Cinema com Rapadura

OPINIÃO   segunda-feira, 07 de novembro de 2022

Brasil 2002 — Os Bastidores do Penta (Netflix, 2022): transformando trauma em superação

Documentário com bastidores da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002 conta com filmagens inéditas de como um técnico transformou um grupo de craques em uma família em busca de um objetivo.

Não tem como contar a história do pentacampeonato da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002 na Coreia/Japão sem explicar o trauma causado pela final de 1998. Sabendo disso, o diretor e roteirista Luís Ara (“Para Sempre Chape”) reservou aproximadamente 25 minutos do seu novo documentário, “Brasil 2002 — Os Bastidores do Penta”, lançado na Netflix, para contextualizar a derrota e reforçar o significado de superação.

Pouco antes da final contra a França, Ronaldo teve uma convulsão no hotel, fez exames e até conseguiu jogar. Porém, a situação mudou o foco e mandou a atmosfera do grupo para baixo. Enquanto os jogadores se preocupavam com o Fenômeno, Zidane desfilava em campo, e os franceses cravaram um cruel três a zero, a maior derrota brasileira da história das Copas do Mundo.

Com a menor expectativa possível para o próximo ciclo, o Brasil sofreu muito nas eliminatórias. Foram três técnicos até Luiz Felipe Scolari comandar a Seleção. Era grande o risco de não classificar, mas deu tudo certo. Claro, até o dia da convocação para 2002, que não contava com o herói do Tetra na Copa de 1994, o baixinho Romário. Aos trancos e barrancos, as pessoas passaram a conhecer a Família Scolari, e o documentário mostra como foi essencial essa união para a esperada conquista da quinta estrela.

A montagem do documentário mistura filmagens de bastidores com depoimentos dos jogadores e elementos da mídia na época, como reportagens, recortes de jornal e manchetes. O uso de narrações originais e das imagens dos jogos ampliam a sensação de imersão. Juliano Belletti, lateral-direito da Seleção, foi o principal responsável por gravações históricas, muitas delas inéditas. Com liberação do técnico, ele pôde gravar a intimidade dos jogadores nos hotéis, ônibus e na concentração antes das partidas.

O diretor reuniu os principais jogadores brasileiros do período, como Ronaldo, Roberto Carlos, Ronaldinho, Cafu e Denílson. Além disso, foram entrevistados craques das seleções que o Brasil enfrentou ao longo da Copa, como David Beckham, Oliver Kahn e Marc Wilmots, apresentando a tensão dos adversários ao desafiarem a amarelinha. Para finalizar, a obra conta com o depoimento de jornalistas que trabalharam na cobertura completa do ciclo da Copa.

As filmagens de bastidores mostram elementos que enriquecem a experiência para o espectador, como por exemplo, os relatos da longa relação de amizade entre Ronaldo e Roberto Carlos, e recursos além da já conhecida liderança do capitão Cafu, como a sua consciência de não querer ser protagonista, que acabou ajudando muito na construção de um trabalho em grupo. Outra curiosidade é a tranquilidade de Belletti e Rogério Ceni ao saberem que não seriam titulares. Mesmo não sendo destaques, buscaram dar o sangue nos treinamentos para exigir o melhor de Cafu e Marcos.

“Brasil 2002 — Os Bastidores do Penta” vai além do óbvio e narra histórias incríveis, contadas por quem lutou muito para chegar à conquista. O roteiro de Ara relata com muita naturalidade a maneira com que os jogadores foram ganhando confiança ao longo da competição. Trata-se de um documento histórico para o futebol brasileiro e indispensável para quem está na expectativa do hexa.

Fábio Rossini
@FabioRossinii

Compartilhe