Cinema com Rapadura

OPINIÃO   sexta-feira, 09 de fevereiro de 2024

Segredos de um Escândalo (2023): narrativas intensas sobre a natureza humana

Todd Haynes adiciona exagero e acidez a um chocante caso real para propor reflexões sobre traços característicos da essência humana.

Gracie (Julianne Moore) e seu marido Joe (Charles Melton), 23 anos mais novo que ela, começaram a se relacionar quando o jovem tinha apenas 13 anos. O caso provocou um grande escândalo na mídia da época, levando Gracie à prisão, porém mantendo o relacionamento com Joe durante e após cumprir sua pena. Não se surpreenda, mas essa parte da premissa de “Segredos de um Escândalo”, novo filme do diretor Todd Haynes (“Carol”, “O Preço da Verdade”), é inspirada em uma chocante história real. 

Passados vinte anos, o casal vive uma vida tranquila com filhos já crescidos, mas isso está prestes a mudar quando a atriz Elizabeth Berry (Natalie Portman) surge na vida da família. Para interpretar Gracie em um filme, Elizabeth passa a seguir todos os passos de sua anfitriã, a fim de aprender seus costumes, manias e entrar na personagem da forma mais profunda possível. Contudo, a chegada da visitante acaba criando um clima desconfortável na casa, desencadeando muitas transformações naquela família.

O diretor transita bem entre narrativas e gêneros diferentes. De início o que chama a nossa atenção é todo o processo envolvendo a preparação de Elizabeth para interpretar Gracie. Observamos o quanto a atriz mergulha na vida de uma estranha para aprender absolutamente tudo sobre ela, seus trejeitos, manias e como sua mente funciona. Acontece que a personagem de Portman não se satisfaz apenas com os maneirismos físicos de Gracie. Ela tenta a todo momento entrar na intimidade daquela família e extrair cada sentimento oculto que eles possam ter sobre o escandaloso relacionamento. E essa atitude se torna o catalisador para a trama tomar um novo rumo.

Enquanto Gracie tenta se mostrar forte e que não se incomoda — um claro retrato de alguém que sofreu todo tipo de ataque ao longo dos anos —, Joe parece sempre limitado a um mundo no qual manter a esposa feliz é a única coisa que importa. No decorrer do filme, vamos descobrindo que isso é um claro reflexo do trauma a que o personagem foi acometido ao ser envolvido em um relacionamento ainda tão novo e sem nenhuma referência ou entendimento de como as coisas funcionam. É muito cômodo para Gracie fingir a todo momento que tudo aconteceu por amor, que Joe quis se envolver com ela, que o marido exerce uma figura de autoridade na casa… quando na verdade os papéis são o exato inverso, com a esposa sendo uma predadora, e Joe a presa. A atuação introspectiva de Charles Melton no início do longa contribui para mostrar esse jovem dentro de um corpo de adulto, cujas chances de aproveitar a juventude e o amadurecimento foram roubadas. Até que ele vai se dando conta da situação em que se encontra e ruma em direção à catarse.

O ritmo de “Segredos de um Escândalo” é propositalmente lento, mas ainda sim consegue nos instigar a querer saber mais e mais daquelas pessoas. O roteiro a todo momento levanta questionamentos e nem sempre se preocupa em entregar respostas. Isso nos coloca diretamente ligados a um ponto que o filme se propõe a discutir: o interesse das pessoas nas vidas alheias em prol de uma suposta verdade. Que verdade seria essa? Elizabeth mergulha profundamente na vida daquele casal e em nenhum momento questionamos suas intenções, afinal, também estamos ávidos em saber mais daquela história dantesca. O quão distante essa situação está dos programas sensacionalistas que extrapolam todos os limites morais para satisfazer suas audiências? A própria história real na qual o filme se baseia foi uma daquelas que entrou no zeitgeist da cultura americana pelo tanto que foi martelada e exibida sem parar à época dos acontecimentos. 

Apesar disso, o longa não tenta ser engraçado ou desrespeitoso com a situação daqueles personagens. Porém, é possível sentir os exageros propositais na forma como Todd Haynes conduz a narrativa, além de um toque de acidez e sarcasmo. Um exemplo claro é na presença do piano pesado em várias passagens, antecipando uma tensão em cenas contraditórias ou quase ridículas, como se o diretor estivesse apontando para o absurdo das situações. Além disso, a trilha também se propõe a criar uma atmosfera que cause aquela sensação de que algo está errado e alguma catástrofe pode acontecer a qualquer instante — a ironia é perceber ao fim que a verdadeira tragédia aconteceu muito antes, e agora estamos apenas testemunhando suas consequências.

Haynes também usa várias outras cenas e pequenos detalhes para deixar as mensagens do filme mais saborosas, como nas sequências em que as duas protagonistas estão interagindo na frente de espelhos e Elizabeth a todo momento tenta emular os movimentos de Gracie. Ou então quando a narrativa de Joe é mostrada através do seu hobby: cuidar de borboletas. Seja ao confrontar sua real natureza doce com a cena em que Gracie caça armada, ou ainda como uma borboleta desabrocha do casulo no mesmo ritmo em que Joe tem a perspectiva da dimensão do que aconteceu com ele, podemos concluir que o personagem é o núcleo emocional do longa. E Melton não foge de entregar uma boa atuação mesmo ao lado de duas titãs do calibre de Portman e Moore.

“Segredos de um Escândalo” é complexo mas habilidoso ao entrelaçar suas duas narrativas igualmente intrigantes. A trama inspirada na história real é bastante pesada, de modo que a chegada de Elizabeth dá o respiro necessário para conseguirmos assistir sem que o clima fique tão pesado. Porém, não fosse o impacto da atriz nas inseguranças de Gracie e na vida sufocada de Joe, eles não seriam provocados a sair da acomodação em que se encontravam e refletir sobre toda a situação abjeta que os levou até ali. No fim, o que poderia ser uma cinebiografia de um caso particular de pedofilia acaba se transformando em uma obra crítica sobre moralidade e humanidade.

Martinho Neto
@omeninomartinho

Compartilhe