Cinema com Rapadura

Colunas   terça-feira, 14 de maio de 2019

The Batman | Tudo que sabemos sobre o filme dirigido por Matt Reeves

Conheça mais sobre o possível reboot do Homem Morcego nos cinemas com uma retrospectiva de todas as notícias e rumores.

Criado em 1939 por Bill Kane e Bob Finger, o Batman, ou Bruce Wayne, é um dos mais famosos super-heróis dos quadrinhos e dos cinemas. Ele já foi interpretado por cinco atores diferentes em diversas encarnações, além de ter protagonizado alguns dos filmes baseados em quadrinhos mais aclamados pelo público e crítica, como “Batman” (1989) e “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2006). Contudo, após ser vivido por Ben Affleck em “Batman vs Superman: A Origem da Justiça” e em “Liga da Justiça“, o futuro do cruzado encapuzado nos cinemas ainda é bastante nebuloso.

Seu próximo filme-solo, “The Batman”, está cercado de rumores e expectativas, além de muitas dúvidas por parte da produção e do próprio estúdio, que acabam por deixar o público bastante confuso com o que esperar. Dentre tantas mudanças de direção, elenco, roteiro e datas, o Cinema com Rapadura elaborou uma retrospectiva de todas as notícias e rumores do reboot do Homem Morcego:

Busca por um diretor

Ainda em 2016, durante a produção de “Liga da Justiça (2017), o ator e diretor Ben Affleck (“Argo”) falava abertamente em entrevistas sobre “The Batman”, afirmando que seria o diretor do longa e que estava somente aguardando um bom roteiro para começar sua produção. Posteriormente, ele até mesmo deu detalhes sobre uma possível trama, revelando que não iria adaptar um arco clássico das HQs, e sim criar uma história original.

Até então, executivos do estúdio reiteravam a confiança em Affleck e afirmavam que a previsão era que o filme estreasse em 2018. Por sua vez, o discurso de Affleck ia na contramão e mostrava que o ator não tinha pressa para lançá-lo, pois pretendia honrar o legado de Christopher Nolan (“Dunkirk”), diretor da trilogia Cavaleiro das Trevas.

Em janeiro de 2017, já apresentando indícios do futuro da produção, Affleck afirmou em entrevista que dirigir “The Batman” “será a maior pressão e o maior estresse que já enfrentou, em razão dos desafios de ser ao mesmo tempo diretor e protagonista. Após algumas semanas, ele revelou que não seria mais o diretor do longa, sob o argumento de que não conseguiria acumular as funções de direção e atuação, porém, reiterou sua permanência como ator e produtor.

Após o ocorrido, começaram as buscas do estúdio por um novo diretor para o projeto, com até mesmo James Gunn (“Guardiões da Galáxia”) sugerindo que Jeremy Saulnier (“Sala Verde“) seria uma boa escolha para a cadeira e com fãs fazendo petições online para que Zack Snyder (“Batman vs Superman: A Origem da Justiça”) retornasse para o universo que ajudou a criar.

Depois de diversos rumores envolvendo Matt Reeves (“Planeta dos Macacos: A Guerra”) e até mesmo uma confirmação de seu nome por parte da mídia especializada, as negociações foram interrompidas em fevereiro de 2017, apenas para Reeves ser confirmado como diretor e produtor de “The Batman” algumas semanas depois, pela própria Warner Bros., decisão esta que foi publicamente aprovada por Patty Jenkins (“Mulher-Maravilha”).

Posteriormente, Reeves revelou que o motivo do imbróglio entre ele e o estúdio foi seu desejo de ter total controle criativo, condição esta que foi aceita pela Warner. Desse modo, o filme seria dirigido do seu jeito, assim como seu colega James Wan fez com “Aquaman” (2018).

Aparentemente, essa fase conturbada da produção de “The Batman” realmente são águas passadas, visto que Reeves já manifestou publicamente seu desejo de trabalhar em uma nova trilogia do personagem, bem como afirmou em 2018 que o filme estava “indo muito bem, obrigado”.

Escalação do protagonista

Outro aspecto bastante polêmico envolvendo “The Batman” é sobre o ator que irá interpretar o Homem-Morcego. Apesar de ter sido bem recebida pelo público, a versão de Ben Affleck para o papel, vista em “Batman vs Superman” e “Liga da Justiça”, não convenceu os executivos da Warner, influenciados pela baixa bilheteria dos filmes. Ainda em 2017, após deixar o cargo de diretor e diante dos primeiros rumores de que deixaria o herói, Affleck se manifestou publicamente sobre o quanto gostava de ser o Batman e que ainda seria o protagonista do futuro filme solo.

Contudo, os rumores de que o novo diretor Matt Reeves pretendia escalar um Batman mais jovem apenas intensificaram os boatos da saída de Affleck da produção. Com isso, diversas publicações apontaram a possibilidade de que Jake Gyllenhaal assumiria o papel, o que precisou ser desmentido publicamente pelo próprio ator. Até então, exceto pela confirmação do nome de Reeves, inexistiam informações oficiais sobre “The Batman”.

Posteriormente, vários outros nomes foram cogitados para o papel do Cavaleiro das Trevas, como Kit Harrington, Jon Hamm, e, mais recentemente, Jack O’Connell, sem nenhum tipo de confirmação ou negação por parte do estúdio.

Passados cerca de dois anos, ainda não há sequer um nome confirmado no elenco de “The Batman”, com o rumor mais recente apontando que Reeves e a Warner Bros. estariam procurando um ator renomado e com uma idade específica para o papel, com a saída de Affleck confirmada.

Possíveis tramas e vilões

Mais um ponto de “The Batman” envolto de mistérios é a trama do filme e, por consequência, o vilão – ou vilões – que aparecerão no longa e seus respectivos atores. Por se tratar de uma das mais famosas galerias de vilões dos quadrinhos e por ter diversos arcos famosos passíveis de adaptação, há uma grande expectativa em torno da narrativa que Reeves dará ao longa.

Quando Affleck ainda era diretor do projeto, já havia a confirmação de que o vilão Exterminador apareceria no longa, vivido por Joe Manganiello, e que possivelmente adaptaria a versão do personagem mostrada nos Novos 52. Manganiello continuava a se manifestar publicamente sobre sua preparação, até que em 2017 revelou que o projeto ainda não tinha saído do papel, porém sem confirmar sua saída.

Concomitantemente, diversos atores manifestaram interesse em participar do filme. A atriz Teresa Palmer afirmou que adoraria interpretar a vilã Talia Al Ghul, enquanto Kate Beckinsale mostrou o desejo de assumir o papel da Mulher-Gato. No entanto, os rumores mais fortes apontam que o icônico Pinguim será o vilão do longa, com diversas especulações de que o ator Josh Gad poderia interpretá-lo quando o ator publicou uma imagem do vilão em seu Twitter. Na mesma época, Gad desmentiu o rumor, mas deixou claro que adoraria assumir o papel.

No tocante à trama de “The Batman”, não há detalhes divulgados, somente algumas pistas por parte de Reeves e rumores de Hollywood. O diretor já desmentiu os rumores de que estaria adaptando algum arco famoso dos quadrinhos, como “Ano Um“, porém afirmou que uma de suas inspirações seria Alfred Hithcock (“Um Corpo que Cai”), indicando uma valorização do psicológico do herói, além de falar que uma de suas inspirações é o Batman de Nolan, por se tratar de um filme de super-herói bastante autoral.

Mais recentemente, Reeves também revelou alguns poucos detalhes sobre a trama do longa e o tom que pretende dar ao filme. Segundo ele, sua visão do personagem envolve mostrar mais do lado detetive do herói, que não foi muito explorado nas suas encarnações anteriores dos cinemas:

“É um ponto de vista mais próximo de um conto noir do Batman. Ela é focada bastante na perspectiva do herói, e eu espero que seja uma história emocionante, mas também emocional. É um Batman mais em seu modo detetive do que vimos nos filmes anteriores. Os quadrinhos tem histórias assim. Ele é supostamente o maior detetive do mundo, e essa não tem sido necessariamente uma parte do que temos visto nos filmes. Eu adoraria que essa fosse uma daquelas tramas em que nós saímos em uma jornada de rastrear os criminosos e tentamos solucionar um crime. Isso vai permitir que esse personagem tenha um arco que permita passar por uma transformação.”

Desse modo, é bastante seguro afirmar que se pode esperar um filme do Homem Morcego com uma pegada mais autoral e realista, nos moldes de “Cavaleiro das Trevas”, e com um foco e tom bastante diferente das versões anteriores do herói, dando bastante ênfase ao apelido de “O Maior Detetive do Mundo”.

Possível conexão do filme com o Mundo da DC nos cinemas

Por fim, “The Batman” está cercado de dúvidas se irá ou não fazer parte do Universo da DC Comics nos cinemas, ou seja, aquele mostrado em filmes como “Liga da Justiça” e “Mulher-Maravilha”.

Nesse ponto, vale esclarecer que o Universo Estendido da DC nos cinemas, com longas totalmente interligados e que culminou com a reunião dos heróis em “Liga da Justiça”, já foi deixado de lado pela própria Warner Bros., que afirmou que seus próximos filmes já não estarão tão conectados. Desse modo, Reeves teria uma maior liberdade criativa para dar ao personagem sua própria visão.

Apesar disso, rumores já indicaram que a inclusão de “The Batman” ao universo já estabelecido vai depender da resposta do público aos próximos filmes de super-heróis produzidos pelo estúdio. Considerando a boa recepção a filmes como “Shazam” (2019) e “Aquaman” (2018), é bastante provável que “The Batman” realmente acabe não sendo parte desse universo, podendo, inclusive, ser um reboot do personagem e possuir uma ligação com “Coringa”, filme solo do vilão estrelado por Joaquin Phoenix.


“The Batman” está, até o momento, cercado de incertezas, não havendo, ainda, mais informações sobre o elenco ou a trama do filme. Após inúmeros contratempos, “The Batman” possui estreia prevista para o verão americano – entre junho e agosto – de 2021.

Giovanni Mosena
@giovannimosena

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados