promessa, pouca entrega

O suspense argentino até se esforça, mas é vencido pelo fraco roteiro.

  domingo, 11 de agosto de 2019

Crítica | The Boys (Amazon Prime, 1ª Temporada): a subversão do heroísmo [SÉRIE]

Caótica e viciante, "The Boys" é a desconstrução que todo fã de super-heróis esperava.

  domingo, 11 de agosto de 2019

Crítica | She-Ra e as Princesas do Poder (Netflix, 3ª Temporada): expandindo universos [SÉRIE]

Terceira temporada da atualização de She-Ra é a melhor até o momento, com desenvolvimento de personagens invejável para tão poucos episódios e uma expansão de universo que deixa espectadores nas beiras de suas cadeiras.

  domingo, 11 de agosto de 2019

Crítica | Boi (Netflix, 2019): tentativas em vão

A obra de suspense é tecnicamente encantadora, mas traz um enredo mal explorado e sem coesão.

  domingo, 11 de agosto de 2019

Crítica | 45 Dias Sem Você (2018): tour do coração partido

Um jovem que acaba de ter seu coração destruído decide se curar com uma viagem por Inglaterra, Portugal e Argentina. Uma trama rasa, mas com atuações convincentes.

  sábado, 10 de agosto de 2019

Crítica | Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019): os pesadelos de Del Toro

Saído diretamente da infância de Guillermo del Toro, o terror conquista com seus efeitos práticos dignos de premiação e sequências arrepiantes.

  sábado, 10 de agosto de 2019

Crítica | Years and Years (HBO, 1ª Temporada): futuro atual [SÉRIE]

Série se destaca ao imaginar um futuro próximo em que nossas escolhas políticas afetam de maneira decisiva o mundo que vivemos. Nada mais atual.

  sábado, 10 de agosto de 2019

Crítica | Sequestrando Stella (Netflix, 2019): clichê que não funciona

Apesar de entreter, o suspense não consegue fugir dos clichês negativos do gênero.

  sábado, 10 de agosto de 2019

Crítica | Euphoria (HBO, 1ª Temporada): não é mais um besteirol adolescente [SÉRIE]

Uma série que se propõe a ir muito além do cotidiano adolescente, perpassando por questões de amadurecimento e da própria vida adulta com um primor estético louvável.

  sexta-feira, 09 de agosto de 2019

Crítica | As Rainhas da Torcida (2019): sonhos e limitações

Diane Keaton volta a estrelar uma divertida comédia com o drama e as questões da terceira idade.

  sexta-feira, 09 de agosto de 2019

Crítica | Abaixo a Gravidade (2017): baía de todos os homens

O longa do diretor baiano Edgard Navarro é uma ode à liberdade no sentido amplo com ótimo elenco e visuais inspirados.

  sexta-feira, 09 de agosto de 2019

Crítica | Rainhas do Crime (2019): elas merecem muito mais

Drama se inclina à comédia, mas não consegue construir uma trama envolvente em qualquer gênero que proponha, desperdiçando assim seu elenco.

  quinta-feira, 08 de agosto de 2019

Crítica | O Mistério do Gato Chinês (2017): um mediano show de fogos de artifício

Mesmo banhado a espetaculares efeitos visuais, a produção chinesa é um filme indeciso que peca em conquistar o público.

  quarta-feira, 07 de agosto de 2019