Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 02 de novembro de 2022

Sessão MUBI | O Quarto do Filho (2001): dor em família

Drama familiar italiano sobre a dor da perda de um filho feito com a leveza de um filme da sessão da tarde.

Na segunda edição dessa nova coluna no Cinema com Rapadura (o primeiro texto pode ser conferido aqui), a Sessão MUBI indica o sensível e melancólico longa italiano de Nanni Moretti, “O Quarto do Filho“, vencedor da Palma de Ouro e do prêmio da crítica no Festival de Cannes em 2001. A história, escrita por Moretti junto a Linda Ferri e Heidrum Schleef, explora a devastação emocional de uma família de classe média após a perda de um dos filhos.

Outro longa de Moretti havia estreado simultaneamente na plataforma e pode ser considerado um prequel não intencional dessa história, “Abril”, um misto engraçado e curioso entre a ficcionalização e a realidade da vivência do realizador com a chegada do primeiro filho, enquanto a Itália elegia Silvio Berlusconi e flertava novamente com o fascismo.

Assim como outros filmes do diretor, em “O Quarto do Filho”, sobretudo no início, nota-se um tom leve e aparentemente descompromissado que remete a Woody Allen. Moretti sabe combinar a comédia com o drama de forma muito equilibrada, mas não se enganem: essa história descamba para um drama comovente e lancinante, e recomenda-se fortemente estar acompanhado de uns lencinhos na sessão.

Somos apresentados ao seu personagem, o psicólogo Giovanni, durante uma corrida matutina que termina com um encontro quase cósmico com um grupo Hare Krishna pelas ruas de Roma. O drama se apresenta à medida que conhecemos seus pacientes, acompanhados ao longo de toda a narrativa e que serão impactados pela tragédia que ocorre na vida d0 analista. Sua família, por outro lado, composta pelos filhos Andrea (Giuseppe Sanfelice) e Irene (Jasmine Trinca) e a esposa Paola (a maravilhosa Laura Morante), é o ponto de ancoragem desse homem comum que está prestes a ter sua vida destruída por um desses infortúnios do universo que nos faz questionar o porquê das coisas.

A principal habilidade do diretor na condução emocional da história é nos fazer crer na existência daquela família. Itens de figurino e decoração, incluindo a cenografia do quarto do título e o marcante agasalho vermelho de Andrea, nos dão a ambientação necessária para nos sentirmos em casa e embarcarmos nessa profunda jornada emocional. A relação do casal, sobretudo graças à atuação de Laura Morante, que dá vida e beleza, com um naturalismo comovente, à esposa Paola, também compõe essa imersão. A depressão da mãe que perdeu um filho e o impacto da tragédia na vida do casal são de cortar o coração.

A sucessão de acontecimento cotidianos — uma advertência no colégio, o treino de basquete, um café da manhã em família… — se dão de modo quase banal e compõem, assim, um retrato realista da vida de uma família nuclear burguesa. A quebra se dá justamente no momento da tragédia, nunca mostrada, mas apresentada por meio de cortes cruzados num ritmo totalmente diferente do resto do filme, construindo a tensão necessária para inferirmos, nem que seja inconscientemente, que algo de ruim acontecera. Nota-se, com isso, que o diretor não se vale de truques mais manjados como, por exemplo, uma cena em slow motion com uma música dramática ao fundo, para nos conduzir a mais visceral angústia no clímax dramático dessa história.

Esse clima de vida sendo vivida, sem maiores floreios narrativos ou truques audiovisuais, nos mantém ligados à experiência de espectadores dessa família e alcança um resultado arrebatador. Aposto que grande parte dos leitores que decidirem encarar esse longa vai sair dele com os olhos vermelhos e lacrimejantes. Resultados assim, tão potentes e com absoluto grau de economia, me fizeram lembrar do cinema do austríaco Michael Haneke, em filmes como “A Professora de Piano” e “Amor”, que conseguem nos levar ao ápice do horror e do drama sem terem a menor necessidade de “resolverem” suas cenas com truques manjados.

Sou comovido por histórias simples, mínimas, feitas de forma econômica, quase precárias. Sempre fui um grande fã das técnicas do neorrealismo italiano. Herdeiro do grande cinema do país, em sua extensa e premiada filmografia, Nanni Moretti foi para um caminho diferente da escola felliniana a que muitos de seus conterrâneos são tributários, como Paolo Sorrentino (de “A Grande Beleza”). Alternando-se entre história mínimas, nucleares e familiares e grandes temas políticos e sociais de sua Itália contemporânea, Moretti construiu seu próprio cinema. Sempre político, sereno no modo de contar e com um quê de cômico mesmo diante de temas melancólicos, assistir a uma de suas obras, seja essa que hoje indico ou outras igualmente excelentes, como “O Crocodilo” e “Habemus Papam”, é testemunhar um jeito único de falar dos principais temas da vida com doçura e delicadeza.

Vinícius Volcof
@volcof

Compartilhe


Conteúdos Relacionados